Fabricando uma delação: contradições e pressão por uma delação envolvendo Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Lula.com.br

Fabricando uma delação: contradições e pressão por uma delação envolvendo Lula

Nesta quinta-feira (20), o sócio e ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, preso em Curitiba, prestou um depoimento no qual muda completamente o que vinha dizendo desde sua prisão, em novembro de 2014. Segundo a imprensa, as novas alegações fazem parte de um acordo de delação que ele e a empresa OAS estariam fechando com o Ministério Público. Uma pré-condição para esse acordo seriam afirmações que incriminassem Lula no processo que envolve a apuração da propriedade de um apartamento no Guarujá. Léo Pinheiro não apresentou provas, mas cumpriu com uma parte do script.

Léo Pinheiro é um depoente condenado a 26 anos de prisão em outro julgamento. Sua negociação com os procuradores para reduzir sua sentença é pública e documentada.

Acompanhe a cronologia da pressão sobre Léo Pinheiro:

Novembro de 2014 – prisão
A primeira prisão de Léo Pinheiro data de novembro de 2014. No entanto, cinco meses depois, em abril de 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu que ele fosse colocado em prisão domiciliar. 

Junho de 2016 – delação recusada: faltou Lula
Condenado a 16 anos de prisão, o empresário aceitou fazer uma delação premiada. Porém, num episódio que lembra um famoso vídeo do canal humorístico Porta dos Fundos, sua delação foi recusada em junho porque, segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, não incriminava o ex-presidente. 

Delação de sócio da OAS trava após ele inocentar Lula
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1776913-delacao-de-socio-da-oas-trava-apos-ele-inocentar-lula.shtml

Agosto de 2016 – procuradoria encerra negociações
No final de agosto, a Procuradoria-Geral suspendeu as negociações com Léo Pinheiro e a OAS. Os advogados de Lula pedem que sejam apuradas as informações de que a delação foi recusada por inocentar o ex-presidente.

Negociação da delação da OAS é suspensa
http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/08/pgr-suspende-negociacoes-de-delacao-premiada-com-leo-pinheiro.html

Pedido de investigação dos advogados de Lula sobre pressão sobre Léo Pinheiro na PGR não dá em nada
http://www.averdadedelula.com.br/pt/2016/08/27/advogados-de-lula-pediram-a-janot-apuracao-sobre-conduta-de-procuradores/

Setembro de 2016 – segunda prisão e intensificação das pressões
Duas semanas depois de recusada a primeira delação de Léo Pinheiro, o empresário foi preso novamente. Segundo o despacho do juiz de primeira instância Sergio Moro, para “garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e segurança da aplicação da lei penal”. Começava aí a uma nova fase de pressões na fabricação da delação.

Moro prende de novo Léo Pinheiro em setembro após a delação da OAS ser suspensa
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/253453/Moro-prende-L%C3%A9o-Pinheiro-que-faria-a-dela%C3%A7%C3%A3o-da-OAS.htm

Em  outubro de 2016, um blog que atua como assessoria de imprensa clandestina dos promotores da Lava Jato publica uma nota revelando qual era o verdadeiro objetivo da prisão de Léo Pinheiro: obter qualquer afirmação que corroborasse a insustentável tese de que Lula seria dono de um apartamento no Guarujá.

Moro favorece delação de Léo Pinheiro
http://www.oantagonista.com/posts/moro-favorece-delacao-de-leo-pinheiro

Novembro de 2016 – sem Lula, pena é aumentada em 10 anos
A pressão se intensifica sobre o empresário em novembro, quando sua pena é aumentada em 10 anos. A matéria do Estadão que noticia o caso faz referência à dificuldade em se conseguir uma delação de Léo Pinheiro: 

Tribunal impõe 26 anos de prisão para Léo Pinheiro da OAS
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tribunal-impoe-23-anos-de-prisao-para-leo-pinheiro-da-oas/

 

Abril de 2017 – o condenado Léo Pinheiro se dobra e mente
Finalmente, em abril de 2017, Léo Pinheiro se dobra, troca de advogados e faz o depoimento que os procuradores queriam incriminando Lula. O empresário diz ter sido o único responsável dentro da OAS pela questão do triplex e deixa claro que não tem provas do suposto acerto. 

Advogados deixam defesa de Léo Pinheiro por conflito de interesses
http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/advogados-deixam-defesa-de-leo-pinheiro-por-conflito-de-interesses

 

A prova de que a delação fabricada já estava até nas mãos da imprensa é que jornal Valor Econômico anuncia o depoimento horas antes dele acontecer, assim como o blog de assessoria clandestina de imprensa dos procuradores da Lava Jato em todos os vazamentos ilegais que saem da equipe.

Léo Pinheiro vai dizer hoje que triplex era de Lula, afirma Valor
https://jornalggn.com.br/noticia/leo-pinheiro-vai-dizer-hoje-que-triplex-era-de-lula-afirma-valor

Na condição de réu, Léo Pinheiro tem o direito constitucional de mentir para se proteger. Como testemunha, no entanto, ele está proibido de mentir. O juiz de Curitiba foi questionado para esclarecer a situação, mas não viu contradição entre a negociação com o Ministério Público por benefícios penais e a busca da verdade no processo.

O depoimento de Léo Pinheiro contradiz depoimentos anteriores de funcionários da OAS, feitos com o compromisso de dizer a verdade, que disseram que Lula não seria o dono do apartamento, mas um potencial cliente. Além disso, uma série de documentos comprovam que até hoje a OAS é a detentoda da propriedade do imóvel. 

Um Power-Point prova que o triplex não é de Lula
http://www.lula.com.br/um-power-point-com-prova-que-o-triplex-nao-e-de-lula

A narrativa negociada com o réu Leo Pinheiro muda substancialmente a denúncia apresentada pelo MPF naquele famoso power-point. Os procuradores acusaram Léo Pinheiro de ter transferido a propriedade para a família Lula da Silva em outubro de 2009, quando a OAS assumiu formalmente o empreendimento. Era uma acusação contrária aos fatos, testemunhos e documentos. Uma acusação absolutamente insustentável.

Também era (e é) insustentável a tese de que, desde 2009, o imóvel seria dado em troca de três contratos da OAS com a Petrobrás. Isso foi desmentido pelas auditorias externas e pelos depoimentos dos réus colaboradores Pedro Barusco e Alberto Youssef. Na farsa negociada com os procuradores da Lava Jato, Léo Pinheiro mudou sua versão e passou a dizer que:

a) João Vaccari exigiu que o triplex fosse “reservado” para Lula;

e

b) que o custo do imóvel e das reformas teria sido “deduzido” de supostos valores comprometidos pela OAS com o PT.

Claramente, a falsa versão negociada com Léo Pinheiro destina-se a cobrir os furos e inconsistências da denúncia do power-point, além de transferir sem provas, para outra pessoa (Vaccari), a responsabilidade pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro pelos quais Pinheiro é acusado na ação. Trata-se de uma farsa em favor do réu e dos levianos promotores.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Destruir provas

      Para provar que o cabra destruiu provas terá que haver um indício de que elas existiam.

      O mais são alegações temerosas e  temerárias impostas pela acusação.

      Pode acontecer, no máximo, uma acareação entre o acusador e o Lula.

      Manter essa acusação, legalmente, é improvável.

      Ela se dá no âmbito da ameaça e da fofoca.

       

  1. 100% LULA!

    Quem participou do golpe militar de 64 que transformou o país em campeão de desigualdade social e está nos anais do congresso americano?

    As crianças morriam de fome as centenas semanalmente…

    Quem sonega imposto de transmissões esportivas?

    Quem é ator no escandalo da FIFA e tem proteção da justiça carioca?

    O LULA?

    Acredito 100% no LULA!

    1. O namorado teria sido

      O namorado teria sido cúmplice na destruição da prova. A globo já colocou uma equipe de reportagem no encalço do meliante acompanhando a força tarefa para cobrir o momento da prisão.

  2. Comentário.

    Procuramos provas e não achamos.

    A ausência de provas é a prova que Lula destruiu provas.

    A verdade de uma declaração se demonstra por ser aquilo que procuramos como a verdade.

    Quanto mais irracional a estrutura e o fundamento de um sistema, das duas, uma, ou a pessoa fica perplexa ou para de pensar.

  3. Não temos provas, temos

    Não temos provas, temos convicção.

     

    Não temos provas, foram destruídas..

     

    Não temos provas, que se dane…

    1. O Moro em seus momentos de

      O Moro em seus momentos de militancia politica junto aos seus fica feliz da vida e vira uma fera e enche-se de odio e sede de vingança quando chega perto do Lula 

    2. É, Antonio, mas foi para enriquecimento pessoal ilícito

      Esse dinheiro que o Cunha e o Zé Serra abofelaram não vem ao caso, pois eles colocaram numa conta na Suiça e ele não tá fazendo mal a ninguém. Já a propina dada aos petistas não foi para enriquecimento pessoal, sendo, portanto, crime gravíssimos.Moro não é um julgador, é um justiceiro.

  4. A delação “ele mandou

    A delação “ele mandou destruir provas” é inverossimil. Que provas? Se o imovel não é de Lula que provas  existem?

    No Direito brasileiro não há “propriedade espiritual”, a propriedade se dá pela matricula no Registro de Imoveis..

    A OAS montou um apartamento para vender a Lula, ao gosto dele, mas Lula desistiu de comprar. E ai?

    Houve intenção de vender pela OAS mas o potencial comprador não quis comprar.

    Provas do que? Poderia até ter dado o sinal , mas desistiu, não houve a transação.

    1. Salvo engano, André, essa

      Salvo engano, André, essa declaração de que o Lula “mandou destruir provas” não se refere ao triplex do Guarajá. Foi sobre outro assunto: dinheiro para o PT, objeto, segundo o delator, de uma conversa dele com o ex-Presidente. Saiu fora da pauta da audiência, mas serve como uma luva para outra acusação: obstrução da justiça, reforçando tambem o Lula Chefe de quadrilha (o Ali Baba e os 40 ladrões, insinuação velada da AP 470, a do mensalão).

      1. Até agoira é a palavra do

        Até agoira é a palavra do delator. Lula entende de provas? O conceito é do mundo juridico, que não é o de Lula.

        1. além disso…

          provas que não são apresentadas não podem ter aplicações práticas………………….

          não era nem para chegar no ponto em que está, sob os olhos de um juiz, porque o normal, ou juridicamente perfeito, seria desaparecer ou serem desconsideradas no decorrer das investigações

          1. principal ponto fraco, para não dizer ilegal, das delações…

            em muitos casos foram consideradas como resultantes de investigações…………………..

            sempre acontece, principalmente em países com baixíssima capacidade investigativa, que não é o nosso caso

          2. foi por isso que alertei o uso de documentos particulares…

            das empresas…………………………..

            se não é peça da casa, não pode ser aceita………………………………..

            tanto não pode, que uma delação anônima não pode ser vista como peça da casa

            ou muito me engano ou em nenhum outro país condenam com algo que não tenha sido produzido pela polícia

          3. para o bem da própria Justiça…

            depois de tantos abusos, só espero que alguém pense na erradicação da condenação como meio de obtenção de provas…………………………como já fizeram com a tortura

        2. Vc está certo.
          Mas serão

          Vc está certo.

          Mas serão observadas essas questões no julgamento do Lula?

          A condenação do Lula é questão fechada. Fundamentação com estrita observância dos pressupostos legais? NÃO VEM AO CASO.

          O Dirceu foi condenado de novo pela Lava Jato e está preso. Nem mais sei sob qual alegação, de tão “contundente”.

    2. André, tá na cara que foi uma

      André, tá na cara que foi uma gande armação o depoimento desse tal da Oas com os procuradores e só existe uma maneira do Lula vencer essa moçada do “bem” instalados em curitiba é a Onu se manifestar a respeito dessas barbaridades que estão fazendo contra ele. Acho que poderá ser uma balde de água fria no ego do mane de toga que comanda os fascistas de curitiba.  

  5. Destruição de Provas

    No afã de, só  agora,  acusar Lula de qualquer coisa, para  ao menos diminuir o tempo de prisão é óbvio que o depoente mentiu. Óbvio porque o enredo não é plausível. Dentro dele o próprio  depoente  se desdiz. E inocenta Lula quanto à destruição de provas. Quando fala que Lula mandou destruí-las está afirmando que ele próprio, o depoente, tão ingênuo, humilde e inocente, é que as teria destruido. Lula não. Falo no condcional porque não existe qualquer prova, mínima que seja, de que houve a conversa, logo, que houve a sugestão de Lula. Quanto ao triplex, como é que o ex-presidente, que teria sugerido destruir provas, continuaria de posse da maior delas, de concreto armado, alvenaria etc? Logo, até prova em contrário, continuo dedicando a Lula mais credibilidade do que a  todos os que o acusam juntos e misturados. Em todas as posições.

  6. pedaladas que derrubaram Dilma e delações armadas contra Lula…

    reparem como se desenvolvem de um mesmo ardil golpista

    este lance da destruição de provas que nunca foram mostradas, mesmo que estivesse sendo noticiado como ficção não mereceria um minuto sequer da atenção de qualquer juiz justo, reto ou neutro

  7. O que acontece

    com o proprietário deste site? Está dormindo? Não quer coolaboração?

    Abaixo mais uma tentativa de contribuição para o debate. Acho que tem coisa que se aproveite aí.

     

    Algumas observações de quem antecipou absolutamente tudo que está acontecendo neste caso do Triplex:

     

    1. Léo Pinheiro depôs como réu e, enquanto tal, não tinha obrigação legal de falar a verdade em juízo. Ou seja, não pode ser processado por perjúrio (em outras palavras, pode mentir a não mais poder).

    2. Como Lula não era seu superior hierárquico (nem mesmo numa suposta organização criminosa), ao sugerir – não exatamente “ordenar” – que ele destruisse provas Lula não teria cometido crime de obstrução da justiça (já que não estava diretamente implicado), mas incitação ao mesmo crime, independentemente de o depoente ter de fato destruído as provas (quando estaria cometendo o referido crime incitado por Lula), o que de forma bastante estranha ele não esclareceu se fez ou não.

    3. Parece insano que Pinheiro tenha mencionado o pedido de destruição de provas do nada apenas para justificar, como estão todos interpretando, não ter provas sobre o que diz do Triplex. 

    É a tese do Bajonas do Blog Cafezinho: então Lula mandou destruir todas as provas e ficou com a prova mais, digamos, “material” do conluio – justamente o Triplex? Não faz o menor sentido.

    Mas não se trata disso. O que Pinheiro parece ter querido com essa menção é deixar claro para Lula que ele tem provas de outras coisas, embora não dessa acusação (obviamente mentirosa, e da qual confessa não ter nem mesmo uma mera testemunha- uma conversa c a mulher c o cachorro ou c outro executivo por exemplo). 

    Enfim, foi uma estratégia de intimidação, como a cabloca zumira bem captou (http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/291608/Lava-Jato-recebe-…). A ideia é muito provavelmente deixar Lula e a defesa inseguros para a audiência do dia 03.

    Isso tanto é verdade que, diz-se, o excelente advogado Zanin ficou quieto depois de ouvir essa declaração totalmente imotivada (dada em resposta a uma pergunta dele).

    A estratégia dos meganhas é clara, um recado direto para o próprio Lula: “olha, você pode ser preso a qualquer momento. Nós sabemos que você mandou destruir provas. Melhor ficar pianinho e se comportar”.

    Tapem o nariz e deem uma passada nos espaços da direita – uns pedindo prisão imediata, outros, como o Josias da Folha, ponderando que há razões para isso mas que não seria bom – para confirmar o que digo: em todo lugar a estratégia good cop bad cop ou, como já foi feito antes pelo próprio Moro, estou fazendo menos (deixando-o livre) quando poderia fazer mais (prende-lo preventivamente).

    É pura e simples intimidação meganhosa. 

    De resto, as armações da LavaJato para forjar a preventiva por destruição de provas são célebres: Santana e Palocci tiveram a prisão decretada por causa disso (Santana por causa do apagamento de um DropBox). Em conluio com a Globo tentaram falar de computadores quebrados no Instituto Lula quando da coercitiva; agora há o incrível email tabajara forjado na véspera da mesma coercitiva e decerto há muito mais casos de armação contra personagens menores q nunca chegaram ao nosso conhecimento.

    Curitiba é fascista. E fascistas a serviço de uma missão.

    4. Mesmo sem provas, e mesmo com a tese vexaminosa de um “encontro de contas” entre propina da Petrobras e propina da Bancoop (da qual, note-se, ele acaba de ser absolvido) sem absolutamente nenhuma prova (e sem falar na tese da transferência em 2009 de um apê que ficou pronto em 2015!), a acusação de Pinheiro será suficiente para a condenação de Lula (não para a sua prisão). 

    Mas a sua função principal não foi essa. Todos sabem que Lula seria condenado de qualquer jeito. A sua função foi deixar Lula desconfortável para o dia 03.

    5. Léo Pinheiro não tem nada contra Lula diretamente. Provavelmente jamais conversaram sobre qualquer ilícito. Mesmo no caso do apartamento, no qual está claramente mentindo, ele não conseguiu produzir/imaginar sequer uma declaração do presidente que o comprometesse.

    6. Pinheiro inocentou Okamotto e Lula no caso do armazenamento dos bens. Disse o óbvio, que deve valer evidentemente também para o Triplex: sua intenção, com esse dinheiro de pinga, era agradar o presidente mais popular da história, não pagar proprinas milionárias por contratos bilionários.

    Mas a razão pela qual ele o inocentou é que é significativa: a acusação do armanezamento é uma causa perdida. Depois do parecer do MPF é questão de tempo o STJ trancar ou extinguir a ação: alguma cabeça iluminada ou insubmissa do MP chegou à conclusão óbvia, acolhendo argumentos da defesa do Okamotto, de que o acervo não é pessoal e, portanto, seu armazenamento não representa “vantagem indevida”.

    Ninguém em Curitiba dá ponto sem nó. No entanto, eles – a começar do juiz – pensam como meganhas. E meganhas são os seres humanos mais previsíveis que existem. Não quiseram gastar bala com essa parte da denúncia e deram o “dibre”: se Pinheiro inocentou Lula numa das acusações como dizer que foi instruído para acusa-lo ou que não está falando a verdade na outra?

    A combinação das duas posturas – acusação e absolvição – vista produzir a impressão de isenção.

    Da mesma forma acontecerá com Moro: se Moro absolver Lula em uma ação (armazenamento dos bens) e condena-lo em outra (o triplex) como acusar o juiz de parcialidade?

    Sacaram? É uma astúcia. E também uma deixa para os Mervais e Noblats da vida deitarem e rolarem na sofismação sobre a imparcialidade do juiz e da operação.

    Moro não é um gênio como querem seus sectários. Mas tem enorme sagacidade e capacidade de iludir. Eu já não tenho nenhuma dúvida de que ele foi (bem) treinado para isso fora do nosso pobre Brasil.

    7. A falta de provas da acusação que Pinheiro fez levaria qualquer juízo imparcial a desconsiderar integralmente o seu depoimento. Aliás, a falta ou presença de provas é ou deveria ser a única coisa a ser discutida a respeito de uma acusação qualquer contra quem quer que seja. A prova do pudim da imparcialidade do juiz é e deve ser essa e não gestos de equilíbrio – condenar aqui e absolver lá – que têm importancia meramente processual (os tais “dibres”). 

    Mas isso num estado de direito ou numa democracia. Na 13a Vara de Curitiba a acusação, dependendo do alvo, é suficiente para uma eternidade na prisão.

    8. Tudo isto posto ouso cometer a suprema ingenuidade: o TRF-4 não vai seguir Moro nesse caso e vai inocentar Lula sobre o Triplex. É muita irregularidade e falta de materialidade para um único processo (a juíza de SP, q se mostrou bastante coxinha, sequer conseguiu entender a acusação e absolveu todos sumariamente). Se o TRF não o fizer a tempo, certamente o STJ o fará fora do tempo, quando Lula não puder mais concorrer. E os jornais, que hoje estão caindo sobre Lula como cachorros guenzos na carniça, vão publicar uma notinha e só.

    É ingenuidade, eu sei. Mas parece que tudo tem de ter limite.

    9. Enfim, concluo com um recado que é ao mesmo tempo um mea-culpa: somos todos uns bostas por aceitarmos passivamente o rompimento deliberado das regras do jogo democrático e do estado de direito e continuarmos fingindo que tá tudo bem. Nada está bem. É tudo violento e fora de lugar. Essa é a marca da nossa covardia e por ela somos todos responsáveis individual e coletivamente.

     

  8. violento, fora de lugar e…

    acrescento, muitíssimo acelerado, hoje,  para os padrões com os quais estamos acostumados……………………….

    flecha deixou o arco com o mensalão e seguimos a estudá-la ponto a ponto da sua trajetória retilínea e acreditando que nunca atingiria o alvo ou a realidade do fundo do abismo que o golpe nos jogou…………………..

    lá mesmo, ao deixar o arco, por uma uma trajetória retilínea se desculparam. STF, com um ponto fora da curva

    onde, hoje, como estamos a confirmar, Lula nunca deixou de estar como sendo a mosca no centro

  9. Tem outra

    Leozinho disse que o apartamento – que em parte já estava pago, pelo menos 250 mil – seria abatido de um “encontro de contas” entre o q era devido à Bancoop e ao PT.

    Alguém sabe se por acaso ele mencionou pelo menos o valor do saldo e do abatimento – já que não há nenhum documento comprobatório do que ele diz?

    Porque se não mencionou a acusação é ainda mais imbecil do que parece.

    1. Lula e Dona Marisa desistiram do apto e pedem ressarcimento

      Lula e Dona Marisa desistiram do apto e pedem ressarcimento de valores pagos.

      A Bancoop que intermediava a construção. Os cooperados se reuniam e tomavam decisões, era tudo feito conforme a Lei, inclusive a Justiça de SP, após anos e anos de ingerência do MP tucano de SP, que usava a farsa para fins politicos, resolveu absolver todos os réus, inclusive Leo Pinheiro, Vaccari e outros. Mas o conluio midiático-penal, na falta de crimes que possam ter sido cometidos por Lula, resolveram fazer essa lambança jurídica. 

      Nota do Instituto Lula, em 29/12/2014

      Dona Marisa Letícia Lula da Silva adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento, que tinha como previsão de entrega 2007. Com o atraso, os cooperados decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Neste processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento. À época, Dona Marisa não optou por nenhuma destas alternativas esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento. Como este processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis. Qualquer das opções será exercida nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados.

      Assessoria de Imprensa

      Instituto Lula

      A informação correta, na reportagem de Marina Dias, é que Lula e Marisa Letícia, de fato, devem se desfazer das cotas que possuem no empreendimento. Dois fatores pesam na decisão: a possibilidade de que Lula concorra novamente à presidência da República, em 2018, e o preconceito de parte da elite paulistana em relação ao PT –candidato ou não, Lula e seus familiares dificilmente poderiam frequentar em paz uma praia no balneário paulista. Preconceito este que vem sendo insuflado por meios de comunicação, como o jornal O Globo e a própria Folha.

       

      Segue link para artigo na íntegra

       

      http://www.brasil247.com/pt/247/poder/164916/Lula-n%C3%A3o-deve-ficar-com-cobertura-no-Guaruj%C3%A1.htm

       

      http://www.brasil247.com/pt/247/poder/164916/Lula-n%C3%A3o-deve-ficar-com-cobertura-no-Guaruj%C3%A1.htm

    2. Numeração

       Lula e seus advogados comprovaram, desde que surgiu essa lenga lenga do triplex, que Dona Marisa, como outros associados da BANCOOP, adquiriu uma cota-parte para construção de um empreendimento denominado Mar Cantábrico, em Guarujá e foi-lhe reservado o apartamento 141, unidade padrão de 82,5m². Nada de triplex. Tudo está devidamente demonstrado com documentos, desde 30.01.2016, em matéria do site de Lula que, infelizmente,  consigo copiar mas não sei como colar aqui. Quem quiser ler está em http://www.lula.com.br/os-documentos-do-guaruja-desmontando-farsa-0

  10. por qualquer critério de avaliação…

    quem fabrica uma delação para a Globo revela a sua missão histórica……………….

    a de criar o que alega combater nos outros, como, por exemplo, e fora a política do golpe, a corrupção na administração da justiça

  11. 3X

    Sou paranaense, a capital do meu Estado é Curitiba, e não sou fascista, antes de colocar uma frase como essa, dou duas dicas para o repórter desse site pesquise o significado de fascista e pesquise a história do Paraná e de Curitiba.

    É brincadeira criticar imparcialidade dos jornais e blogs enquanto vemos trechos assim na matéria:

    “O excelente advogado Zanin”

    Se o senhor não é imparcial por que outros devem ser…

    Gostaria de ver algumas provas sobre algumas declarações do senhor, pois emitir opinião até papagaio fala:

     

    Fabricando uma delação: contradições e pressão por uma delação envolvendo Lula

     

    “Curitiba é fascista. E fascistas a serviço de uma missão.”

     

    “Eu já não tenho nenhuma dúvida de que ele foi (bem) treinado para isso fora do nosso pobre Brasil…”

     

    Em outubro de 2016, um blog que atua como assessoria de imprensa clandestina dos promotores da Lava Jato

    E parabéns pela incitação ao ódio e violência, e isso que Brasil precisa neste momento, e quando explodir, você vai estar assistindo tudo no sofá da sua sala.

     

    1. E seria mentira Henry? Quanto

      E seria mentira Henry? Quanto a se referir a Curitiba, é a operação fascista que o judiciário justiceiro implantou aí, não a gélida e linda cidade, entende? É no sentido figurado; como alguns chamam república de Curitiba.

      Como a incitação ao ódio não é o articulista, mas é a situação de tortura que o pseudo juíz está colocando suas vítimas, que está exigindo mais que palavras. Ou você vê isso ou estará querendo ver só o lado fascista dos acontecimentos.

  12. Está bem pedagógico a

    Está bem pedagógico a narrativa e os links do roteiro de como um justiceiro tortura suas vítimas para incriminar Lula. Não entende que não quiser ler. Isso é tudo de prepotência e perseguição, menos de justiça.

    Cadê as instâncias superiores para corrigir tais abusos de autoridade? Cadê?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador