Moro agenda até 15 depoimentos por dia após rixa com defesa de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques

Jornal GGN – Após discutir com a defesa de Lula, nos autos do processo em que o petista é acusado de receber propina da Odebrecht, por não concordar com a seleção de 87 testemunhas, o juiz Sergio Moro decidiu começar a agendar os depoimentos, escalando até 15 por dia, segundo reportagem de O Globo.

“O juiz Sergio Moro marcou até 15 audiências num único dia para acelerar as oitivas das 87 testemunhas de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que ele é acusado por ter recebido vantagens da Odebrecht – as compras de uma cobertura vizinha à da família, em São Bernardo do Campo, que está em nome de terceiros, e de um imóvel em Indianópolis, que seria destinado à sede do Instituto Lula mas que a entidade não usou”, publicou o jornal, nesta terça (9).

 

“Por enquanto, estão marcadas 119 audiências de defesa apenas entre os dias 12 de junho e 12 de julho. Além das testemunhas arroladas por Lula, a Justiça tem de ouvir também as arroladas pelos outros oito réus no processo, entre eles o ex-ministro Antonio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht”, acrescentou.

A disputa entre Moro, que considera 87 testemunhas um número desnecessário, e os advogados de Lula, que não abrem mão do direito à ampla defesa, foi parar no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, após o juiz de Curitiba tentar obrigar Lula a comparecer em todas as audiências. O TRF concedeu decisão em limitar que autoriza o ex-presidente a não obedecer a ordem de Moro, e o mérito deve ser analisado em breve.

Enquanto isso, Moro deu início às audiências ouvindo o pecuarista José Carlos Bumlai, na manhã desta terça. O Globo informou que “Bumlai disse que a ideia de uma nova sede para o Instituto Lula foi da ex-primeira dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro passado. O pecuarista, que é amigo de Lula, diz que dona Marisa não queria que Lula soubesse.”
 
No pacote de delações da Odebrecht, o empresário Alexandrino Alencar também aparece dizendo que Marisa Letícia estava por trás das obras do sítio de Atibaia. Ela teria solicitado a reforma, mas não queria que Lula soubesse, pois se tratava, igualmente, se uma “surpresa”.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz sentido:  ele precisa da

    Faz sentido:  ele precisa da condenacao de Lula antes da eleicao.  Eh o  trabalho da LavaBunda.

  2. Como diria minha finada avó

    Como diria minha finada avó muita religiosa: “Benza a Deus! Esse Juiz perdeu mesmo as estribeiras!”

    Para ouvir 119 testemunhas num dia só vai dar tempo para sua excelência perguntar o nome do indigitado. E olhe lá! 

    Juiz:

    -Seu nome, testemunha!

    Testemunha, que por azar tem um nome grande:

    -Francisco José Pereira da Silva Nascimento……….

    Juiz, interrompendo bruscamente:

    -Pode parar.! Esgotou seu tempo!

    Testemunha:

    -Excia, faltou o “Júnior”!

    Juiz:

    -Não interessa. Próximo!

    Voltando ao mundo da racionalidade: é dado a um Juiz achar ou deixar de achar que um réu apresenta testemunhas demais? Qual juízo emprega para isso? 

    Já não bastasse os advogados terem que ler 100.000 páginas em poucos dias agora vem mais essa. 

    O pior, a tragédia, é que já sabe, ao contrário do que reza aquele velho dito de que “da barriga de mulher grávida, da cabeça de Juiz e da bunda de neném não se sabe o que vem”, o veredito já foi dado. 

    1. O Juiz não pode proibir as partes de questionarem a testemunha

      Costa, o juiz não pode proibir as partes de fazerem perguntas às testemunas, eles podem apenas indeferir aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida.

      Portanto, independentemente da quantidade de testemunhas agendadas para depor num único dia, só não vai dar tempo instruir satisfatoriamente o processo se os advogados do Lula não exercerem amplamente o direito de defesa.

  3. Ô coitado! Não vai poder

    Ô coitado! Não vai poder participar de eventos do Psdb, da Lide e nem viajar para os Estados Unidos no período. Juiz sofre!

  4. Bumlai e Alexandrino não disseram coisa alguma

    Prezados,

    Quem lê este resumo ou ouve o depoimento de José Carlos Bumlai e de Alexandrino Alencar e tem pelo menos dois neurônios na cabeça percebe logo que essas falas foram cuidadosamente elaboradas pelos advogados deles. Morta, Dona Marisa Letícia é não só inimputável, como deve ser sumàriamente absolvida, o que o torquemada paranaense – por pirracinha de garoto mimado que vê a derrota se aproximar – se nega a fazer, cometendo mais um crime.

    O que menos importa nessas falas é se dona Marisa pediu aos investigados que eles patrocinassem alguma melhoria ou reforma no sítio que Lula e ela usavam em fins de semana ou se ela pediu a um pecuarista rico que comprasse um terreno para uma nova sede do Instituto Lula. Os que conheceram Dona Marisa sabem que ela, certamente, não usaria esse tipo de expediente. O que importa é que advogados astutos deram mais um nó no torquemada das araucárias.

    1. Rasteiro

      Quando li a fala de Bumlai, logo lembrei da fala de Alexandrino Alencar. De fato agora algumas coisas vão nessa direção à partir do falecimento de dona Marisa. E mais uma vez, Sergio Moro abusa do poder e comete mais uma arbitrariedade. A ele não interessa a defesa ja que de toda forma ele viu uma aparição do todo ‘poderoso’, que disse a ele que Lula é o chefe de tudo, portanto culpado e deve ser condenado. Tragico para o Estado de Direito termos juizes desse naipe.

  5. Parece consulta médica!!

    O tal do Mouro perdeu o juízo de vez. Também, quem manda tentar dar o passo maior do que a perna. Quem não sabe brincar não desce pro PLAY!! Agora vai tentar fazer oitivas igual o médico de plantão de plano de saúde faz consulta!! 

  6. A defesa que se prepare,

    A defesa que se prepare, pois, com certeza, o desMoronado quererá abreviar as oitivas, cassando a palavra não só do depoente, quanto dos representantes dos réus. Se sou “avocato-defensório” levo, por baixo, cerca de 8 horas para ouvir o que quero saber de cada um dos depoentes. Haja saco com essa “rinha da glaterra”.

  7. Fosse eu o desembargador do TRF-4

    Estipularia um prazo de 180 dias para a próxima audiência com Lula APÓS A ENTREGA DO ÚLTIMO LOTE de informações da Petrobras, que foram sumariamente sonegadas à defesa, mas que podem ser usadas pela acusação.

    Prorrogáveis por mais 180 dias, caso a defesa julgue necessário.

  8. Piscadela

    Sucessão de ilegalidades – ou crimes – que Sérgio Moro cometeu na condição de juiz, nos últimos dias:

    1. Proibição de gravação judicial da audiência, contra o disposto na Constituição e no Código de Processo Civil, que deve ser aplicado analogamente em processo penal (https://goo.gl/5sBjpN).

    2. Depoimento em vídeo, fora dos autos, sobre o processo em que é juiz, com divulgação na maior rede social do planeta.

    3. Prazo humanamente impossível para o acesso da defesa a provas que podem ser utilizadas na acusação, mesmo utilizando serviços de impressão industrial em gráfica.

    4. Proibição do acesso da defesa a provas que podem ser utilizadas na acusação (parte dos arquivos da Petrobras).

    5. Agenda de depoimentos de testemunhas de defesa em prazo humanamente incompatível com o amplo direito de defesa, sugerindo à Nação (todo processo judicial é público) que seu juízo já está formado, em favor da acusação, INDEPENDENTE de fatos, argumentações e provas que a defesa possa interpor.

    Posso estar enganado, mas acho que Moro piscou. Ninguém que tem no controle das própias emoções faz tantas cagadas em série como essas que ele fez nos últimos dias.

  9. Esse episódio demonstra

    Esse episódio demonstra claramente que o objetivo de Moro é condenar Lula rapidamente, para que ele não possa disputar as eleições de 2018. Esse juiz é um monstro. Um frankstein disposto a tudo para agradar aqueles que o construíram. Um dia, a face frankstein de Moro será conhecida por todos os brasileiros. Por agora, a rede globo consegue mascarar o monstro através de maquiagem, mas não demora o dia em que a máscara do monstro cairá por terra.

     

  10. Esse juiz é um babaca.
    Está

    Esse juiz é um babaca.

    Está fazendo tanta merda, que aposto que vão acabar lhe tirar o direito de julgar o Lula pela sua parcialidade.

    Vão tentar pelo menos salvar o que resta de justiça no país.

    Esse juiz golpista extrapolou todos os limites do razoável.

    Sinceramente, não acredito que 100% dos juízes federais apoiam a postura desse garoto mimado

  11. Hora de Recusar a Farsa Jurídica, Negando Participar da Mesma

    Falta pouco para o judiciário do moro declarar que nada adianta a defesa ouvir mais testemunhas, juntar novos documentos ou até reclamar para o Papa, pois a decisão de culpado, a única permitida, já esta tomada pela confraria, faltando apenas cumprir os ritos para disfarçar a legalidade do ilegal e exarar a sentença, na data aprazada, para não prejudicar o projeto 2018 e para tanto, a literatura jurídica que no Brasil permite tudo, será mais uma vez utilizada, através da interpretação mais adequada aos nossos interesses e objetivos estabelecidos.

    Cumpra-se.       

  12. A cada dia fica mais claro

    que a lava jato, depois de 3 anos de perseguição judicial, finalmente está concluindo que existe um politico honesto no Brasil:

     

    LULA !!!

  13. Atuação irresponsável

    Simplesmente não vai dar tempo de ouvir 15 testemunhas num dia. Aí as oitivas terão de ser remarcadas, gerando demora no processo. Aí a demora será devidamente apontada por Moro como culpa de Lula e sua defesa.

    Em cada respiração de Moro há algo negativo para a defesa de Lula. Impressionante!

  14. Audiências não têm hora prá terminar, só têm hora prá começar

    Os juízes marcam audiências com determinado intervalo de tempo entre elas, mas em geral a única audiência que começa na hora marcada é a primeira. Nenhuma audiência tem hora prá terminar, apesar do intervalo entre elas. Em outras palavras, o juiz pode marcar até 20 audiências por dia mas realizar apenas uma delas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador