O pessimismo militante da velha mídia

Dia desses conversava com o executivo de um grande grupo europeu, que  não se conformava com o clima de pessimismo que via em meios empresariais brasileiros, como resultado da cobertura da velha mídia do eixo Rio-São Paulo. Comparava com Portugal e Espanha, desmanchando-se, com a União Europeia, estagnada, com os desastres na Irlanda e na Grécia. Aí, voltava-se para o Brasil com o mercado de consumo aquecido, o desemprego em níveis mínimos históricos, o investimento privado direcionando-se para os leilões de concessão. E me dizia que o Brasil era um país muito louco.

***

Há muitas críticas à condução da política econômica e vulnerabilidades que precisarão ser enfrentadas – especialmente o desequilíbrio nas contas externas. Mas nada que nem de longe se pareça com o quadro pintado nos grandes veículos. Aumentos de meio ponto percentual ao ano nos índices inflacionários são tratados como prenúncio de hiperinflação; acomodamento das vendas do varejo, em níveis elevados, como prenúncio de recessão.

***

No fundo desse pessimismo renitente há uma guerra política inaugurada em 2005 que, quase nove anos depois, continua sacrificando a notícia no altar das disputas partidárias.

É significativa a cobertura, em um jornal econômico relativamente equilibrado,  do discurso de Dilma Rousseff em um evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O primeiro parágrafo é dedicado ao discurso de Dilma, à necessidade de uma indústria forte, de não transformar o país em uma mera “economia de serviços”. Em seguida, mencionou programas exitosos, como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e ao Ciência Sem Fronteiras.

***

Se Dilma permanecesse no encontro, continua a matéria, iria colher relatos bem diferentes sobre o que mencionou. É entrevistada então a superintendente de uma empresa de eletrodomésticos que diz que os programas são bons, “mas chegaram atrasados”. “O problema é que não temos nenhuma garantia de que o empregado no qual investimos tanto seguirá na companhia”, é a reclamação. E sugere a criação  de uma “bolsa emprego”, destinada a premiar o funcionário que permanecer mais tempo na empresa.

O que isso tem a ver com a Pronatec? Nada. É um problema interno da empresa, de gestão de recursos humanos em uma economia aquecida, mas que é utilizado como contraponto ao que parecia ser excesso de otimismo na abertura da matéria.

***

É um entre muitos exemplos do pessimismo militante que recobriu a cobertura econômica da velha mídia nos últimos anos. E que acaba comprometendo a crítica necessária sobre os pontos efetivamente vulneráveis da política econômica e do processo de desenvolvimento brasileiros.

***

Na sexta-feira, a mesma CNI divulgou a pesquisa CNI-Ibope. Os que consideram seu governo bom e ótimo saltaram de 37% para 43% em relação ao último levantamento, de setembro. Desde julho, o crescimento foi de 12 pontos percentuais. O percentual dos que aprovam a maneira de Dilma governar aumentou de 54% para 56%.

É evidente que há muito a melhorar no ambiente e na política econômica. Mas quem está em crise exposta, hoje em dia, é certo tipo de jornalismo que acabou subordinando o senhor fato a disputas políticas menores.

Luis Nassif

160 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A esposa do meu sogro me

    A esposa do meu sogro me ligou preocupada depois de ouvir na “CBN” por um especialista que a PETROBRAS vai falir até 2020! 

    Eu disse a ela que isso é igual àquela  ligação de presídio informando um falso sequestro…desconsidere.

    1. Deixem de ser trouxas

      Vocês estão perdendo tempo com toda essa verborragia.

      Trabalhei 8 anos pagando contribuição de INPS referente a 20 salários mínimos, o que me garantiria pelo menos o equivalente a 5 salários mínimos se tivesse contribuido por 30 anos. O que aconteceu? perdi o emprego há 20 anos, trabalhei como autonomo por 10 e passei a pagar apenas contribuição referente a 1 salario mínimo e voltei a trabalhar como terceirizado, após me aposentar com apenas 1 salario mínimo. Os 8 anos de contribuição equivalenet a 20 salarior mínimos foram jogado na latrina. Os nossos dignissimos governantes se aposentam com salário integrau, roubando nossos direitos e os transferindo para eles. Como terceirizado tenho de pagar contribuição ao INPS como empregador, um absurdo uma vez que nunca terie direito a uma segunsa aposentadoria.

      É sobre isso que vocês deveriam estar discutindo, sua cambada de idiotas, ao invés de ficarem defendendo PT, PSDB, PT e outras siglas da bandidadgem que nos governa.

      A unica saída para que é decente neste pais de ladrão, é o aeroporto.

      1. Rapaz..quanta virulência…do

        Rapaz..quanta virulência…do Azamba! Mas em algum ponta minha vida eu já fui assim, não sei a idade dela mas de certo aprenderá que ofender só gasta saliva..e dedo é claro.

          1. Está aí!

            É sobre isso que vocês deveriam estar discutindo, sua cambada de idiotas, ao invés de ficarem defendendo PT, PSDB, PT e outras siglas da bandidadgem que nos governa. Ou você se assume como um imbecil?

    2. Parabéns pela comparação.

      Parabéns pela comparação. Você foi muito feliz.

      É isso mesmo.

      Eu diaria que esse tipo de atitude da velha imprensa é canalhice.

      Não tem nada de pessimismo nem de erro de avaliação, é pura canalhice.

      Bandidagem mesmo.

  2. Parte dessa dose de

    Parte dessa dose de pessimismo advém da própria economia brasileira que nunca ficou estável por todo esse tempo. A desconfiança maior contudo, oxalá fosse pessimismo, é com a nossa justiça. Não saberia precisar se mais do que faz ou como, do que deixa de fazer. As consequências no funcionamento das nossas instituições são importantes. Em cada cidade de porte médio para cima tem um coronel tipo cachoeira com poderes sobre órgãos policiais e de segurança. Todos parecem ser inimputáveis. No máximo, incômodo com processos cujo final é previsível. Todos os dias policiais civis ou militares são descobertos em ilícitos e não se sabe o destino deles. Suas prisões, eventuais, não se sabe se por serem honestos ou desonestos pois as perseguições e chantagens aí estão atingindo até mesmo o poderzão. 

  3. O pessoal da área psi tem um

    O pessoal da área psi tem um nomezinho para quem vive totalmente descolado da realidade. Porque em termos políticos, a gente já sabe o que eles querem. Só me espanta que alguém ainda se guie por esses veículos de desinformação, ainda mais se são empresários. E é tão fácil pegar a informação completa e chegar às próprias conclusões. Como foi feito em relação à manchete sobre a avaliação que o Banco Mundial fez do SUS.

  4. Embora os radicalismos

    Embora os radicalismos aconteçam de ambas partes, não há como negar que a dita elite é perversa e disposta a sacrificar tudo em razão do ódio de classes.  Repete-se um padrão de Brasil colonial. Acho impressionante como o empregado ainda é visto como o escravo de antigamente. Ainda hoje há a necessidade de submissão humilhante de quem trabalha. 

    Capatazes foram substituidos por policiais. Juizes continuam servindo a um só lado. O Brasil, aos olhos dessa elite, continua local de exploração de pau brasil e somente isso.

    Descobriu-se o Brasil agora e olha que a decepção é grande.

     

     

     

     

  5. Esperar o quê de uma mídia

    Esperar o quê de uma mídia que se converteu na real oposição? Esperar o quê de um empresariado que sempre foi arribista na hora em que o governo flexibilizou regras, abateu impostos e estimulou o setor com medidas nunca antes tomadas por qualquer governo?

  6. No tópico e fora dele

    Este tipo de matéria é que esperamos deste blog. A clareza, informes realistas, não acompanhando a “manada”, e trazendo ao leitor o que de fato se passa no Brasil.

    Digo isso me referindo ao post “CartaCapital registra maior engajamento do Brasil no Facebook“, onde vários comentaristas se referiram à queda de comentários aqui no blog e pontuando os possíveis motivos. Sugeri que Nassif abrisse um post para avançar nas análises e em sugestões.

    Conversando com amigos sobre essa evasão, uma das reclamações foi a falta de orientação da linha editorial, que ora se alinhava à manada, ora se descolava dela como neste post. Um chegou a me dizer que se era para ler a manada ele compraria qualquer dos veículos da grande mídia.

    1. Assis
      Vc salientou um ponto
      Assis

      Vc salientou um ponto muito importante ameu ver. Eu sinto isso na minha relacao com o blog.

      Nao li o post a que vc se refere mas eu, embora comentando pouco, lia muito o blog e ultimamente tenho lido pouco.

      Hoje leio mais o DCM pois vejo la uma linha editorial CLARA. O nassif insiste muito em “todos os brasis”, o que concordo, mas acaba, por medo de ser atacado como “blog petista chapa branca” , deixando que a coisa va alem do contraditorio e ai concordo com o seu amigo: a midiazona faz melhor.

      No DCM fica clara a politica do blog, qual seja, no dizer do PN : um brasil escandinavo.

      Aqui esta havendo uma certa “vergonha” de assumir este posicionamento. E vai aparecendo, sem que o nassif perceba, ataques a boas politicas publicas como se a mesma fosse politica partidaria, como se alavancasse um partido ( que merece se implementa algo bom) esquecendo que, acima de tudo, boas politicas publicas sao interessesda nacao.

      Dia desses fiquei pasmo por comentarista “top de linha” trollar um debate sobre midia e em que um comentarista lembrava o silencio/manipulacao da midia em relacao ao heliPOptero. E o “top de linha” levou o assunto pra desancar o governo federal visto o PDT ser parte da base aliada. Simplesmente lembrei a este troll-que-sempre-apresenta-posts que o PDT fazia parte (como todo partido onibus) de TODAS AS BASES ALIADAS no brasil, estaduais, municipais e federal. Nao podemos impedir “trollagem” educada ( é complicado), mas dar linha pra pipa do trollador complica mais ainda.

      A discordancia aqui pode ser respondida por agressoes por parte de comentaristas que amanha irao apresentar posts reafirmando o seu ponto de vista. E quem discordou “nao caiu na real” e “sofre da sindrome de estocolmo”. Nao é percebido que o contraditorio assim morre. O cara pode ser muito bom mas tem que respeitar o contraditorio e o Nassif “puxar a orelha”. Mas o que ta acontecendo é a velha cantilena ” tropa de choque do governo” sem ver os casos em que a “tropa” esta defendendo politicas publicas interessantes. Assim sem separar o joio do trigo, o blog, por medo de ser chamado “chapa branca”, está deixando “pequenos massacres”ocorrerem.

      O nassif precisa deixar de ter vergonha da linha editorial do blog, pelo menos a que eu consigo ver aqui, que é progressista, humanista e socialmente engajada.

    2. Assis
      Vc salientou um ponto
      Assis

      Vc salientou um ponto muito importante ameu ver. Eu sinto isso na minha relacao com o blog. Nao li o post a que vc se refere mas eu, embora comentando pouco, lia muito o blog e ultimamente tenho lido pouco. Hoje leio mais o DCM pois vejo la uma linha editorial CLARA.

      O nassif insiste muito em “todos os brasis”, o que concordo, mas acaba, por medo de ser atacado como “blog petista chapa branca” , deixando que a coisa va alem do contraditorio e ai concordo com o seu amigo: a midiazona faz melhor. No DCM fica clara a politica do blog, qual seja, no dizer do PN : um brasil escandinavo. Aqui esta havendo uma certa “vergonha” de assumir este posicionamento. E vai aparecendo, sem que o nassif perceba, ataques a boas politicas publicas como se a mesma fosse politica partidaria, como se alavancasse um partido ( que merece se implementa algo bom) esquecendo que, acima de tudo, boas politicas publicas sao interessesda nacao.

      Dia desses fiquei pasmo por comentarista “top de linha” trollar um debate sobre midia e em que um comentarista lembrava o silencio/manipulacao da midia em relacao ao heliPOptero. E o “top de linha” levou o assunto pra desancar o governo federal visto o PDT ser parte da base aliada. Simplesmente lembrei a este troll-que-sempre-apresenta-posts que o PDT fazia parte (como todo partido onibus) de TODAS AS BASES ALIADAS no brasil, estaduais, municipais e federal. Nao podemos impedir “trollagem” educada ( é complicado), mas dar linha pra pipa do trollador complica mais ainda.

      A discordancia aqui pode ser respondida por agressoes por parte de comentaristas que amanha irao apresentar posts reafirmando o seu ponto de vista. E quem discordou “nao caiu na real” e “sofre da sindrome de estocolmo”. Nao é percebido que o contraditorio assim morre. O cara pode ser muito bom mas tem que respeitar o contraditorio e o Nassif “puxar a orelha”. Mas o que ta acontecendo é a velha cantilena ” tropa de choque do governo” sem ver os casos em que a “tropa” esta defendendo politicas publicas interessantes.

      Assim sem separar o joio do trigo, o blog, por medo de ser chamado “chapa branca”, está deixando “pequenos massacres”ocorrerem.

      O nassif precisa deixar de ter vergonha da linha editorial do blog, pelo menos a que eu consigo ver aqui, que é progressista, humanista e socialmente engajada.

  7. Adorei o comentario de Francy Lisboa
    Se depender da velha mídia o povo brasileiro cometeria suicídio coletivo !
    Ela pensava e ainda pensa que manobrar Governos é direito adiquirido .
    Acho que o Dep. Joao Paulo Cunha quiz dizer que seria ingenuidade acabar logo o Processo Ap 470 é que os ataques nunca cessarão .

  8. As noticias “alarmantes”

    As noticias “alarmantes” divulgadas massissamente no mídia, é o que de fato acontece. “A CBN – a rádio que TROCA a noticia é especialista nisso”. Para mim é SABOTAGEM pura. Quando há possibilidade de desmentir com fez a “francy lisboa”, recuperamos a credibilidade. Deveria haver crime para SABOTAGEM em noticias divulgadas ao público. 

     

    1. A famiglia Marinho, a cabeça do PIG

      As organizações mafiosas e terroristas da famiglia Marinho são a cabeça do monstro chamado PIG. É necessário muitas ações para acabar com a cabeça do PIG: condenações judiciais por crimes de sonegação, de suborno, de manipulação, além da criação da Ley de Medios.

  9. Aqui no blog também

    E os pessimistas aqui do blog? O Alexandre Weber diz que o país já está falido faz tempo. O Aliança Liberal considera que o governo do PT acabou com o que FHC fez e está a 10 anos destruindo o resto que sobrou (levando-se em consideração que Dilma talvez seja reeleita, ainda tem mais uns 6 de destruição, pelo menos).

    Pior do que estes só mesmos os otimistas radicais. Por exemplo, falar da gigantesca dívida pública brasileira é comprar briga com Daniel Quireza e outros. Qualquer comentário pessimista leva uma estrelinha em poucos segundos.

    É triste. Economia virou religião, e parece que não tem mais volta.

    1. Alto lá

      Não sou pessimista, muito pelo contrário, estou no time dos que gostam de gozar a vida. Agora entregar a rapadura por nada não faz o meu estilo.

  10. Otimismo e pessimismo são

    Otimismo e pessimismo são duas posturas que adotadas além da conta faz um mal danado. No primeiro caso pode esconder irresponsabilidade e quimeras; no segundo, covardia, falta de iniciativa e fraqueza moral. Em comum a ambos quando extrapolam o aceitável, a desonestidade,

    E é nesse ponto que queríamos chegar: o pessimismo da mídia tradicional é prêt-à-porter, ou seja, estão sempre disponível para o que der e vier. Não emana, como seria de se esperar, de uma análise fria da realidde, de uma interpretação ou projeção de cenários, mas simplesmente de um ativismo político-ideológico. 

     

     

  11. Eu prefiro ficar, sempre, com

    Eu prefiro ficar, sempre, com os resultados da crise de 2008 extraídos de países europeus, e até dos Estados Unidos. Todos que vão à Europa, com espírito de curiosidade cítica, taz pra cá exatamente o contrário das notícias tidas aqui. Por exemplo: o problema habitacional da Espanha é, por si só, um dado importantíssimo de como está vivendo aquele povo, distante quilômetros do viveu antes da crise. 

    Lula garantia muitas coisas antes de chegar ao Poder, e dentro dle. Reproduzirei apenas duas coisainhas, bem emblemáticas: 1. Ao assumir o Governo ele disse que não terminara seu primeiro mandato sem que o salário-mínimo tivesse dobrado de valor; 2. Ele disse, ante a crise de 2008, que se tivesse que chegar aqui, essa crise, tsunami lá fora, seria uma marolinha. 

    Pensando muito bem, esse número 2 tem um realce e tanto, porque para Lula ter garantido essa marolinha diante de uma quadro catastrófico mundial, das duas uma: ou deu um baita chute, que deu certo; ou acreditou no seu taco, e aproveitou tudo que veio em mente para evitar a tsunami, e terminou com a marolinha.

    O fato é que não tenho ido à Europa, mas leio, acompanho as notícias, e obtenho dos amigos e conhecidos viajantes tudo que é necessário para melhor me inteirar do que sucede lá fora. Comparativamente, sem dúvida, estamos num mundo melhor, que precisa de uma milhão de transformações, mas que comparado ao de anos passados, podemos dizer, sem medo de errar, que foram Lula e Dilma que trouxeram pra nós um vislubbre de dias melhores.

    1. Queria dar 5 estrelinhas, mas

      Queria dar 5 estrelinhas, mas o sistema do blogue está com defeito. Já faz algumas semanas que está dando “tilt”. Você consegue dar notas para alguns comentários, mas não para outros. E isso para um mesmo texto.

      Será que só acontece comigo?

      1. Só dá tilt em comentários

        Só dá tilt em comentários longos onde você teve de clicar em “ver mais”, ou seja, quando o comentário é estendido. Alguém aqui comentou que para avaliar nesses casos, só clicando em “link permanente” e depois nas estrelinhas. É demorado.

  12. não me incomoda qualquerposicionamento de comentaristas,pois,
    aqui neste blog acredito que qualquer um pode questionar , educadamente, atempo e a hora.
    A questão é que a velha mídia vomita no colo da gente e a única coisa a fazer é não ficar perto dela.

    1. pig má

      Tamára, permita-me uma pequena discordância.

      A meretriz, além, de vender o que é seu, se vende por motivos mais nobres, por prazer ou necessidade.

       

      Já o PIG MÁ, quer vender o que é seu, o que é meu e, o que é nosso. Principalmente nossa liberdade de escolha, entre tantas outras coisas tão caras à democracia.

       

      abs,

       

  13. Desculpe, Caro Nassif… Mas

    Desculpe, Caro Nassif… Mas este seu amigo empresário só pode estar muito mal informado. Não disseram para ele que a grande Imprensa brasileira se auto-denomina como “o” Partido de Oposição? E o que um Partido de Oposição visa? Tirar do poder o Partido que o comanda. É tão dificil assim para ele entender isso? Que em sã consciência, a grande Imprensa brasileira perdeu inteiramente o valor informativo – e portanto não pode ser levada à sério – e passou a fazer militância direta contra o Governo? Mais… que ela está ligada umbilicalmente ao PSDB em falcatruas estaduais, como no caso do Trensalão? Como o cara em questão pode dirigir um grupo europeu se desconhece coisas tão fáceis de serem percebidas? Abraços.  

  14. imprensa militante

    Se fosse somente a imprensa brasileira… Já vi várias análises que  coincidem em genero numero e grau com a base de todas as críticas, má gestão da coisa pública, carência de investimentos, burocracia, corrupção, baixa qualidade da educação e saúde, etc. Nassif, Nassif.

    1. Imprensa militante

      Somente vc não vê que a imprensa estrangeira, principalmente a imprensa inglesa odeia o Brasil. Deixamos de ser escravos deles. Não vivemos mais dependentes do aval deles. Deixe de ser burro! Não interessa o que a imprensa estrangeira diz, o que interessa são os brasileiros. Nós vivemos aqui. Esse pais é nosso! Cresça! Deixe de ser pessimista!

  15. Vendem notícia de qualquer

    Vendem notícia de qualquer forma e não apresentar os reais problemas de modo sério e ponderado. No nosso caso ainda se tem seu lado obscuro e nocivo. 

    Mas a comparação com portugueses e espanhóis feita pelo empresário é ridícula. Assim como também é – quando se vê por aí – traçar contrastes entre países através do nível de emprego e índice de crescimento..

    Os conceitos e dogmas econômicos não deveriam se sobrepor a questões tão ou mais decisivas como aquelas que apontam para o índice geral de desenvolvimento de uma população.: saúde, segurança, educação, mobilidade.

    É o discurso do Delfim Neto e sua estúpida cegueira. Basta o país crescer, o resto vem depois. Quarenta anos atrás ele já falava nisso e continua.

    Daí que eu pergunto: quantos milhares são assassinados em Madrid e Barcelona todos os anos? Quantos catalães e madrilenhos usufruem de uma educação de péssima qualidade? Quanto tempo gastam dentros dos “ônibus”?

    Enfim, uma coisa é oferecer um mínimo de segurança econômica para as pessoas, trabalho e renda. Outra bem diferente é fazer avançar na mesma velocidade o nível cultural do país, seu coeficiente de educação e bons serviços de saúde.

    E vão me desculpar MUITO.: se fosse divulgar questões como essas de modo cru e incisivo a percepção de pessimismo seria maior.

    1. A mídia noticia o que lhe interessa

      A mídia não existe para discutir questões sérias. 

      Pensar que a mídia vai entabular a reforma ministerial, com 14 pastas e 72 secretarias é de extrema ingenuidade. a eles interessam os privilégios inconfessáveis, como roubar e matar sem ser preso. 

      Se o governo não tomar as rédeas, vamos para o caos.

  16. Velha Mídia: um golpe contra a Democracia e o Brasil

    A velha mídia nas palavras de Luis Nassif, também conhecida por PIG, não torce pelo Brasil, não torce pelo povo brasileiro, não quer o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O PIG, a velha mídia, quer o Brasil das exclusão, o Brasil da República Velha, o Brasil da Era FHC.

    Para os estrangeiros (e a maioria dos brasileiros) enxergarem a realidade sobre o Brasil, é necessário a Ley de Medios, lei que regulamenta os meios de comunicação (e cerceia as ações mafiosas e terroristas do PIG) e democratiza o acesso da informação à todos os brasileiros.

    Que venha a Ley de Medios, só assim os meios de comunicação vão mostrar o Brasil ao brasileiros.

  17. Pessimismo militante e estagnação economica

    Caro Nassif.

    Concordo que existe uma parcela consíderavel de jornalistas e empresas de notícias, que só pregam o pessimismo, mas quem vive em contato diário com o mercado, como eu, através de minha pequena empresa -Caminhos e Cores Ind. Artef. Concreto Ltda; tem bem claro que estamos vivendo um ano de “praticamente recessão”

    Em todos segmentos de industria,  comercio e serviços, em nossa região (não é região essencialmente agricola), todos estão muito recentidos com a brutal queda de faturamento nest ano que está acabando.

    Até os gerentes de banco comentam que em volume de negócios, este ano está pior que 2008.

    Quanto a questão da rotatividade de MdO, não é só problema interno das empresas, já que toda a legislação premia o colaborador/funcionário (principalmente aqueles postos de trabalho que usam MdO com pouca ou nenhuma qualificação) com diversas formas de ganhar uma “grana extra” se sair da empresa (seguro desemprego, multa recisoria, aviso prévio proporcional, férias indenizadas acrecidas de 33%, etc.). E se demorar a ter outro tabalho, ainda tem; vale gás, bolsa família.

    Mas isto nossos legisladores fazem de conta que não é problema deles.

    É só um problema de quem teve coragem de tentar ser o dono do próprio negócio. 

    1. Canalhice tem limites

      Ô cidadão, quer dizer que seguro desemprego, aviso prévio, multa rescisória, indenização de férias, etc, são formas de ganhar “graninha extra”? Deixa de ser desavergonhado, sacripanta!

      Se um contratante rescindir teu contrato, que é por tempo indeterminado, você vai querer receber uma indenização pelo prejuízo, já que você investiu, se preparou, gastou para poder cumprir aquele contrato. Ou seja, no teu olho, é pimenta. No do trabalhador, é refresco. VAI SE DANAR!

      Faz o seguinte, compra uma máquina do tempo, e volta pra 1850. Leva uns lingotes de ouro, monta um negócio e COMPRA UNS ESCRAVOS, que eles não têm direitos. Quem sabe você não compra até uma mulata jeitosa e cobra dela outro serviços especiais, como tantos sinhozinhos faziam naquela época? Afinal, esse é que parece ser teu mundo ideal…

       

  18. Canalhice

    Penso que é preciso designar as coisas pelo seu verdadeiro significado.

    Os relatos que estamos assistindo pela velha mídia não têm nada de pessimismo, má-vontade, erro ou coisa do gênero. Trata-se de má-fé mesmo, canalhice, ofensa à inteligência dos que lêem a velha imprensa ainda com uma ponta de confiança. São criminosos contumazes.

    Portanto, enquanto tratarmos do assunto sem um diagnóstico preciso estaremos fadado à nos repetirmos e sem solução para a canalhice.

    1. Magia de baixa qualidade

      A disputa do poder está sendo submentida a entes de baixa qualidade.

      Se não melhorar, vai mixar o carbureto mesmo.

      Política para valer, daquelas que duram milênios, não é coisa para amadores.

      1. Aí não se trata de política,

        Aí não se trata de política, é politicagem mesmo. Quem diuturnamente atua para desacreditar a política está atrás de um projeto de poder ou um projeto de país?

    1. O seu então velhinho

      é de chorar! Te conheço dos comentários catastróficos no blog do Kotscho! Do mesmo nível. Direto para a lata de lixo. Engraçado. Antes nos chamavam de traidores por que criticávamos a miséria brasileira e vinham com o papo do Ame ou deixe. Taí, o país nunca teve tanta prosperidade e justiça social, o bolo cresceu como sempre cresceu mas agora foi dividido e digo a você. Ame ou deixe-o velhinho!

  19. Gente, é inacreditável como

    Gente, é inacreditável como os analistas repetem o jargão da “confiança do empresário” para criticar quem passa e passou com o pires ofeecendo desde exonerações fiscais e tudo mais. Quando se ve programas do tipo “Fatos & Versões” ou “GloboNews Painel” é preciso estar com o instestino funcionando direitinho, senão desanda. Oh!, mas cuidado heim, tem um tal de Azamba  classificando comentaristas de idotas e trouxas para baixo……

    1. P.I.G.

      Na minha compreensão não existe o termo tão próximo da verdade como o P.I.G., em todo o momento na sua cobertura jornalística – principalmente a TV GLOBO e os grandes jornalões (FOLHA, ESTADAO, O GLOBO) – sempre há aquele momento anti governo, ou seja,  as notícias mesmo que sejam em princípio favoráveis ao governo, vem carregadas de pessimismo; “a inflação foi reduzida, mas…”, “o desemprego reduziu,porém…”, isso Franci, ressaltando sobre o seu relato, que existe programas como o “Globo News Painel” onde são convidados cientistas políticos, historiadores… que normalmente, ao lado do entrevistador Wilian Waack, que além de conduzir o debate, com suas longas introduções se transforma também em entrevistado, sempre dá “porrada”  no governo federal. No programa desta semana, por exemplo, um dos “entrevistados”, o historiador guru da direita – Marco Antonio Villa -, apresentou o seu livro “a década perdida”  sobre os 08 anos do governo Lula e 02 anos do governo Dilma.

  20. Militante porque sempre quer o poder

    Infelizmente a nossa imprensa sempre quis, e obteve em boa parte dos momentos de nossa vida política, a liderança e o protagonismo na vida sócio econômica da nação. Embora boa parte dela seja “liberal” nos costumes sociais, é altamente conservadora e restritiva quando se trata de ceder poder político, apoiar programas de inclusão social, e distribuição de direitos e renda. Nessas questões ela “fecha” com o segmento social mais reacionário e elitista do país, nossas denominadas “elites econômicas retrógradas”, e sempre obtém o apoio de boa parte de nossa classe média conservadora na acepção literal da palavra. Ao contrário do que afirmam certos “analistas de boteco” e lambe botas de poderosos, elas são um fato identificado por vários intelectuais, jornalistas, historiadores e sociólogos brasileiros*. A formação de nossas “elites pensantes” é análoga a formação dos patrões de nossa elite jornalística, e eles não querem largar o butim do poder.

    Comprovadamente e infelizmente, quando os interesses econômicos de nossas elites jornalísticas (e econômicas) entra em contradição com o interesse geral, elas apelam para qualquer expediente, seja ao dar boas notícias como se fossem ruins, mentindo sobre política e economia, seja valendo-se de expedientes que ferem a democracia (muitas vezes de morte como em 1964).

    Caberia uma reforma séria das leis e das políticas dos meios de comunicação, que garantam pluralidade, fim de monopólios e da propriedade cruzada. Alguns meses antes de deixar o Palácio do Planalto, o presidente Lula apresentou um projeto de lei destinado a regular os meios de comunicação no Brasil. O texto propunha medidas de regulamentação de conteúdo, como a proibição da apologia ao racismo e à discriminação sexual, medidas corretas sob minha compreensão, porém de natureza polêmica, mas também de redução da concentração da propriedade no âmbito da comunicação, em um país onde quatorze famílias possuem 90% desse mercado. O patronato midiático nem quis começar a discutir, “colou” a pecha de censura ao projeto, espalhou a “notícia” em seus meios comunicantes, e esperou a reação dos puxa sacos e dos incautos de sempre, a fim de obter a devida “opinião publicada”, aquela que sorrateiramente substitui a opinião pública. Em janeiro de 2011 o projeto já estava enterrado em nome da realpolitik do governo Dilma. Moral da história, enquanto nada se modifica, nada se reforma, tudo continuará como sempre foi, quer seja, continuará essa relação social muito “experta” (militante) e meio psicótica entre mídia e as instituições políticas do país, enquanto quem perde é o povão.

    Um abraço.

     

    *Cito Darcy Ribeiro, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque de Holanda, Fernando Morais, Mino Carta, Milton Santos, Raymundo Faoro, Florestan Fernandes, entre muitos outros que tem alguma identidade com essa visão.

  21. Mundos diferentes

    Existe um “mundo jornalístico” no Brasil onde o país está muito próximo do apocalipse (desde 2003). Existe um “mundo blogueiro” onde o Brasil está na iminência de uma guerra civil liderada por Merval Pereira, Gilmar Dantas, Waack, Azevedo, Lobão e outros do mesmo nível.

    E existe o Brasil real, das ruas lotadas de carros, dos shoppings e lojas lotadas de gente. Das faculdades e universidades cada vez maiores, dos prédios e pontes que não param de subir., do pleno emprego e etc.

    A vida continua. Ser pessimista agora é antes de tudo fechar os olhos para as oportunidades que aparecem todos os dias.

    1. Comentário Polyana

      Marcos, dá para emprestar os óculos rosa?

      Não confere com a realidade da baixada, que acaba de receber mais 100 PMs para resolver a crise de violência aqui . Até chacina e morte inexplicavel de estrangeiros na estrada tivemos esta semana.

      1. Sem óculos cor de rosa…

        Não disse que o Brasil não tem problemas. Mas antes esses problemas eram apenas problemas e simplesmente ficavam assim “um problema”. Hoje podem se tornar um desafio necessário a se enfrentar. A começar pelas prefeituras e governos estaduais…

        1. Marco St., na boa, pelas suas


          Marco St., na boa, pelas suas palavras tenho a certeza que você não é um trabalhador que “bate” cartão diariamente e que paga imposto de renda todos os meses. Tenho também certeza que você não paga escola para 2 filhos, convênio médico para todos, dentista, seguro, etc …..  E no final do mês não sobra nada.

          Deixe eu tentar adivinhar quem é você:  estudante universitário ? Funcionário público ? Pelego de sindicato ? Ou é da manada de brasileiros que porque tem um celular acha que a vida está ótima ?

          Meu, larga a mão de ser inocente útil !!!!!

           

          1. Estamos em uma encruzilhada:

            Estamos em uma encruzilhada:  o inocente útil é aquele que acredita no Governo ou aquele que acredita naqueles que, falando mal do Governo, se fazem passar estar com você?

             

          2. Petrobrás

            Com a Petrobrás derretendo esta discussão me parece meio bizantina.

            Nada indica que a OGX seja o parâmetro das petroleiras brasileiras, mas que falta jorrar poços na Petrobrás, isto falta.

  22. A disputa do poder palmo a palmo

    O seu amigo europeu, Nassif, não entende é de poder.

    Aqui no Brasil o buraco é mais embaixo.

    Reproduzo parte da mensagem do cinegnose, que está no post do Simplício.

    “(a)    De forma imatura e sensacionalista manipulam egrégoras, formas-pensamento ou arquétipos com forças reais (criações mentais que utilizam matéria fluídica capazes de criar formas autônomas no Plano Astral,) amplificando suas programações ocultas inadvertidamente através das mídias, produzindo esse “oceano de pensamentos” que constitui o contínuo midiático atmosférico. Em dadas circunstâncias podem entrar em contato com o mundo real, produzindo eventos ou conexões significativas como violência, guerras, assassinatos e demais formas perversas de comportamentos individuais ou coletivos – sobre isso veja links abaixo;

    http://cinegnose.blogspot.com.br/2013/12/aleister-crowley-e-bohemian-gro

    O que se busca na imprensa e nos covens do poder é  a manipulação da sociedade e do Estado para fins egoísticos e inconfessáveis.

    O Brasil está doente e o pessimismo que se percebe em todos os ventos dos quatro cantos do país têm origem nisto, sem escapatória.

    Estamos à beira da revolução sangrenta que nunca tivemos por estas paragens.

    Dilma, acorda!

    1. Eu enxergava

      em 2002 uma guerra civil, a miséria estava a tantas que ninguem escaparia da violência urbana miseravel ! Hoje, dizer que estamaos a beira da revolução sangrenta? Onde tu enxerga isto? Quyais os sinais desta revolução? Um bando de coxinhas black block que não são nem 1% da população brasileira?

      1. O olhar

        De onde não se espera nada, não vem nada mesmo.

        É lógico que a revolução não vêm dai, vêm dos corações traídos por um governo que prometeu e não entregou.

         

  23. Só que esta militância teve

    Só que esta militância teve um preço. A credibilidade. Além do que o pessoal de esquerda se bandeou todo para a internet e como esse pessoal pode ser de esquerda, mas é consumidor (inclusive da assinatura de jornal), a derrocada foi mais rápida.

    Os baixos indices de audiência do Jornal Nacional não são resultados somente do aumento de assinantes  da Tv paga, mesmo porque o JN continua disponível. É o descolamento da realidade vivida e da realidade transposta que lhe tirou audiência. O Brasil mudou muito neste últimos 10 anos e o cidadão comum vê esta mudança olhando para o lugar onde vive e na vida pessoal,  enquanto isso os noticiários continuam com os mesmos porta vozes do denuncismo e do catastrofismo. Já cansou. 

    Só falta a indústria da propaganda perceber a mudança. Especialmente o governo federal que ajuda a manter este esquema patrocinando veículos de comunicação que manipulam a realidade para derrubar o proprio governo. Vá entender a republicana Dilma Rousseff, que despreza os condenados da AP 470 que lhe deram o poder enquanto adula a mídia brasileira que construiu fatos mentirosos para poder condená-los.

     

     

     

     

  24. O principal resultado do empresariado ler valor, exame etc…

    é que eles estão perdendo negócios para grupos estrangeiros. Vejo muitos conhecidos engenheiros indo trabalhar para grupos europeus que investem pesado aqui, especialmente na infraestrutura (energia sobretudo, mas agora transportes). 

    Alias muito me alegra ver esta nova geração de engenheiros serem disputados pelas empresas (trocam de emprego com muita facilidade). Quanta diferença com os anos ’80 e ’90! Como somos em SP, trocam de emprego para ganhar mais, mas continuam anti-petistas… O.k. não tem problema, faz parte.

    Mas também vejo novos grupos brasileiros (não é Eike B.!) crescendo fora dos radares da mídia.

    Tempos interessantes.

  25. Do cantinho do coração.

    Na sua coluna de deste domingo, (15/12/13), Suzana Singer, ombudsman da Folha, trata do uso de fotos oficiais pelo jornais. Mas lá no finalzinho está está pérola.

    SÓ O NEGATIVO

    A manchete de segunda-feira decretava: “Ineficiência marca gestão do SUS, diz Banco Mundial”. A reportagem trazia apenas as críticas contidas no estudo, que fez um balanço de 20 anos do sistema único no país.

    Toda a parte elogiosa, em que se ressalta, entre outros pontos, um acesso mais equânime à assistência médica, foi ignorada pelo jornal. Ficou a impressão de que o Banco Mundial condenava o SUS. Foi mais um ataque de pessimismo crônico da Folha.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ombudsman/143732-quotdiga-xquot.shtml

  26. viseira ideológica

     De fato, esta viseira ideológica responde a interesses muito restritos para um país que tanto cresceu. Para quem viveu os anos 90, tempo de desemprego e desesperança, deve se lembrar do lema vigengente : “a saída para o Brasil é o aeroporto”.

    Temo que a molecada que vem subindo deixe a perder todas estas conquistas.

     

  27. Conto de Natal, artigo

    Conto de Natal, artigo completamente fora de orbita…..

    A continuar nessa balada mediocre, um futuro mediocre nos espera. Como falou aquele sabio: os otimistas achamos que vamos comer merda, os pessimistas acham que nao vai ter merda pra todo mundo….

  28. Essa é boa:

     “O problema é que não temos nenhuma garantia de que o empregado no qual investimos tanto seguirá na companhia”

    Dá vontade de chamar de idiota quem fala uma asneira dessas. Deve ser alguém que nada entende de contabilidade nem de campeonatos de futebol e muito menos de administração de pessoal. 

    Na Contabilidade, para cada centavo que entra numa empresa existe a tal contrapartida, que é a indicação para onde foi o tal centavo. 

    Num campeonato de futebol só existem times melhores (os primeiros da tabela) porque existem times ruins (os lanternas). Ou seja, para que um time seja campeão, tem que ter lanternas. (Uma filosofia parecida com a da Contabilidade, não é?). Um time por si só não é bom nem ruim, só pode ser classificado depois do jogo / campeonato.

    Ora, se uma empresa investe em um empregado, e ele vai embora para outra empresa, porque não contratar os funcionários dessa mesma empresa? Aí é que o jogo empata. Claro, deve-se considerar que esse funcionário tenha a mesma capacitação do que saiu. 

    E mesmo o empregado que saiu, ele só deve ter saído por ter encontrado oportunidade melhor do que a oportunidade que lhe foi apresentada na empresa inicial. Ou seja essa empresa chorona foi incompetente na retenção de talentos, isto é, na administração de pessoal.

    Daí, quem fala essa asneira apontada é que deveria ser demitido. 

  29. Governo Trabalhista x Governo Neoliberais

    Está mais que na cara que o NEOLIBERALISNO MUNDIAL não admite perder pra GOVERNO TRABALHISTA! O  governo trabalhista do PT no Brasil deu ( está a dar e sempre dará) aula de competência administrativa, política e social nos NEOLIBERAIS! Isto é inadimissível para os NEOLIBERAIS do MUNDO! O mundo inteiro se ferra ( exceto Alemanha, EEUU ) e os Brasil cresce ( abaixo do que poderia acontecer, mas cresce,  apesar do PIG – fdp – que luta para derrubar o governo trabalhista no Brasil e colocar lá seus apaniguados TUCANOS! PIG FDP! Você e o maior câncer agindo no Brasil e está acompanhado do outro câncer de proporcões iguais que é o PSDB! Quando o PIG e o PSDB deixarem de existir o Brasil crescerá 2 ou 3 vezes mais!!!!! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!!

    1. Neo liberalismo descontente

      Neo liberalismo descontente com governo trabalhista?

      Eles estao eh  muito satisfeitos com o PT. Afinal, tudo estah sendo privatizado , neh.

      1. Muio bem IRON, pelo jeito

        Muio bem IRON, pelo jeito você gosta dos neoliberais e, se for este o caso, vote no PT na próxima eleição, vez que ele está privatizando tudo, ok? Os Neoliberais estão P. da vida de ver o SHOW que o governo TRABALHISTA/ESQUERDA está a fazer no mundo, principalmente aqui na América do Sul! Onde há um governo de direita na América do Sul? Acho que dá pra colocar no rol das exeções, não? Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!

        1. Realmente a América do Sul

          Realmente a América do Sul está bombando!!!! Vc já viajou para fora do BR? Recomendo que vá para um país desenvolvido e depois compare! Mas cuidado para não ficar deprimido!!

          1. Onde aconteceu uma das

            Onde aconteceu uma das maiores distribuição de rendas nos últimos 10 anos? Você poderia nos informar? Não estou dizendo que a America do Sul está melhor que outras partes do mundo, mas socialmente está com atividade muito mais intensa que parte do mundo mais poderosa e evoluída que nós! A Europa, ou muda ou pode quebrar, não é? Pense bem! Quanto mais emprego, mais distribuição de rendas ( em tese ) não é verdade? Ora, então o que se precisa ter como meta é “DESEMPREGO MÍNIMO” e o NEOLIBERALISMO MUNDIAL ( não é só no Brasil ) não cumpre esta premissa! Pra quem o NEOLIBERALISMO é importante no modelo que aí está? Pra os RENTISTAS ( aplicadores do mercado de capitais e financeiros ); para aqueles que vivem das rendas das aplicações! Não precisa ser muito experto pra saber que quando se aplica na  BOLSA de Valores pode até criar empregos mas em quantidade muito menor do que se o mesmo montante tivesse sido aplicado na produção de qualquer indústria e/ou comércio! Quando se aplica na BOLSA, o local da criação de empregos também não está localizado onde se aplica ( quem aplica comprando ações de uma multinacional pode criar empregos na China, ou nos EEUU e não necessariamente aqui no Brasil). Portanto, há que se mudar o modelo e, sob minha ótica, TRABALHADOR que quer se preservar, não no curto prazo mas “ad aeternum”, tem que respaldar sempre que possível o TRABALHISMO que é muito mais plural, socialmente falando, que o NEOLIBERALISMO o qual é muito mais individualista que coletivo!

  30. O problema da minia nativa é

    O problema da minia nativa é um só: estão a caminho de perder a quarta eleição para presidente e correndo risco de perder seus maiores currais eleitorais. Simples assim.

    Espera só para ver o que vai rolar em 2014.

  31. Era disso que eu estava falando no início deste post

    Este tipo de matéria é que esperamos deste blog. A clareza, informes realistas, não acompanhando a “manada”, e trazendo ao leitor o que de fato se passa no Brasil. Digo isso me referindo ao post “CartaCapital registra maior engajamento do Brasil no Facebook“, onde vários comentaristas se referiram à queda de comentários aqui no blog e pontuando os possíveis motivos. Sugeri que Nassif abrisse um post para avançar nas análises e em sugestões. Conversando com amigos sobre essa evasão, uma das reclamações foi a falta de orientação da linha editorial, que ora se alinhava à manada, ora se descolava dela como neste post. Um chegou a me dizer que se era para ler a manada ele compraria qualquer dos veículos da grande mídia. E eis que surgem matérias republicadas (abaixo). Ótimo. Mas estava falanda da linha editorial. O Brasil tem muita coisa boa que está sendo feita para se mostrar.:

    “Queda de 73% em mortalidade infantil no Brasil é destaque de relatório da Unicef

    “Estadão rompe silêncio e divulga avanços tecnológicos do Mais Médicos

    “Abradee divulga novo estudo mostrando que energia brasileira tornou-se competitiva

     

  32. A Guerra Política Entre Capital e Trabalho

    Se lermos ou assistirmos a maioria dos grandes veículos de comunicações, vamos encontrar sempre críticas a medidas econômicas que não sigam o script neoliberal. Por toda parte, desde o final dos anos 1970, a grande imprensa foi se engajando numa guerra surda contra qualquer governo que, economicamente, buscasse algum equilíbrio na distribuição da riqueza. Primeiro foram a reaganomics e o tatcherismo, que focam, essencialmente, nos gastos do Estado e na arrecadação. No curso mesmo de sua implantação, iniciaram o segundo movimento, da retirada do Estado das atividades econômicas, pela via da privatização.

    Enquanto a URSS existiu, os direitos conquistados / concedidos aos trabalhadores no pós-guerra, uma espécie de cala-boca ao proletáriado e à pequena burguesia profissional liberal foram alvo apenas de críticas genéricas e pouco contundentes. Mas, extinta aquela potência socialista, o ataque ao Trabalho se tornou selvagem. Quem não lembra, dentre os que eram adultos nos anos 1990, da EMPREGABILIDADE, uma idéia que punha a culpa pelo desemprego no trabalhador: ele é que não tinha adquirido – por sua conta e risco, e às expensas de seus gastos familiares cotidianos – as qualificações que o tornariam “competitivo”. Não importava se a economia estava em recessão, depressão ou simplesmente morta. A culpa era do preguiçoso e imprevidente trabalhador, que não quis estudar, fazer cursos que custavam mais do que todo seu salário anual, etc.

    Aberta essa porteira, o ataque se voltou para conquistas como o seguro desemprego e a previdência social. Havia já décadas de discurso sedimentado, sobre “rombo” da previdência. E havia também uma mudança demográfica em curso, ao menos na Europa Ocidental, Japão e alguns países médios periféricos (Brasil entre eles): a base de trabalhadores contribuintes estava cada vez menor, em relação ao número de pessoas em idade de aposentar. Com base nessa preocupação justa, e num problema real, que é o do limite do modelo de financiamento baseado no desconto em folha e contribuição patronal correspondente, abriu-se um vigoroso ataque à idéia de aposentadoria, estando clara a intenção de retornar ao século XIX. quando o trabalhador ou morria na máquina, ou morria na indigência.

    Então, caro Nassif, não é tão somente um problema político nacional ou uma querela partidária – ainda que uma das partes não devesse agir como partido. É um problema de ordem mundial, e uma luta surda, embora muito pouco percebida pelo Trabalho, entre este e o Capital. Caminhamos aceleradamente para a consolidação de um Capitalismo Mundial. Na verdade, os maiores obstáculos a isso são exatamente os capitalismos nacionais consolidados mais antigos – EUA, Europa Ocidental – cujas principais lideranças ainda são fortemente influenciadas por ideais nacionalistas / colonialistas. Mas a medida que outros participantes com nível mundial vão emergindo, a medida que as burguesias locais vão crescendo em riqueza e percepção de que fazem parte da mesma classe, e portanto não há porque aceitar automaticamente americanos e europeus como líderes incontestes, nessa mesma medida se consolidará um Capitalismo Mundial. E a emergência hegemônica de uma classe, ao longo de toda história, sempre implicou na expoliação desmesurada das demais. Uma era de empobrecimento generalizado – apesar da exuberância nababesca da nova corte de Versailles – e brutalidade política sem limites está logo ali, no horizonte. Resta saber se levaremos 400 anos (como do protocapitalismo da Renascença à Revolução Francesa) para a nova explosão, ou se os meios de informação muito mais rápidos favorecerão à formação do indispensável sentimento revolucionário entre as massas oprimidas.

  33. pessimismo

    Nassif, se permitires ponho esse pessimismo entre aspas.Na realidade é torcida,  é desejo que que as  coisas andem mal para dar argumento aos serras, aécios e quetais.Além disso, os quinta-colunas alimentam a “midia” estrangeira com todo veneno de suas mentes frustradas, párias, entreguistas.

  34. Jornalismo irresponsável

    Parabéns Nassif. Falar que a grande imprensa brasileira é partidária é pleonasmo. O pior, ou, para nós, que torcemos por um país cada vez mais dinâmico e justo, o melhor, é que o egoísmo e orgulho desse povo são tão grandes que eles não percebem que estão definhando, dia após dia. 

     

  35. Ontem à noite dava uma

    Ontem à noite dava uma zapeada pela TV, e eis que me reparo com o “grande” Villa no programa do Waack na Globonews. Nos poucos instantes que permaneci assistindo àquilo, vi que o “historiador” lançava um livro chamado “A década perdida”, em cuja capa se via Lula de costas, vestindo a faixa presidencial. Ou seja, década boa deve ter sido aquela de FHC presidente, em que jovens diplomados migravam para EUA e Europa para lavar privada de gringo.

    Pior: dizia que, daqui a 50 anos, ninguém se lembraria do governo Lula.

    É absolutamente inacreditável uma pessoa dizer tamanha asneira e ter destaque em qualquer veículo que se pretenda sério. 

    1. Pois é …

       

       

      Eu lembro quando amargavamos os efeitos da bomba cambial recem explodida nas mãos do Chico Lopes, em seguida o apagão revelando toda a “competência” da administração do príncipe e sua curriola, a imprensa fazendo um esforço hercúleo para tapar o sol com peneira, o desastre do apagão transformado em um espetáculo cívico de participação popular na racionalização do consumo, foram criadas colunas em jornais e revistas para enaltecer as iniciativas, se chegou ao cúmulo de festejar a volta do ferro de passar a carvão, o desemprego fruto da estagnação? Não era culpa das politicas do governo, empregos existiam o trabalhador incompetente é que não se capacitava para eles, em um neologismo agora em desuso, não aumentava a sua “empregabilidade”, é curioso ver os empresários reclamando agora da “rotatividade”, lembro que naquela época se desenvolveu uma teoria de que ficar muito tempo no mesmo emprego era ruim, não contribuia para sua empregabilidade, o bom era ter a carteira de trabalho recheada de “experiência” em várias empresas, segundo discurso da época o ideal era não ficar mais de dois anos no mesmo emprego, agora tudo esta uma catastrofe, inflação e cambio estabilizados, reservas cambiais elevadas, divida com FMI paga, empregos em abundância atraindo até gente de fora, meu Deus  quando esse tromento irá acabar?

  36.   Não considero um apenas

      Não considero um apenas pessimismo da mídia, é uma GUERRA mesmo contra o governo trabalhista (PT) que mudou o país para melhor, muito melhor.

       A mídia quer seus aliados de volta ao poder a todo o custo, nem que para isso tenha que pressionar o STF, transformando-o em um show, na condenação sem provas contra figuras do PT e agora contra a investigação do TRENSALÃO!

       O PIG (partido da imprensa golpista) sabe que o que está em jogo não é apenas mais uma eleição, mas a sua própria sobreviência, pois, caso o PT se reeleja e decida levar a diante o projeto de CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA (nada mais lógico, pois, são concessões PÚBLICAS) o controle atual das famílias Marinho, Saad, Mesquita, Civitá entraria em colapso!

        Sem falar na revolução causada pela INTERNET, onde a informação é trocada sem o domínio da grande mídia!

         A REVOLUÇÃO SOCIAL DA MÍDIA está em crescente processo evolutivo, sinal disso somos nós aqui comentando…

  37. Comentário

    Não só a mídia como a própria Justiça Brasileira é muito exdrúxula. Basta analisar as açõe do STF ao desalojar centenas de produtores de arroz e outros produtos agrícolas na reserva Raposa Serra do Sol e entregar as terras aos índios ainda despreparados e totalmente dependentes de verbas federais pois os royalites que recebiam dos fazendeiros, além de uma escola, hospital e toda a infraestrutura estão fazendo falta e muitas famílias indígenas estão passando fome e doenças. A quem interessa ações desse tipo, mantendo os índios como pessoas incapazes, que não produzem nada e se encontram espelhados numa vastidão de dimnensões maiores que muitos países da Europa? Porque não inegrá-los a agricultura do tipo familiar e aos poucos saírem dõ controle das ONGS extrangeiras? Merece reflexão de qualquer pesoa normal.

  38. E sobre essa PATIFARIA, ninguém diz NADA ??
    E sobre essa PATIFARIA, ninguém diz NADA ??

    Ontem um Olavete “alucinado” parou prá pensar (uma vez na vida) e de incomodar quando lancei esse golpe final que DEMONSTRA que estamos num mesmo barco, sendo torpedeados pelos inimigos COMUNS do hemisfério NORTE, enquanto NOS COLOCAM a brigar num Fla-Flu “politico” com o qual tentam nos MANIPULAR eternamente !!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=cRL3I0MeP6w

    Grande Abç !!

    Martin

  39. A economia é afetada pelas

    A economia é afetada pelas expectativas, essa atuação irresponsável e partidária da mídia provoca efeitos reais na economia, investimentos e bem estar da populção brasileira. Canalhas!

  40. É evidente que há muito a

    É evidente que há muito a melhorar no ambiente e na política econômica. Mas quem está em crise exposta, hoje em dia, é certo tipo de jornalismo que acabou subordinando o senhor fato a disputas políticas menores.

    Só discordo desse finalizinho do ótimo post do Nassif…

    Vou reprisar, de certa forma, o que falei para o Gunter em relação a abordagem maquiavélica do PT na questão LGBT, pois um fenômeno parecido estaria ocorrendo com a mídia. Para as grandes empresas da velha mídia, o jornalismo em si é a causa “menor”, a causa “maior” é o lucro e principalmente, a sobrevivência financeira diante de um “mundo já não tão novo” (Internet) que bagunça o seu mercado de atuação, criando um grau de competição indesejado, seja pelo surgimento de novos players, mesmo que sejam nanicos, como os blogs sujos, como também pelas N possibilidades trazidas por novos serviços e tecnologias (Netflix, games, redes sociais, etc).

    Quanto mais conseguirem retardar o avanço da Internet ou impor mecanismos/leis que permitam ter algum tipo de controle nesse novo espaço, melhor, pois assim sobra mais tempo para se readaptar à nova realidade ou escapar para outro mercado (grupo Abril entrando na educação) mais promissor, quando o velho mundo terminar de ruir.

     

  41. Qualquer empresário decente ,

    Qualquer empresário decente , que viva da economia real e cujas atividades empresariais não dependam da ciranda financeira ou da chantagem política para sobreviver , sabe que o pessimismo é ruim para os negócios …

  42. Seicho-no-ie econômico
    Não confundir fatos com realidade: não são as más notícias da imprensa que geram indicadores econômicos ruins, são os indicadores econômicos ruins que geram más notícias da imprensa. Sério, existem personagens míticos que vivem exclusivamente no inconsciente coletivo da blogosfera progressista: o empresário marrudo que perde dinheiro por birra do governo, o jornal que derruba indicadores econômicos com reportagens e o programa de televisão que incentiva um crime mostrando esse mesmo crime (Como isso funciona? O criminoso viaja ao futuro, assiste ao programa, volta ao passado e comete o mesmo crime que é noticiado no futuro? Uau, isso daria uma excelente trama de ficção científica, pena que o enredo é utilizado como premissa para a – falta de uma – política de segurança pública. Grandes investidores não lêem o Valor Ecônomico, a Folha de São Paulo ou a Veja. Grandes investidores tem analistas pagos exclusivamente para analisar dados e traçar cenários. Quando grandes investidores decidem não apostar no Brasil, não é porque eles foram contaminados pelo pessimismo do PIG: é porque seus analistas (que recebem gordos bonus por desempenho) chegaram à mesma conclusão partindo dos mesmos fatos que a imprensa ordinária – o que atestaria a competência da análises desta última. A não ser que a blogosfera progressista queira adicionar mais um personagem mítico: o malicioso analista ecônomico sabotador de países governados pelos angelicais partidos de esquerda mesmo que isso lhe custe reputação e salário.  O país precisa parar com esse Seicho-no-ie econômico; com a crença infantil de que o poder do pensamento resolve tudo e que é o pessimismo o grande entrave econômico brasileiro – falta de infra-estrutura, judiciário ineficiente, baixa produtividade, baixo nível de educação, falta de planejamento, corrupção, incompetência são apenas fantasias da imprensa golpista. Guido Mantega poderia fazer um grande favor a nação (outro que pedir demissão): toda vez que tiver que dar uma entrevista, recitar em voz alta cem vezes “Under promisse and over deliver” (prometer pouco e fazer além do que prometido). Isso só resolveria metade dos problemas de confiança que os investidores tem. Sobre a imprensa, nestes tempos de Papa Francisco Pop Star, recomendo seguir o ensinamentos de um outro grande pensador da Igreja Católica, Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.”.

    1. Santo fraco

      Se Santo Agostinho afirmou realmente isto: “prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”, ele era um fraco. Deixar-se corromper por um elogio… Tenha dó, Santo Agostinho!

  43. “comentaristas econômicos” – o neobanditismo.

    Não simpatizo com banqueiros, mas um banqueiro que foi ministro de FHC conta que foi abordado pela chefia de campanha de FHC para presidente. Pediram algo em torno de R$ 130 milhões. Ele informou, fiquem tranquilos, não faltará nada na campanha. Precisam de panfletos? Tenho uma gráfica. Precisam de transporte? Arrumo dois jatinhos. Precisam de refeições e hospedagem? Deixem tudo por minha conta. Não preciso doar nada, vou pagar tudo. Ao que responderam: “-Você não está entendo, precisamos do dinheiro ‘cash’  “. O banqueiro em questão era dono do BAMERINDUS. Revelou que depois disso, passou a ler pequenas notas na imprensa, dos tais “comentaristas econômicos”, que seu banco estaria com problemas. Ele tinha uma dívida para receber de uns R$ 500 milhões. Seu passivo era de quatrocentos e poucos, ele ainda ficaria com um bom trocado. Dois meses antes de receber o que lhe era devido, houve corrida ao banco e o BACEN liquidou-o e depois doou para o HSBC, que feliz da vida, recebeu a dívida, enquanto o banqueiro nacional ficou a ver navios. Ou jatinhos? Uma imprensa canalha assim pode quebrar um Itaú ou Bradesco em duas ou três semanas.

    1. Caro Álvaro, e vc acredita

      Caro Álvaro, e vc acredita que isso só acontece com o PSDB? Depois do mensalão e outras peripécias do partido que está no poder, dossiês recém revelados pelo Tuma Jr, dinheiro em cueca, etc, imagina o que é feito para arrecadação de campanha pelo PT!!!

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. os TROLLS tão vindo com tudo pro Nassif!

        Até o livro “bomba-xabu” do Tuminha agora é usado para embasar denuncia contra PT…

        Tuminha o “menino” prodigio… rsrsrsrsrs

        Aos 16 anos já estava nas delegacias caçando comunas…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

        Me divirto com esses caras… argumentos frágeis… ridículos…

        O livro BOMBA.. deu XABU!!!!!

        São engraçadíssimos esses TROLLS!!!!!!

        Voltem sempre… o blog com vc´s fica mais engraçadinho…

  44. “É entrevistada então a

    “É entrevistada então a superintendente de uma empresa de eletrodomésticos que diz que os programas são bons, “mas chegaram atrasados”. “O problema é que não temos nenhuma garantia de que o empregado no qual investimos tanto seguirá na companhia”, é a reclamação. E sugere a criação  de uma “bolsa emprego”, destinada a premiar o funcionário que permanecer mais tempo na empresa.”

    Das duas, uma:

     

    1) A fala da executiva é no minimo manipulada (para não dizer falsa mesma;)

     

    2) Ou como uma pessoa com uma mentalidade dessas consegue ocupar um cargo desses?

     

  45. Passa a bola Ed Döer.

    Eu vou pegar a bola, se me permitem, no bom comentário do Ed Döer.

    Desde que o capitalismo se firmou como sistema hegemônico para organização do modo global de produção, as formas de fazer comunicação mudaram bastante.

    E, de forma simplista, não há mais como diferenciar o meio e sua tarefa de produzir conteúdo para consumo ideológico das massas (e seu controle) e as ambições empresariais econômicas desta mídia.

    Em algum tempo da História isto foi separado, e se fundiu, embora eu não seja capaz de dizer quando.

    Esta premissa torna as análises deste fenômeno (mídia X capital X eleições e sistemas de representação) bem mais áridas.

    O capital renova suas maneiras de produção/transmissão/acumulação de riqueza utilizando-se de esferas de atuação, que agem separadamente, se interligam e se auto-influenciam, mas ainda assim, são distintas entre si.

    Uma das esferas, a inovação tecnológica (como a internet) age nos processos econômicos (pelas razões óbvias) e traz consigo mútltiplas possibilidades e incômodos a ordem estabelecida, digo a ordem ideológica da comunicação, e por sua vez, tragam culturas e arranjos locais e regionalistas para o turbilhão de jeitos e costumes “globalizados”, desfigurando-os em nome de uma “nova ordem”, chamada costumeiramente aqui (e em outros espaços) de líquida, fluída.

    Trata-se apenas de mais um fetiche. Não há nada de novo nisto. É apenas uma manifestação diferente de um mesmo fenômeno.

    Logo, logo, se nada for feito, as formas empresariais capitalistas assumirão o controle destas “maravilhas da novidade telemática”, seja pelo seu arsenal jurídico, seja pelo viés econômico, propriamente dito.

    Foi assim quando os camelôs da França nos estertores da Revolução Francesa faziam mais ou menos os que os blogueiros fazem hoje, disseminando críticas e apupos de humor (até escatológico) aos nobres e clero do Antigo Regime, que controlavam a produção e disseminação de conteúdos nos monastérios e castelos. Em seguida, com o amadurecimento da Revolução Industrial, paralelo a este processo, alguém criou o journal(diário), e dali para a concentração e tentativa de monopolização econômica e discursiva foi um pulo.

    E a cada rodada de atualização das formas (tecnológicas) de produzir conteúdo e disseminá-lo( fotografia, telégrafo, rádio, TV, fax, transmissão telemática, etc), novas empresas e processos foram incorporados, e outras tantas foram descartadas.

    Os grupos de mídia estão ganhando tempo para se adaptarem a esta transiçãao, pois:

    01- A desidratação das velhas formas de comunicar e vender conteúdo aprofundaram o processo de aproximação das redações com o orçamento público, haja vista que o principal negócio das empresas de mídia reside, hoje, nas verbas públicas e na cafetinagem de conteúdos políticos para este ou aquele grupo político;

    02- Este processo não é pacífico, porque há compromissos de classe que não podem ser rompidos, ou seja, ainda que cevados pelo governo petista, têm que espancar os fatos para que confessem ser contrários ao PT e ao governo;

    03- A situação agrava a crise de credibilidade, afsata leitores e aumenta a dependência dos governos; resta, pois, o apelo para temas “transversais”, como: ambiente, corrupção, segurança(medo), etc.

    04- A rearrumação dos arranjos globais de produção de informação e os novos meios trazem uma enxurrada de capitais ávidos para tragar estes arranjos locais-nacionais, e hoje, as empresas do ramo de internet, já associadas às de telefonia, vêm com tudo para cima dos orçamentos minguados das empresas como a globo e afins (creio que o Luis Nassif já tratou deste tema aqui).

    05- Outra contradição: têm que apoiar governos “nacionalistas” para defender seu nicho (ou bons negócios de incorporação), sob o argumento da defesa da cultura e comunicação nacionais (idem).

    06- Tudo isto leva a uma permanente radcalização e estreitamento do “jornalismo” destas empresas, mais ou menos como as igrejas em busca de novos fieis (ou da manutenção de rebanhos): é sobre crise morais que as igrejas persistem, e é sobre crises morais que se alimenta o discurso da oposição quando tudo caminha melhor do que antes.

    Nossa tarefa é bem maior que se imagina.

  46. Dois fatos chamam a atenção ,

    Dois fatos chamam a atenção , o primeiro a insistência em que o governo tem que resolver a questão da balança comercial quando a unica solução é a ampliação da produção interna hoje a cargo unica e exclusivamente da iniciativa privada.

    O que obviamente explica o comportamento e as declarações da tal empresária , os empregados vão embora , que bonitinho , mais fácil perguntar se ela quer mais incentivos fiscais , financimento com juros negativo ou taxas de lucros neoliberais para nos fazer o favor de investir no país de forma que o saldo negativo não comprometa a economia que afeta a toda a sociedade.

    O que diga-se de passagem é um argumento pouquissimo ou nunca mencionado até mesmo na mídia progressista.

    O segundo fato é que após o inicio deste discurso iniciado durante as privatizações com a reclamação sobre a taxa de retorno que o governo impunha, tam tam tam , modificada favorecendo os empresátrios , não houve diminuição da pressão do setor sobre o governo , e para livrar a cara com a sociedade , sobre as condições da economia brasileira que geraraim incertezas para que os invastimentos fossem feitos , algo completamente detonado pelos fatos e pela mídia séria , inclusive algumas declarações de neolibarais ou empresários que não aderiram a este discurso.

    Ou seja , papo pra cá, papo pra lá , e no final sempre o argumento que a balança comercial pode comprometer as contas públicas , sim e qual a solução ? Até o momento a única e aguardarmos o bom humor do empresários e nos rendermos a suas exigência e gracinhas , o setor de varejo de eletrodomesticos disparou na última decada e continua aquecido , não esqueçamos do ultimo avanço nos programas sociais que permite se obter um credito de 5.000 reais para compra de aparelhos eletrodomesticos , ou seja  a sociedade tem que assistir um empresário que encheu as burras nos ultimos 10 anos reclamando da economia e do governo e da falta de desemprego que os permitia em alguns casos pagarem funcionários com um prato de comida ou poderem escolher entre uma centena de desempregados qual os agradria.

    Apesar das grandes melhoras neste setor empresariado , ainda vemos um tremendo ranço colonialista e da casa grande presente no setor hoje responsável pelo continuidade bom desempenho da economia brasileira , o governo e a scoiedade estão fazendo sua parte , o choque imposto por Collor neste setor parece já ter atingido seu limite ou capacidade de melhora de posicionamente , ao meu ver ficando claro que a entrada do governo no setor produtivo hoje seria a segunda etapa do proceso de modernização do pensamento dos empresários e a única solução para sairmos desta arapuca que á depedência de um setor para que toda a economia e a sociedade possam desfrutar de uma segurança economica e termos uma economia planejada e com metas que impeçam a volta de desemprego , perda da continuidade do aumento real dos salarios e equlibrio da balança comercial , se alguem tem outra solução gostaria de ler ou escutar. 

    Por último meu veemente protesto por este fato não ser publicada na mídia , a dependencia de toda a sociedade por um setor , o empresariado e principalmente o debate para sairmos desta situação sem termos que negociar como refens os investimentos que precisamos no setor industrial , ou seja, que a sociedade saiba que pouco importa o governo que ela elegerá pois o rumo da economia e seu bom desempenho independem da vontada da sociedade e do governo e sim dos empresários, quando isto será colocado de forma adequada a sociedade brasileira ? E após isso qual a solução que serão apresentadas pelos partidos e entidades civis que a representam ? Na boa Nassif essa baboseira toda de que a economia está isso e aquilo é como se discutir o problema de um resfriado ou caspa de um paciente que está com uma fratura exposta , quando sabemos bem que hoje os investimentos na planta industrial sanariam todos ou o principal problema da economia brasileira .

    Ou seja parece que teremos os tais supostos três anos de rareamento ou não investimento por parte de um setor do empresariado , coincidentemente pode ser o tempo para que os argumentos , esdruxulos , utilizados para esta diminuição ou não investimento sejam detonados e começem a gerar reações por parte da sociedade , se é que o boato era verdadeiro e isto ocorrer quem bolou isto é bastante eficiente.

    Não custa lembrar um recente artigo na velha mídia no qual são colocadas velhas e várias mazelas da economia mexicana sendo o arremate do texto um ode a privatização da empresa de petroleo mexicana estatal , quase responsabilzando a estatização do petroleo como fato gerador das mazelas citadas inicialmente , as mais variadas e sem conexão com  o petróleo , e a privatização como fator redentor das distorções , algumas delas de decadas atras , da economia mexicana , se o serviçalzinho escreveu aquilo por ideologia o Mandela ressuscitará rs rs rs.

    Encerrando , a declaração de Jose Mujica , independente dos problemas que a legalização da maconha trará com certeza salvaremos ou impediremos que uma enormidade de jovens venham a se tornarem contraventores ou criminosos e passem se inserir na sociedade por meios economicos licitos , Mujica detona tudo , já era , o mais importante é que  vidas humanas e estas as mais importantes serão salvas com a regulamentação , a onu não gostou , estranho né….

     

  47. Pessimismo da velha mídia

    Oportuno e coerente. É o que posso dizer a respeito do que escreve Nassif nesta oportunidade. O Brasil se destaca no cenário internacional com números absolutamente incríveis e com uma estabilidade jamais vista em outros momentos da história. Vemos um mercado interno aquecido e um nível de emprego que está na contra mão-dos europeus. E para tornar mais estranha esta conjuntura de opinativos balizada pelo pessimismo alimentado pela velha e doentia mídia, ainda temos empresários imbecilizados pela falta de conhecimento do que deves ser uma “Política de RH” em sua própria instituição, atribuindo a responsabilidade ao governo. Parabéns Nassif. A mídia idiotizada presisa de alguém que lhes dê uma chacoalhada.

  48. No entanto, os mesmos

    No entanto, os mesmos empresários conscientes desse exagero, continuam anunciando nos arautos do armagedon. Triste pegar uma “Óia” com metade das páginas com anúncios e uma Carta Capital às mínguas. Isso é o empresariado brasileiro?

    1. Troca de nomes

      Assis, por um lapso compreensível trocou o nome do atual presidente do Itaú, Laerte, pelo do seu ex-presidente, já falecido, o dr. Olavo, como era chamado e que tornou o banco um dos maiores do país.

  49. O que assusta mais é a tal da

    O que assusta mais é a tal da contabilidade criativa do governo que torna suspeito os numéros apresentados  sobre nossa economia .

    Não existe coisa pior do que a suspeição na autenticidade de numéros manuseados para falsas demonstrações e o que nos leva a relembrar a queda do império de EIKE que iludiu o público dsta forma , vendendo gato por lebre .

    É bom lembrar que até a presidente Dilma recentemente se perdeu nos numéros da nossa economia que é muito mal  para nossa credibilidade .

  50. Perdida

    No seu livro “As ilusões perdidas”, Balzac quando introduz seu heroi e anti-heroi Lucien Chardon no seio da imprensa parisiense da metade do século XIX, ele a descreve como um universo corrompido, cujo a chantagem, emprestada de sua co-irmã inglesa, reina absoluta. 

    A imprensa brasileira contemporânea além dos males descritos por Balzac, possui ainda os vicios de pensar que faz parte da elite do Pais, ainda que seja pouco preparada intelectualmente e padece de auto-estima, pois é extremamente colonialista.

    1. “As ilusões perdidas”

      Maria,   
      Também já citei “As ilusões perdidas”  para comparar oque Balzac escreveu com a imprensa que atualmente é praticado no país.  Fico espantado com a atualidade da obra. Por isso, fico em dúvida ou a imprensa vive em ciclos ou ela pouco mudou.

  51. Defecando sempre

    Esse Alexandre Weber… não pode ser normal.

    Incrível como esse moço escreve besteira e de forma empolada, tentando
    mostrar-se conhecedor e bem informado. Que nojeira.

    Tom um simacol, rapaz!

    1. Qual a sua dúvida?

      Se você quiser dialogar, por favor, indique a sua dúvida. Aqui é um blog plural de idéias, não se discriminam as pessoas, debate-se sobre pontos de vistas, uns mais educadamente, outros menos.

      Participe.

        1. Participação no blog

          Caro Marcelo Castro,

          Não é didícil participar do blog de forma construtiva, suas intervenções são normalmente bem vindas, os que comentam aqui têm experiência de vida e familiaridade suficiente com o trato das palavras para entender as dificuldades iniciais.

          Procure comentar no assunto da mensagem, ou se se sentir à vontade, sobre os comentários feitos, mas não fuja do objeto tratado. Uma dica, antes de se aventurar num board de mensagens open como é o caso deste aqui, é ficar observando os outros comentaristas e a forma como abordam as questões, não é vergonha não saber tudo, nem estar errado em uma linha de pensamentos ou crenças, todos erram e a instrução custou a todos sacrifícios e estudos.

          Procure se interar dos assuntos discutidos, política, economia, administração etc…. uma leitura atenta e crítica das  postagens do clipping do planejamento já o colocará a par de 60% da pauta, bons livros e pesquisas na Net complementarão sua formação, ai fica mais fácil dar contribuições para esta ágora.

          Boa sorte e bons estudos.

          1. grato Xandinho

            Caro Xandinho, De um comentarista pago, espero conteúdo e desempenho. Condições as quais vc não tem nos oferecido no blog. Espelhe-se no Obelix e nos traga informações com conteúdo. Quem sabe eu retribua ?

            abraço

  52. O que mais preocupa é isso,

    O que mais preocupa é isso, Nassif. A mídia brasileira fica gritando “É o lobo!” o dia inteiro em todos os canais e páginas de que dispõe. Não terá credibilidade para algum perigo real futuro e já não tem credibilidade para os ajustes presentes  que são necessários.

    Tudo sempre pode ficar melhor, óbvio! Mas um ajuste de centimentros, não é igual a um ajuste de quilometros. E a meta deve ser sempre buscar a situação em que ajustes só precisem ser de milimetros.

    O que dá a impressão é que trata fenomenos econômicos e politicos como jornais ingleses popularescos tratam a vida de estrelinhas de Hollywood.

    Quando a Ferrovia Norte e sul e Leste oeste estiverem prontas o empresariado brasileiro se verá obrigado (pela própria boca grande…) a dominar o mundo. Claro! Todo o problema do Brasil é a infraestrutura. Mitigado esse problema, nada restará de politica de pessoal, logistica, empreendedorismo, participação nos lucros pelos empregados e promoção por méritos para fazer, certo? Não haverá nem corruptores mais…

    A nossa industria dominará o mundo, sem isenções do governo…

  53. Comentario

    O artigo nao traz nada de novo.

    Reforca a tese de que existe uma conspiracao contra o governo capitaneada pela midia que protege os interesses da elite.

    Tese que cai facilmente diante dos fatos e estatisticas (muitas das quais distorcidas pelo governo).

    E triste saber que pessoas sao enganadas pela velha estrategia de eleger um inimigo (no caso a midia) para esconder as deficiencias do governo. Incluindo o senhor Luis Nassif.

     

  54. Acho que tem dois jeitos de

    Acho que tem dois jeitos de ver essa história: o primeiro deles, mais relevante politicamente é que sim, a imprensa atrapalha o país ao criar uma agenda negativa e fazer o governo correr atrás. Como o atual governo tem uma tendência em geral progressista, a imprensa sim, tenta impedir o progresso. O segundo, mais prosaico, é a gente se perguntar quando que não foi assim. Se o governo fosse híper-conservador e, por exemplo, cancelasse o bolsa-família, a imprensa iria gritar que o governo seria desumano e iria atravancar a pauta também desse governo hipotético. Que nos desculpem nossos amigo jornalistas, mas isso parece um calo profissional. É fácil falar mal do governo. Tem sempre audiência, não se gasta nem tempo nem dinheiro fazendo pesquisa e confere algum poder ao jornal e ao jornalista. Não é à toa que a crítica à imprensa começou junto com a imprensa.   

  55. O que fica realmente evidente

    O que fica realmente evidente é que exisem várias formas de mídias   e autores . Todos trabalham em prol de seus ideais e de seus interesses, sejam  eles qual forem, bons ou não tão bons. Classificar a mídia desfavorável aos nossos interesses  como , pessimista , velha, tendenciosa, é o mesmo que dizer que  a mídia da  Argentina , da Venezuela , do Peru e a de Cuba ( se é que ela existe) são exemplos de mídia democrática. Todos devem alguma coisa a alguém , em algum tempo e em algum lugar.  TODOS DEFENDEM SEUS “IDEAIS” E INTERESSES.

  56. A grande mídia é o que sempre
    A grande mídia é o que sempre foi: inimiga do país. O apoio à ditadura bastaria para provar isto. Sempre esteve à serviço do colonialismo e das elites sócias dele.

  57. Pessimismo?

    Meu Caro, realmente o povo merece o governo que tem. No Brasil não temos educação pública decente, hospitais públicos decentes, boa parte da população vive em favelas, a violência explode e você coloca então que o problema é a velha mídia que explora esses temas. Muito bem! Possivelmente falar do escândalo do mensalão e desse governo extremamente corrupto também é coisa da velha mídia. Cada um tem o direito de enxergar da forma que quer, mas para muitos de nós que se encontram frustrados com o Brasil, o problema não é a velha mídia, mas sim a mídia comprada que se presta a um papel deprimente de defender uma corja que enriquece de forma ilícita em detrimento do seu próprio país. Nojo… 

    1. Nojento

      é o seu comentário ridículo, como se as mazelas brasileiras fosse coisa que aconteceu agora e que não houve uma revolução social neste Brasil nos ultimos 10 anos. Não seu o topico sobre o SUS e a manipulação do PIG logo abaixo? Não leu sobre a melhora da educação, queda da mortalidade infantil e outros avanços do governo petista no social? Aí, como um bobo alegre global vem falar asnice aqui! Então leia isto!

      http://www.dm.com.br/texto/156387-hollande-destaca-dinamismo-do-brasil-e-convoca-empresarios-a-investir-no-paas

      Enviado em 13/12/2013 às 22p9, última atualização: 13/12/2013 às 22p5.

      Hollande destaca dinamismo do Brasil e convoca empresários a investir no país

       

        AGENCIAAFP

       

      SÃO PAULO, 13 dezembro 2013 (AFP) – O presidente francês, François Hollande, expressou nesta sexta-feira sua admiração pelo dinamismo de um Brasil que emerge, diante de uma França atingida pela crise, e convocou os empresários franceses a investir no país.

       

       

      “Olho com admiração o nível da dívida pública do Brasil, equivalente a 30% do PIB”, destacou Hollande durante uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A dívida pública da França é de 94,3% do PIB.

       

       

      “Não vamos atingir este nível (do Brasil) amanhã, mas precisamos trabalhar porque esta é uma questão de soberania”.

       

       

      Foto: Rerodução

      Foto: Rerodução

       

       

       

      Segundo Hollande, o Brasil, membro do G-20, “já não é mais um emergente” e sim um país que “emergiu” e agora compete com os países da União Europeia.

       

       

      Mas o líder francês destacou que o intercâmbio comercial da sétima maior economia do mundo depende, em grande parte, da concretização de um tratado de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, um tema destacado durante o segundo e último dia da visita do presidente francês ao Brasil.

       

       

      Mais investimentos

       

       

      O presidente Hollande disse que deseja incrementar os investimentos franceses no Brasil, que somam cerca de 2 bilhões de euros ao ano.

       

       

      Precisamente a França firmou em São Paulo dois acordos de investimentos. O primeiro envolve 300 milhões de euros da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) destinado à construção de uma linha do metrô entre o Aeroporto de Guarulhos e a zona leste de São Paulo. O segundo se refere à construção, por parte de empresas brasileiras, de um centro de negócios em Roissy, na zona do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, nos arredores de Paris.

       

       

      “Este é o primeiro investimento brasileiro muito importante, que envolve cerca de 650 milhões de euros e a criação de 2.500 postos de trabalho na França”, disse Hollande sobre o centro de negócios em Roissy.

       

       

      O ministro francês do Comércio Exterior, Nicole Bricq, disse à AFP que “para duplicar nosso comércio até 2020, que é uma meta estabelecida pelos dois presidentes, são importantes contratos de infraestrutura e em áreas estratégicas da nossa associação, mas também é importante (que a França) traga ofertas para as necessidades da nova classe média do Brasil, que já emergiu e que aspira viver melhor”.

       

       

      Mercosul pronto para acordo com UE

       

       

      O Brasil insiste na importância do sucesso das negociações comerciais entre UE e Mercosul, até agora bloqueadas por Paris, que teme a concorrência na área agrícola, especialmente na pecuária e na produção de etanol.

       

       

      Já Brasília resiste em abrir seus mercados na área de serviços.

       

       

      “Presidente Hollande, para dar um passo importante na nossa relação, é necessário que o acordo UE-Mercosul prospere”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

       

       

      “Brasil e Mercosul já estão prontos para fazer a oferta comercial. Esperamos que esta troca de ofertas se realize em janeiro”, insistiu a presidente Dilma Rousseff, que se reuniu com Hollande na véspera, em Brasília.

       

       

      Hollande respondeu que a Europa, “a ponto de completar sua união financeira, bancária, monetária e fiscal”, agora deve olhar para outros objetivos, como a América Latina.

       

       

      “Isto é o que vamos conseguir com o acordo entre a União Europeia e o Mercosul”.

       

    2. Jorge Paes, aposto um

      Jorge Paes, aposto um chikabom como você é funcionário público. De universidde pública. Acertei, não é! Vai trabalhar na iniciativa privada, chorão. Vai ganhar dinheiro na iniciativa privada, chorão, ineficiente e incompetente. Relevem, mas não tenho mais paciênbcia para esses m. que nunca fizeram nada pelo país, pela população, vivem encostados no Estado com um discurso de extrema esquerda e prática de direita a vomitar esse espírito Hardy em cima dos outros (oh, vida, oh, tristeza….) Pra essa raça ninguém tem honra, somos todos corruptos … Chega, babão, vai despejar as suas lamúrias no blog do Reinaldo Azevedo que os brasileiros que não têm medo de trabalho temos muito ainda pela frente.

    3. Você morou em um submarino e

      Você morou em um submarino e saiu apenas com a entrada do PT no governo Federal?

      Pensa que só tem idiotas lendo seus comentários?

      Ou é um alienado pela mídia tradicional, a qual só faz defender seus interesses, espúrios na maior parte?

      Nojo eu tenho da sua frustração, que impede de fazer uma análise fria e admitir que este governo está quebrando paradigmas e levando o país a avanços sociais e econômicos que nossa elite, em mais de 500 anos, não conseguiu produzir.

    4. Vc esqueceu de citar os mega

      Vc esqueceu de citar os mega empresários que tocam seus negócios em função do que a mídia divulga… Caraca, devem ter ganho as empresas na rifa ou no bingo da igreja…

      “…a mídia comprada que se presta a um papel deprimente de defender uma corja que enriquece de forma ilícita em detrimento do seu próprio país.” E num é, mesmo? Tu tb tá revoltado com o helipóptero, né?

  58. Cadê nossos “testa de ferro por acaso”

    Alguém ja viu leu ou assistiu alguma peça teatral, filme, livro ou qulquer outra obra nacional tratando do tema?

     

  59. “Pessimismo”? Então tá…

    Manipulam dados, inventam informações, omitem fatos, ditam vereditos, promovem linchamentos morais, mentem descaradamente, livram a cara dos seus protegidos com a mesma dedicação com que acusam e fabricam acusações contra seus adversários, manipulam dados e estatísticas, editam debates… Isso é “pessimismo”??  Não é não, meu chefe!!  Procura no dicionário, qualquer dicionário, a definição para “pessimismo”.  Pessimismo, já disseram, é quando se olha pros dois lados ao atravessar uma rua de mão única. Pode mudar esse título aí para “O golpismo militante da velha mídia”, fazendo favor.

    1. Esse Nassif….
      É o Nassif aliviando pra velha mídia. Até outro dia jurava de pé junto que o big boss Civita não sabia o que se passava em VEJA…
      Agoa chama SABOTAGEM, GOLPISMO de pessimismo….acorda Nassif!

  60. Nassif chama de pessimismo, outros de golpismo da velha mídia

    Como a grande mídia trata os temas, setoriza, partidariza e chantageia, demonstrada nas duas recentes materias abaixo.

    Globo pressiona Rosa Weber para blindar tucanos!

    Leia a matéria de Stanley Burburinho que o Conversa Afiada acaba de publicar:

    TRENSALÃO TUCANO: GLOBO PRESSIONA ROSA WEBER

    Burburinho acha as pegadas da Globo Overseas na blindagem dos tucanos de SP

    1 – No dia 12/12/2013, há 4 dias atrás, chegou ao STF o inquérito 3815 que denuncia gente e políticos do PSDB de SP sobre os desvios de milhões dos trens e metô de SP. Conforme a imagem abaixo que peguei no site do STF, a Ministra Rosa Weber será a relatora do inquérito 3815:

    115

    Link para o STF: http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4511033

    2 – No mesmo dia 12, minutos depois de anunciado que a Rosa Weber será a relatora do inquérito 3815, fiz 2 comentários no Twitter:

    “Eu acho a min Rosa Weber muito insegura. Vamos ver se ela terá pulso firme com os citados no inq3815, o cartel de SP.” – https://twitter.com/stanleyburburin/status/411220124969230336

    “A partir de amanhã, a min Rosa Weber do STF, relatora do inq do cartel de SP, começará a sofre pressão da velha mídia.”

    3 – Hoje, do nada, O Globo traz a manchete:

    “STF inflou números de seu plano de saúde para receber mais verba da União”

    http://oglobo.globo.com/pais/stf-infla-numero-de-beneficiarios-de-plano-de-saude-para-receber-mais-recursos-da-uniao-11072953

    4 – Sabe quem preside o Conselho Deliberativo do STF-Med, que gerencia os planos de saúde de todo o pessoal que trabalha no STF? A Ministra Rosa Weber que é a relatora do inquérito 3815 que denuncia tucanos de SP envolvidos no desvio de milhões dos trens e metrô de SP, nos escândalos da Siemens e Alstom. Veja abaixo:

    “(…) Tanto o presidente do Supremo quanto a presidente do Conselho Deliberativo do STF-Med, ministra Rosa Weber, foram alertados sobre os dados inflados para o recebimento de recursos da União.(…)”

    http://oglobo.globo.com/pais/stf-infla-numero-de-beneficiarios-de-plano-de-saude-para-receber-mais-recursos-da-uniao-11072953

     

    Outra matéria, agora do Tijolaço

    Reproduzo abaixo um texto de Mario Marona em seu blog. Eu acrescento alguns comentários em seguida.

    PÓ PARÁ, ELIANE

    Mario Marona

    Eliane Cantanhêde está indignada porque os militantes do PT cantaram musiquinha relacionando a droga do helicóptero de Zezé Perrela aos tucanos. Ficou mais irritada ainda porque Lula, em vez de repreender os filiados, comentou:
    – Se for comparar o emprego do Zé Dirceu no hotel com a quantidade de cocaína no helicóptero, pelo menos houve uma desproporcionalidade no assunto.

    Eliane ficou tão contrariada que deu o seguinte título ao seu artigo de hoje na Folha: “A cocaína de Lula”.

    A colunista afirma que Lula está contribuindo para que o PT traga este assunto a público.

    Deve ser porque o artigo dela é muito curto. Se tivesse mais algumas linhas de espaço, Eliane poderia ter lembrado ao leitor que quem inaugurou este tipo de baixaria foi um amigo de Serra, que deu a um artigo no Estadão, dirigido ao então governador Aécio Neves, o título de “Pó pará, governador”.

    Foi ali que começou uma guerra de dossiês entre os dois tucanos.

    PS: brincadeira de mau gosto com título qualquer um pode fazer.

    *

    Admito que também fiquei preocupado com essa coisa de baixaria. Em conversa com amigos, cheguei a comentar, com sinceridade, que tinha pena dos Perrela. Só que logo assim que falei isso, eu mesmo comecei a rir histericamente, e todo mundo riu muito, porque a nossa mídia conseguiu blindar os Perrela de tal maneira que se transmitiu a ideia de que a apreensão de um helicóptero com meia tonelada de cocaína é uma coisa “normal”. Um acidente da vida que pode acontecer a qualquer um.

    Quanto à baixaria, Cantanhede deveria lembrar a seus leitores dois fatores importantes:

    1) Que o seu marido é marketeiro do PSDB e ela trabalha na Folha, um pasquim controlado e financiado pelos tucanos.

    2) Que as baixarias maiores, de longe, vem da Folha. Ou ela não se lembra da ficha falsa da Dilma? Baixaria essa que foi seguida de outra, com o próprio Octavio Frias Filho insultando grosseiramente dois professores que enviaram cartinhas à Folha. Pior ainda: Eliane não se lembra da fofoca macabra do Cesar Benjamin, dizendo na Folha que Lula, na cadeia, tinha estuprado, ou tentado estuprar, um adolescente?

    Lula está certo. E a militância também está certa em seu sarcasmo em relação ao caso. A direita e a mídia não fizeram o diabo quando pegaram um aloprado petista com dinheiro na cueca? O que é pior? Dinheiro na cueca ou meia tonelada de pó num helicóptero cinco estrelas?

    Além disso, a história da cocaína está muito mal contada. O próprio desinteresse da imprensa, escancarado no texto da Cantanhede, é suspeito.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=11537

     

    1. Parabéns!

      Parabéns! É exatamente isto! A Força NEOLIBERAL MUNDIAL é muito forte e está disposta a tudo para se manter! Será muito difícil combatê-los mas não podemos desistir e nos deixar manipular por este FDP do PIG!

  61. A velha mídia pessimista

      Fico tentando entender esses “explicadores econômicos” dos principais jormais de televisão. Agora possuem quadros “fantásticos”, em que muito das vezes, o própio repórter não consegue manuseiar. Parece que a notícia ruim é sempre mais empolgante. Esses mesmos comentaristas econômicos, nunca dão idéias ou sugestões econômicas.. Apenas comentam o que se passou e no final das reportagens, vem a previsão:   “…a inflação subiu mais que o pranejado…”.

  62. Golpismo e indignação seletiva da grande mída

    É muito curioso que Eliane Cantanhêde venha dar lições de moral, tachando de indigna a referência de Lula à indiferença da mídia em investigar o episódio do helicóptero do filho do senador José Perrella apreendido com uma imensa carga de cocaína.

    Até o título é cuidado para fazer intriga: “A cocaína de Lula”

    Qualquer pedra da estrada sabe que, se o helicóptero pertencesse a alguém ligado a Lula ou ao PT, haveria uma legião de repórteres esmiuçando tudo e mais um pouco: como o helicóptero fazia viagens ao Paraguai sem o conhecimento de seus donos, porque fez uma rota absurda de São Paulo para o Espírito Santo desviando-se quase o dobro do caminho para “abastecer-se”  em Divinópolis, MG e muitas outras coisas mais.

    Mas admitamos que Cantanhêde pense realmente assim.

    Fui procurar, e não achei, algum artigo da colunista da “massa cheirosa” verberando contra a acusação do então vice de José Serra, Índio da Costa, que acusou o PT de “ser ligado às Farc, ao narcotráfico”.

    Aí, pode, D. Eliane?

    Mais: houve alguma palavra de protesto quando Mauro Chaves, jornalista ligadíssimo a Serra desferiu o petardo do artigo no Estadão com o famoso “pó pará, governador”?

    Aliás, o Estadão, tal como se acusava Stálin de “sumir” com a presença de Trotsky nas fotos da revolução russa, fez apagar a página, que o navegante Rei Lux recuperou nos arquivos da internet.

    E mais ainda, porque a colunista da Folha não procura seu novo colega de Folha, Reinaldo Azevedo, o último serrista assumido da grande mídia, para perguntar porque ele  escreveu que “A estranha história do helicóptero dos Perrella, lotado de cocaína, não fecha quer na narrativa, quer na matemática“?

    Só falta agora vir o Merval Pereira vir reclamar, logo ele que publicou a foto de um presidente de associação de moradores de um morro (o do Telégrafo, na Mangueira) ao lado de Brizola dizendo que o então candidato a Presidente tirava fotos com traficantes…

    Aliás, Brizola, que enfrentava na própria família o sofrimento causado pelo abuso de drogas, foi o tempo todo chamado de protetor do  tráfico pelos congêneres de Cantanhêde.

    Se fosse Brizola e não a Globo quem patrocinou o primeiro Rock in Rio, será que não iam dizer que o governador usava um espetáculo para a juventude para estimular o uso de drogas e favorecer o tráfico?

    É curiosa esta indignação seletiva.

    Acusar gente de esquerda, que não tem uma visão de “cura policial” para o problema das drogas – um dos raros traços de lucidez de Fernando Henrique, aliás – de ser ligada às drogas, pode.

    Quem faz demagogia com drogas, curiosamente, é o antigo ídolo de Cantanhêde, José Serra, em seu artigo na própria Folha, acusando o governo brasileiro de ser negligente com seus “apenas” 8 mil quilômetros de fronteira, quando ele sabe que, com cerca, muro e todo o poderio americano, toneladas de drogas entram nos EUA pela fronteira com o México, que mede apenas 40% disso?

    E é engraçado que, ao tocar nesta questão, tudo o que se consegue tratar é de mandar polícia para as favelas e periferias, onde estão os pequenos “aviões” – e não helicópteros – da droga.

    Porque é que, quando se trata de reprimir o consumo de drogas nunca se pensa em fazer o que se faz nas favelas nos bairros e “points” de elite, onde fica, de fato a “massa cheirante”?

    A imprensa faz matérias sobre como traficantes desfilam livres no morro, mas não como o consumo de drogas é “arroz de festa” nos encontros da elite.

    A imprensa americana publica. A daqui, cala.

    A droga, nos jornais brasileiros, é um mal do mundo dos pobres, não do dos ricos.

    O delegado Hélio Luz, que teve a ousadia de dizer que “Ipanema brilha à noite” foi, como se sabe, devidamente “apagado” de posições de mando na polícia.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=11561

  63. Eu tenho um lado….

    Houve um tempo que ser de partido A ou B era até uma questão cultural, de se expor sem medo de mostrar as suas preferências ideológicas. De uns tempos para cá, com o avanço da Era Digital, e inegavelmente com o que chamam de “Lulismo”, o que se vê é que a criminalização da política levou, e está levando, ao receio das pessoas assumirem abertamente suas posições. Não é vergonha ser de Direita, de Esquerda ou de Centro (se é que isso é possível). O esforço para escrever ou discursar se equilibrando em cima das muretas que separam as formas de pensar e enxergar o Brasil normalmente redunda em opiniões generalistas, em lugares comuns: “mais educação”, “mais saúde”, “mais transporte”, “menos impostos”, e quantos “mais” puder. Obviamente, isso é o que todo mundo quer!

    Eu, particularmente embebido no extrato esquerdo do pensamento político, acho difícil imaginar que seja possível assumir que o Governo do PT tenha se transformado em “Centrão”, ou que suas diferenças com o seu antagonista mor sejam apenas retóricas, como já afirmou o nosso Nassif. Não querendo ser reducionista, mas é óbvio que se o Governo do PT não fosse de esquerda ele não seria o “Dragão” a ser derrotado pelas “espadas da moralidade” empunhadas por grandes veículos de comunicação. Ouço muita gente utilizar o argumento de que os blogs progressistas formam a imprensa “chapa branca” por “falarem bem do governo”. De fato, acho estar havendo uma confusão: será que  para se manter neutro, ou seja, não ser “pelego”, é falar diuturnamente mal de tudo que o Governo petista faz? Ter um papel crítico é isso? Podem acreditar, mas alguns dizem que a “Veja” é de esquerda por “falar mal do Governo”!

    Não se trata de encobrir que o Brasil precisa melhorar, mas sim de não ser derrotista. Quantos aqui ao tentarem debater minimamente com alguém contaminado pela ideologia anti-petista não se aborreceram ao perceberam que o debate não teria futuro em função de receber o “xingamento”: petista!? Isso mesmo, ser considerado petista parece jogar por terra todo a nossa fundamentação política em qualquer debate, é como se a nossa posição partidária nos vestisse de uma incapacidade de pensar, em suma pelegos. Eu normalmente faço a comparação desta situação com aquele fundamentalista protestante, o qual ao ser questionado, pressionado, lança o famoso jargão: “tá com o Diabo no corpo, sangue de Jesus tem poder”! O pior de tudo é que muita gente está se somando ao corpo que é simpático ao PT, mas temoroso em expô-lo.

    Um de vários exemplos de que mostram que o PT ainda é de esquerda é o programa Mais Médicos. Quem teve a oportunidade de assistir o Globo Repórter até se surpreendeu sobre uma matéria mostrando claramente que nos hospitais visitados, e que receberam médicos cubanos, somente estes não faltavam o trabalho, uma verdadeira sai justa para os nossos médicos. O ódio da classe médica contra o PT é sintomático. Uma das classes mais coesas e conservadoras do Brasil contra um Programa que leva mais médicos (que não faltam) aos rincões do país. Pois bem, ao argumentar isso com alguém eu sou chamado de “petista”! Como se isso fosse o pior dos xingamentos (rsrs). Mas eu não deixo de retrucar risonhamente: sou mesmo! É isso, eu não tenho medo, eu não tenho receio em dizer abertamente que sou simpatizante e porque não petista. Obviamente eu fico preocupado na medida em que basta se declarar petista para ser condenado não só pela opinião publicada (vide AP 470). Não se trata aqui de se fazer de vitima. Eu sei que existem petistas de diversas matizes, uma mais exaltados outros não, assim como existem direitista de várias cores. O que não se pode é o debate ser interrompido ou depreciado pelo desmerecimento de ideologias e preferencias partidárias. Há de se convir que a busca por santos na política brasileira é sempre nefasta e faz muito mal a democracia. Se alguém acha que os petistas acham Lula um santo está redondamente engando, só se os santos forem aqueles que vivem pecando tentando defender o que acreditam. Nesse contexto, tanto Serra, FHC, Lula, Dilma, Armínio Fraga, Mantega, são santos…ou não?

  64. Ô inveja!

    Como os franceses se livraram do jornalismo que assassina a reputação

     

    Postado em 30 Jul 2013por :  

    Uma mulher insultada mudou sensacionalmente, há 100 anos, o caráter da imprensa

    francesa.

     

    O episódio, na ilustração de um jornal da época

    O episódio, na ilustração de um jornal da época

     

    Os franceses se livraram de um tipo de jornalismo que assassina reputações de uma maneira drástica.

    Em 1914, pouco antes da Guerra, o jornal conservador Fígaro vinha massacrando o ministro da Fazenda, Joseph Caillaux, de esquerda. Caillaux, para o jornal, era pacifista demais num momento em que a Alemanha flexionava seus músculos.

    O Fígaro conseguira uma correspondência íntima de Caillaux dirigida a uma mulher da sociedade parisiense, Henriette.

    Eram cartas em que se misturavam lascívia e inconfidências políticas, e datavam da época em que Caillaux e Henriette mantinham um caso clandestino.

    Quando o Fígaro obteve as cartas, Caillaux e Henriette já eram marido e mulher, depois de cada qual se divorciar para viver plenamente seu amor.

    O editor do Figaro, Gaston Colmette, era o jornalista mais poderoso da França.

    Henriette queria que Joseph o desafiasse para um duelo para preservar a honra e a carreira. Mas depois teve uma segunda ideia.

    Dirigiu-se à sede do jornal e pediu para ser recebida por Calmette, num final de dia. Um amigo de Calmette lhe recomendou que não a recebesse, dadas as circunstâncias da campanha movida contra o marido dela.

    Mas Calmette era um francês, e respondeu que não poderia deixar de atender uma mulher sozinha.

    Henriette tinha um véu na mão.

    “Você sabe para que eu vim aqui, não?”, disse ela, segundo testemunhos. E então, sem perda de tempo, Henriette mostrou o que carregava embrulhado no lenço: uma Browning automática. Descarregou-a em Calmette. Quatro tiros acertaram seu peito, e o mataram em poucos minutos.

    A polícia não tardou a aparecer. Os policiais iam levar Henriette a uma delegacia na viatura que estava estacionada na frente da sede do Figaro.

    “Não toquem em mim”, disse ela. “Je suis une dame.” Ela foi para a polícia em seu próprio carro.

    "Je suis una damme"

    “Je suis una dame”

    Poucas semanas depois, num julgamento que chacoalhou a França e a Europa, e obscureceu entre os franceses os acontecimentos que logo levariam à Primeira Guerra Mundial, o caso foi examinado por um júri composto apenas de homens.

    Henriette acabou inocentada. Agira, o júri decidiu, em legítima defesa da honra, e sob intensa emoção.

    A opinião pública, no julgamento, se inclinou por Madame Caillaux – que na prisão era atendida por duas de suas empregadas – e não pelo jornalista morto, ou pela causa deste.

    Houve entre os franceses um consenso de que Calmette e o Figaro tinham cometido um abuso intolerável de poder, e o veredito refletiu isso.

    Acabou assim espetacularmente, pelas mãos de Madame Caillaux, une damme, o jornalismo que assassinava reputações na França.

    O Brasil viveu um caso de alguma similaridade algumas décadas depois.(Falo pelo ângulo político. Um irmão de Nelson Rodrigues foi assassinado na redação por uma mulher que o jornal da família chamara de adúltera. Mas essa morte não teve vínculo nenhum com a política.)

    O Calmette brasileiro era o “Corvo”, o jornalista e político Carlos Lacerda, que se lançou a uma campanha selvagem que levaria Getúlio Vargas ao suicídio, em 1954.

    É um exercício fascinante imaginar o que teria ocorrido se Vargas tivesse a seu lado uma Madama Caillaux.

    Mas não tinha.

    Lacerda foi vítima de um atentado em que saiu apenas com um pé ferido. O mandante, segundo a polícia, foi o chefe da guarda pessoal de Getúlio. Sob a pressão da imprensa, Getúlio poucos dias depois se mataria.

    Madama Caillaux, na Paris de 1914, acabou de uma só vez com Calmette e com um tipo de jornalismo que os franceses julgaram destrutivo e nocivo ao interesse público.

    Lacerda pôde seguir, revigorado, sua carreira deletéria. Anos depois, seria protagonista no assassinato do caráter do presidente João Goulart, no começo dos anos 1960.

    O Corvo seria o nome essencial para justificar, pela imprensa, a instalação de uma ditadura militar que, sob o pretexto infame de impedir o “triunfo do comunismo”, mataria milhares de brasileiros e faria do Brasil um campeão mundial da desigualdade social.

    Henriette, com seu gesto extremo e desesperado, forçou a França a avaliar o jornalismo que se fazia então.

    O Brasil jamais passou por este tipo de avaliação, e isso explica em grande parte o jornalismo sem limites que vigora entre nós ainda hoje, um século depois de os franceses terem imposto limites imprescindíveis ao interesse público.

     

    1. Aqui também

      Muita gente não sabe, mais aqui no Brasil aconteceu um caso praticamente idêntico. A mulher matou  um irmão de Nelson(Roberto Rodrigues) , causando grande repercussão na época.Foi um acontecimento sumamente  trágico para a família Rodrigues.Leiam no livro o Anjo Pornográfio

  65. Realismo militante…

    EDITORIAL FOLHA 16/12/13

    SUS, 20

    Há uma quase unanimidade, no Brasil, quanto ao imperativo de aumentar as verbas para o setor público de saúde. Ainda bem que ela não é completa, porque, como diz a célebre frase de Nelson Rodrigues, o consenso não produz a mais inteligente das opiniões.

    Não se pode negar que falte dinheiro: o gasto público (3,8% do PIB) é quase a metade, em termos proporcionais, do que despendem outros países com modelos semelhantes ao brasileiro. No entanto, o argumento ignora que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta, além do subfinanciamento, um problema grave de ineficiência.

    Qualquer investimento para aprimorá-lo, pois, deveria concentrar-se antes em reformar sua organização –e não em aplicar mais dinheiro do contribuinte numa estrutura que apresenta diversos vícios. Resolvê-los é a melhor maneira de fortalecer os inegáveis méritos do SUS e ampliar os conhecidos avanços que tem proporcionado.

    A conclusão –que agora ganha o reforço de um relatório técnico do Banco Mundial para avaliar os 20 anos do SUS– pode não ser eleitoralmente rentável, mas é a correta.

    Inúmeros especialistas reconhecem esse fato, mas o oportunismo político tem impedido que o tema ocupe o proscênio do debate sobre a saúde. Em lugar disso, o governo federal tira da manga o Mais Médicos. O programa rende votos e tem aspectos elogiáveis, mas nem resvala os problemas de ineficiência.

    Estes são pelo menos três. O primeiro e mais óbvio é a baixa eficiência hospitalar. Dois terços dos estabelecimentos têm menos de 50 leitos, quando o padrão internacional preconiza pelo menos cem. São 3.500 unidades pequenas que, por definição, não têm demanda suficiente para justificar o custo.

    Em segundo lugar, os hospitais atendem e internam pelo menos 30% de pacientes que não deveriam estar ali. São casos que poderiam ser tratados em ambulatórios ou acompanhados num sistema decente de assistência primária.

    Por fim, há um número insuficiente de equipes de saúde da família, embora o montante tenha aumentado de forma expressiva nos últimos anos. Cada uma delas atende hoje 3.500 pessoas, e o próprio Ministério da Saúde tem por meta reduzir esse contingente para 2.000.

    Nada disso se resolve sem dinheiro, por certo, mas ele não precisa sair sempre da expansão dos orçamentos. Mais racional seria começar pela economia de recursos, como dita o princípio da eficiência no trato da coisa pública. Mas isso é quase um anátema para a insalubre política nacional.

  66. Nassif, prá mim, isto não é

    Nassif, prá mim, isto não é pessimismo não, não passa de estragégia de golpe, a velha mídia confiou de que são os “formadores de opiniões” que ditam as vontades políticas no país, até acgarem Lula e a resistência de Lula, tudo se modificou, passou-se a apostar no caos gerais, lá nos idos de Lula o caos aéreoa já prenunciava esta tática. Escreve o que vou te dizer, a mídia vai dar o golpe no Aécio para “baixarem na mer… esta própxima campanha. Dilma faz o correto, mas vem coisa, vbem coisa com o ser… A revista Veja é a ponta de lança desta estratégia, mas todos os outros veículos precisam desta estratégia. Os seus “articulistas” do PIG, após levarem a depressão seus leitores, devem receber o litrinho de wiski e darem risada. O país não está excepicional, mas não ficaria melhor com a caterva…

  67. Inversão de papéis…

    Todos os governos esquerdistas/populistas ao redor do mundo combatem a imprensa! Porque?

    É assim em Cuba, Argentina, Venezuela, China, Rússia, etc…! Porque?

    Porque também com exceção da China, todos os combatentes da mídia livre, lideram os rankings de corrupção??

    No caso do helicóptero do pó, DE QUEM É O DEVER DE INVESTIGAR????? Da imprensa ou da Polícia Federal????

    Lembrando que a Polícia Federal é subordinada ao ministro Cardoso-PT! Que prato cheio para o PT simplesmente fazer o seu trabalho, investigar, e que se dane a impresa!

    Imprensa livre é imprescindível à democracia!

    PT/POLICIA FEDERAL, façam o seu trabalho!

    A população agradece!

    1. Inversão de papéis

      A matéria trata de um tipo de imprensa ultrapassada, posto que fiel aos seus propósitos de sempre, qual seja: manter os seus privilégios e manter no Poder os cretinos de sempre.

      Para conseguirem tal objetivo mentem, distorcem, maculam, alteram informações e fomentam o golpe.

      E, você vem, desfaçadamente, tratar sobre imprensa livre?

      Para isso utilza de argumentos falaciosos e cita países, supostamente, persecutores da tal imprensa livre?

      Essa banda podre da imprensa a qual você defende tem mesmo é que ser banida, pois, é, também, bandida.

      É a mesma imprensa que tudo fez para ver realizados os feitos de 1954 (suicídio de Getúlio) e 1964 (Golpe da milicada em consórcio com a sua imprensa livre, que resultou em 21 anos de ditadura assassina).

      Procura a tua turma, indivíduo! 

  68. PESSIMISMO MILITANTE

    Hoje pela manhã no programa esportivo arena, canal sportv, o  Pondé (FSP) dizia não entender pq num país em crise econômica a presidente iria se reeleger. Veja bem. Isso foi num programa esportivo. Vários programas esportivos dos canais sportv e espn batem no governo. Agora chegar ao ponto de criticar a economia e pregar contra a reeleição, devido a suposta crise….foi a primeira vez que vi.

    1. Então o Pondé, Phylósofo

      Então o Pondé, Phylósofo oficial do tucanato paulista, não entende porque num país em crise econômica a presidente  irá se reeleger?

      Movido unicamente pelo intuito de auxiliar o pensador da TV Cultura e Folha de São Paulo, busquei no Manual Tales de Mileto Para Principiantes Na Arte de Filosofar e Chutar Tampinhas  a resposta.  

      Estava lá, claríssima e óbvia: “Ora, seo Pondé! A resposta está contida em sua própria dúvida: a presidente irá se reeleger com um pé nas costas porque não existe crise econômica nenhuma, a não ser na sua cabeça. Houvesse, ela não se reelegeria. Segue ilustração anexa. 

       

       

    2. Ontem a noite no Painel, o

      Ontem a noite no Painel, o mediador perguntou se algum brasileiro seria lembrado nos próximos anos como Mao, Lenin, Bolivar, Fidel, Peron… houve um silêncio sepulcral, ao qual Boris Fausto disse meio que envergonhado Lula com algumas ressalvas… dava para notar a cara de despeito dos demais participantes, até porque um ilustre desconhecido levou para o programa sua mais nova obra, o “livro” a década perdida, fazendo alusão é claro, aos dez anos do pt no governo.  Fiquei a imaginar se esse sujeito saberia realmente o que representa uma década perdida para a política e a economia de um país.  Infeliz de um país que tem um crítico como esse, eu que sou mais nova que esse senhor sei que década perdidas foram os anos oitenta e até a metade dos noventa.  Será memória curta, desconhecimento, ou apenas má vontade em reconhecer a verdade?  

      1. Lula, sempre ele.

        Recomendo fortemente este o Painel da GNT de 15 de dezembro de 2013.

        Foi super interessante. Também vi assim porque passei pelo canal e eles falavam do Mandela. Dai o programa derivou para o maior dos brasileiros e que possivelmente seria lembrado daqui a cem anos. Foi comico o disfarce para não  concluir que era o Lula. Levantaram o nome de quase todos, de pedro primeiro e segundo a Péle , sim pelé, passando, sério, pelo marechal deodoro, e não acharam ninguem, ficaram perdidos no assunto, mas o esquecimento do Lula foi tão escandaloso como são os silêncios barulhentos do pig, que ficou claro como o sol que o maior dos brasileiros, embora existisse não podia ser ali citado. Só no finalzinho o “historiador” da turma falou  o nome do Lula, engasgado falou “lulha” mas para mostrar, ficou meio sem jeito, o seu livro sobre a década perdida (?), mas só.

        Um programa inteiro para falar da grandeza do Lula sem citar ao menos o seu nome. Nunca me diverti tanto. 

  69. estratégia

    Bem Nassif,

    a mídia percebeu por que perdeu de Lula em 2006, mas somente em 2007. Foi por causa do apoio ao seu regime de continuidade, de respeito aos contratos. A economia bombou, e o escândalo do mensalão não respingou em Lula. Este desafiou os corvos em 2006, e saiu-se vitorioso.

    Escaldada, a mídia não deu trégua sequer de 100 dias a Dilma, que ainda se enredou em muitas frentes: tarifas de energia, juros baixos, médicos, educação, investimentos em saúde, sem falar nos erros em que estou de acordo: contabilidade criativa, manutenção de um mutismo quiçá arrogante. 

    A campanha nunca acabará. Eu pensava que poderia acabar em algum momento, mas agora vejo que quem tem razão é o rapaz da história da dama francesa. Só a catarse de uma morte para acabar com este disse-me-disse que se tornou a imprensa.

    Pode olhar todo dia, eu devo estar vesgo, ou só vejo destaque de notícias negativas. Coincidiu, corroborou este viés, o debacle de Eike Batista (creio que é muito importante esta fonte). Fonte de notícias negativas, para consolidar a visão de que brasileiro não pode se aventurar a ser empreendedor, porque mete os pés pelas mãos. 

    Juízos ligeiros, notícias que parecem fofocas, é esta a figura que se consolida a respeito da mídia do século 21. Mas quantos séculos ela tem? Há que morrer para nascer de novo. 

     

     

  70. Realmente não sei que

    Realmente não sei que pessimismo é esse? Afinal de contas, nosso PIB per capta é igual ao da Costa Rica!!! Acho que dá pra vicer muito bem com isso, não dá não?

    Estado/RegiãoPIB per capita (US$)País comparadoPIB per capitaNORTE7.610Guiana7.491Rondônia9.676Equador9.693Acre6.456Iraque6.550Amazonas9.997Peru9.950Roraima8.277China8.305Pará6.298Egito6.388Amapá7.181Namíbia7.360Tocantins7.064Argélia7.062NORDESTE5.687Suazilândia5.775Maranhão4.303Cabo Verde4.220Piauí4.294Rep. pop. do Congo4.496Ceará5.652Sri Lanka5.618Rio Grande do Norte6.185Paraguai6.124Paraíba5.123Guatemala5.042Pernambuco6.453Egito6.388Alagoas4.975Marrocos5.022Sergipe6.869Micronésia6.982Bahia6.214Paraguai6.124SUDESTE15.534Malásia15.890Minas Gerais10.725África do Sul10.942Espírito Santo15.092Uruguai15.055Rio de Janeiro15.724Líbano15.289São Paulo17.780Argentina17.477SUL13.360Bulgária13.669Paraná12.477Romênia12.390Santa Catarina14.663México14.748Rio Grande do Sul13.459Bulgária13.669CENTRO-OESTE15.249Líbano15.289Mato Grosso do Sul10.891Sérvia10.725Mato Grosso12.722Venezuela12.735Goiás10.027Colômbia10.208Distrito Federal34.532França34.860BRASIL11.800Costa Rica11.861

     

  71. “Jornalismo”

    ‘EL PAÍS’ NO BRASIL

     

    O jornalismo tem jeito?

     

    Por Celso Schroder em 11/12/2013 na edição 776

     

    Os nossos empresários do jornalismo são estranhos. Eles não gostam do jornalismo, não acreditam no jornalismo, trabalham contra o jornalismo e, para não deixar dúvidas, odeiam com todas as forças os jornalistas. É uma forma estranha de ganhar dinheiro, solapar seu próprio negócio. Ou então a prova definitiva de que, afinal das contas, não é com a venda de jornais que eles aumentam suas fortunas pessoais na mesma medida que invariavelmente conduzem seus negócios para a bancarrota.

    Ah, tem outra coisa que causa invariavelmente urticária nos empresários de comunicação no Brasil: leis. Eles não suportam se submeter a nenhuma regulação. A “lógica” que guia a Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) – principal organização do empresariado de comunicação das Américas – é “lei melhor é lei nenhuma”.

    São eles que retroalimentam a tese do fim do jornalismo. São os mesmos que abdicaram do jornalismo em nome do entretenimento e da espetacularização. São os que apelidaram a notícia de hardnews (dura e indesejável) e guindaram o entretenimento à condição de softnews (molinho e bom). São os mesmos que, ao contrário dos EUA, por exemplo, criaram um divórcio obscurantista e medíocre entre o negócio e as universidades e cursos que ensinam e pesquisam sobre jornalismo. Sim, adivinharam, são eles que reduziram o jornalismo contemporâneo a um arremedo do que era praticado no século 18, um festival de opinião conduzido por centenas de “colunistas” que substituíram os repórteres e editores em número e importância.

    Pira do capital

    Está certo, eles têm aliados e cúmplices, mas foram eles que transformaram suas empresas em partidos políticos. Por isso é difícil acreditar nos seus diagnósticos e vaticínios sobre o futuro desta atividade. Não se pode confiar nem na perícia, na capacidade de gestão ou análise sobre o porvir. É patético ver o segmento empresarial mover-se como moscas tontas em torno de uma luz que os cega, atordoa, e quase sempre os leva ao desastre. Nestes últimos tempos as palavras mais usadas para explicar, justificar ou anunciar medidas quase sempre drásticas são: crise do jornalismo.

    Assustados com tecnologias que os coloca na necessidade de decidir se afinal estão no negócio do jornalismo ou no showbizz, eles recorrem, assim como os antigos gregos, à inexorabilidade do destino. Os deuses, afinal, estão tramando contra eles, pedindo sacrifícios. E eles prontamente atendem a estes vingativos seres e rapidamente fazem suas oferendas prediletas: jornalistas. Afinal, é para isto que servem estes tipos descartáveis que insistem em fazer jornalismo.

    De tempos em tempos, jornalistas são colocados na pira do capital em nome da crise. O ritual assume variadas e criativas formas. Alguns simplesmente fecham seus negócios e vão embora para Miami. Outros, mais escrupulosos, “digitalizam” suas redações, ou seja, trocam a prosaica verificação e averiguação pelo mais barato “copia e cola”. Existem aqueles que, finalmente, assumem o mundo do circo. Mas o resultado é sempre o mesmo, jornalistas desempregados e população sem informação.

    Função social

    A vinda do principal jornal espanhol ao Brasil, El País, no entanto, parece demonstrar que existem ainda empresários que compreenderam que o jornalismo é uma necessidade social e que não foram eles, empresários de comunicação, nem mesmo nós, jornalistas, que inventaram esta forma peculiar e singular de relato. Os espanhóis acreditam, vejam só, que ainda existem leitores no Brasil. Mais do que isso, acreditam que existem anunciantes que apostam nestes leitores e, na contramão do pessimismo nacional, querem se instalar aqui. Mas eles podem? A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) acha que não. A representante nacional daqueles que odeiam jornalismo não quer deixar o El País vir. E usa um argumento inusitado: a lei. Sim, aquela mesma que eles odeiam, porque “regula”! Para evitar a concorrência internacional, os empresários se valem dos restos da Constituição que eles mesmos remendaram em 2001 para permitir a entrada de 30% de capital estrangeiro.

    E a ANJ tem razão, eles precisam de 70% de capital nacional para poder se instalar aqui. É a lei que diz isto. Para isto a lei serve. Garantir aos mais fracos a proteção contra os mais fortes. O estado da lei é a superação do estado natural da barbárie. A mesma lei que a sociedade precisa para se proteger dos desmandos, erros e interesses escusos que podem acometer o “negócio” do jornalismo e da comunicação.

    Mas o interesse do jornal espanhol é revelador. Traz alento para quem acredita no jornalismo e pode servir de estímulo para empresas brasileiras que desconfiam que esse pessimismo nacional é mais fruto de um cenário concentrado e vertical que viabilizou empresas sem o cacoete para a concorrência – e para a função social do Jornalismo – do que a decisão inexorável de um deus raivoso antijornalístico.

    ***

    Celso Schröder é presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc) e vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas

  72. A velha mídia quer a privataria de volta

    Simples: a velha mídia não gosta do Brasil e menos ainda dos brasileiros; tem saudade da privataria e seus patrões não moram no Brasil; distorce o que pode e cria suas próprias verdades, reverberadas incessantemente nos diversos canais – concessões públicas – ao ponto da exaustão.  Até programa de culinária – ou de esportes – serve para que os “especialistas” falem mal do país e, por consequência, tentem colocar a culpa no PT, é claro.  Seus mentores estão fora do país, puxando as cordinhas dos seus serviçais que escrevem aqui toda sorte de invencionices.  Trabalhemos para mostrar a quantos possamos que o cenário da mídia, catastrófico, é uma fabricação, mais uma farsa desse setor que detesta o progresso do povo e do país.  E o que dói mesmo é ver o governo federal alimentar essa mídia direitista e reaça que trabalha contra a nação.  Para com isso, Dilma!!!

  73. Ditadura midiática brasileña


    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  74. Propinoduto, PSDB, Judiciário, Eleições, Imprensa

    Lenha no forno

     

    Começou o preparo da gigantesca pizza midiática encomendada pelo PSDB paulista. A entrega foi agendada para o início do ano, a tempo de evitar que o escândalo do Propinoduto contamine as eleições de 2014.

    Os ingredientes são notórios: dossiês fajutos que vitimizam os bandidos, factóides escandalosos para incriminar petistas e extensas pressões sobre o Judiciário.

    Na primeira camada espalharam suspeitas acerca da investigação do Cade, buscando repetir o sucesso obtido em outros episódios obscuros (José Serra e as Sanguessugas, por exemplo), que deixaram de existir logo que vieram à tona.

    No segundo estágio, transformaram a gangue do ISS em São Paulo numa fumaça radioativa que envolve a gestão Fernando Haddad. A safadeza veio da administração anterior, que teve participações de tucanos importantes, mas o tratamento conferido ao assunto é manipulado para desgastar a imagem do governo atual e generalizar a sensação de impunidade.

    O tempero final será polvilhado nas próximas semanas. Tem o aroma de uma campanha para limpar a reputação do Ministério Público paulista e particularmente do procurador Rodrigo de Grandis, aquele que engavetou. Mas também pode sair de uma dessas difamações que a Veja publica impunemente e que os veículos reverberam até colar. Ou pode surgir numa descoberta bombástica das bandas plumosas da Polícia Federal.

    Todos esses elementos reunidos formam uma bela refeição. Os otimistas fariam bem aos próprios estômagos se ficassem preparados para um prato bastante indigesto.

     

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2013/10/triste-realidade.html

  75. Não é pessimismo é propaganda nazista mesmo.

    Ir contra a realidade e falsear fatos é a especialidade desta imprensa golpista. O pessimismo da imprensa é falso como uma nota de três reais, mas não tem nada de refletir pessimismo, é propaganda contra a realidade e os fatos. Se tudo está bem, digamos que está mau, é o que resta a eles. No final da elição passada, quando o partido deles foi massacrado, o rola bosta reinaldo disse uma frase que mostra tudo: “o problema é que tudo “parece” que vai bem, mas na verdade vai muito mau”; foi um confissão.

    Há muito a imprensa assumiu esta função nazista de vender uma realidade que não existe. Se tudo vai bem é preciso que se diga repetidamente que tudo vai mau. Tem bobo, e muitos que acreditam.

    Estamos construindo quase simultaneamente a terceira a quarta e a quinta maiores usinas hidroelétrica do mundo: madeira, belo monte e Tapajós. Só para dar um exemplo do setor elétrico que outro dia foi dito que stava em crise devido ao decreto, ótimo, da Dilma. O únco argumentos deles dos pig só pode ser o que estamos em situação de desastre.

    Não é pessimismo, é propaganda nazista mesmo.

    1. Petrobrás

      A OGX tinha os engenheiros egressos da Petrobras, não encontraram campos produtivos de petróleo, a Petrobrás também está devendo.

      O BNDES é  a piada pronta de sempre.

      Dilma, acorda!

      1. Saudades do FHC

        O senhor deve estar com saudades do FHC e do desastre que foi os 8 anos de governo, veja a popularidade da DILMA e reflita…. PT saudações

  76. A conta não fecha

    A mídia está em crise. Diminuem os anunciantes ao mesmo tempo que aumentam os descontos para anúncios. Sabem que perdem receita para a internet, mas lá não conseguem recuperar um dígito do que se vai. Neste quadro, insistem em falar para poucos, propaganda de interesse de outros muito poucos. Ou tem planilha grosseiramente errada ou há dinheiro por fora bem pesado. 

  77. Da BMW para derrotistas: “o Brasil é um BMW”

    Edição/247 Fotos: Reprodução | Roberto Stuckert Filho/PR:

    Num editorial histórico, publicado nos jornais brasileiros, que hoje exercem um pessimismo militante, a montadora alemã BMW dá uma lição aos fracassomaníacos. “O Brasil passou de mero espectador a vibrante realizador. Deixou de ser aquele sujeito que ficava à beira da estrada, só assistindo aos carros passarem, para virar motor do seu próprio destino”, diz o texto; “Se alguns duvidam do Brasil, nós investimos 200 milhões de euros”; ao que tudo indica, os alemães não se informam pela imprensa brasileira

    247 – Se os executivos alemães que comandam a BMW, uma das maiores montadoras do mundo, se informassem pela imprensa brasileira, que exerce o que o jornalista Luis Nassif definiu como “pessimismo militante”, dificilmente a fábrica de 200 milhões de euros, inaugurada hoje na cidade de Araquari, em Santa Catarina, sairia do papel.

    Felizmente, os alemães tomam suas decisões levando em conta suas próprias análises sobre a economia brasileira e suas perspectivas futuras. O resultado é uma fábrica moderna, que está gerando 3,5 mil empregos.

    Os alemães, no entanto, decidiram também mandar um recado à imprensa brasileira, num anúncio histórico, publicado hoje na Folha de S. Paulo – o mais pessimista dos meios de comunicação – e também em outros veículos. Eis a íntegra do texto, que também deveria ser lido pelos compradores de BMWs, outros militantes profissionais do pessimismo:

    O Brasil é um BMW.

    Nova fábrica BMW em Araquari, SC.

    Nasce hoje, para um Brasil maior amanhã.

    Ultimamente, parece que está na moda questionar a capacidade do Brasil.

    A capacidade do País de realizar, de crescer, de ser grande, de ser o país que todo mundo espera e precisa.

    Permitam-nos discordar inteiramente dessa percepção. Para nós, o Brasil é um BMW.

    Poucos países no mundo cresceram como este.

    Cresceram em riqueza, cresceram em possibilidades, em autoafirmação e em plena liberdade.

    O Brasil passou de mero espectador a vibrante realizador. Deixou de ser aquele sujeito que ficava à beira da estrada, só assistindo aos carros passarem, para virar motor do seu próprio destino.

    Este país é único. Pensa novo. É original de fábrica na sua natureza, na sua língua, no seu povo.

    Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui.

    Se alguns duvidam do Brasil, nós investimos 200 milhões de euros.

    Se ficam com o pé atrás, nós pisamos no acelerador: vamos gerar mais de 3.500 empregos diretos e indiretos, numa fábrica com capacidade para produzir 32 mil carros por ano: BMW Série 1, Série 3, BMW X1, X3 e MINI Countryman.

    Esta fábrica que hoje nasce em Araquari. Que vai incorporar o mesmo modelo de produção, excelência e controle de qualidade com que a BMW produz na Alemanha, trazendo mais know-how e tecnologia a este grande país.

    A BMW acredita tanto no Brasil que este será um dos poucos países do mundo a poder fabricar os carros da marca. Um privilégio de pouquíssimos. Aliás, permitam-nos hoje também o privilégio de nos sentir um pouco brasileiros.

    O Brasil não se compara a nenhum outro.

    Seu estilo não tem igual no mundo. E breve, muito breve, ele vai estar ultrapassando, deixando para trás, falando sozinhos os que há pouco duvidavam da sua capacidade.

    O Brasil é um BMW.

    Por isso a gente já está se sentindo em casa.

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/124223/Da-BMW-para-derrotistas-o-Brasil-%C3%A9-um-BMW.htm

  78. A revista Veja esta

    A revista Veja esta anunciando aqui no Blog?Que ironia. Há um ano,  recebo todos os dias, propostas de assinatuta da Veja no meu e-mail. Tenho o prazer morbido de, simplesmente,deletar. Apagar. Adeus. Bye bye… O que aconeteceu? Por que a Veja acha que os leitores do Nassif estão interessados naquelas canalhices?

  79. BMW elogiando e os Petistas babando!

    Nossa quem diria! O que aconteceu com os Petistas que agora usam reportagens da Fabricante de Carros da “E L I T E” BMW para esaltar Dilma?

     

    Alias, quem compra BMW? 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador