Revista GGN

Assine

Inquérito sobre cartel de trens chega ao STF; Rosa Weber será a relatora

Do Estadão
 
 
Ministra Rosa Weber será a relatora; investigação foi levada à instância superior porque entre os investigados há deputados, que possuem foro privilegiado
 
12 de dezembro de 2013 | 16h 44
 
Valmar Hupsel Filho - O Estado de S. Paulo
 
São Paulo - A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, será a relatora do inquérito que investiga o envolvimento de autoridades no esquema de cartel de trens suspeito de operar entre 1998 e 2008 em licitações milionárias dos sistemas de trens e metrô do governo paulista, do PSDB, e no governo do Distrito Federal, do DEM. O processo chegou ao STF na tarde desta quinta-feira, 12, e envolve ao todo 10 pessoas.
 
O inquérito foi encaminhado para instância superior porque durante as investigações foram citados deputados federais, que possuem foro privilegiado. O pedido foi feito pela Polícia Federal na semana passada.
 
Entre os políticos que deverão ser investigados pelo STF estão o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) e três secretários do governo de São Paulo, que são deputados federais licenciados para assumir cargos na admnistração estadual paulista: Edson Aparecido (PSDB), da Casa Civil; José Aníbal (PSDB), de Energia; e Rodrigo Garcia (DEM), de Desenvolvimento. 
 
Além deles também serão investigados pelo STF o ex-diretor da CPTM, João Roberto Zaniboni e suas duas filhas, Milena Colombini Zaniboni e Mariana Colombini Zaniboni; o ex-presidente e o ex diretor da CPTM, Oliver Hossepian e Ademir Venâncio de Araújo, além de Arthur Gomes Teixeira, consultor, apontado pela PF como pagador de propinas.
Média: 3 (2 votos)
41 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

  Os orgãos putrefados do

 

Os orgãos putrefados do Estado ( supremim, pgr, mídia...) impedirão mais uma vez que se faça justiça .

Aliás, antres de fazer qualquer pronunciamento, o supremim deveria ser todo reformulado , sendo seus apitadores, digo, juízes, obrigados a responderem criminalmente pela farsa 470 .

Seu voto: Nenhum (1 voto)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

Eu não tenho nenhum motivo

Eu não tenho nenhum motivo prara acreditar na tal "distribbuição". Eles dizem, sim, eles dizem, que é, sei lá, aleatória, automática... Não acrtedito (salvo pros casos muitoe mujito ordinários). Enfim: a distribuiram para uma ministra que vais se intimidar.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

Cartel de trens, Nassif ?

Cartel de trens, Nassif ? Para de tucanar a corrupção do PSDB!

Essa é boa, trens não fazem cartel. Tucanos sim praticam corrupção e o objeto (trens) vira sujeito de ação.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

Fato ou Foto?

Gente, é um problema vogal. José Dirceu foi condenado com base na Teoria do Domínio do Fato. O Trensalão Tucano será julgado com base na Teoria do Domínio da FOTO. Como não há foto de nenhum tucano recebendo suborno (ou extorsão?), estejam todos absolvidos, pois a literatura permite à Dona Rosa absolver quem ela quiser.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Eu tenho provas contra os

"Eu tenho provas contra os réus, mas absolvo porque a literatura jurídica permite" ... rs

Seu voto: Nenhum (1 voto)

INQ-3815

Bem, como o inquérito está sob segredo de justiça, não temos grandes informações a respeito dele. Entretanto, o site do STF apresenta as iniciais dos investigados. O José Aníbal está lá - J A P de P, José Aníbal Peres de Pontes. Pelas informações do site, dá para verificar também que o senador Aloysio Nunes Ferreira, cujo envolvimento no caso chegou a ser noticiado pela imprensa, não está entre os investigados, de forma que quem noticiou que ele estaria vinculado ao caso deveria desmentir a informação.

Se alguém puder ajudar a decifrar as demais iniciais, acho que seria interessante:

A C P J

E A dos S

R G

J R Z

M C Z (duas pessoas com essas mesmas iniciais)

A V de A

O H S de L

A G T

 

Pelo que entendi ao ver a entrevista do ministro Cardozo, havia suspeitas de pagamentos de propina nesse caso, embora o STF mencione apenas lavagem de dinheiro. Enfim, o segredo de justiça atrapalha, mas acho importante reunir esforços para conseguir o máximo possível de informações a respeito do inquérito.

Edição: ops, não vi que os nomes já estavam citados no texto. Bom trabalho da equipe do Estadão.

Seu voto: Nenhum
imagem de ejedelmal
ejedelmal

O nome desse jogo é Ditloid.A

O nome desse jogo é Ditloid.

A C P J = Arnaldo Calil Pereira Jardim
E A dos S = Edson Aparecido dos Santos
J A P de P = José Aníbal Peres de Pontes.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ditloid

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de edmix
edmix

INQ-3815

Ô Luka, no site da Camara Federal, o nome completo do deputado Arnaldo Jardim é Arnaldo Calil Pereira Jardim,


ACPJ. Acho que ajuda na sua dúvida. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

de repente ficará o provado pelo não provado...

recomendo aos da área que discutam a possibilidade do excesso de provas impossibilitar a individualização

 

motivo de ter chamado de domínio do fato reverso

 

já aconteceu antes

Seu voto: Nenhum (2 votos)

novamente...

querem apostar quanto?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

vou sair...

pra contar quantos euros eu tenho no porquinho azul

Seu voto: Nenhum (3 votos)

INQ 3815

Apelidei de sopa de letrinhas, ja que os acusados só aparecem as iniciais, vai ser colocado na gaveta do esquecimento.

Igual o Mensalão Tucano, bem o IBAMA não permite tucano na gaiola.

http://www.youtube.com/watch?v=MXUUdIx0uWw

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Gaveta.

Gaveta.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Se o PIG chiar o STF se borra de medo
Se o PIG chiar o STF se borra de medo

Vai sobrar para algum bode

Vai sobrar para algum bode expiatório. Nunca que vão usar o Domínio do Fato para prender o Serra e o Alckmin. E o prêmio de gratidão por essa roubalheira toda é que uma parte alienada dos paulistas vão reeleger o Alckmin. E no final, vão sair dando risada da cara do povo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Tem três governadores do PSDB

Tem três governadores do PSDB envolvidos, além de deputados federais tucanos. Um deles morreu, Covas. Os outros dois continuam lépidos e faceiros, Serra e Alckmin. Bilhões de reais manipulados não podem ser do desconhecimento de ambos, Serra e Alckmin. Não desejo de forma alguma a aplicação da esdrúxula teoria do domínio do fato a eles, mas apenas e tão somente a lei que considere suas responsabilidades administrativas. Isso é está consagrado na construção do Direito Administrativo, Concorrencial e Penal. Caso o STF seja leniente, demorado e antirepublicano com Serra, Alckmin e deputados federais do PSDB (ainda apareceram poucos), a ação penal 470, vulgo mensalão, Joaquim Barbosa e toda a corte cairão num descrédito absoluto. É preciso dar tratamento aos tucanos protegidos pela mídia o mais severo possível, em função do dano social de suas maracutaias e roubos, muito além dos alegados danos que os protagonistas da malfadada ação 470 produziram. Os sujeitos roubaram, fraudaram e se enriqueceram num setor crucial na maior cidade do país, colocando na lama milhões de cidadãos comuns. E mais, colocaram em risco a vida de milhares de pessoas, reformando trens que deveriam ser sucateados. A perversidade aí é infinitamente maior que aquilo que o Ministro Gilmar Mendes insistia e insiste em esbravejar contra o PT.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

Corrupção escandalosa, somente a alheia.

Caro Osvaldo, faz dois anos, era dezembro e eu acabara de ler, de um só fôlego, "Privataria Tucana". Eram tantos documentos oficiais, obtidos de forma legítima, comprovando a roubalheira tucana e as responsabilidades de José Serra, que eu pensei: "ferrou, dessa, o Serra não escapa. Como a Globo, a Folha, o Estadão e a Veja vão esconder um elefante no quarto de empregada? Esse vai para a cadeia. Pois esconderam.  Esconderam até o fenômeno de vendas em que o livro do Amaury Jr. havia se transformado. O tempo passou e tudo está como dantes no quartel de abrantes.

Parece que o processo do Trensalão Tucano está correndo em segredo de justiça, os nomes dos denunciados só aparecem com iniciais, segundo vi em outro blog. Rosa Weber pode até virar Rosa de Hiroshima, mas não vai acontecer absolutamente nada. Quem viver, chorará.

Seu voto: Nenhum

E que todos os jornalistas

E que todos os jornalistas responsáveis se manifestem sobre este descalabro de um partido absolutamente blindado pela mídia tradicional. Isso inclui você Luis Nassif.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

A revolução

  O julgamento não será televisionado.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Mas foi...

Não ia ser mas foi. Tomara que se repita.

Seu voto: Nenhum

Domínio dos fofos

Será que, mesmo existindo provas cabais contra a bandidagem do PSDB, dona Weber vai inocentá-los porque a literatura lhe permite?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Francisco de Assis

imagem de Emanuel Augusto
Emanuel Augusto

Ética!!

O PÓético estava falando de ética pelos seus canais oficiais, quem não sabe, se trata de Aécio "Never".

Seu voto: Nenhum

Que bom...!

Justiça será feita !

Acho que aí por... 2019, 2020, vão começar a chamar os principais indiciados (se indiciados houver) para os primeiros depoimentos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Cadê o MPF de Grandis? Sumiu?

Cadê o MPF de Grandis? Sumiu? Como anda a representação contra ele nos órgãos competentes?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Vamos ver se esse "TREM BÃO"

Vamos ver se esse "TREM BÃO"  vai em frente. A Ministra Rosa Weber apesar da "literatura Juridica" permite, que seja rápida e eficiente. Não devemos esperar muito do STF diante de PROVAS consistentes, habituado a "julgar" pelo "dominio do fato".............

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marly
Marly

TRENSALÃO!

Cartel, não!   Um bilhão ou mais ? É o maior escândalo de corrupção do Universo!  É o trensalão e seus trensaleiros! Esse José Aníbal, não é o que chamou nosso Ministro Cardozo de vigarista?  Que hipócrita!!!  Realmente são profissionais! Quanta sordidez!  Quero ouvir na TV, doravante sobre TRENSALEIROS. Há anos nos massacram com as palavras mensalão e mensaleiros!  Quero ouvir desses  tendenciosos as palavras : Trensalão e trensaleiros ! Afinal, um bilhão ou até mais, merece o tratamento VIP. Alô mídia! Finalmente terão motivo para grande alarde!  Estamos ávidos aguardando seus comentários diários sobre o GRANDE TRENSALÃO!  Não esqueço ,vou cobrar! Aliás e o mensalão tucano, hein? 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Paulo Vasco
Paulo Vasco

Destino: gaveta

Amigos, desculpem o pessimismo, mas façam as contas:

1º) 5 anos (2008-2013) de gaveta em SP, mediante chicanas do MPE-SP, TRF-SP e PR-SP (De Grandis);

2º) Mais 5 anos de gaveta no STF, mediante chicanas de JB e RW.

Resultado: 10 anos. Prescrição para muitos crimes. Indiciados com mais de 70 anos.

Esqueçam o trensalão.

Basta lembrar o mensalão tucano, que na sexta-feira passada completou inacreditáveis 10 anos de gaveta. Obra e arte do inacreditável (by Nassif) Ayres Brito, o Big Ben de Propriá (by PHA).

Seu voto: Nenhum (4 votos)

preparem-se para um possível domínio do fato reverso...

partindo da ciência prévia da inocência do suspeito principal, aos costumes, arquive-se

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

querem apostar quanto?

antecipo que pago 10 por cada euro apostado

Seu voto: Nenhum (2 votos)

ninguém? 1, 2, 3, 4, 5 e...

fechada a banca

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Não desejo que haja outro

Não desejo que haja outro julgamento como foi o de mensalão, pelos  seguintes motivos: vai deixar claro que o julgamento da AP 470 foi uma exceção das grandes, feita por encomenda, o que poderá reforçar eventual apresentação do caso em cortes internacionais; alguma pessoas,  até de boa fé, que achavam que era o maior caso de corrupção da história, punido exemplarmente, vão ver que não era bem assim; o julgamento da AP 470 foi o maior festival de arbitrariedades, ilegalidades, inconstitucionalidades e imbecilidades. Continuar com isso não fará nenhum bem à democracia, à justiça , ao povo. Já temos vieses e preconceitos suficientes nas instâncias inferiores. Basta ver o perfil das pessoas presas sem julgamento, as que já cumpriram pena e continuam presas, as condições dos presídios e outras mazelas. Não precisamos repetir o modelo no stf. Já sabemos o que a arrogância, despreparo técnico e emocional podem causar.

E d. rosinha deve ter muita literatura para inocentar, apesar das provas ou para esquecer no fundo de uma gaveta.

Agora, eu tenho certeza de uma coisa: os senhores jurados, o pig, os manda-chuvas não esperavam que esse escãndalo estourasse. Terminaram a AP 470, o mensalão tucano já vai prescrever e adeus novos questionamentos. Estão numa situação complicada...

Seu voto: Nenhum

Cartel??????

Não é cartel.

É roubo, assalto aos cofres publicos efetuado pelos maiores criminosos do Brasil, os TUCANOS.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Se o MP e o STF tivessem coerência...

...o domínio do fato alcançaria vários políticos de alta plumagem.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Diante dos fatos, STF sentencia:

MP de De Grandis perdeu os prazos, denúncia anônima e lista de corruptos apócrifa...

Engavete-se, abafe-se e logo arquíve-se!

E abra-se processo contra o Ministro Cardoso e o Diretor do CADE Pedido de perpétua...

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Certamente a revista " Veja

Certamente a revista " Veja já tem  o perfil do desmonte de Rosa Weber, agora é a hora h..

vamos ver se os pesos e medidas conferem, caso não,  teremos o enfretamento claro   e

necessário. A guerra é contra o PT, aberta,suja e  com todas as chances de dar  errado.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

E agora?

Ô, Ministra Rosa, o que a literatura jurídica permitirá no caso?

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de MThereza
MThereza

absolver, apesar das provas,

absolver, apesar das provas, é claro!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Esse comentario foi roubado

Esse comentario foi roubado de mim por telepatia!  Considere se denunciado!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Hahaha. Ivan, ainda não

Hahaha. Ivan, ainda não digeri muito bem essa fala da "literatura jurídica que permite".  Cada um, cada um, mas acho que foi o momento mais patético da AP 470. Chego a dormir mal pensando nesse "troço".

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Meu caro IV Avatar, duvido e

Meu caro IV Avatar, duvido e muito da isonomia daqui para frente. Na verdade, nem uero que o STF use novamente o tal "Domínio do Fato", isso fará Dirceu entrar para história como o político que teve a jurisprudência editada para ser condenado. EM outras palavras a História o fará um preso político. Com relação à ministra Rosa Weber, haj pressão sobre ela. Mas uma coisa é certa, ela não pode ser chamada de petista, afinal, quem não se lembra do:

"Não existem provas, mas a Lei me permite condenar (ZD unica e exclusivamente)"

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

imagem de andre de sousa
andre de sousa

Essa notícia não vai dar no

Essa notícia não vai dar no JN

Seu voto: Nenhum (2 votos)

E ae, vão encarar

Peculato, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, o rol de crimes é grande, e ae, será que vão usar o domínio do fato(agora tem provas, tá)...

E ae, vai encarar ou vai engavetar por longos 10 anos, como fizeram com o mensalão tucano

Seu voto: Nenhum (9 votos)

 

...spin

 

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.