Nos EUA, Temer diz que Dilma caiu porque não aceitou ideias do PMDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A investidores nos Estados Unidos, o presidente Michel Temer deixou escapar que Dilma Rousseff sofreu um impeachment não porque tenha cometido crime de responsabilidade fiscal, mas porque não admitiu acolher o programa de governo que o PMDB decidiu elaborar no meio do segundo mandato da petista, chamado “ponte para o futuro”.

Por Inácio Vieira

Do The Intercept

MICHEL TEMER DIZ QUE IMPEACHMENT ACONTECEU PORQUE DILMA REJEITOU ‘PONTE PARA O FUTURO’

O PRESIDENTE MICHEL TEMER deixou escapar um “segredo” em discurso para empresários e investidores nos EUA: o impeachment de Dilma Rousseff ocorreu para implementar um plano de governo radicalmente diferente do que foi votado nas urnas em 2014, quando o PT ganhou a presidência pela quarta vez, e não por irregularidades praticadas pela ex-presidente.

Na sede da Sociedade Americana/Conselho das Américas (AS/COA), em Nova York, nesta quarta-feira, dia 21, Temer disse com todas as letras que ele e seu partido começaram a articular o afastamento de Rousseff em consequência direta da não aceitação do programa neoliberal do PMDB pela ex-presidente.

Veja o vídeo aqui:

“E há muitíssimos meses atrás, eu ainda vice-presidente, lançamos um documento chamado ‘Uma Ponte Para o Futuro’, porque nós verificávamos que seria impossível o governo continuar naquele rumo. E até sugerimos ao governo que adotasse as teses que nós apontávamos naquele documento chamado ‘Ponte para o futuro’. E, como isso não deu certo, não houve adoção, instaurou-se um processo que culminou agora com a minha efetivação como presidência da república.”

O “Ponte para o futuro” prescreve a desvinculação dos recursos da saúde e da educação, desindexação dos benefícios e do salário mínimo, mudança de idade para a aposentadoria, parcerias com o setor privado e abertura comercial. Essas ideias estavam claramente refletidas na fala de Temer na AS/COA, que visava dar seguimento à incansável empreitada de privatizações e facilitação da entrada do capital estrangeiro no país, listando as vantagens e garantias que seu governo planeja implementar para assegurar o lucro dos membros da plateia, que o ouviam (não tão atentamente) enquanto desfrutavam de suas refeições.

Marcadas pelos já conhecidos eufemismos neoliberais para o que poderia simplesmente chamar de venda do patrimônio nacional, as garantias listadas pelo presidente incluíram a “universalização do mercado brasileiro”, o “restabelecimento da confiança”, uma tal “estabilidade política extraordinária”, parcerias entre os setores público e privado e o avanço de reformas “fundamentais” nas áreas trabalhista, previdenciária e de gastos do governo. “Venho aqui convidá-los a participar dessa nova fase de crescimento do país,” concluiu em tom de leilão.

Os dois grupos são compostos por representantes de corporações multinacionais e membros do estabelecimento de política exterior dos EUA em América Latina. Foram fundados pelo industrialista americano David Rockefeller e têm John Negroponte como presidente emérito – um político neoconservador fundamental para a guerra suja da CIA em Honduras e para a invasão do Iraque em 2003. Em seu site, o Conselho das Américas se define como uma “organização internacional cujos membros compartilham um compromisso comum com o desenvolvimento econômico e social, mercados abertos, estado democrático de direito e democracia por todo o hemisfério ocidental”.

Essa é apenas mais uma singela confirmação de que o impeachment de Dilma não se deu por conta das supostas “pedaladas fiscais”, como quis fazer crer a facção que agora ocupa o executivo federal. Não foi pela família brasileira, não foi por Deus, não foi contra a corrupção. Foi contra o trabalhador e em favor do empresariado. Foi por impunidade, lucro e poder.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eh que investidor dos EUA

    Eh que investidor dos EUA ADORA cagadas de “Brazilian leaders”.  E quase gostam mais ainda de cagadas de “Paraguay and Honduras leaders”.

    Por enquanto, o Brasil ta em primeiro lugar no numero de cagadas por milimetro quadrado.

  2. Temer envergonha a raça humana

    É um golpista tão burro, ma-tão-burro, que consegue desnudar seu golpismo em nível mundial, sem que ninguém o force a isso.

    Ponte para o Futuro é um nada. Foi divulgado pelo menos 1 ano DEPOIS da eleição de Dilma. Foi desenhado num gabinete fechado, não foi registrado no TSE e nem submetido ao escrutínio do voto popular em 2014. Dilma não se submeteu às chantagens e por isso caiu. Essa é a verdade.

    Além de golpista, Temer mostra-se ao mundo como um chantagista (burro). Nem Obama, que apoiou o Golpe, quis recebê-lo. O cara é tóxico demais. Queima o filme de qualquer um.

  3. Lentidão no acesso ao blog

    Nassif,

    Não sei se é somente comigo ou com mais pessoas. O acesso os blogs independentes, ou “sujos”, como queiram, aos jornais independentes na internet está muito lento. Por outro lado os blogs convervadores, fascistas, da mídia golpista, não estão lentos. Estaria havendo alguma forma de bloqueio?

    Medi minha conexão pelo brasilbandalarga e está normal. Mas algo está acontecendo.

    Fica a informação para outras pessoas poderem verificar.

  4. Então Dilma caiu porque não
    Então Dilma caiu porque não aceitou ideias do mesmo PMDB que Delcídio em sua delação trata como se fosse sinônimo de roubo do dinheiro público? Ou seria um outro PMDB? Então o Lula está inocentado, porque não poderia saber qual dos dois exigiu cargos na Petrobras em troca de apoio político: Seria o inocente e altruísta PMDB de que fala Temer ou o PMDB de Cunha & Cia., tratado na delação de Delcídio como sinônimo de roubo? Como que Lula iria saber?

  5. Vender o país, imbecilizar
    Vender o país, imbecilizar ainda mais uma população já bastante imbecil, cortar salários e benefícios sociais, desvincular a miserável aposentadoria do salário mínimo, destruir as estatais, cortar recursos do sistema público de saúde, arrebentar as contas públicas, aceitar o retorno da ingerência do FMI (que vai acontecer), queimar estupidamente as reservas cambiais (que vai acontecer)…. Tudo para satisfazer a sanha os bancos.
    Pergunto a você que me lê: você, em tendo um mínimo de dignidade, aceitaria? Eu não.
    Mas sejamos honestos: Temer não é o maior culpado. A culpa maior é dos imbecis amestrados pela Globo que foram para a rua vestidos de verdeamarelo implorando por isso que esta aí.
    Só queria saber se estes idiotas sentem um pingo de vergonha pela asnice que fizeram. Mas nem sei se eles tem cérebro para isso.

  6. Este é o Brasil,país onde
    Este é o Brasil,país onde quem ganhas as eleições tem que governar com o programa de quem perde senão é derrubado.
    Viva o golpismo!

  7. A “sina” brasileira
    Eduardo. Esta é a nossa “sina” brasileira. Toda esta perseguição esquizofrênica ao Lula pelas autoridades públicas e pelas Mídias oligopolizadas (escritas, faladas e televisadas) que são Meios de Enganação de Massa, teve começo desde o dia em que ele, logo após tomar posse de Presidente e já com a faixa, em suas primeiras declarações afirmou: “… a Justiça Brasileira é uma grande caixa-preta…”. Acontece que esta afirmação foi reforçada pela Desembargadora e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, quando ela afirmara peremptoriamente também, e várias vezes, que : …toda a Justiça Brasileira está com “infiltração de bandidos” escondidos atrás da Toga…”. Ele, o Presidente Lula, cavou sua prória “sepultura” e do seu Partido com a sua declaração e ela, a Ministra Corregedora, a sua aposentadoria. Getúlio e João Goulard e et caverna foram assim também. O nosso grande dramaturgo Nelson Rodrigues sempre diz: “…se os fatos provam tudo isso, pior para os fatos…”. É só!.

  8. Chantagista. Hipócrita. Mau
    Chantagista. Hipócrita. Mau caráter. Medíocre. Sem dúvida é a pior porcaria que o país já teve como “presidente”. Conseguiu, em poucos meses, superar o insuperável fhc por uma pequena margem: fhc, gostemos ou não, foi eleito.

  9. Somente uma elite muito burra

    Somente uma elite muito burra querer se associar aos estados unidos e a sua decadente civilização … Somente uma classe média assalariada muito estúpida aceita trocar Dilma pelo Temerário.

    Quem restou?

    Restamos nós e os trabalhadores. Somos nós que tiraremos o Brasil da merda que as elites e seus empregadinhos, mais um vez, colocaram o país.

    Estaremos nas ruas e nas lojas, na Internet e dentro de nossos famílias esclarecendo e preparando o recomeço que as elites interromperam.

    1. “Restamos nós e os

      “Restamos nós e os trabalhadores. Somos nós que tiraremos o Brasil da merda que as elites e seus empregadinhos, mais um vez, colocaram o país.”

      Não esquecer da Troskada, que vendeu o futuro do país por 20 centavos !!

      Nã tenho dúvida que conseguiremos tirar os golpistas do poder !!! Depois que eles tyiverem assinados todos os contratos lesa-pátrias e modificado a constituição de forma a inviabilizar o futuro do país…

      Administraremos terra arrasad apenas !!! E se descumprir o qu tá na PEC 241 ou tentar rasgar os contratos, os americanos nos porão em nosso lugar !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador