Folha manipula pesquisa para falar mal da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por Emanuel Cancella

Folha de São Paulo, de 27/12: Petrobrás aparece em lista das 20 empresas  mais poluidoras de 2013. Além do escândalo de corrupção no qual está mergulhada, a Petrobras também viu seu nome ser incluído em uma lista de 20 empresas mais poluidoras do mundo, de acordo com relatório elaborado pela Thomson Reuters e divulgado nesta semana

Na realidade, quando acessamos o relatório citado, constatamos que várias empresas de petróleo estão poluindo muito mais que a Petrobrás, sendo em 1º Petrochina Company Limited; 2º China Petroleum & Chemical Corp; 8º Gasprom; 9º Exxon Mobi; 18º Shell. A Petrobrás está em vigésimo lugar.

Ao que parece, a linha política da Folha está muito mais poluída que a Petrobrás. Fica difícil acreditar num jornalismo desses, e ainda há quem seja contrário a uma lei brasileira, como a existente em todo o mundo desenvolvido, que regule a mídia para evitar manipulações grosseiras como essa. Com o agravante de que a Petrobrás é a empresa que mais contribui economicamente, socialmente e culturalmente para o país. O que estaria por trás dessa manipulação grosseira da Folha? 

***

O autor é tecnico da Petrobrás e diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. .

    A Folha forçou o relatório como “gancho” para o escândalo.  É um jornalismo tão burro, cego e não percebe que, sem forçar a barra, apenas divulgando o relatório alcançaria um efeito menos tendencioso. Eles fazem isso para mostrar que são realmente manipuladores de escusos interesses ou por considerar os leitores tão burros quanto eles? 

    1. Será que seria muito

      Será que seria muito “trabalhoso” a FSP colocar como manchete: A Petrobrás está em 20º lugar entre as 20 firmas mais poluidoras do mundo ? Mas essa manchete não seria a melhor para um jornal que deseja  dar a sua contribuiçãozinha à todas as pesquizas, sejam elas eleitorais ou contra a nossa maior empresa. Ou não seria a FSP ! O Jornal sempre contra o país governado por partidos um” tantico” a esquerda e sempre a favor dos um “tantão” à direita. Némemo?

  2. Atenção povo do Rio de
    Atenção povo do Rio de Janeiro, de onde sai 70% do petróleo do Brasil, fique tranquilo que a poluição é do Brasil… Igual aos royalties.

    E não há analfabetismo funcional, só malandragem funcional mesmo.
    A Petrobras é a 20 empresa mais poluidora do mundo porque poluição é inerente a atividade.

  3. Concordo plenamente que o

    Concordo plenamente que o grupo Folha/Uol mais Globo atacam diariamente a Petrobrás. Chega a ser escandaloso.

    Aliás alguém precisa investigar isso…

    O que não entendi foi esse texto. A empresa está entre as 20 mais poluidoras mesmo. Qual foi a manipulação da Folha?

    Também não existe em nenhum lugar civilizado um “controle da mídia” para que ela não manipule informações.

    O que existe é uma justiça imparcial e atuante que pune jornais e jornalistas.

    “Controle de mídia”  não tem nada a ver com isso. Tem a ver com as propriedades cruzadas de veículos de mídia pelos mesmos donos.

    1. Na verdade  o que o texto

      Na verdade  o que o texto critica é a forçação de barra do título só pra apimentar o texto, como bem mencionou o primeiro comentarista lá em baixo… 

    2. Manipular não é meramente mentir …

      É usar de forma marota para enganar, induzir, incriminar, distocer, depreciar, como os prestidigitadores fazem, para criar ilusão..

      1) Sobre a manchete:

      a) Tornou-se comum ajustar os “n” mais apenas para “chegar no alvo”. O comum (embora não obrigatório) é “os dez mais”. Agora temos além, os 17 mais, os 23 mais, os 108 mais ( ex: USP), etc.  

      b) Uma notícia que pouco tem de especial (vide 2 abaixo) torna-se MANCHETE principal em todos os portais de Internet (Globo, Uol, MSN, Terra, IG, etc.) e primeira página dos principais jornais impressos ou transmitidos.

      2) Sobre o fato:

      a) Petroleiras são poluidoras. A lista tem diversas delas, tradicionais, como a Shell e a Exxon. A Petrobrás é tradicionalmente das melhores e só saiu nesta lista (neste ano) por causa do uso extemporâneo de termelétricas para contingenciar a seca dos reservatórios (sim,o governo federal previne, não faz roleta russa, como no tucanistão de SP).

      Os que não vêem manipulação (que não deve ser confundido com mentir, embora não raro), precisam atentar que o mundo não é tão simples quanto um binário e singelo “mentir ou não mentir”.

      É um pouco mais “sofisticado” (e contínuo) que isso.

  4. Prefiro nem comentar mais

    Prefiro nem comentar mais sobre a bandidagem da mídia .

    O que me interessa é saber qual será a reação da gigantesca Petrobras contra tudo isso .

     

  5. O PIG  quer destruir a

    O PIG  quer destruir a Petrobrás de qualquer jeito, já que não conseguiram destruir o governo.

    Porque o sucesso da Petrobras, será o sucesso do governo/PT/Lula/Dilma e do povo brasileiro.

    E isso é demais para o PIG.

  6. Manipular….

    A Petrobrás, está no relatório de 2013 feito pelo grupo de comunicação e informação financeira “Thomson Reuters”, como uma das 20 empresas mais poluidoras do mundo  e está em curso na Justiça um processo de investigação denominado “Operação Lava Jato”, onde diretor nomeado por políticos ligados ao governo federal e um “famoso doleiro”, dentro do conceito de “deleção premiada”, confessaram envolvimento com esquema de corrupção na Petrobrás, envolvendo milhões de reais…..!!!
    Onde está a manipulação de tal jornal ao noticiar estes fatos ????
    Assombrosa imaginação criativa ….!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador