Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nuvens negras pairam sobre a candidatura de Hillary Clinton

    Às vésperas da convenção Democrata que deve oficializar sua candidatura, Hilary Clinton acumula diversas fragilidades inquietantes.

    Além de ter uma alta taxa de rejeição, Hilary Clinton tem apresentado cada vez mais dificuldades em conseguir a adesão dos eleitores de Bernie Sanders, mesmo com o espantalho de Donald Trump pairando sobre todos.

    Para complicar ainda mais uma situação já bastante complicada, o Wikileaks, há dois dias, divulgou milhares de e-mails trocados pelos responsáveis do CND, comitê nacional do Partido Democrata, que revelam que durante o processo de primárias para a escolha de seu candidato, esta instância superior do partido não se manteve neutra e fez tudo para prejudicar a candidatura de Sanders.

    Em vista dessa revelação comprometedora, Debbie Wasserman, Presidenta do CND, acaba de renunciar ao seu cargo.

    Apesar de Bernie Sanders ter declarado apoio a Hilary Clinton, a fim de derrotar o mal maior representado por Donald Trump, o vazamento dos e-mails parece ter ateado fogo junto à sua militância que aparentemente está preferindo correr o risco de ver Trump como presidente do que hipotecar seu apoio à Senadora.

    Segundo o NY Times, tampouco a escolha do vice de Hillary Clinton estaria motivando os eleitores mais a esquerda.

    A vitória de Hilary Clinton começa a não ser mais algo inquestionável ao ponto que Michael Moore, em carta endereçada aos amigos, teria afirmado que o próximo Presidente dos EUA com certeza seria Trump.

    Fontes:

    http://www.lemonde.fr/elections-americaines/article/2016/07/24/critiquee-par-bernie-sanders-la-presidente-du-parti-democrate-americain-demissionne_4974114_829254.html

    http://www.nytimes.com/roomfordebate/2016/07/22/is-tim-kaine-the-right-running-mate-for-hillary-clinton

    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/245626/Em-carta-aos-amigos-Michael-Moore-prev%C3%AA-a-vit%C3%B3ria-de-Trump.htm

  2. “Efeito Borboleta”, o bater de asas do Ministro “pavônico”

    Efeito Borboleta”, o bater de asas do Ministro “pavônico”

    Em menos de 72 horas o primeiro “efeito borboleta” do descuidado ato do Ministro da Justiça se materializou em momentos de terror e pânico sofridos por participantes do Exame de Ordem da OAB, em Salvador.

    O jornal Correio da Bahia assim se reportou:

    Pessoas relatam pânico e confusão após anúncio de bomba na UniJorge

    Cerca de três mil pessoas estavam no prédio da UniJorge, na Avenida Paralela, realizando a primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando surgiu a informação da ameaça de bomba no prédio. O caso aconteceu no início da tarde deste domingo (24) e o prédio da universidade precisou ser evacuado, por volta de 13p0.

    ———————————-

    Após o pânico e confusão, e o cancelamento do Exame da OAB, a constatação do desmedido, pelo Jornal Tribuna Feirense:

    Homem – bomba da Unijorge não tinha bomba

    De acordo com o comandante  do BOPE,  tenente coronel Paulo Coutinho, não  foram encontrados artefatos explosivos  ou armas de fogo com Frank. Após  passar por atendimento  médico,  ele será  encaminhado ao Departamento de Repressão  e Combate  ao Crime Organizado (Draco), onde será  ouvido.

    —————————–

    É dessa forma que reage uma sociedade que diariamente vive bombardeada por notícias catastróficas em “programações” que visam criar um condicionamento de medo e pânico ao ponto de entregar a sua liberdade em troca do aparato repressor que pelo Efeito Borboleta lhe devolve uma sociedade mais violenta à cada ação praticada.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=6nKETgIRolM%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=lWdlWje0B0k%5D
     

    Efeito Borboleta

    Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento de “inteligência” sabe que o sigilo em operações de grande repercussão e comoção nacional é essencial para evitar pânico entre a população e resguardar a paz social.

    Essa é uma noção básica que se aprende nos bancos acadêmicos sobre o instituto  “interesse público”, que passou bem distante de quem se importou pelo interesse privado ao se vestir de pavão.

    Nassif, sobre a ação ministro, assim pontuou:

    “O carnaval em torno dos supostos terroristas que criavam galinhas seguiu essa linha. Mas, aí, com uma irresponsabilidade monumental. O estardalhaço em cima de um factoide não só ajudou a carregar mais nuvens sobre os céus das Olimpíadas, como a chamar a atenção dos malucos sobre a possibilidade de atentados terroristas no evento.

    No auge dos sequestros em São Paulo, havia um pacto tácito com a imprensa para não fazer estardalhaço, pois inevitavelmente produziria um efeito-demonstração. Com atentados, o efeito é maior ainda, porque hoje em dia, na cabeça dos desajustados, as redes sociais provocam uma confusão entre o virtual e o real.’

    O Efeito Borboleta, parece ser conceituado por Nassif como “efeito-demonstração”

    – Quando o conceito de “Efeito Borboleta” foi concebido pela primeira vez, pelo matemático americano Edward Lorenz em 1963, essa história de borboletas causarem tufões era apenas uma alegoria demonstrativa. Pretendia apenas ilustrar (baseada em um esquema gráfico chamado de “atrator estranho”, associado a uma equação) como pequenos eventos podem originar grandes consequências.- Trecho extraído do blog hypescience.com

    Sobre o “pavônico” Ministro Alexandre de Moraes, em adequação à sua puerilidade, irá tomar um puxão de orelhas:

    Da revista Época:

    Não foram só assessores de Temer que ficaram contrariados com o comportamento “pavônico” do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, na Operação Hashtag. O próprio Temer não gostou de como Moraes chamou para si a responsabilidade da operação, que contou com a participação de outros órgãos. Temer deverá ter conversa séria com ele e dirá que o momento exige mais sobriedade e cautela. Moraes tem pensado demais em ser candidato ao governo de São Paulo em 2018.

    Pavônico e catatônico:

    O indivíduo catatônico é indiferente ao mundo exterior. Vive nos seus pensamentos, como se criasse um mundo só pra ele. Comum em crianças com grandes traumas, estas ignoram a realidade e passam a viver exclusivamente a sua imaginação.

    Esses foram os “terroristas brasileiros do EI, e a história, ou estória(?),do catatônico senhor pavão e o seu bater desconcertado de asas.

    http://assisprocura.blogspot.com.br/2016/07/suposto-homem-bomba-ameaca-explodir.html

  3. Da série: a Defesa fala hebraico

    Israeli Drone Maker Elbit Said Close to Buying Odebrecht Assets

    Paula Sambo and Gabrielle CoppolaJul 25, 2016 4:00 am ET

    (Bloomberg) — Israel’s Elbit Systems Ltd., a defense company known for making drones and avionics systems, is close to buying some assets from Odebrecht Defesa & Tecnologia in Brazil, according to two people familiar with the matter.

    The assets are valued at about $50 million, said the people, who asked not to be identified because the information isn’t public. The assets are part of Odebrecht Defesa & Tecnologia’s Mectron unit, which develops and manufactures high-tech products and systems for military and civilian uses.

    AEL Sistemas, Elbit’s Brazilian subsidiary, declined to comment. Odebrecht Defesa & Tecnologia’s press office said the company is in negotiations with several international companies involving its Mectron unit, but it will remain in the defense sector.

    The Odebrecht SA unit known as ODT has seen revenue drop after the government cut spending on its nuclear-submarine program by half as policy makers work to tamp down a widening budget deficit amid the country’s worst recession in a century. The parent company, Latin America’s largest construction conglomerate, announced a freeze on new investments in Brazil last year as a credit crunch tightened access to financing after then-Chief Executive Officer Marcelo Odebrecht was arrested in June 2015 as part of Brazil’s biggest-ever corruption scandal. The CEO stepped down from his position to focus on his defense and remains in jail. He has denied any wrongdoing.

    Elbit, which got about 11 percent of its revenue from Latin America last year, has won contracts in Brazil as the government shifts capabilities away from conventional warfare to surveillance and protection of infrastructure and natural resources, particularly in the Amazon and oil-rich offshore regions.

    –With assistance from Fabiola Moura To contact the reporters on this story: Paula Sambo in Sao Paulo at [email protected], Gabrielle Coppola in New York at [email protected]. To contact the editors responsible for this story: Brendan Walsh at [email protected], Nikolaj Gammeltoft at [email protected].

    ©2016 Bloomberg L.P.

    http://washpost.bloomberg.com/Story?docId=1376-OAQ2J56KLVR701-2P24THFR3G1CCSSRVP02O3172F

  4. “A soberania pertence ao povo

    “A soberania pertence ao povo sem condições” e “Defendemos a república e a democracia”  diziam cartazes.

    Na Turquia povo – situação e oposição – saem às ruas em defesa do Governo e contra a tentativa de golpe.

    https://www.afp.com/pt/noticia/57/manifestacao-multipartidaria-inedita-protesta-contra-golpe-na-turquia

     

    Por aqui, dia 31 todos nós podemos (deveríamos) ir às ruas a favor do Estado Democrático de Direito, contra o golpe parlamentar, contra à corrupção, à favor do Fora Temer.

    Mote de união popular

     

    Note: “a democracia tem duas características essenciais. Dois requisitos mínimos: a garantia dos direitos civis e o sufrágio universal” – Bresser Pereira in

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/245411/Bresser-Pereira-ao-247-%E2%80%9CEsse-impeachment-%C3%A9-uma-farsa-jur%C3%ADdica%E2%80%9D.htm

    A liberdade, sem regulação (pura e simples, sem limites como a sustentada pelos neo-liberais na economia) nem sempre é ideal: o mais forte sobrepõe-se sobre o mais fraco.

    A liberdade decorre do pleno exercício dos direitos civis e do sufrágio universal.

  5. Acho que o Globo não leu a

    Acho que o Globo não leu a última matéria de Jânio de Freitas, já que adora enaltecer o governo interino. 

    Vi apenas a reportagem do Fantástico sobre a situação das águas da Cidade do RJ. Apresentou o que existe de pior. Tudo que estamos carecas de ver, mas que poderíamos imaginar uma situação pelo menos melhorada. 

    Um dos atletas brasileiros esclarecia onde seria tal ou qual raia, enquanto trabalhadores encarregados de levantar o lixo, mostrava uma quantidade mortal para a Natureza de tudo que existe de mais danoso. Ao que transportava uma geladeira foi perguntado o que ele via de mais impactante. O moço respondeu que vê de tudo: sofá; fogão; colchões, etc. 

    Enquanto rolava a reportagem, as águas transpareciam a sujeira imensa. 

    Eu vivi nos Rio por algumas décadas, e todos os candidatos a prefeitos e governadores sempre diziam que iriam despoliar a baía da Guanabara, mas jamais nenhum teve essa preocupação enquanto vivi por lá. A mesma imundície vista ontem eu via há muitas décadas atrás. Portanto, não será até as Olimpíadas que haverá alguma mudança substancial. 

    A reportagem do Fantástico corrobora o que fizeram os australianos. Como não vi a parte relativa ao terrorismo, não duvido que tenha sido relevante o suficiente para brecar a vinda de outros tantos.

    Interessante foi Faustão no seu programa, dando força aos artistas entrevistados a dizerem que acreditam que teremos uns jogos muito equilibrados, que o RJ merece, que não sei mais o quê. 

    Entender a Globo é complicado demais. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador