Jornal de Jaraguá do Sul desmente Veja sobre médicas cubanas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta segunda-feira (17), um jornal regional de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, “O Correio do Povo”, divulgou uma reportagem da colunista e editora de política Patricia Moraes, desmentindo a matéria da Veja que denunciava suposta pressão do governo cubano e do Ministério da Saúde em manter os médicos da ilha no Brasil.

A matéria da Veja afirmava que Vivian Isabel Chávez Pérez, uma “capataz” teria ameaçado duas médicas cubanas e conseguiu mantê-las em Jaraguá do Sul. Uma das médicas citadas pela revista é Yamile Mari Min.

A colunista visitou Yamile, que está no posto de saúde do Bairro Santa Luzina, na cidade. Ela disse que foi procurada por Veja, mas que se negou a falar por já saber que parte da mídia está tratando o assunto com direcionamento político.

“Eu e todos os médicos cubanos sabíamos quanto iríamos ganhar ao vir ao Brasil. Ninguém é obrigado a nada, a gente se inscreve sabendo de tudo. Eu estou aqui para ajudar o meu país”, disse Yamile Mari Min um pouco mais a vontade, depois do temor e desconfiança que a reportagem da Veja gerou na médica.

Outra profissional que desmentiu a matéria para o jornal de Jaraguá do Sul foi Nádia Silva, a coordenadora de Atenção Básica da cidade, que segundo a reportagem da Veja, teria dito: “(elas) sofreram um impacto psicológico muito grande por causa dessa diferença de tratamento (salário). Não havia uma semana que não reclamassem das dificuldades de viver aqui”.

Nádia contestou a publicação. “Na verdade saiu tudo diferente do que a gente falou. Não sei se eles tinham um interesse com a matéria, mas estamos muito chateados”. Ela admitiu que, em dezembro, duas médicas pensaram em deixar o município, mas acredita que por dificuldade e estar longe da família e amigos.

Também o secretário de Saúde, Ademar Possamai (DEM), desmentiu o caso. Ele disse que, em dezembro, as médicas estavam com dificuldades de adaptação e quase chegaram a se desligar, mas o problema foi solucionado depois que o Ministério da Saúde entrou em contato com elas.

Leia a coluna na íntegra de “O Correio do Povo”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ai que preguiça. Desmentir

    Ai que preguiça. Desmentir Veja é uma tarefa monumental, dado a quantidade de manipulações desta revista. Eu tomei uma decisão de não acreditar numa reportagem que sai lá. E acho que eles perderam a influência, exceto naqueles setores radicalizados de direita e anti-petistas raivosos.

  2. ARGUMENTO

    Tenho uma irmã que deicha a televisão ligada e com frequencia vê programas do tipo do DATENA.

    Quando ela vem com a historia do tipo você viu tal coisa?

    Eu respondo com outra pergunta: Você viu isto onde?

    Quando ela me responde que viu na televisão eu já respondo:

    Viu onde? Na televisão? Ah, então é mentira. E encerro o assunto.

  3. jornal do jaragua do sul desmente vEJA


    Sabe como voce distrai um leitor da VEJA por varias horas:

    -Escreva nos dois lados de um papel; LEIA O OUTRO LADO e dê a ele.

  4. Ô gente

    Para que continuar comprando, lendo e principalmente dando destaque a uma revista de fuxico e fofoca. Se gostas disto tem revista mais especializada e menos “pesada”

  5. Eles até as eleições irão dar

    Eles até as eleições irão dar um jeito de classificar como inconstituicional o programa mais médicos com ajuda de Juizes do trabalho corruptos. Aguardem e verão será nas prossimidades das eleições.

    Tudo dentro de um script traçado a muito tempo. Cabe ao povo não permitir esta palhaçada. Punindo todos contra o programa.

  6. Divulgar é necessário

    Essa notícia deve ser amplamente divulgada. Põe abaixo mais uma mentira da Veja, importante, pois parte da campanha contra um programa que beneficia tanta gente nesse país..

  7. em Itariri/sp

    ´Chegou um médico cubano do “mais médicos” em Itariri, no Vale do Ribeira, SP.

    Alguns vereadores mais desbocados (nenhum do PT) afirmam que “foi o único médico que prestou” entre todos que já passaram por lá.

    Exageros a parte, o fato é que a população local está entusiasmada com o atendimento e a competência do profissional.

    Por isso, os nazi-udenistas hidrófobos têm motivos de sobra para se apavorarem com o sucesso do programa “mais médicos”.

  8. Alcance

    O problema todo é a covardia do alcance. Qtas pessoas leram a materia da Veja? Qtas vão ler o desmentido aqui ou no jornalzinho de Jaragua do Sul? Esse é que é o principal problema da coisa toda, a mentira do PIG alcança 5 milhões , o desmentido alcança 50 mil. 

  9. Lendo esse post lembrei do

    Lendo esse post lembrei do antigo jornal “Notícias Populares”. Acredito que qualquer semelhança não é mera coincidência….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador