Haddad passa trote em comentarista da Jovem Pan

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Fernando Haddad fez um trote ao comentarista da Jovem Pan, Marco Antonio Villa, após receber críticas diariamente nos três anos de mandato na prefeitura de São Paulo. 
 
Além das comuns críticas à cidade de São Paulo, o historiador recentemente aderiu à cobertura diária e incessante da agenda do prefeito. “Ultimamente, ele tem comentado minha agenda pública com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco”, disse Haddad em sua página nas redes sociais.
 
O prefeito decidiu, então, pregar uma peça. Propositalmente, na manhã desta segunda (16), Haddad pediu que substituíssem a sua agenda pela de outro político, não mencionado, “apenas para vê-lo comentar, uma vez na vida, o dia-a-dia de quem ele lambe as botas”. Na programação estava “A partir de 8h30 – Despachos internos” e o restante do dia em branco. 
 
Marco Antonio Villa caiu no trote e, ao ler a agenda de Haddad, comentou no programa de rádio: “hoje, por exemplo, dia 16 de maio, como faço todo santo dia, eu abri a agenda do prefeito. Pode ser que seja um erro da agenda dele disponibilizada na rede, mas é importante, qualquer um de vocês pode acessar. Está escrito o seguinte: a partir das 8h30, despachos internos. O resto está branco. Branco! Branco! Não há nada!”, gritou o comentarista.
 
Mal sabia Villa que a agenda  usada foi a de Geraldo Alckmin, PSDB-SP, governador do estado e com quem ele mantém um relacionamento muito, muito, muito cordial.
 
 
Após o comentário de Villa, a equipe de Haddad publicou os compromissos do prefeito do dia, com a inauguração de um trecho da avenida no M’Boi Mirim e encontro com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), entre outras agendas.
 
E o prefeito publicou a mensagem no seu Facebook: “Peço desculpas se ofendo alguém pelo procedimento, mas sendo caluniado todos os dias por esse projeto de intelectual, imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo”, escreveu. Haddad também chamou Villa de “pseudointelectual”, “embuste” e que tem “desequilíbrio psicológico”. Com a pegadinha, Haddad alertou: “antes de criticar um livro recomenda-se sua leitura”. 
 
Também no Facebook, o comentarista da Jovem Pan respondeu ao prefeito, chamando-o de “lambe-botas”, que Haddad “desonra o cargo” e que ele, Marco Villa, pagava impostos. No próprio comentário, a jornalista Cristine Prestes revelou que, na verdade, o comentarista sequer havia pagado o seu IPTU. “Villa, vai pagar o IPTU, que tu tá devendo: Foro das Execuções Fiscais Municipais”, disse, anexando o número do registro de não pagamento do imposto.
 
Leia os comentários de Fernando Haddad e, depois, de Marco Antonio Villa:
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Hadadd é ótimo, já o que

    Esse Hadadd é ótimo, já o que se diz intelectual, não passa de escrota figura de quinta categoria: idiotia, poder-se-ia dizer.

  2. Talvez não compense a

    Talvez não compense a perseguição que o prefeito Haddad vem sofrendo por esse pústula desde que assumiu. Mas que a exposição ao ridículo, a prova de que esse Villa não passa de um hipócrita politiqueiro que se extrai dessa pegadinha inteligente, de certa forma deixa o perseguido e vilipendiado com a alma lavada. 

  3. Quem seria este outro político?

    Era importante, agora, ver quem seria este outro político.

    Aí a pegadinha seria completa.

    Jovem Pan, ora essa.

    Já deu.

  4. Deu a impressão de que Haddad

    Deu a impressão de que Haddad perdeu a paciência com essa propaganda política disfarçada de jornalismo.
    Pena que não há maneira de punir essas pessoas através da lei, para isso era presico ser amigo do Gilmar.

  5. Guerrilha Semiótica

    Taí!!!!!! Era isso o que o PT e o Governo Federal deveriam ter feito desde o início, há 3 anos: desarmar, desmoralizar bombas semióticas e os seus autores jornalistas por meio de “pegadinhas”, “trolagens” e outras diversas táticas de guerrilhas semióticas. O Haddad está começando a pegar o espírito da coisa.

    Pena é que passou a oportunidade e agora, se não está tudo perdido, vai ter que partir do zero… outra vez.

    Bombas Semióticas, ligações perigosas e as oportunidades perdidas

    Pequeno manual de guerrilha semiótica anti-mídia

    1. Há 3 anos Wilson? Acho que

      Há 3 anos Wilson? Acho que deveriam ter feito isso desde janeiro de 2003, mas … lembro que a primeira entrevista do Lula, quando eleito em 2002, foi ao jornal nacional.

      • • •

      Parabéns pelo seu blog. De vez em quando leio seus textos lá.

      1. Há 3 anos…

        Há 3 anos, quer dizer, quando tudo começou por 20 centavos e as bombas semióticas começaram a ser detonadas com a matéria-prima das manifestações seguindo a cartilha de Gene Sharp do Departamento de Estado Americano.

        1. Sim, li esses textos que você

          Sim, li esses textos que você escreveu. Eu compreendo que são momentos e táticas diferentes que você chama de estratégia hipodérmica e bombas semióticas.

          No entanto parto de um pressuposto bem mais simplório: se não tiveram a capacidade de dominar a narrativa desde 2003, não seria em 2013 que o fariam, sobretudo quando se trata de algo bem mais elaborado.

          Aquela famosa descrição do senador Requião onde o Dirceu teria dito que não precisariam de uma TV pública forte é ilustrativa de que desde 2003 vem errando ou, pelo menos, substimando a importância da comunicação e da desconstrução do discurso da grande mídia. E, talvez, superestimando sua (deles, do PT) capacidade de conquistar as mentes e a alma da população.

          Então 2013-16 não foi à toa. Tinha terreno preparado para ser o que foi.

  6. Vez em quando alguém toma uma

    Vez em quando alguém toma uma atitude selelhante a de Hadad, como fez Randoph com Janaína, que se lascou.

    Eu fico impressionada com a TV Cultura, que foi tão importante ter se rebaixado a esse nível, matendo justo no lugar de quem tem que analisar com isenção os problemas brasileiros, pessoas comprometidas com o ódio, princípios revanchistas, quase nazistas, se quando fala, só dita as letra PT parace se arrepiar, sentir calafrios. Um homem desse tem uma patologia séria. Ele, diferente de alguns da Globo que cumpre o mandado, é daquele jeito mesmo, tal e qual: um idiota completo. Agora, então, depois da pegadinha de Hadad, ficou ainda pior.

  7. Será que o que Villa faz não

    Será que o que Villa faz não pode ser considerado propaganda política a favor da oposição?

    O minuto de propaganda na Jovem Pan custa caro, hein?

  8. Biltre

    Esse biltre travestido de historiador que é a desonra para SP. Não tem o mínimo cuidado de checar a veracidade da notícia, sai feito um tresloucado berrando aos quatro ventos, pois o que importa é falar mal do PT a cada segundo.

  9. Villa, o idiota

    Uma unica vez ouvi esse tal de villa.

    É um completo idiota. As pessoas tem o direito de serem conservadoras, não tem nunhum problema.

    Mas os idiotas não deveriam ter acesso aos meios de comunicações.

    que ficassem na sua mediocridade!

     

     

  10. faltou ao prefeito dizer de quem era a agenda!

    aí ficava completo o trote!

    villa otário

    pô Haddad, acabou com o ‘fiel’ seguidores

  11. Com a queda da Dilma, Lula,
    Com a queda da Dilma, Lula, Haddad e Pimentel herdarão as horas de artilharia que dividiam com ela. Lula por tudo que representa, Haddad por cpmandar são Paulo , o 3° maior orçamento, e Pimental por comandarr o estado da irmã do aecio

  12. Parabéns ao

    Parabéns ao prefeito.

    Concordo com o Villa que agenda oficial é coisa séria, mas desmascarar alguns setores da mídia também é importante. Não sou nem um pouco fã do PT, mas nesse Haddad eu votaria sem medo de errar.

  13. Esse trote foi desumano

    Considero que esse trote foi desumano e talvez até criminoso:

    É desumano submeter um portador de deficiencias intelectuais e morais ao escracho e à execração pública. Não é justo alguém dotado de intelecto superior humilhar um invertebrado por sua inferioridade na escala de evolução das espécies.

    A sociedade protetora dos animais deverá tomar alguma providencia  contra o prefeito Haddad por sua crueldade contra o pobre… quem é ele, mesmo?

  14. Se Lula tivesse escolhido Haddad…

    Se Lula tivesse escolhido Haddad para seu sucessor, ao inves da Dilma, a situaçao hoje seria outra, ele teria tido pulso para enfrentar a oposiçao e o PT continuaria no poder.

    Mas ai Lula foi querer por uma mulher no poder “à qualquer custo” mesmo que todos soubessem que Dilma era fraca para enfrentar as artimanhas do PiG. O problema não é por mulheres no poder, tem muitas capacitadas, o problema é “a qualquer custo”, ou seja, na falta de uma mulher competente, escolhe qualquer uma, so pra preencher cota de gênero.

    1. Meu caro Guimarães, perfeito

      Meu caro Guimarães, perfeito comentario. Foi o mesmo criterio pelo qual foi escolhido Joaquim Barbosa.

      Escolher pelo criterio de cotas é o caminho do desastre.

      1. Michel também fez uso de

        Michel também fez uso de cotas na escolha dos Ministros: tem a cota da vazajato, a cota dos inimputáveis (indicados pelo pósdb), a cota da rede goebbels e a cota do restolho (pps, pv, etc).

      2. O erro não está no critério.

        O erro não está no critério. O possível desastre está, no caso do STF,  no cotista escolhido. Se Lula escolheu Joaquim Barbosa por ser negro, e errou,  qual foi o critério da escolha de Eros Grau? Por ser do PSDB? E o critério de Dilma para escolher Teori foi por ser careca? Pode até haver algum exagero com as cotas, nada é perfeito. Mas todas as conclusões a respeito dos cotistas nas Universidades são inteiramente favoráveis a esse critério. Não houvesse esse critério eles estariam como sempre: fora das Universidades. Humildemente, sem querer ser o dono da verdade, é o que penso. 

    2. Zé Guimarães, você diz que

      Zé Guimarães, você diz que tem muitas mulheres capacitadas e a seguir sugere que “na falta de uma mulher competente, escolheu qualquer uma”. Entendi que faltou  mulher competente e que Dilma é qualquer uma. Interpretei errado? Também creio estar na hora de deixarmos de lado o se tivesse feito assim e não assado, etc. e tal. O problema real é que estamos diante de um governo usurpador que se utilizou de um golpe de estado para assumir o poder. E se Dilma foi eleita e reeleita os culpados foram os que votaram nela, por exemplo eu, e não ela ou Lula. E aqueles que se sentirem enganados por terem votado numa mulher “sem pulso” poderão corrigir o possível erro na eleição que estava programada para 2018, possibilidade inclusive do candidato ser Haddad.

    3. ERRADO!!! Lula a escolheu

      ERRADO!!! Lula a escolheu pois ela foi o pilar do sucesso de todos os programas de Lula e seu governo e, TAMBËM, por ser MULHER. 

      Lula a escolheu por ser competente e mulher, nesta ordem!!

      1. Dilma, competente? Não me faça rir

        Caro Sérgio

        Dilma com petente? Não me faça rir. Aonde ela foi competente? ela apenas foi uma boa gerente só isto. Desde que alguém comande um gerente, e indique rumos para este, ele pode sim, fazer grandes feitos, porém, gerenciar é diferente de administrar um país.

        Dilma sempre foi uma péssima administradora. Fracassou a própria loja de 1,99 que teve. Não se dava com ninguém, discutia com todo mundo quando era ministra de Lula.

         

        Isto sem contar o discurso de esquerda que Dilma fez em sua campanha, e traiu no dia da posse de seu segundo mandato, dando uma guinada a direita.

        Depois sua incompetência se assentuou, escolheu Levy, servo mor do capital especulativo para o Ministério da Fazenda, manteve Cardozo no Ministério da Justiça, apesar deste nada fazer, Deixou tombini aumentar os Juros a revelia, Reconduziu Janot para o MP apesar de seu partidarismo anti governo, foi fritar  omeletes na casa do inimigo isto sim.

        Aonde Dilma foi competente, conta pra nós?

         

        Desculpe, mas um dos erros da militância petista, é achar que seus lideres são infalíveis, são apenas humanos, e erram muitíssimo. A saída da crise é admitir isto e escolher outros líderes de esquerda mais competentes.

    4. Se é uma condicional do imponderável…..

      Meu caro! Se fosse o próprio Lula ou mesmo Jesus o filho de Deus, não resistiria à associação criminosa do judiciário com o crime organizado de todas as quadrilhas brasileiras. Diante do derretimento das instituições decorrente, nem o próprio Deus salvaria a República assaltada pela coalisão de bandidos de toda a espécie.

  15. ÓTIMO ISSO PREFEITO.  MANDOU

    ÓTIMO ISSO PREFEITO.  MANDOU MUITO BEM ! !  DEVE AMPLIAR TEMAS COMO ESSE À OUTRAS MÍDIAS QUE SÓ JOGAM CONTRA O PAÍS…CONTRA O ESTADO.. CONTRA O POVO.

  16. Nassif
    Esse é mais um que

    Nassif

    Esse é mais um que ganha muito para falar mal de petistas.

    Radio Jovem Klu Kux Pan !!!

    A radio mais fascista do país !!!

  17. Sinceramente não captei a

    Sinceramente não captei a mensagem.  Acho que o Prefeito passou recibo e se rebaixou a um nivel de galhofa.

    O cargo de Prefeito de São Paulo é bem mais importante, não se presta a frivolidades.

    1. A Dilma se comportou da forma que você sugere…

      Além da responsabilidade administrativa, a política é também uma guerra de comunicação que requer astúcia. Quando o Hadad demonstrou que as críticas extremamente agressivas que sofre são decorrentes de perseguição e não de um julgamento justo (pois a ação criticada foi feita por um político inatacável para o “jornalista”) ficou evidente que este comentarista não deve ser levado a sério.

    2. André, frivolidade é um

      André, frivolidade é um animal de rabo como ele se meter a fazer comentário político e, ao invés disso, ficar perseguindo um partido,

      Por quê ele não critica a agenda vazia do Geraldo Merendão?

    3. Não concordo

      Tem que bater mesmo. A Dilma deixou passar muitos desaforos de gente sem caráter nenhum, incluindo aqueles do xingamento no estádio. Deu no que deu. Só tem um jeito de parar um fascista: porrada. O que ela deveria ter feito era fechar o camarote e prender todo mundo por desacato. Esse vila é um impertinente. Mereceu e tem que ser surrado.

  18. Grosseiro bem pago

    O mais grave nesse comportamento costumaz do arrogante historiador é ele encontrar espaço em uma emissora de rádio e em uma TV pública. Na emissora, não posso falar nada, é particular, problema (ou gosto) de seus diretores em valorizar um sujeito antipático e rude. Já na TV Cultura, é um absurdo.É dinheiro público, é o povo que paga essa emissora. Ele não tem a menor objetividade, usa e abusa de palavras desrespeitosas para expressar a sua opinião, ofende pessoas e os espectadores do telejornal onde também corta abruptamente os que lá estão debatendo (principalmente AIrton Soares. Esse senhor rancoroso me afastou do telejornal da TV Cultura (TV Educativa?). Quanto será que ele ganha?

  19. Porque o Villa fala tanta

    Porque o Villa fala tanta asneiras? Parece um sujeitinho mal amado… tipo daqueles que costumas usar adjetivos de sua própria índole interior.

  20. Massacre
    Sensacional! ….
    É assim que se trata um capacho…
    Haddad, há um ano, aproximadamente, na Jovem Pan, durante uma hora, massacrou esse capacho…

    O Villa é burro!

  21. Pura sacanagem. O prefeito

    Pura sacanagem. O prefeito Haddad não pode tratar os menos afortunados de intelecto desta forma. Deixe o coitado ganhar o pãozinho dele em paz.

  22. Me pergunto

    Muito provavelmente deve haver uma razão oculta para o ódio patológico ao PT e ao Lula que o Villa faz questão de mostrar em todas as suas intervenções, seja no rádio ou na TV Cultura. Talvez um concurso acadêmico fracassado, um genro ou nora petista, uma banca em que ele tenha sido humilhado…

    ME pergunto como um cara pode largar a vida acadêmica – um meio intelectual qualificado, gostemos ou não – para ser macaco de auditório na VEJA e na Jovem Pan, onde a audiência é tosca, imbecil, para não dizer bizarra. Não me conformo. Talvez os filhos dele (não se os tem) perguntarão no futuro como o pai deles, com um doutorado sobre Canudos e professor da UFSCAR foi parar na JP e Veja, debatendo com Sherazades e Augustos Nunes e outros do mesmo naipe.

    A sua cegueira ideológica já tinha colocado seu histórico acadêmico em risco, com a visão de que João Goulart era um alcoolatra estúpido e sendo culpado – exatamente como Dilma – por todas as mazelas do Brasil e da humanidade no período 1961 – 1964. Em um roda viva, Almino Affonso o classificou como alguém de “muita imaginação” um qualificativo péssimo para quem é historiador profissional.

    A sua credibilidade nos departamentos de história é baixíssima. Recentemente, um professor da história da USP o classificou como “picareta”.

    Como ilustra uma charge da Laerte publicada recentemente, será que algum dia vai cair a ficha?

    Saudações a todos.

     

     

    1. Eu tenho uma suposição de que

      Eu tenho uma suposição de que é o desejo por holofotes. Villa quer ser “celebridade”.

      Percebeu que é muito fácil ganhar publicidade e holoftes de toda mídia se falar mal diuturnamente do PT (e só do PT). Ficou “famosinho”, ganhou destque.

       

      1. holofotes

        Ótima observação EduardoR, esses idiotas midiáticos querem visibilidade, assim como não tem talento para se destacar, para brilhar, para mostar serviço, aí eles fazem o que seus neurônios mal conectados permitem, atacam os petistas/esquerdistas/humanistas/qualquer um que desagrade a casa grande.

  23. Infeliz !
    Gente , esse Villa é um infeliz , miserável espiritual , digno de pena… e , apesar de toda compaixão humana que possamos ter, desprezo !
    Pensando bem acho até que seria melhor , como preconizam os orientais , fazermos um pensamento positivo para que essa alma penada encontre a fonte e a origem da felicidade , pois, quem sabe, se torne um indivíduo de qualidade , positivo !
    E ainda chamam um pobre diabo desse , de intelectual !
    Se ele é intelectual , então eu , do alto da infinita humildade que tenho em relação à vida , sou um gênio !

  24. Isso é o que dá ficar

    Isso é o que dá ficar covardemente perseguindo alguém. Por que não criticou a agenda vazia do governador Geraldinho Medrendão? Hein cretino?

  25. Imagina se os escafandristas

    Imagina se os escafandristas do futuro encontrem um livro do “historiador” Villa. Vergonha alheia. Ainda bem que temos outros historiadores competentes e sem essa loucura partidária. Sujeito ridículo!

  26. “Quem mais diz que paga seus

    “Quem mais diz que paga seus impostos para cobrar seus direitos nunca pagou impostos na vida!”

    Duque Sammuel Vimes, Lorde comandante da Patrulha de Ank-Morpork.

  27. Proteção nojenta

    A Folha e o Yahoo noticiaram o trote do Haddad, más tomaram o cuidado de omitir o fato de que a agenda que Villa atacou era na verdade a do Alckmin, na versão deles, foi uma agenda inventada por Haddad… 

  28. como pode?

    Como pode este pseudointelectual ter seguidores?  Só se for seguidores pagos assim:

    – olha, eu te prometo uma vida melhor. Hoje eu te dou a chance de um emprego. Se eu for eleito eu te dou o emprego.

  29. quem sabe esse estratégia de

    quem sabe esse estratégia de trotes sucessivos não seja uma

    boa saída para desmoralizar villas e tucanos,

    numa mesma tacada, aliás.,  genial.;;;

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador