França barra mais de mil imigrantes no Eurotúnel

Da Agência Brasil

A polícia francesa informou hoje (31) que impediu, na noite passada, mais de mil tentativas de imigrantes de chegar ao Reino Unido passando pelo túnel que atravessa o Canal da Mancha.
 
“Mais de mil tentativas foram barradas na noite passada, sendo feitas 30 detenções”, disse uma fonte policial citada pela agência de notícias France-Press (AFP). Segundo a fonte, não há registro de feridos entre os que tentaram imigrar.
 
O governo da França enviou contingente adicional de 120 agentes da polícia para o Porto de Calais, no Norte do país, para enfrentar a crise, que causou dez mortes desde junho.
 
Os reforços tiveram impacto, uma vez que o número de tentativas de infiltração no Eurotúnel diminuiu mais de 50% em relação ao pico do movimento, no início da semana.

Um homem morreu na madrugada de quarta-feira (29), esmagado por um caminhão, quando tentava entrar no túnel.
 
Um porta-voz da empresa que administra o Eurotúnel declarou à AFP que têm acontecido “muito menos perturbações” com o reforço policial na cidade.
 
Fonte da polícia admitiu que os reforços ajudaram, mas a pressão dos imigrantes permanece, e “continua a ser difícil lidar com a situação”, apesar da diminuição do número de imigrantes que conseguem entrar nas plataformas.
 
Cerca de 3 mil pessoas, de países como a Síria, o Sudão e a Eritreia, estão acampadas em Calais, na esperança de atravessar o canal ilegalmente.
 
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje novas medidas para responder à crise, entre as quais a ajuda à polícia francesa e mais coordenação com as autoridades daquele país para reduzir a pressão sobre o outro lado da fronteira.
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Explicação simples
      Porque eles não são refugiados, são imigrantes econômicos ilegais. Para chegar à Calais, eles passaram pela Turquia e outros países seguros, como a França. Tudo o que eles precisam fazer é demandar o estatuto de refugiado.

      Porém, uma vez que eles se tornam refugiados em um país, eles não podem repetir o processo em outro país, como a Inglaterra. É por isso que eles optam por viajar clandestinamente e se sujeitar a todo tipo de abuso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador