JN omite prêmio internacional recebido pelo Bolsa Família

Sugerido por IV Avatar

Da Rede Brasil Atual

‘Jornal Nacional’ omite prêmio importante do Bolsa Família
 
por Helena Sthephanowitz
 
O principal telejornal da TV Globo está demonstrando um parcialismo político e antipopular cada vez mais despudorado. Na edição de terça-feira (15), não mostrou a principal notícia sobre mais um êxito de uma política pública que combate um dos problemas históricos do Brasil, a pobreza. O Programa Bolsa Família ganhou um prêmio internacional comparável a vencer uma Copa do Mundo na erradicação da pobreza.
 
O prêmio foi concedido pela principal instituição que promove a seguridade social no mundo e atua em 157 países, a Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA). É uma premiação rara, pois é concedida somente de três em três anos. Segundo a ISSA, o Bolsa Família é uma experiência pioneira na redução da pobreza e modelo para demais países. Tanto a notícia é relevante que ela foi – como tinha de ser – destaque em outras redes de televisão. Jornalismo básico.
 
O expurgo da notícia pelo principal telejornal do país não chega a ser surpresa para quem acompanha a linha editorial das organizações Globo. Em sintonia com setores da oposição tucana que desdenha do programa social, o jornal O Globo já publicou diversos artigos e editoriais contrários ao Bolsa Família.

 
Nos telejornais, em geral, o programa só merece espaço no noticiário quando ocorre algum problema, como na recente onda de boatos mentirosos sobre o seu fim, que levou a uma corrida dos beneficiários para fazerem saques antecipados. Na TV há mais sobriedade nas críticas do que no jornal impresso, mas não faltam casos de dar voz excessiva aos críticos, enquanto censura opiniões favoráveis e premiações importantes como esta.
 
Mas os problemas de parcialidade do Jornal Nacional não ficaram só aí na edição daquela terça-feira. O telejornal também não divulgou a pesquisa eleitoral do Vox Populi que não foi muito favorável aos candidatos de oposição, o que seria mais do agrado dos donos da emissora. A sondagem mostrou que a oposição como um todo encolheu com a exclusão de uma das candidaturas, ou de Marina Silva (PSB) ou de Eduardo Campos (PSB) que, agora, no mesmo partido não poderão concorrer simultaneamente.
 
Para complicar a situação da oposição, quando Marina Silva é testada como candidata no lugar de Eduardo Campos, ela fica em segundo lugar, na frente de Aécio Neves (PSDB), com números semelhantes aos que já tinha antes. As intenções de votos que eram para Campos parecem migrar para Dilma em maior quantidade, em vez de ir para Marina. No cenário em que Campos é candidato no lugar de Marina, as intenções de votos dela são diluídas entre os outros candidatos, e Campos continua em um desconfortável terceiro lugar com cerca de metade das intenções de votos de Aécio Neves. Esse resultado pode aumentar desavenças dentro do PSB. A ilusão de que Aécio e Campos subiram alguns pontos a estatística explica: com apenas três candidatos para dividir o bolo de intenções de votos, a fatia de cada um fica maior do que se houvessem quatro.
 
Ah! Como se não bastasse ainda teve mais um capítulo da novela requentada das investigações sobre o PCC, parecendo querendo diluir a pauta das propinas pagas pela Siemens e Alstom a autoridades dos governos tucanos de São Paulo. Aliás o noticiário policial dominou a pauta.
 
Mas teve até uma matéria sobre propina paga na Suíça para um diretor da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Uau! Finalmente uma notícia desfavorável ao governo tucano paulista? Ledo engano. A reportagem termina poupando o PSDB e o governador Geraldo Alckmin, encerrando com o apresentador William Bonner lendo uma nota oficial do PSDB sobre o assunto, em vez do tradicional “procuramos ouvir o governador Geraldo Alckmin, mas sua assessoria disse que ele não se manifestaria”.
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Credo, te esconjuro!

    Por um momento tive a sensação de ter voltado ao passado. Para ser mais precisa,  à ditadura. Por longos anos, a maldita nos sonegava informações,  seja por rádio,  TV ou jornal. Não era apenas sobre política que recaia a censura,  era em tudo que a poderosa decidia que não podíamos saber. Me sentia tutorada feito criança. A Globo, hoje, me fez, por um momento, graças a Deus, ter essa mesma sensação. Será que foi o hábito do pito que entortou a boca da Globo?

  2. Ganância e mesquinharia

    Os Marinho estão bem confortáveis com seus 53 bilhões de reais no bolso que, de tão cheio, não lembra nem um pouco o Bolsa Família que, apesar de pouco, é tudo para essas familias, é assim que elas mantém seus filhos na escola. A nossa elite é a mais burra do mundo, só assim consigo entender pq esses caloteiros, que devem bilhoes de reais ao fisco, querem solapar as coquistas do povo brasileiro, parece que não sabem que se eles ficaram mais ricos isso se deve ao fato de que pelo menos 40 milhões de brasileiros foram incluidos no mercado consumidor nos últimos anos. Mas a cegueira e a burrice ou sei lá o que os impede enxergar a realidade, ganância e vontade de apoderar-se dos recursos do Estado deve ser o motivo dessa intensa vontade de por a mão no cofre, a sede no pote é muito grande, e farão de tudo para voltar à cozinha do Planalto. Não passarão.

  3. Telenoticiário.

    Esta semana a globo enfatizou a ocorrência de violência agressões crescentes a seus jornalistas até função de participação na cobertura dos acontecimentos de rua. Sem dúvid aos profissionais da notícia estão “pagando” pelos pecados de suas orgaizações. Nossa mídia está desequilibrada, a globo tem desmesurada capacidade de influir em considerável parcela da população e de forma sistemática tem abusado da manipulação das notícias. Tanto que o moderado deputado Fernando Ferro designou este comporamento pela sigla PIG – partido da imprensa golpista que cedo passou designar nossa mídia majoritária. A manipulação tem se apresentado com terríveis consequências que causam até lesóes econômicas ao país através de previsões alarmistas ou especulativas . Deixei de me intressar pelo tele jornalismo, hábito que cultivava desde jovem. Só consigo ver notícias divulgadas forma isenta pelo pluralismo das fontes de informação que a “internet” nos propicia. 

  4. 2 medidas

    Realmente trata-se de um caso flagrante de parcialiade jornalística. A Globo quase todos os dias mostra  as nossas mazelas sociais(segurança, saúde, educação, saneamento básico, etc. etc). Bem que poderia num flash  mostrar de algo bom  a título de incentivo para a correção de rota a tudo que anda sem rumo.

  5. ISSA

    Receber este prêmio e este reconhecimento internacional, vale milhões de veses mais, do que que alguns segundos de divulgação, nos telejornais da Globo. É por esta e por outras omissões, que os atuais veículos de comunicação ditos de formação de opiniões, estão deixando de serem vistos, e suas audiencias caem para níveis baixíssimos, e são gradativamente substituídos pelas notícias “in time” pelas redes sociais, estas que divulgam as coisas  politicamente corretas.

    1. Sim, mas estes meios de

      Sim, mas estes meios de comunicação são concessionários de serviço publico e por isso obrigados a presetar serviço digno ao povo, isso na area do jornalismo. Mas não é o que se vê  e ainda não assim não permitem a abertura do setor a outras empresas nacionais ou estrangeiras, e ainda dizem que por aqui há liberdade de imprensa, mas  o que há é liberdade de fazer politicagem e de existir a serviço de um partido no caso o PSDB

  6. O pig de sempre

    O certo é que o governo Lula destrambelhou nossa imprensa tão pig e tão bandida. O noticiário se destaca não pelo que informa mas pelo que esconde, esquece, falseia, dissimula. 

    Que tal se discutissemos o sagrado e constitucional direito da imprensa concessionaria pública das notícias de NÃO dar notícias, suprimir informações relevantes. Vejo o jn e logo me desperta o que eles NÃO disseram. Incrível.

    Do seu direito de fazer oposição, mas não ser partido de oposição, que não sei porque o STE lhes permite, abertamente, eles acabam mostrando que só a NÃO informação pode criticar o governo e vira um elogio sutil. Jogam fora até a oposição que é necessaria as democracias. E que se não fossem tão preguiçosos e bandidos poderiam fazer; acho que não há governo que não mereça oposição.

    Mas, impagável. foi a manchete dos jornal em: Nem emprego segura a crise. Para eles 211000 (DUZENTOS E ONZE MIL NOVOS POSTOS DE TRABALHO) não vale nada. É assustador onde chegaram.

  7. O pig de novo

    Desculpem, de tanto criticar o pig acabei cometendo um grave erro: não são 211000 nvos empregos, são 211068, esqueci de importantissimos 68 novos trabalhadores com carteira assinada, desculpem.

    E o pig no Chile já presta contas à justiça. Vão ficar nervosos por aqui.

  8. tv

    essa gente esta, e sempre esteve, contra um governo, que tem la seus desvios, nao mais que outros, mas pelo menos teve a coragem de dividir um pouco de nossas riquezas.  isso e visivel, mas a burguesia aastada nao se conforma com a perda de alguns previlegios. o povo respondera nas urnas.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador