Filha de Chico Mendes diz que Marina é incógnita e apoia Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Angela Mendes, filha do militante Chico Mendes, usou as redes sociais para se posicionar a respeito da candidatura de Marina Silva (PSB) e da declaração da presidenciável sobre Chico pertencer a uma “elite”. Para Angela, Marina é, ainda, um “grande ponto de interrogação”. Ela também sinalizou voto na candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff.

Na quinta (28), o Sindicato dos Trabalhadores do Xapuri (Acre) rebateu, em nota, as declarações da presidenciável, endossando que não concordam com a política ambiental brasileira instituída enquanto Marina comandava o Ministério do Meio Ambiente.

Abaixo, o texto de Angela Mendes no Facebook.

“Ok, alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

Vamos lá, eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas à ela como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação, até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado, mas pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje, tenho muitas dúvidas, de todos os tipos.

Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação, pra começar: desistiu do PT (utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido, não resistiu à pressão enquanto ministra quem me garante que vai resistir à pressões ainda mais forte se eleita presidente? Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB, aliás todas as concessões possíveis, penso eu que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei, como será esse mandato em rede, apenas com os melhores? Quem são esses melhores e quais critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? minhas dúvidas são pra Marina, mas minhas esperanças são pra companheira Dilma, que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem problemas mas que não admite dúvidas.

Ah, quanto ao fato do Chico ser da elite, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. como disse a filha do chico

    como disse a filha do chico mendes, que deve conhecer mais profundamente marina, tenho muitas dúvidas sobre   essa candidata, que são cruciais, já que podem afetar o meu bolso e o meu emprego.

  2. O melhor adjetivo para qualificar a Marina, é “traíra”.

    Não é só a filha do Chico Mendes, que repensa todo o conceito que ela e seus conterrâneos tinham pela Marina, aquela defensora dos seringueiros e dos ambientalistas, que mesmo tendo no PT, partido que deu-lhe legenda e espaço político, alem de um cargo, no qual ela poderia muito bem, ter continuado a luta pelo que acreditava, não ter aceito que outras lideranças do partido, tivessem vozes mais altas, e que tivesse abandonado a agremiação, na primeuira dificuldade, assim como agem os ratos, quando sentem que o barco poderá afundar, e que tenha saído do partido, atirando para todos os lados, e esquecendo-se, que foi dentro dele, que ela saiu do anonimato da selva amazônica e da s bênçãos do Chico Mendes, para aliar-se ao que existe de pior e de mais fétido, na política brasileira.

    Quando a família do seu(dela) criador, o Chico Mendes, assim como a maioria dos paraenses, desprezam-na, por ela ter virado esta “traíra” e não votam mais nela, pra nenhum cargo majoritário, percebe-se o quanto a Marina desconfigurou-se, e perdeu toda aquela candura e ilusória propensão a ser uma liderança comprometida com o ambientalismo, e não com a politicagem rasteira.

  3. “quando poderia ter resistido

    “quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido..”

    Tai uma coisa a ser debatida, o quanto a elite já dominou o partido. Muitos, se não aderiram a elite no discurso, pensam como elite e agem como se dela fizesse parte. A impressão que passa é que nos comportamos como o sapo colocado em boa água, e que nem desconfia que  lentamente está sendo cozinhado. Quando acordarmos nos veremos apoiando um partido da direita  leve, ou tendo juizo, do centro. E do centro quem manda é Marina (pelo menos no seu discurso de apaziguadora de luta de classes).

  4. 20 linhas para dizer que

    20 linhas para dizer que admira a Marina, duas linhas para dizer que ela é uma interrogação, 1 linha para dizer  que apoia a Dilma. Não é só a Marina que parece ser sonsa…

  5. Marina, grande farsa…………………

    Marina é somente uma grande aventura, e que maniopulada pela direita levará o caos a este pais!!!

    Os que querem dividir par governar, é o prato perfeito, pois os ingenuos, que estão a procura de mundanças sem saberem até quais, talvez se deixem manipular.

    Basta de aventuras!!!

    O que prcisamos no memento é de seriedade, criticas justas e cobranças de compromissos não assumidos, muitos deles até por lculpa de não se tger uma base coniável!!

    Se não aprendermos a votar, elegendo politiccos comprometidos comm o progrma do governo em em acreditamos, ficaremos sempre a  mercê dos fisiologicos.

    É o que tem acontecido na maioria das vees.

    Então, fiquem atentos, para depois não dizerm que foram enganados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador