Fabiano Silveira será investigado pelo CNJ

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mesmo exonerado do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle do governo de Michel Temer, Fabiano Silveira deverá ser investigado pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que decidiu abrir uma reclamação para investigar se ele usou o cargo de conselheiro no órgão para favorecer interesses privados.
 
A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, encontrou indícios de crime na conversa vazada pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, onde o ex-conselheiro e ex-ministro orienta o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sobre como deve se posicionar na investigação da Operação Lava Jato, além de criticar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
A exoneração de Fabiano Silveira foi publicada nesta manhã no Diário Oficial da União, a pedido dele próprio, após telefonar no início da noite de segunda (30) para o interino Michel Temer, pedindo a demissão do cargo.
 
Após a divulgação do áudio em que Silveira orienta investigados em esquema de corrupção da Petrobras, servidores da antiga Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram uma sequência de atos e manifestações, pressionando pela saída do cargo.
 
Na reclamação, Andrighi pede a apuração de possível prática de advocacia administrativa, durante o período em que Silveira era conselheiro do CNJ. De acordo com a denúncia, que teria sido manifestada por Machado em acordo de delação premiada, o ex-ministro de Temer também teria procurado delegados e investigadores para obter informações sobre processos contra Renan Calheiros.
 
A conversa gravada e vazada ocorreu em fevereiro, quando Fabiano Silveira ainda era conselheiro, como representante do Senado, por indicação do próprio peemedebista, de 2013 a 2016. A advocacia administrativa é um crime tipificado no Código Penal e seria submetido às mesmas punições de magistrados no exercício das funções.
 
De acordo com o Painel da Folha, quando Silveira telefonou para o presidente interino pedindo a demissão, Michel Temer teria tentado mantê-lo no seu Ministério.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desmoralização

    Total desmoralização dos golpistas desastrados! Transpareceu que o Ministro da Transparência tinha atividades nada transparentes. Pobre país, governado por patetas, viramos a piada do mundo!

  2. Nao li nem a notícia. Só me

    Nao li nem a notícia. Só me detive na manchete. Lendo a manchete fiz a pergunta óbvia: ele é do pt? Resposta: não. conclusão: não vai dar em nada. Quando a justiça tem lado, os bandidos sabem em que lado ficar.

  3. Ela é do tipo de pessoa com quem Temer sabe lidar

    Quando vão iniciar as investigações sobre  Fátima Lúcia Pelaes, indicada para a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres?

     

    Veja se ela resiste a cinco segundos de Google….

    “A deputada Fátima Lúcia Pelaes (PMDB-AP), acusada de se beneficiar de fraudes no Ministério do Turismo, teve um aumento de 125% em seu patrimônio entre 2006 e 2010.”

    ==

    “Uma emenda ao Orçamento apresentada pela deputada em 2009 levantou as primeiras suspeitas da polícia. O texto destinou 4 milhões de reais à ONG Ibrasi para capacitação de agentes de turismo no Amapá, mas, segundo a PF, 3 milhões de reais foram desviados. Segundo um dos presos da Operação Voucher, parte do dinheiro da emenda ia para a conta de Fátima. Conforme as investigações, os mesmos métodos podem ter custado aos cofres públicos mais de 30 milhões de reais.”

    ==

    Denúncias contra Fátima Pelaes devem ir para STF. Investigação da PF mostra que deputada recebeu dinheiro de corrupção

    ==

    “As informações do relatório da PF mostram que Fátima Pelaes montou um conluio no Amapá para levar recursos públicos para ela própria e para sua campanha à reeleição no ano passado. A deputada é autora das emendas parlamentares que favoreceram o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), entidade pivô do esquema investigado pela PF. A Operação Voucher, desencadeada pela Polícia Federal na terça-feira, prendeu 35 pessoas, incluindo os quatro investigados que prestaram os depoimentos que comprometem a deputada.”

    ==

    Em São Paulo, na residência do diretor executivo do Ibrasi, foram apreendidos [pela PF] R$ 610 mil em espécie.

    ==

    ” Depoimentos dos investigados, entre eles diretores da Conectur, implicaram a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) no esquema de corrupção. Ela foi autora da emenda que deu origem ao convênio entre o Ministério do Turismo e o Ibrasi”

    ==
    Até aqui, ela é do tipo de pessoa com quem Temer sabe lidar 🙂

  4. Fabiano Silveira vai ser

    Fabiano Silveira vai ser investigado pelo CNJ.

    Muito bem.

    O que fez o Fabiano Silveira para ser julgado pelo CNJ?

    – Fabiano vendeu sentenças?
    – Desviou dinheiro de depósitos judiciais?
    – Usou dinheiro do contribuinte para construir loja maçônica?
    – Teve comportamento incompatível com a função de magistrado?
    – Houve irregularidades no exercício da magistratura?
    – Ele teve condutas incompatíveis com a dignidade, honra e decoro inerentes à magistratura?
    – Ele descumpriu a Constituição Federal no exercício da magistratura?
    – Ele não possui controle emocional?
    – Ele julga segundo suas preferências político-partidárias, sempre favoráveis ao PSDB?
    – Fabiano violou o dever de manter conduta irrepreensível na vida pública e particular?
    – Ele teve conduta imoral e incompatível com os deveres da magistratura?
    – Ele solicitou dinheiro para advogados de recursos nos quais participaria do julgamento?
    – Fabiano foi até à casa de mulher que solicitava separação judicial e tentou abraçá-la na cozinha?
    – Ele teve atitude considerada não idônea e que não se coaduna com a postura e o decoro das funções do magistrado?
    – Fabiano possui empresa privada e usa do seu cargo para obter contratos para essa empresa prestar serviços a tribunais de justiça do país?
    – Ele redige petições, manda subordinada assiná-las e depois ele próprio julga as petições?
    – Fabiano exerce função de gerência, de direção ou de coordenação de empresa privada no Brasil ou no exterior?
    -Fabiano tem o hábito de vender habeas corpus a banqueiros, traficantes de cocaína ou estupradores e funcionária da Receita Federal, presa e condenada pelo crime de dar sumiço a processo de cobrança de IRPJ?
    – Fabiano é grileiro de terras no Distrito Federal ou em algum estado de federação?
    – Ele atua como sócio em empresa – o que é vedado a magistrados?
    – Ele toma empréstimos com pessoas que figuram como partes em processos em que ele atuava como juiz?
    – Fabiano Silveira já se envolveu em ilícitos penais, como formação de quadrilha e posse ilegal de arma de fogo?
    – Fabiano mandou grampear telefones da Presidência da República em flagrante desrespeito à constituição e incorrendo em crime de lesa-pátria?
    – Fabiano usa em serviços particulares ou dirige automóveis apreendidos pela Polícia Federal?
    – Fabiano Silveira  esteve envolvido com atos que levaram à invasão de fazenda para forjar posse antiga e, com isso, obter a regularização da terra nos órgãos estaduais competentes?

    – Além disso, Fabiano teria se utilizado do cargo para obter o título de uma área maior, mediante contatos diretos com pessoas investigadas por grilagem de terras?

    Se a resposta a qualquer um desses quesitos for SIM, Fabiano Silveira deve ser premiado com aposentadoria compulsória, com salário integral, seja ele magistrado ou não.

    Se a resposta a pelo menos cinco dos quesitos for SIM, ele deve ser imediatamente nomeado para a décima segunda cadeira no STF, por merecimento.

    Tudo de acordo com a jurisprudência formada no CNJ e de conformidade com a literatura jurídica que o permite.

  5. Instituições de Merda

    O elemento era membro do Conselho Nacional da Justiça.

    Como um edifício podre, o Sistema Judiciário precisa ser implodido e construído outro no lugar.

    A cada dia que passa, os fatos comprovam a afirmação de Marcelo Rubens Paiva.

  6. Engracado que no brasil

    Engracado que no brasil ninguem perde a carterinha OAB que na verdade deveria se chamar carteira de privilegio para picareta, salvo rarissimas excecoes. O mesmo receio que tenho com relacao a policiais em geral tenho com portadores dessa carteirinha indecente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador