O xadrez do #NãoVaiTerGolpe

O fator golpe

Não vai ter golpe por uma razão: a opinião pública entendeu que a tentativa de impeachment de Dilma Rousseff é golpe. Simples assim.

A partir do momento que se consolidou essa percepção, redes sociais e até jornais foram invadidos por manifestações do grande meio de campo que se mantinha afastado do jogo. Não se tratava mais de defender uma presidente impopular, mas a própria democracia.

Dos quatro cantos do país chegaram as manifestações, dos cantos de guerra das ruas, à volta dos cantores referenciais, dos poetas, juristas, intelectuais, artistas em defesa da democracia. A bandeira das diretas voltou a tremular, sendo oficialmente apresentada à rapaziada, que fará sua estreia política com a mais bela das bandeiras: a defesa das regras do jogo democrático.

Bem que a Globo tentou de todas as maneiras legitimar o golpe, recorrendo a um expediente indigno do exercício do jornalismo.

Primeiro, ouviu vários juristas, entre os quais alguns membros do Supremo Tribunal Federal, perguntando se impeachment é golpe. Evidente que não é: está previsto na Constituição. A questão central é: impeachment sem justificativa constitucional é golpe?

A resposta veio do Ministro Marco Aurélio de Mello: se não houver justificativa prevista na Constituição, é golpe. Aí o que faz a Globo? A repórter colhe a declaração, em uma coletiva, mas no meio do texto inclui o seguinte parágrafo:

O depoimento de Marco Aurélio diverge de outros cinco ministros do Supremo (Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski), que já disseram que o impeachment é um instrumento legítimo para viabilizar a responsabilização política de qualquer presidente da República.

É falso. Os cinco outros ministros falaram genericamente sobre a figura constitucional do impeachment. Mello analisou especificamente a circunstância de um impeachment sem justificativa constitucional. (http://migre.me/too58) 

É curioso esse padrão de jornalismo tendo as redes sociais como contraponto. Apenas reforça no conjunto de leitores/telespectadores as suspeitas de manipulação. E um desperdício inútil de credibilidade.

De repente, a opinião pública se viu frente a um coro cada vez mais amplo, de que o impeachment é golpe. Na ponta do golpe, um grupo de parlamentares ostensivamente suspeitos. E, pelas torneiras da mídia, os vazamentos sobre o pacto que está sendo amarrado, de conseguir o impeachment e, em seguida, o fim da Lava Jato.

Foi nesse quadro épico que o comandante Eduardo Cunha colocou no alazão o vulto de Michel El Cid Temer, abriu os portões da cidadela do PMDB e entoou um grito de guerra de três minutos antes que as tropas avançassem sobre os exércitos adversários.

E a tropa não avançou.

O fator PMDB

Até na vida pessoal há momentos de impasses que paralisam qualquer decisão. Fica-se em uma situação incômoda, mas paralisado pelo medo de decidir. Rompido o impasse, voluntariamente ou por algum evento externo, sobrevêm o alívio.

É este o clima no Palácio do Planalto, depois do (suposto) desembarque do PMDB do governo Dilma. Foi um desembarque fulminante, com três minutos de aclamação e palavras de ordem contra a presidente. Entusiasmado, Michel Temer, anunciou uma maratona vitoriosa por todo o país, preparando o PMDB para a nova fase de ouro. Saiu do encontro preparando-se para conquistar o Brasil. E, na porta, viu-se só.

Passado o porre, veio a ressaca. Os ministros do PMDB recusaram-se a sair do governo. Houve reunião à noite, na casa do presidente do Senado Renan Calheiros, onde o PMDB conseguiu chegar ao ponto máximo do fisiologismo: romperia com o governo, mas manteria seus Ministros. Se continuar assim, Temer conseguirá entrar para a história como o coveiro do mais longevo dos partidos brasileiros.

No Planalto, atribui-se a mosca azul de Temer a Eduardo Cunha. Enquanto em segundo plano frente a Sérgio Cabral, Cunha era um negociador hábil, atuando nos bastidores. Quando assumiu a presidência da Câmara, entrou em alfa e contaminou Temer com sua megalomania. Temer tornou-se quase uma criatura de Cunha.

Obrigado a sair da inércia, o Palácio passou a contabilizar os resultados do desembarque do PMDB. E, para sua surpresa, constatou que saiu no lucro.

O PMDB tinha 7 Ministros e garante, no máximo, 30 votos contra o impeachment, de sua bancada de 69 parlamentares.

A base ideológica do governo – PT, PCdoB, parte da Rede e do Psol – contabiliza 80 votos. A parte ideológica do PDT garante mais 10 votos. Ficam faltando 80 votos a serem conquistados nos 400 deputados restantes.

Se os partidos da base garantirem 10 votos, chega-se aos 170 necessários para barrar o impeachment. Os líderes falam em garantir de 15 a 20 votos por partido.

Sem o PMDB, o governo terá uma cota de 5 ministérios para repactuar com os demais partidos e recuperar os 20 votos que poderá perder do PMDB.

Hoje em dia, não existem partidos grandes, só partidos médios. Puxando três médios para a base – PP, PSB e PR -, dentro de uma pactuação efetiva, o governo conseguiria formar um novo bloco de maioria.

O dia seguinte

Ainda há um grande desafio pela frente, de segurar o impeachment. E um segundo grande desafio, de reinventar o governo de Dilma, caso o golpe se frustre.

Hoje, em Brasília, a sensação maior é que a sessão que votará o impeachment será similar à que votou as diretas-já. Não haverá quórum para o impeachment, mas o governo terá que apresentar uma saída para o dia seguinte.

É nessa saída que repousam as maiores esperanças em Lula.

Derrubado o impeachment, Dilma não poderá se repetir. Terá que admitir suas vulnerabilidades e acabar de vez com o estilo de “espancar ideias”.

O estilo consiste no seguinte.

O Ministro aparece com uma sugestão de política pública. A presidente faz, então, um teste de stress, “espancando” a ideia para analisar sua consistência. E invariavelmente acaba liquidando com a iniciativa do Ministro, apontando – em geral com humilhação – pontos que ficaram em aberto. Esse estilo fez com que o Ministérios se encolhessem, evitando apresentar qualquer ideia para não cair  no pelourinho da presidente.

Há maneiras de montar ministérios de coalizão e definir planos de governo robustos. Basta ancorar cada Ministério em secretários executivos gestores e definir claramente as metas e foco de cada área. E abrir-se para a sociedade, para os empresários, os movimentos sociais.

Principalmente, pensar grande para enfrentar a crise econômica que se avizinha.

De qualquer modo, se o impeachment for derrotado será a prova definitiva de que o país se tornou maior que a Globo.

E a maior prova era o contraste bolivariano. Ontem, no Planalto, militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores em Teto) no Palácio do Planalto gritando palavras de ordem em defesa da democracia. Eram rudes, barulhentos, fazendo algazarra como deveriam ter feito os índios no descobrimento. E, no entanto, cantando com gosto o Hino Nacional e vendo na democracia o caminho para ter oportunidades. Eram cidadãos.

E nas telas da Globo e nos portões de Paulo Skaf, de Temer, de Cunha, as ameaças maiores à grande conquista democrática.

É por isso que #NãoVaiTerGolpe.

 

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Dos filhos deste solo és mãe gentil

Publicado por Luis Nassif em Quarta, 30 de março de 2016

 

Luis Nassif

152 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo que se comenta nas

    Pelo que se comenta nas últimas semanas sobre suposto envolvimento do vice presidente em esquemas corruptos, é provável que ele queira garantir foro privelegiado. 

  2. Nassif, acho que falta

    Nassif, acho que falta explicar de forma clara o que fundamenta o pedido de impedimento da Dilma. A percepção de muitos é que está relacionado com as investigações da Lava Jato. Se explicar de formas simples, clara e direta o real motivo – as famosas pedaladas fiscais para garantir programas sociais (Bolsa Família dentre outros), ficará muito claro as verdadeiras intenções dos (falsos) moralistas de plantão.

  3. Caramba Nassif!
    Muito bonito

    Caramba Nassif!

    Muito bonito o texto! Parabéns!

     

    No dia 18 de março, eu e um amigo do trabalho fizemos uma viagem de 100 km para ir na manifestação em SP.

    No dia 31 vamos novamente, agora acompanhados de 3 amigas do trabalho que pediram carona para ir na manifestação. É por essas e outras que #NãoVaiTerGolpe!

  4. Faz dois dias que os coxinhas

    Faz dois dias que os coxinhas do Face sumiram. E olhe que no meu face é a maioria contra a Dilma, aliás dos amigos a maioria é contra o Lula e o PT desde antes de 2002.

  5. A saída do PMDB que já tinha

    A saída do PMDB que já tinha saido desde da eleição do Eduardo Cunho é bem parecido com a reprovação das contas da Dilma pelo TCU foi aquela confusão até o dia da votação que também foi em tempo recorde.

    O governo tem que ouvir a verdadeira rua que tá dando apoio a democracia, depois de vencer a batalha do impechement tem que dar uma guinada de rumos.

    Mas o principal é manter na presidência. E se possível manter a sociedade nas ruas para precionar o congresso a parar com essas Leis conservadoras.

  6. O problema do Brasil é a “corrupção”.

    O legado positivo do desastre ferroviário provocado pelos dignos combatentes da “corrupção” (numa interpretação muito peculiar da palavra) é que agora sabemos que, afinal, o problema do Brasil REALMENTE é a tal da corrupção. Mas ela não está no legislativo e no executivo com quer mostra a GLOBO. Está nos Orgãos de Controle, contaminados por agentes corruptos que operam a seleção e ocultação processos e denúncias como instrumento de ação política partidária, associados ao que á de mais corrupto e abjeto no crime organizado no país. A GLOBO/Mossack-Fonseca, a Abril/Cachoeria, os astros das novelas HSBC e Zelotes, e por aí vai se descortinando a farsa do combate a “corrupção” dos ambiciosos doutores.

  7. Acabei de ler uma notícia no

    Acabei de ler uma notícia no Uol que dizia:

    Aedes também está por lá; Motos viram repelente de mosquito da dengue na Tailândia.

    Agradeci o uol, dizendo o seguinte: Ainda bem que me avisaram que também existe dengue em outro lugar do planeta. Pois se dependesse de vocês, acreditaria que a dengue foi criada e domesticada no Brasil. Que a Dilma é a responsável pela disseminação da dengue no mundo. E que o Moro é o Super Man, e não mais um juiz representando a lei e a ordem no Brasil.

  8. # NãoVaiTerGolpe
    Brilhante- esclarecedor- e esperançoso texto/ a opinião pública acordou e entendeu mesmo que a tentativa deste impeachment é GOLPE com certeza/ Parabéns, Nassif. Você seria um ótimo assessor conselheiro da presidente Dilma, que está precisando urgentemente neste momento difícil, ela está sob forte pressão psicológica, mas como você lembrou também precisa mudar este jeito dela, ao meu ver um pouco arrogante e teimosa e cercar-se de gente que entende de política e não amadores.

  9. Parabéns, Nassif!!!! Estou

    Parabéns, Nassif!!!! Estou com essa sensação também, aliás, é nítido que essa sensação se espalhou hoje nas redes sociais, esse “zum zum zum”, de que a sociedade civil SE ERGUEU, e se ergueu contra o golpe…….  Não há mais clima para o golpe, é isso que está no ar…….. Abraço!!!!

  10. E o futuro como fica?

    Nassif, se conseguirem o golpe a vaca foi pro brejo. Grande vitoriosa a Globo e seus parceiros subalternos, o chamado PIG.

    Se não conseguirem, na ressaca, esperamos que alguém, ou alguns, liderem um grupo de trabalho, com políticos, empresários, entidades, o judiciário, para de uma vez por todas criar um mecanismo que impeça que esta empresa faça o que está fazendo, que tenha todo este poder, uma força tão grande que faz uma país inteiro ficar de joelhos, destruindo a economia, reduzindo milhares de empregos, fabricando fascistas, criando com seu jornalismo um clima de ódio entre os brasileiros, trazendo todo este horror, tudo para alcançar seus objetivos e de seus acólitos.

    Se alguém acha que estou exagerando, tenha coragem, assista por dois ou três dias os jornais e programas de entrevistas desta emissora. Garanto que não precisa mais. Os jornalões conservadores e a Veja podem até ser piores, mas sua força depende sempre de a Globo repercutir suas “reportagens”.

    Isso tem de acabar. Não podemos mais, um país inteiro, 200 milhões de pessoas, eleição após eleição, ano após ano, continuarmos reféns desta empresa.

  11.  
    Com a ficha pregressa do

     

    Com a ficha pregressa do Min. Marco Aurélio, só louco para acreditar nas suas loucas teses jurídicas.

    Em primeiro lugar, quem julga se um dado fato é ou não crime de responsabilidade?

    Num julgamento de crime contra a vida, no caso de assassinato, o juiz apenas preside o julgamento, mas quem julga o réu é o juri que tem a autonomia total de condenar ou inocentar o réu.

    O Juiz, por mais contrariado que esteja, tem de respeitar a verdade soberana da decisão dos jurados.

    E mesmo na hipórese de se apelar, tribunal de apelação algum pode mudar a decisão do Juri, dizer que este errou. Pode no máximo anular o julgamento por algum vício de forma, mas nunca para mudar o veredicto do juri ou anular o juri porque esse errou ao proferir a sua decisão.

    Justamente para se impedir qualquer tentativa de se anular no tapetão é que a sessão que vai julgar o presidente é justamente presidido pelo presidente do STF.

    Essa tese do Marco Aurélio de Melo é de uma estupidez atróz. Vai rasgar a Constituição no que tange a soberania de 2/3 do congresso em cassar o presidente da república e submeter a maioria do congresso às decisões do STF em matéria que o CF explicitamente delega ao legislativo?

     

  12. A bolinha de papel virou bola de neve

    Tudo começou com uma bolinha de papel que virou uma bola de neve.

    Cantei essa bola em 2010: se deixarem os estelionatários à solta em rede nacional de TV, eles não vão parar mais. 171 em praça pública com transmissão ao vivo e a cores para todo o país.

    Ninguém mudou de canal, os estelionatários dominaram o BBB e agora querem expulsar a presidenta da casa…

  13. Fico muito feliz com esse
    Fico muito feliz com esse texto, Nassif. Nos últimos dias seus textos passavam a ideia de que o impeachment era um fato consumado. Tenho muitas críticas ao governo Dilma, mas acredito que as instituições democráticas precisam ser defendidas e fortalecidas, caso contrário pagamos um preço caro no futuro. #NãoVaiTerGolpe Só desejo que o Governo Federal não nos traia com outras medidas como o maldito ajuste fiscal.

  14. #naovaitergolpe

    Chomsky gravou vídeo de apoio a Dilma; 100 artistas e intelectuais no Planalto amanhã

    Captura de Tela 2016-03-30 às 21.29.32

    Ele denuncia de forma incansável o ultraneoliberalismo que também atende pelo nome de Temer

    Intelectuais, artistas e cientistas entregarão doze manifestos de apoio a Dilma

    mar 30, 2016

    Do Bem Blogado

    Intelectuais, artistas e cientistas entregarão à presidenta Dilma Rousseff amanhã, 31/3, doze manifestos em favor da democracia e contra o golpe.

    O ato se dará no Palácio do Planalto e contará com mais de 100 pessoas.

    Entre as personalidades, os atores Letícia Sabatela e Osmar Prado, o jornalista e escritor Fernando Moraes, o produtor de cinema Luís Carlos Barreto, a diretora Ana Muylaert, o escritor Raduan Nassar, o rapper Renegado, o escritor e ilustrador Ziraldo, o sociólogo Emir Sader e o historiador Luiz Felipe Alencastro.

    Serão apresentados vídeos de personalidades que não poderão comparecer como o neurocientista Miguel Nicolelis, a economistas Maria Conceição Tavares e o linguista e filósofo Noam Chomsky.

    http://www.viomundo.com.br/politica/chomsky-gravou-video-de-apoio-a-dilma-100-artistas-e-intelectuais-no-planalto-amanha.html

    1. Parabéns Nassif!

      Emocionada e torcendo para que os anjos digam amém! Não vai ter golpe. Aproveito para solicitar que esse comentário da Vânia seja elevado a post.

    2. vi os vídeos – muito

      vi os vídeos – muito bons….

      é preciso continuar resisitndo, mas o otimismo depois dessas

      expressivas manifestações contra o golpe

      aumentou muito, pode crer…

  15. Será o começo?

    Vamos esperar por amanha para termos uma real avaliacao deste momento, ou seja, o povo na rua.

    Gostei da comparacao com as Diretas Já, como uma bola de neve foi crescendo ate´chegar naquele comicio. Ainda me lembro do jn (caixa baixa mesmo) criando uma outra narrativa enconbrindo o fato. Taparam o sol com uma peneira …

    Talvez estejamos nós, e nao os politicos (incluindo o governo Dilma), entendendo e dando continuidade para as primeiras manifestacoes de 2013. Agora nao mais pelos vinte centavos e sem direcao.

    A Diretas Já sinalizaram o começo do fim da ditadura, quem sabe a derrota do impeachment sinalizará o final deste presidencialismo de coalizao (o que inclui o modelo politico-partidario)?

    #NaoVaiTerGolpe

    Onkoto

     

    PS: o que aconteceu com o pmdb? Termer achou que tinha a faca e o queijo na mao? arrogancia? Ou teve o tapete puxado? Seria uma “traicao” da traicao?

  16. A globo adora tergiversar…

    Eu não suporto mais a globo tergiversando com essa História de que “Impeachment não é golpe”, como se ESSA tentativa escroque de impedimento sem uma reles base legal não o fosse.

    Foi triste ontem ver a fala de Miguel Reale Jr e da outra lambe botas dos tucanos/golpistas, Janaína não-sei-do-que elevadas a condição de “juristas” pelos auspícios do Sr. Bonner.

    Argumentos rasteiros, sem nenhuma profundidade, mentirosos. Esses dois já tem seu lugar reservado na História, e não é um local bonito…

    Já me encho de esperança de que no dia da votação, grandes deputados como Chico Alencar, Wadih Damous, Jandira Feghali, dentre outros, gritarão a plenos pulmões: NÃO VAI TER GOLPE na cara do meliante profissional Eduardo Cunha.

    Vai ser bonito de se ver, ah se vai…

     

  17. Nassif, estou emocionado.

    Nassif, estou emocionado. Estou com uma grande intuição sobre o dia de amanhã. Acho que vou participar de um dia histórico. Espero que seja uma Diretas 2. #NaoVaiTerGolpe

  18. A grande maioria das pessoas é boa e quer um Brasil mais justo!

    Por mais contrassenso que possa parecer há na sociedade brasileira uma vontade de mudança na mesma direção da ampla maioria dos brasileiros, mesmo os da classe média e médio-alta tradicionais.

    Bem mais de 80% dos brasileiros quer um Brasil mais justo e menos desigual. O que atrapalha a compreensão dos caminhos seguros que levam a este Brasil melhor para todos viverem são os meios de comunicação hegemônicos que truncam qualquer debate sério de País e alimentam, diuturnamente, o caos, por interesses particulares e interesses do Capitalismo Financeiro e do Império do Norte aos quais estão associados e são porta-vozes no Brasil.

    A grande maioria das pessoas é boa. E, não é egoísta nem segregacionista.

    Nós temos que modificar são os meios de comunicação hegemônicos e seu maniqueísmo de jogar uns contra os outros em sua defesa do “bem” o Mercado e do “mal” o Estado.

    A sociedade brasileira é refém deste maniqueísmo e do noticiário de mão única que visa impedir uma emancipação do povo brasileiro e o nosso desenvolvimento soberano, dando guarida apenas aos que se aceitam defensores dos interesses econômicos das elites mundiais: a turma do 1%.

    Rompendo este universo viciado de colocar o sujeito de Ideologia diferente como criminoso romperemos com esta situação de um Brasil que se apequena sem saber sua população que se apequena, porque nosso Brasil se tornou refém do noticiário de mão-única e ameaçador da Rede Globo de Televisão.

    Nós temos jeito.

    Conversava com um amigo de classe médio-alta tradicional anti-petista, teleguiado da velha mídia e indignado com a corrupção nos tempos de PT no Governo Federal, e disse para ele: – queremos uma sociedade de classe média e que todos possam a partir dai buscar o algo a mais que os sonhos individuais almejam. Falei da África e da sua população que passa fome. Ele se sentia doído com a fome na África, também. E, o diálogo foi por este caminho.

    Sabe! No final eu disse assim: – nós queremos as mesmas coisas. E ele concordou de pronto e ficou pensativo.

    Na verdade, o que trunca o diálogo e gera incompreensão dos caminhos que nos levam a uma sociedade melhor são os porta-vozes da velha mídia e suas defesas e ataques: defesa da Ideologia do patrão! E ataques a todos os que não defendem a Ideologia do patrão!

    E, vamos ser sinceros, ter 80%, 90% de toda a mídia brasileira para fazer esta batalha do “bem” contra o “mal” só pode ser prejudicial para o entendimento de que o que querem muitos dos anti-petistas não está longe do que querem os simpatizantes da Esquerda.

    Muita gente no Brasil seria favorável a muitas das coisas que acabam inconscientemente sendo contrárias, sem perceber. A velha mídia as fazem contrárias por um simpes fato: não há contraditório e sem contraditório não há reflexão e possibilidade de uma segunda opinião e de se escolher o caminho que as pessoas, certamente, trilhariam se soubessem ser ele o correto e não o que a mídia oligopólica quer impor a toda a sociedade. 

    Claro que temos uma parcela conservadora e até de extrema-direita no Brasil, mas ela é menor do que se imagina, e só tem visibilidade porque os meios de comunicação hegemônicos dão e à-serviço do 1%.

    Eu penso que a luta maior daqui para frente é desobstruir os caminhos que fecham a entrada de LUZ na sociedade como um todo.

    Então, a partir de caminhos livres e de pensamentos diversos acontecendo ao mesmo tempo nos meios de comunicação brasileiros juntamos forças para mudar de vez o Brasil para melhor.

    Chega de só ter voz neste País maravilhoso: a extrema-direita! 

    Todos nas ruas hoje! Em defesa da Democracia! Não vai ter Golpe!

  19. Talvez Nassif
    Porque houve dois erros de condução do golpe esta semana.
    O primeiro foi a ida de Gilmar Mendes e Serra a Portugal. A movimentação do PSDB não passou despercebida, graças a Internet.

    O segundo foi o espetáculo de Cunha. Essa talvez tenha sido o que faltava para aqueles que inacreditavelmente ainda não tinham se dado conta da grotesca cara de pau dos golpistas.
    Mas o erro não foi de Cunha que fez o que fez para se salvar. O erro foi de não terem dado garantias a Cunha que se salvaria. E Cunha não é otario.
    Foram com muita sede ao pote. Faltou calma.

    Esta na hora de ir além do golpe. Esta na hora de listas de colaboradores.
    Chegou a hora da limpeza! Só espero que não deixe a cargo de Lula ou Dilma porque é capaz de sair um acórdão e fixar tudo na mesma, como ACONTECEU no caso DANIEL DANTAS.

    Quem fará o que? Esse é o ponto…

    1. Athos, colaborador antigo

      Athos, colaborador antigo desse Blog, suas manifestações só têm um pequeno defeito: às vezes são um pouco obscuras, enigmáticas. Daí um grito como esse aí abaixo de “perdeu, playboy”, que certamente se perdeu no que você quis dizer.  

  20. Olha, Nassif!

    Prioridade é uma só: derrotar o golpe.

    Depois redefinir as instituições e seus papéis via uma nova Assembléia Geral Constituinte.

    Do jeito que está, não dá mais prá continuar. É um absurdo que corruptos proponham instituir um estado fascista no Brasil. 

    Esse jogo político entre criminosos (lava jato incluída) tem que acabar.

     

  21. ERRO DE DIGITAÇÃO?

    “Hoje em dia, não existem partidos grandes, só partidos médios. Puxando três médios para a base – PT, PSB e PR -, dentro de uma pactuação efetiva, o governo conseguiria formar um novo bloco de maioria.”

    Como assim PT? Seria PTB?

    1. A Globo está ao lado dos

      A Globo está ao lado dos poderosos e, distante, muito distante da classe trabalhadora. Em 1964, a Globo apoiou á ditatudura militar, agora, em 2016, quer acabar com a nossa democracia. Não devemos esquecer que em 1964, a Globo reinava sem contraponto. Porém, hoje, com os Blogs e a internet, ela não está tão forte, o seu poder diminui e isto é muito bom para a população brasileira. VAMOS JUNTOS VENCER ESTA MANIPULADORA DE INOCENTES GLOBO

  22. À oposição sugiro…..”simancol”

    As tais “pedaladas” podem até justificar juridicamente o impeachment, mas há outros componentes e complicadores a ponderar. O Governo está em baixa (reprovação perto de 70%), mas a avaliação negativa do Senado e da Câmara Federal é igualmente preocupante ou mesmo desmoralizante.

    Considerar que Michel Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros ou lideranças do PSDB tenham moral para conduzir o processo é de um cinismo arrepiante. Todos têm um pé nos tapetes do Congresso e outro na Lava Jato e cairão a curtíssimo prazo. 

    A oposição deveria ser mais pragmática porque a crise maior é econômica. Não há mágicos nessa oposição e transferir para os ombros esse imbroglio é apenas falta de intelig|ência e suicídio político. A insatisfação pública não vai se esfarelar por encanto.

    Dilma é vítima da inexperiência administrativa e da falta de traquejo político. O caminho não é mais o da luta pelo poder e sim o da composição de lideranças estabelecendo uma Frente Ampla para consertar os estragos sem assumir as culpas que são e continuarão sendo monopólio e patrimônio do poder de plantão. É possível ajudar o País sem quebrar a cara e sem permitir a desagradável sensação de golpe. 

  23. A saga do xadrez

    Pelo teor das ideias desenvolvidas nest post, parece que a saga do xadrez do Nassif, terminam aqui.

    E a minha participação com minhas opiniões sobre os temas abordados pelo blog, também se encerram a partir de hoje.

    Pode parecer muita pretensão da minha parte, como se ela fosse indispensável e importante para o blog.

    Não. Jamais pensei nisso, embora minha modesta participação invariavelmente quase sempre eram bem avaliadas.

    Eu fiz todo o possível, pelo fato de eu garimpar várias informções dos ditos blogs sujos, e o que mais me angustiava nas intervenções do Nassif era o seu tom professoral de fazer previsões, pelo menos a mim, censurando quando o criticava dos seus enganos e tons premonitórios com a sua saga do xadrex.

    Eu sempre o alertei dos riscos que ele insistia e perseguia. Por conta disso deve ter me censurado.

    E o paradoxo se confirma neste post, afirmando taxativamente que não haverá golpe.

    É outro erro que ele comete. Eu também torço e acho que as condições para o golpe estão encontrando problemas. Mas afirmar categoricamente que não haverá, é uma temeridade que o colocará em situação que de imediato terá que corrigir com outros argumentos.

    Enquanto outros blog trazem informações incisivas de notória demarcação de campo – ostensivanmente contra o golpe – em contra posição com as avassaladoras mistificações, desinformações dos delirantes defensores do golpe, aqueles blogs usaram e vem usando de vários artifícios que vão desde comentários irônicos, e nem por isso isento de verdades, por conta da desfaçatez dos adeptos contumazes do golpe.

    Enquanto o lado de lá atacava e ataca de maneira vil, como nos casos do Ministro Teori Zavasck, Juca Kfouri, Ciro Gomes entre outros, aquele blogs faziam seus “editoriais” devastadores contra essas truculências. Sem contar o flagelo das instituições – aparato público e empresarial, especialmente a Fiesp – alimentando o golpe.

    Sempre demarcaram posições sólidas e insofismáveis, e Nassif com a sua saga do xadrez.

    Cito vários blogs e posso enumerar vários posts destes que foram até as últimas consequencias, pelo menos até o momento, e não tenho porque duvidar que continuarão assim, este post do viomundo é primoroso por ser publicado na hora e momento certo.

    Ontem como hoje nada mudou. Então confiram vocês a pertinência do post:

    FIESP, em 64 e agora: O que é o plágio de um pato para quem padronizou a repressão com o DOPS durante a ditadura militar?

     

    publicado em 31 de março de 2016 às 00:39

    Captura de Tela 2016-03-30 às 23.24.35

    O Brasil não é mais uma nação de escravos. Contra a desordem, contra a mazorca, contra a perspectiva de ditadura, criada pelo próprio Governo atual, opomos a bandeira da legalidade. Carlos Heitor Cony, 1964, no editorial Chega!, do Correio da Manhã, que ajudou a mergulhar o Brasil em 20 anos de ditadura.

    Agnóstico por convicção, gosto de comemorar as duas páscoas. Evito o terrível cativeiro de me tornar refém de Dilma e Lula. Desejo que ambos se fodam. Carlos Heitor Cony, 2016, na Folha

    Da Redação

    Do golpe, pelo golpe e para o golpe.

    Este poderia ser o motto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, em relação ao golpe de 1964.

    Não, o fato da entidade de Paulo Skaf ter plagiado um pato holandês é o menor dos prolemas.

    Infelizmente, o Brasil fez uma investigação muito superficial e incompleta sobre os crimes cometidos sob a égide da Fiesp e dos empresários durante a ditadura militar.

    Sabe-se, por exemplo, que eles foram os grandes financiadores da Operação Bandeirante, que bancou a introdução no Brasil de técnicas “científicas” de tortura importadas dos Estados Unidos.

    Soube-se apenas recentemente da acusação de que a Fiesp teria pago com malas de dólares a adesão do general Amaury Kruel à quartelada, o que desmontou o esquema militar que poderia defender Jango.

    Passado meio século do golpe, os arquivos ainda guardam muitas novidades para o grande público, como o registro no livro do Departamento de Ordem Política e Social, o DOPS, de um encontro realizado dentro do auditório da Fiesp.

    Era um tentativa de “padronizar” a repressão a movimentos sociais. Além do delegado Manoel Nunes, estiveram presentes, no dia 12 de maio de 1972, no auge da repressão do ditador Médici, os representantres da Ultrafértil, Shell, Petrobras, do Grupo Ermírio de Moraes e da Porcelana Real. Entre outras coisas, as empresas pediam maior rapidez na triagem de candidatos a emprego e de universitários que buscavam estágio.

    Se hoje os leitores de jornal ficam surpresos com a sofisticação da propaganda da Fiesp, que publicou recentemente volumosos anúncios pró-impeachment nos mais importantes jornais brasileiros, calma!

    Em 1964, aconteceu a mesma coisa. No dia 31 de março, a Folha de S. Paulo publicou um caderno especial de nome O Brasil continua, como se tivesse tido a premonição de que o golpe seria deflagrado naquela noite. O caderno estava recheado de anúncios das grandes empresas… ligadas à Fiesp.

    Captura de Tela 2016-03-30 às 23.38.24

    Então, como agora, a mídia esgrimia argumentos falsos para violar a Constituição.

    O presidente João Goulart, por conta das pretendidas reformas de base, era descrito como demagogo, fraco e sujeito a liderar ou ser derrubado por uma revolução comunista.

    Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio na semana do golpe, no entanto, demonstrou que a população discordava disso, que apoiava as reformas de base e Goulart. A Fecomercio, por motivos óbvios, nunca publicou a pesquisa.

    Há outros paralelos.

    Temos ainda hoje o Carlos Heitor Cony, colunista da Folha que escreveu famosos editoriais pregando o golpe de 64. Repetiu em 2016, no mode baixo calão.

    Não podemos nos esquecer do impagável Carlos Alberto Sardenberg que, ao “entrevistar” a ministra Kátia Abreu recentemente, ao invés de fazer perguntas tentou convencê-la da base sólida para o afastamento da presidente eleita com 54 milhões de votos. Ele, argumentando que “pedalada ocasional” pode, tudo bem, mas a pedalada da Dilma merece impeachment.

    Como em 64, é o golpe pregado em uma concessão pública!

    Captura de Tela 2016-03-30 às 22.35.23

    Olhaí quais eram as grandes empresas brasileiras em 1973. Mais de 40 anos se passaram e continuamos fornecedores de matéria prima e importadores de itens “sofisticados”, como trilhos para ferrovias.

    E a Ponte para o Futuro, de Michel Temer, pretende nos afundar ainda mais nesta dependência.

    Divirtam-se com a entrevista do pesquisador Luiz Antonio Dias à TV Câmara. Ele estudou especificamente o papel da Folha e do Estadão no golpe e teve acesso às pesquisas de opinião que foram engavetadas.

    Leia também:

    Roberto Marinho elogia a “Revolução” 20 anos depois do golpe

    Série ganhadora do Esso: As crianças e a tortura

    Luiz Antonio Dias: O papel da Folha e do Estadão no golpe de 64

    Beatriz Kushnir: Quem eram os “cães de guarda”da ditadura

    https://vimeo.com/160981857

    Ou então a ironia do PHA

    https://www.youtube.com/watch?v=ZZ_npcNBjes

    E o tiro no peito do Moro 

    pelo professor Wanderley Guilherme dos Santos

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/wanderley-moro-e-capo-provocador

     

     

    1. Francisco,
      Costumo ler teus

      Francisco,

      Costumo ler teus comentários e entendo tuas críticas. Mas é bom estarmos atentos à forma como os profissionais atuam.

      Luís Nassif é jornalista e analista de Política e Economia. E grande conhecedor da música brasileira, além de ótimo bandolinista. 

      Como jornalista e analista de Política e Economia que emite  não só opiniões e análises sobre fatos ocorridos, mas que faz prospecções e prognósticos sobre o que pode acontecer, Luís Nassif se expõe e se arrisca muito mais do que outros ditos ‘analistas’ e ‘colunistas’, que se resumem a comentar fatos ocorridos. Fazendo uma analogia com outras profissões, Luís Nassif é como o Engenheiro e o Arquiteto (que pensam, desenham, projetam e fazem os cálculos de uma obra); os outros agem como simples repórteres ou peritos que investigam ou avaliam as causas de um acidente, desmoronamento ou tragédia. 

      Acompanho o trabalho de Luís Nassif (no rádio, em jornais, na TV e na internet), há bastante tempo. Em suas análises, previsões e prognósticos ele acerta muito mais do erra. Mas erra, claro. É o risco que ele corre, por fazer previsões e prognósticos. Isso não lhe retira credibilidade. Se observarmos os alertas que LN fez neste blog sobre as manobras de Gilmar Mendes e Dias Toffoli no TSE, constatamos que o golpe nesse tribunal eleitoral só não se consumou porque o jornalista alertou o público leitor. Como represália, gilmar mendes processou o jornalista e usou uma entrevista a veículos de mídia, para ofender o jornalista. Luís Nassif usou então o instrumento da reconvenção, contra gilmar mendes. No julgamento da ação, gilmar foi derrotado e condenado a pagar as custas judiciais do processo.

      Como comentei, considero a análise de hoje excessivamente otimista. Mas tendo em vista que hoje é dia nacional de manifestações pela democracia e contra o golpe midiático-judicial-policial, para derrubada da presidente Dilma, aniquilamento da Esquerda e do PT, entendo o otimismo como um chamado e uma convocação para que os brasileiros democratas cerrem fileiras nessas manifestações. 

      Não há garantias de que o golpe se consumará ou não. Mas o pessimismo desmobiliza. E todo o aparato da grande mídia comercial, assim como o de divulgação da PF, do MPF e da parte do Judiciário que trabalha pelo golpe, além de entidades dos setores financeiro, empresarial, oligarca, plutocrata e oposição política está sendo usado para convencer a população brasileira de que a queda do governo é certa. Paul Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista, fez e faz escola. Para as manifestações golpistas, ao contrário, a grande mídia comercial (globo à frente), convoca os analfabetos polítcos a participar, interrompe e muda a programação, altera horário de jogos de futebol,  transmite flshs ao vivo, etc.

       

      Saudações respeitosas.

                                                      João de Paiva

      PS: Continue a comentar. Pluralidade democrática é uma das principais características da Esquerda.

       

      1. Impeachment e lava kato
        Queridos navegantes,

        A pior crise que estamos vivendo não é a crise política ou econômica. É a crise da mídia que produz aos montes “calunistas” e não colunistas. Que venha a “lei de los medios”.

        E como consequência estão confundindo parte dos brasileiros que nao conseguem distinguir “De Moro cracia” (que é um estado de exceção com “DEMOCRACIA” (que é um estado de direito).

  24. Olhando de longe entendo que

    Olhando de longe entendo que a Dilma optou por uma política de austeridade também para preservar as reservas de 370 bilhões num momento em que, dos EUA, são fortíssimos os indícios de que o arrocho financeiro mundial não vai arrefecer (ainda mais se Hilary ganhar, Deus me livre!). Está claro que mais uma vez os EUA usam seu imenso poder financeiro para colocar o mundo (como já fizeram com Japão e Europa) de joelhos. Todavia, fazendo isso, Dilma teve que passar a conta do sacrifício para boa parte da classe média e dos trabalhadores, perdendo a base de apoio. Isso todos já sabem e está claro. Problema é que nunca foi explicado porque o sacrifício era necessário, mas nem sei se a população entenderia.

    Agora, fazendo um exercício de futurologia, só tem uma saída: apresentar um plano (como quer Lula) para torrar um pouco dessas reservas para estimular a economia. Mas não se pode errar: ou se investe pesado em infra-estrutura, crédito de longo prazo e ciência e tecnologia (para estimular a competitividade externa) ou daqui a pouco voltamos para a estaca zero de novo.

    Sei, lá. Posso estar enganado….

     

  25. Rui Barbosa e o ladrão de

    Rui Barbosa e o ladrão de patos

    A Fiesp ao ser denunciada como tendo afanado a obra de um artista holandês para fazer sua campanha do golpe, ficou toda desajeitada e falou que patinhos de borracha estão em todo lugar, pensava serem de domínio público.

    Isso faz lembrar a lenda de que Rui Barbosa, ao flagrar em seu quintal um ladrão a roubar um pato de sua criação, assim o interpelou: 

    – Oh, bucéfalo anácrono!!!…Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

    E o ladrão de pato pilhado em pleno roubo respondeu:

    – Dotô, eu deixo o pato ou posso levar?

  26. Non início dessa série de Nassif alertei que os peões decidiriam
    Se comenta das semelhanças entre os movimentos de 64 e os atuais
    dom, 13/03/2016 – 09:09

    Vale lembrar que naquele período as tentativas de um “parlamentarismo” fracassaram, inclusive com Tancredo mais aceito do que Lula no espectro político

    O Brasil atual, dividido e intolerante, o “primeiro ministro” seria trocado a cada dois meses

    Poucos políticos tem o histórico de resistência e honestidade de Dilma. Se os bispos, torres e cavalos, neste jogo de xadrez, conseguem cercar Dilma, quanto mais qualquer

    A resistência, e no xadrez são peças importantíssimas, serão os peões

    Qualquer alternativa que não seja a permanência de Dilma será desastrosa

    A permanência dela será a demonstração de que o país, enfim, deseja encontrar a sua maturidade e independência

  27. Como é bom ler um texto
    Como é bom ler um texto assim, é motivador. Também sempre achei que não iria ter golpe, ainda mais com o Cunha a frente da Câmara, espero estar certo.

  28. #NãoVaiTerGolpe

    Vivi a infância em plena ditadura. Nunca esquecerei um episódio de quando tinha 10 anos. Uma professora do colégio onde eu estudava fez uma defesa apaixonada do governo. Contei à minha mãe e perguntei se ela também apoiava o governo. Minha mãe, muito constrangida, respondeu que era de oposição, porque não concordava com as coisas que se faziam contra as pessoas no Brasil. E teve de parar por aí. Até ela colocar um adesivo “Pela demarcação das terras indígenas” no carro era perigoso.  Muitos anos depois, abracei a luta contra o esquema Collor-PC Farias e fui à rua me manifestar. Abraçarei tantas lutas pela democracia quantas forem necessárias. O único constrangimento admissível a um brasileiro é a vergonha de não respeitar a democracia, a pluralidade e a paz.

  29. Brasil, nas ruas, hoje, mostre a sua cara !

    Rezando e disseminando informacoes, para furar o bloqueio da Globo. E’ hoje que o Brasil precisa mostrar a sua cara e virar este jogo pra cima dos golpistas.

    Nao vai ter golpe ! Vai ter luta !

  30. Sou contra o impeachment.

    Sou contra o impeachment. Ainda mais tendo como líder um cara com a capivara de Eduardo Cunha. Ela é o técnico que chegou no meio do campeonato e pôs o time na zona de rebaixamento. Então que ela use a metade que falta para tirá-lo de lá.  Acho que o governo até escapa não pelos 171(ou172, estou em dúvida. Se alguém puder me ajudar, grato), mas pela oposição não chegar aos 342. Mas não alimento nenhuma esperança pelo dia seguinte. Dilma não vai mudar. A única luz de esperança é Lula não ser atrapalhado por ela e conseguir dar o mínimo de governabilidade ao governo. Enfim, se Dilma continuar nas rédeas do poder, logo logo ela vai levar o transatlântico pra outro iceberg. 

    1. 2/3 para passar o Impeachment

      São 513 deputados. 

      Pela lei do Impeachment, são necessários 2/3 de votos da câmara para aprovação logo, 342 votos. 

      Assim, se 172 deputados não votarem a favor do golpe, não teremos golpe. 

      Observe que não precisamos de 172 votos contrários. Os deputados contra o golpe nem precisam comparecer. 

      Conclusão: mais fácil o Bangu ser campeão da Libertadores do que o golpe subir para o Senado. 

      #NãoVaiTerGolpe

       

       

  31. Toda esta energia social,

    Toda esta energia social, tanto de apoio e contra o governo, é uma oportunidade também para mudanças necessárias no sistema político e também na economia. Açoes que agradem aos dois lados podem ser a amálgama para a harmonia social e deixarem nus os fascistas.

  32. Não baixem a guarda!

    Agora, mais do que nunca, é preciso ficar alerta!

    E agir!

    Senão, pode morrer na praia.

    Os golpistas nunca perdem a esperança. E para a TV Globo, tirar a Dilma é questão de vida ou morte.

     

  33. É importante prestar a atenção nos juristas espalhados pelo país

    É importante prestar a atenção nos juristas espalhados pelo país que se manifestaram contra o golpe. Próximo presidente quando for nomear ministros para o Supremo é preciso levar em conta não apenas o conhecimento técnico do direito, mas também comprometimento com a democracia e com a Constituição.

    As manifestações dos ministros do Supremo, com exceção de Marco Aurélio Mello, provaram que corte deve ser composta por juristas que não sejam meros técnicos, é preciso ministros com coragem e lealdade à Constituição. A crise do impeachment serviu para desmascarar quem é quem no Supremo. 

    1. Os grandes escritórios de advocacia – seu papel na crise

      Num país de bachareis, onde os que levam inclinação para as Leis se tornam concurseiros caso não sejam filhos de Juízes e Desembargadores, os grandes escritórios de advocacia, com a desnacionalização crescente destes e o uso de robos com inteligência artificial, vêm como grande empecilho a seus lucros o sistema político brasileiro, com seu governo de coalisão e com a corrupção na maioria dos contratos públicos.

      Na minha humilde opinião, estes grandes escritórios deveriam fazer parte da equação que irá solver a crise político econômica do Brasil.

      Sem eles, a instabilidade será mantida.

      Terra arrazada no Brasil, como na Síria e no Iraque, não trás lucros a ninguém, fora que o planeta já vive uma crise de migrações preocupante, se eles estão realmente preocupados com suas receitas, irão vir para o acordo. Se não é o dinheiro que lhes interessa, então exército neles, pois são conspiradores contra a soberania nacional.

       

      1. O Supremo é uma instância política, não pode se escusar de inter

        O Supremo é uma instância política, não pode se escusar de intervir em crises institucionais nos outros Poderes, como a maioria dos ministros tem feito. É emblemático constatar o nível de alienação sobre economia de decanos como Celso de Melo que afirma enfaticamente que a lava jato não compromete a economia brasileira.

        Os teóricos da escola de Frankfurt já diziam: a razão técnica também aliena, o que não aliena é a razão crítica. Nesse sentido, constatamos uma massa de bacharéis alienados nos principais cargos das corporações públicas brasileira.

        1. O Executivo peca pela não coordenação das instituições

          Bem colocado Wilton este bordão “não e comigo”, favorito de nove entre dez funcionários públicos, é a justificativa para lavar as mãos e deixar a bandalheira correr solta.

          Tivessem o compromisso de zelar pela pátria como um todo, velando pelo bem do povo e da nação, nunca ousariam a proferir tais palavras.

          Esta atual refrega tem este papel positivo, responsabilizar os que têm poder sobre o destino do Brasil. 

          Somos todos responsáveis e só nos concientizando disto poderemos almejar uma situação futura melhor no campo político/econômico.

  34. A vez da ABIN

    A vez da ABIN vir a público

    ….“Bem que a Globo tentou de todas as maneiras legitimar o golpe, recorrendo a um expediente indigno do exercício do jornalismo.” ….

    ….“De repente, a opinião pública se viu frente a um coro cada vez mais amplo, de que o impeachment é golpe. Na ponta do golpe, um grupo de parlamentares ostensivamente suspeitos. E, pelas torneiras da mídia, os vazamentos sobre o pacto que está sendo amarrado, de conseguir o impeachment e, em seguida, o fim da Lava Jato.”….

    Semelhante ao método da turma de parlamentares e juristas padrão baixo nível (Cunha e outros), muitos, envolvidos em coisas terríveis, sempre divulgando seguidas mentiras para a grande mídia “livre”, a ABIN, no papel do bem, legalmente deveria mostrar ao público o que realmente está por detrás dessa gigantesca traição à Pátria impunemente promovida por esses marginais, jogando a economia na paralisação, objetivando remover Dilma/PT do Poder, a qualquer custo. Já deveria ter mostrado ao público a verdade por detrás dessa desesperada tentativa de golpe com a Globo envolvida até o pescoço nessa gigantesca latrina. Afinal, a ABIN é paga com o dinheiro do povo. Até provas em contrário, tem a devida competência para já ter esclarecido tudo. Com a palavra, a competente ABIN. 

    1. Prezado Xará, a Abin é dominada por um bando de maçons…

      Prezado Xará, 

      a Abin hoje é dominada por um bando de maçons, melhor seria uma manada de bodes mal-cheirosos que, moralistas sem moral, pensam ser necessário um regime de força. Não se pode confundir os filhos da viúva com um bando de safados (só no Distrito Federal, cito Jafé Torres, José Roberto [expulso e depois “retornado”], Gim Argello, Izalci Lucas… busque no tal google esses nomes. Além disso, o Mozarildo Cavalcanti, o procurador barbicha e o fascista de Curitiba. Essa turma vem se articulando desde 2003. Agora resolveram colocar a ideia dos justos e perfeitos… E a Abin… Está infestada dessa turma. Apenas afirmo, são indivíduos, não a Instituição (essa já teve José Martí, Símon Bolívar, Voltaire e, pasme, “Sugar” Ray Leonard. Porém, desde a PII Italiana grupos se aliaram ao que de mais poder foi gerado em busca do poder).

      Abraço,

      Wellington!

      Não vai ter golpe!. 

      1. Máfias & Máfias

        Caro Wellington

        Por conta da muito antiga conhecida grande ausência do Estado na real assistência ao povo, os mais fracos, desassistidos, desinformados, injustiçados e ou inseguros, acabam sendo presa fácil das máfias existentes, dentre elas, turma de preto, maçonaria e outras mais oferecendo proteção em troca de pequenos serviços, que somados, trazem gigantescos prejuízos aos cofres públicos. Grande tragédia social e econômica. Coisa do sistema capitalista. Fazer o que?

        Abraços

        Welinton

  35. EMOÇÃO

    Emoção maior do que ler um post como esse do Turco só vendo a torcida do Vasco e Flamengo unidas contra o golpe. E esclareço para evitar aquelas interpretações rápidas de quem mal lê os escritos, estou falando de emoção e não fazendo comparações. O texto do Nassif, melhor comentarista de política da atualidade, interpreta com objetividade e lucidez, a alma de nosso povo. E a comprovação de sua análise vem com a união desses torcedore contrários, deixando de lado a paixão e irmanados na defesa da Democracia, do Governo legítimo, do nosso País, de nós todos, contra o ataque fascista. Não é demais? Se emoção matasse o golpe vingaria, mas azar deles, só eles vivos ficariam.

  36. Lula e Kátia Abreu

    No xadrez do #NaoVAiTerGolpe importante destacar o papel de 2 personagens distantes, mas unidos na mesma frente de batalha.

    O 1º é Lula, que está enfurnado num quarto de hotel em Brasília desde segunda feira passada, negociando para colocar de volta o pino na granada. Muito desse refluxo do Golpe é fruto da sua atuação nesta semana, já como ministro informal do governo Dilma, como o senador Lindberg apontou.

    E Kátia Abreu, que vem se mostrando o José Alencar de Dilma, aquele mesmo que peitou Roberto Marinho quando era vce de Lula. Kátia – depois de literalmente golpear o Serra na face –  aplicou um memorável passa-moleque na trinca de pilantras Temer-Geddel-Moreira (“Continuaremos no Governo e no PMDB”). Foi curta, direta e grossa, mostrando que o Diretório Nacional do PMDB não manda p… nenhuma, e negociou o que não tem condições de entregar.

    Aqui um Gif explicando visualmente como foi a articulação de Temer no Golpe: https://twitter.com/esperleon/status/715480536664309760

  37. Dilma não precisa dos 172

    Dilma não precisa dos 172 votos, basta que os golpistas não obtenham 342 que o assunto estará encerrado, não é assim? No mais, o erro foi acreditarem que o resultado da eleição seria o ponto final da luta. Não era. Mesmo a derrota do golpe do impeachment é apenas uma batalha. Independente do resultado, nossas “tropas” deverão continuar mobilizadas e atuante, porque os golpistas e entreguistas continuarão lutando contra o Brasil. E a gente sabe que não é boa coisa que eles pretendem se conseguirem derrubar o governo.  PS – Sabe quem vai pagar o pato? skaf e os empresários trouxas que mantém um bufão na presidência da FIESP, já que o criador do patão inflável vai processar a entidade por plágio (ou coisaa parecida).

  38. Nassif, voce só não está

    Nassif, voce só não está contando com as traições.

    Ora, sabemos que nesses partidos médios o que mais tem são picaretas.

    Nada impede que eles aceitem cargos, fiquem no Governo, mas, ao mesmo tempo, façam jogo duplo com o outro lado, que representa o futuro.

    É claro que um Governo Temer terá que lotear o Estado muito mais do que Dilma fez. Ele conta com profissionais para isso, estão ai Eliseu Padilha e Franco para não nos desmentir.

    É por tudo isso que creio que Dilma cairá sim. E cairá por ter demorado a reagir. Aliás, não foi por outro motivo que a Globo desermbarcou de vez do Governo, porque este não Governava.

  39. Não Vai Ter Glolpe, Dilma Fica. Em 2018 o Povo Vota.

    É hoje, amanhã, depois… até a derrota final da Central do Atraso, da inimiga pública número 1 do Brasil, a Globo, com a vitória da Democracia.

    Em São Paulo, a partir das 16 horas, na Praça da Sé: “Atrás do trio democrático só não vai quem já morreu”.

  40. ALERTA PARA UM POSSÍVEL ERRO

    Caro Luís Nassif,

    Acabo de ler a análise e observei um trecho em que parece haver um erro. O trecho, publicado no último parágrafo do 2º tópico,  é reproduzido abaixo.

    “Hoje em dia, não existem partidos grandes, só partidos médios. Puxando três médios para a base – PT, PSB e PR -, dentro de uma pactuação efetiva, o governo conseguiria formar um novo bloco de maioria.”

    Verifique ambigüidade e incorreções que possam existir no trecho citado.

    No mais, você faz uma análise muito interessante e bem fundamentada. A dose de otimismo considero exagerada. Mas no que depender de mim, vou defender de forma ativa e participativa a Democracia e o respeito pela vontade popular, que reelegeu Dilma Roussef como Presidente da Repúbica, com mais de 54,5 mihões de votos, em 26 de outubro de 2014, para cumprir um mandato de 4 anos.

    #NãoVaiTerGolpe

     

  41. A rainha está nua

    Não é da Dilma que estou falando, mas sim da Rede Golpe de Manipulação. Há muito que penso que a influência da rede só existe porque o Brasil de antanho, aí incluídos os políticos e estamentos de decisão, ainda se comporta como se ela fosse a mesma das décadas de 80 e 90. Quando a maioria desse séquito se aperceber da nudez platinada, quem haverá de lançar o grito?, terá que buscar abrigo na sombra.

  42. Penso que tudo dependerá de

    Penso que tudo dependerá de hoje.

    Se as manifestações pró democracia e contra o golpe forem grandes, as maiores até então, o golpe estará sepultado.

    E junto com ele, tenho fé, o grupo criminoso globo.

    Aliás, o protesto nacional contra a globo é amanhã.

  43. Quem risca o fósforo é agente dos golpistas de carteirinha

    Quem é o sr. Miguél Reale Jr., filho do emérito Miguel Reale e quem é o emérito Miguel Reale.

    Este sim um cabra valoroso, intelectual consistente de sua época, tanto que seus livros de antes de 1940 são estimado por mim, entre eles temos o Capitalismo Internacional e outros, que merecem uma leitura.

    Qual fato relevante da vida do Miguel Reale é significativo para a atual crise, onde seu filho assina o pedido que teria o condão de incendiar o país?

    Bom, fica no campo da especulação, pois não fiz a devida pesquisa, mas muitos outros brasileiros, advogados antigos estão ai para me corrigir onde erro e espero sinceramente que o façam.

    No meu modo de ver, o fato relevante na história do Miguel Reale é quando em 1940 ele abandona a militância política, na época era chefe da Doutrina do Partido Integralista, onde o Plinio era o Presidente e o Coelho era o chefe da Milícia e recebe como conpensação contratos com todas as empresas transnacionais que querem entrar no Brasil, de forma que sua banca advocatícia se torne a maior e mais poderosa do Brasil na defesa dos interesses dos que aqui se refestelam e nos exploram desbragadamente há décadas.

    Ou seja, ele é o advogado dos que foram ludibriados pelo Aécio e sua turma, nas eleições de 2014, onde lhes prometeram os 500 Bilhões de Reservas internacionais do Brasil, mais o nosso petróleo, nosso subsolo e nossa força de trabalho e a quem eu chamo singelamete aqui no Nassif de : batedores de carteira.

    O miguel, junto com dois advogados oportunistas que não levam brilho algum é que querem riscar o fósforo do Golpe, simples assim.

  44. Falando francamente

     

    Nassif!

    Falando francamente e sem falsa modestia, farisaísmo ou qualquer outra adjetivação vejo como um clamoroso esperdício

    de energia os seus fecundos raciocínios, como os exposados neste brilhante Post ficarem restritos apenas a nós, seus

    privilegiados leitores.

    Como não somos egoístas, favor então fazê-los chegar aos que decidem neste País, como a Presidenta, ministros,

    parlamentares etc porque são raios de sabedoria que eles precisam pra iluminar suas mentes e decisões.

  45. Não basta não ter golpe

    Se as forças conservadoras começa a dar sinais de que podem ser derrotadas, seria importante que as forças progressistas começassem a pensar um jeito de promover estabilidade, tanto junto aos operadores da política institucional quanto junto à população, as duas “turmas” que interessam.

    Ao impedir que Lula assuma a Casa Civil, os consevadores tentam cuidar da primeira turma. E o pessoal parece ainda não ter entendido a dimensão do prejuízo que foi Moro prender João Santana, o responsável pelo marketing do PT. É que o publicitário poderia cuidar da segunda turma.

    Tenho a impressão de que os conservadores continuarão a promover desordem caso percam a batalha pelo impeachment, mesmo que, por exemplo Cunha vá para a cadeia e Temer seja defenestrado. Eles aparentemente não têm nada a perder… Será? Será que se continuarem com a bagunça os golpistas não têm mesmo nada a perder? 😉

  46. mito fundador

    a Democracia está sendo parida pela resistência ao golpe. hiperconectados, participamos da fundação de um outro Brasil. uma fundação emanada do movimento social que se levanta contra o golpe. mas, simultaneamente, construindo como Nação a própria sociedade da qual esta fundação emana.

    chamamos por uma nação que ainda não conhecemos, sim, e uma nação que ainda não conhecemos acorrerá a nós. terra dos grilos alados, que fica além dos rios da Etiópia. uma nação de gente de pele bronzeada, cuja terra é sulcada de rios. há profecias que são mais do que profecias. só digo que quando assim suceder, perderá essa nossa História gloriosamente o nome, e que deixará de ser História do Futuro, porque o será do presente.

    pela resistência à barbárie, já não falta um povo. do levante dos seres da Terra é inventada uma nova possibilidade de vida. a única oportunidade de sobreviver.

    vivemos no infinito. o momento não conta. vamos revelar um segredo: já vivemos uma vez. naquela vida fomos chamados de Brasileiros.

    .

     

  47. “a opinião pública entendeu

    “a opinião pública entendeu que a tentativa de impeachment de Dilma Rousseff é golpe. Simples assim.”

     

    Bobagem. As últimas manifestações pró e contra o governo provam o contrário. O autor está expressando um simples wishfull thinking.

  48. Ontem,após tomar um

    Ontem,após tomar um domperidona,consegui assistir a exatos 1 minuto de um jornal da emissora de tv a cabo do golpe. Senti que destilavam o mesmo ódio que demonstraram quando da abertura dos resultados que legitimou a presidenta Dilma Roussef como presidenta reeleita do Brasil em 2014.

    O cara das lágrimas não estava lá mas,seus lacaios fizeram o vergonhoso papel por eles.

    Sentiram a reação.

    Agora,diferentmente do resultado das urnas,este imutável,essa gente,em seu desespero,pode fazer tudo,até uma nova gravação vazada pelo camisa preta do Paraná onde o presidente Lula comenta com a presidenta Dilma sobre o cachorro deixado por Zé Dirceu quando era ministro da casa civil.

    Caos total.

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

     

  49. há uma eletricidade no ar e

    há uma eletricidade no ar e tal sensação parece compartida. depois de dias, meses de cabeça baixa, parece que desde hoje podemos andar sem o peso nas costas que tanto mal nos fez no período. parece que o jogo foi virado (esse o teor inclusive do artigo), ou está sendo virado. e para que tal se concretize, pergunta-se sobre o day after. recursos materiais e humanos foram gastos para tentar virar o jogo (quanto vem nos custando isso?), desde ano passado o governo federal tem sido impedido de trabalhar ao se debruçar sobre os desdobramentos deste golpe. mas, o dia seguinte já está delineado? não são poucas as ações que o governo tem que tomar para não frustrar os democratas ou continuar dando munição aos golpistas. seria este governo capaz de criar uma narrativa nova que abarca o que se espera? perderá essa nova chance?

    esperamos honestamente que uma virada seja dada. Dilma sabe disso, suponho: que use isso como sua (nossa) “limonada”. 

  50. O Fator Lula é indispensável

    Ontem (JN) e hoje (na rádio) percebi a forte investida em legitimar o impeachment, além da campanha massiça para evitar que uma parcela das pessoas não contaminadas se dê conta do que realmente está ocorrendo. É um vale tudo, portanto, merece uma estratégia para fulminar o adversário. 

    Aí entra Lula, não para convencer os traìras do PMDB, considerando que este é um caso perdido, porque já entraram de cabeça no vale tudo, não tem volta. É falando com o povo nas ruas que se vira o jogo, na periferia de Brasília, em BH, no norte e nordeste. Mostrar ao povo o motivo pelo qual se deve lutar, é o contra ponto da lavagem cerebral. Tem que ser pressão total, nada está ganho nem perdido.

  51. O Fator Lula é indispensável

    Ontem (JN) e hoje (na rádio) percebi a forte investida em legitimar o impeachment, além da campanha massiça para evitar que uma parcela das pessoas não contaminadas se dê conta do que realmente está ocorrendo. É um vale tudo, portanto, merece uma estratégia para fulminar o adversário. 

    Aí entra Lula, não para convencer os traìras do PMDB, considerando que este é um caso perdido, porque já entraram de cabeça no vale tudo, não tem volta. É falando com o povo nas ruas que se vira o jogo, na periferia de Brasília, em BH, no norte e nordeste. Mostrar ao povo o motivo pelo qual se deve lutar, é o contra ponto da lavagem cerebral. Tem que ser pressão total, nada está ganho nem perdido.

    1. Ditadura e barbárie

      Os supostos 90% de descontentes não têm poder nem autoridade para mudar a decisão das urnas. O contrário disso é Crime e Golpe.

      1. O fato é que 90% não quer

        O fato é que 90% não quer mais a Dilma. Tanto que ela chamou o Lula. Chega, bola pra frente. Vamos trabalhar para mudar o país. É um sonho achar que ela vai mudar o estilo. 

    2. O fato de apenas 10% apoiarem

      O fato de apenas 10% apoiarem o governo, não significa que os 90% que reprovam, sejam golpistas.

      Muitos desses 90% reprovam o governo, mas são a favor da democracia. Entendeu ?

      Precisa fazer um desenho ou deu para entender ?

      Qualquer coisa é só falar que te mando o desenho em 3D.

      Putz !!! como coxinha é limitado ” nas ideias “

  52. Disposição de luta…a tomada de consciência e…

    …a tomada de consciência e o ressurgimento de sua irmã gêmea na construção de uma democracia, a disposição de luta, fez com que grande parte da intelectualidade brasileira, dos movimentos de trabalhadores e da sociedade civil, ao perceberem que esta havendo um ataque a democracia, via golpe institucional, pudessem forjar um formidável movimento de cidadania (talvez já suficiente para parar o golpe), pois, pela primeira vez, as pessoas precisaram saber o que estava em jogo, bem como o que elas querem e porque querem, e, ao mesmo tempo, souberam (já sabiam, foi reavivado na memória)  que não podem se informar pela Globo, pela Globo News, pela Veja, pela Folha SP,  que elas precisam ouvir o contraponto, elas que diariamente são vítimas das mentiras desta grande imprensa, agora aprenderam a não mais confiar nela, nem nos seus protegidos…. E ao fazerem suas escolhas, isso, escolhas, estão aos poucos cerrando fileiras contra o golpe, contra a Globo, contra Eduardo Cunha, contra a corrupção que tomou conta dos bens do povo, e pela existência de uma democracia efetiva, que deverá emergir destas novas eleições sem financiamento de empresas… Aliás, este é a grande questão, sem financiamento de campanha por empresas, qual o papel da grande mídia…o último baluarte da corrupção… Este pode ser o grande legado destes movimentos, a derrubada dos monopólios de comunicação… e, enfim um pouco de democracia efetiva neste, enfim, “nosso” grande país… 

  53. Impeachment

    NASSIF

    Até onde poderão subir as taxas de juros com a eventual vitória do impeachment, logo na primeira reunião do Copom?

    E no exterior, já com a ameaça de novo patamer de juros nos EUA, e um país inseguro pelo golpe, até onde irão os

    juros?

    Será que os empresários brasileiros não conseguem fazer esta conta?

    Não se lembram das falências e fechamento de empresas que se seguiu ao 1º de abril de 1964?

    Isto é de doer.

  54. Fora com os traidores da Pátria

    Fora com os traidores da Pátria

    Não consigo perceber o porquê ainda de não existe uma definição muito bem clara e objetiva (redigida por engenheiros assessorados por competentes e patriotas juristas e militares) de inimigo interno e externo. Em recente passado, qualquer estudante, jornalista, líder sindical ou intelectual, por besteira qualquer poderia ser enquadrado na truculenta Lei da Segurança Nacional.

    Desde o Mensalão que a Globo vem abertamente tentando desmotivar a população, empresários, comerciantes e investidores, com a deliberada e escancarada finalidade de esfriar a nossa economia e empurrar o Brasil para a vala do caos. Gigantesco inimigo interno. Nenhuma democracia pode resistir a tamanho criminoso massacre. Apesar de todas as evidências, bem claras, as Forças Armadas não fazem nada, continuam de braços cruzados. Passa da hora de redimirem do trágico passado de tristes lembranças.

  55. Questão de ordem!!!

    Caro Sr. Nssif, não posso deixar passar em branco:

    “…Temer conseguirá entrar para a história como o coveiro do mais longevo dos partidos brasileiros.”

    Mais longevo dos partidos brasileiros, o PMDB? O mais longevo e tradicional partido político brasileiro é o glorioso PCB, que no último dia 25 completou 94 de História!!!

  56. E se Dilma…

    Talvez este trecho tenha passado despercebido da maioria, mas faço questão de reproduzir:

    “Derrubado o impeachment, Dilma não poderá se repetir. Terá que admitir suas vulnerabilidades e acabar de vez com o estilo de “espancar ideias”.

    O estilo consiste no seguinte.

    O Ministro aparece com uma sugestão de política pública. A presidente faz, então, um teste de stress, “espancando” a ideia para analisar sua consistência. E invariavelmente acaba liquidando com a iniciativa do Ministro, apontando – em geral com humilhação – pontos que ficaram em aberto. Esse estilo fez com que o Ministérios se encolhessem, evitando apresentar qualquer ideia para não cair  no pelourinho da presidente.”

     

    Esse questionamento estaria sendo feito se Dilma fosse homem? Se o sr. Nassif não sabe, isso é o que qualquer chefe faz em uma reunião de trabalho… mas ser humilhado por uma mulher dói demais, né, Nassif?

    #esquerdomacho #machistasnãopassarão #paraquetáfeio

    1. Tenha a santa paciência.Esse

      Tenha a santa paciência.

      Esse questionamento seria feit0 se a Dilma se chamasse Fernando Collor, Itamar Franco, Lula ou Fernando Henrique Cardoso.

      Não desmoralize a causa feminista com essas tolices. Grosseria é má qualidade em qualquer sexo.

      1. Desmoralizar?

        A maior prova de que eu tenho razão é que todos os que apareceram para defendê-lo são homens, Nassif.

        “É quase impossível explicar a um peixe a existência de animais que respiram fora d’água.”

        Mesmo assim, agradeço por publicar e responder. Pensei que nem passaria pela moderação.

        Obrigada!

        1. femismo não é feminismo.

          Isso que você advoga não é feminismo, é femismo. O femismo é o machismo as avessas, ele não prega a igualdade entre homens e mulheres mas a ação das mulheres  em uma atitude que reproduz a opressão de alguns homens sobre as mulheres, com a premissa equivocada de que assim se libertão, pois passaram de oprimidas a opressoras.

          Ao colocar dessa forma, você está implicitamente dizendo: ‘os homens são todos iguais’. Então voce está repetindo o discurso esteriotipado dos machistas sobre as mulheres, com o sinal invertido. Esse discurso serve a causas conservadoras e não emancipatórias, além de ter sido produzido com o objetivo de esconder as diferenças de classe. E é a luta de classes que está nas ruas e na politica brasileira hoje. Não venha com diversionismo.

          1. Parabéns!
            Você fez uma ótima análise… pena que se baseou no que eu NÃO escrevi.
            Continuo aqui esperando uma mulher me criticar. Até porque, André, você diria a alguém do movimento negro ou LGBT por quais causas eles devem lutar? Teria a mesma arrogância de dizer a um negro que o que ele sofre não é racismo? Aprendam: quando estamos fora de um movimento, é mais prudente ouvir (ler) do que falar (escrever).

            E se ainda resta dúvida de que Dilma sofre discriminação por ser mulher, deixo este link do Tijolaço: http://www.tijolaco.com.br/blog/dilma-processa-lixoe/

            Desafio a você, André, bem como aos demais que me responderam, a responder se um homem (imaginem o Collor, por exemplo) seria alvo de semelhante “reporcagem”.

    2. Viviane, Viviane … quiéisso

      Viviane, Viviane … quiéisso menina? O ponto não é a pessoa chamar Dilma, Carlão, Vilma ou Betão. O ponto é o hoje e o amanhã de um País, País, País. Por favor, espante sua ira e aceite um beijo carinhoso!

    3. Politica de indentidade virou desculpa para o conservadorismo

      Eu imagino o quanto a coitada da Margaret Tatcher, da Condoleza Rice e da Sandra Cavalcante sofreram sendo chamadas até hoje de hoje de conservadoras, reacionárias e neoliberais. Certamente os minieiros da Grã-bretanha, os civis iraquianos e a população de rua do Rio de JAneiro tinham raiva dessas pobres sofredoras só porque eram todos homens…

  57. PF deverá auxiliar nas investigações sobre a misteriosa morte de

    de policial que fazia denúncias contra Aécio Neves, em Minas

    [ essa mulher é muito peituda , de Recife ].

    Remeto também ao vídeo que jns postou dia 29 sobre a morte desse policial, uma entrevista de 30 minutos,

     http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/2016/03/pf-devera-auxiliar-nas-investigacoes.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+BlogDaNoeliaBrito+(Blog+da+Noelia+Brito)

  58. Culpa do Chico

    Parece que para cada situação política o Chico Buarque de Olanda tem uma música apropriada.

    Para essa saída dp PMDB e seu consequente tiro pela culatra, não demorou muito e me veio a memória “Olhos nos Olhos” (É esse o título?), na voz da Bethania.

    Vamos a um trechinho, depois ao refrão.

     

    Quando você/ me deixou/ meu bem

    Me disse/ prá ser feliz/ e passar bem

    Quis morrer de ciumes/quase enlouqueci

    Mas depois/ como era de costume/ obedeci

    Refrão.

    Olhos nos olhos

    quero ver o que você faz

    ao sentir que sem você 

    eu passo bem de mais

    e que venho até remoçando

    me pego cantando

    sem mais nem por que 

    e quantas aguas rolaram

    quantos homens me amaram

    bem mais e melhor que você

     

    Olhos nos olhos

    quero ver o que você diz

    quero ver como suporta

    me ver tão feliz

     

  59. Não vai ter Golpe! Vai ter Luta!
    O Golpe, todos sabemos qual é.

    Mas, e a Luta?

    Qual será?

    Ninguém se arrisca a fazer projeções de dias turbulentos, confrontos, insurgências (como gosta de definir a CIA e parece querê-las também), lutas…

    Eu acredito que só com guerra civil o Brasil curaria a doença de sua má formação estrutural arraigada na eterna matriz cultural, política, econômica e étnica da Casa Grande sobre a Senzala.

    1. “Eu acredito que só com

      “Eu acredito que só com guerra civil o Brasil curaria a doença de sua má formação estrutural arraigada na eterna matriz cultural, política, econômica e étnica da Casa Grande sobre a Senzala.”

      Clap, Clap, Clap…

      Dependendo do resultado dessa guerra civil, sim…

      1. Resultado…
        qualquer que seja o resultado de uma guerra civil, digo, quem vencerá e quem perderá, resultará numa sociedade amadurecida pela dor e sofrimento, o que, afinal, parece ser o principal motor de civilidade do mundo evoluído.

      2. Absurdo de uma Guerra Civil

        A alegação de que uma guerra civil pode mudar o rumo de uma nação não encontra respaldo em nenhuma cultura. Esse argumento é completamente falso e, penso, que o povo brasileiro tem, em seu âmago, por ter consciência profunda de que este caminho só levaria a mais violência e dor, rejeita esse caminho tortuoso.

        Não vai Golpe. Não vai ter Guerra Civil.

  60. A Globo(leia-se “Marinhos”)

    A Globo(leia-se “Marinhos”) está alucinada, perdendo os cabelos, nessa fixação de expurgar seus adversários ideológicos da política nacional. Nota-se, claramente, a angústia, a ansiedade, de seus pelegos-funcionários nesse processo de fixação na mente do público de suas teses, em especial a mais lustrosa: a de que o impeachment da maneira que foi, está sendo urdido, não é golpe. 

    Até aqui nenhuma surpresa. Afinal, essa é a sua natureza. Só que desta vez dará com os burros n’água. Os tempos são outros, a população está mais organizada e esclarecida, existe uma coisinha chamada internet na qual e pela qual as “verdades” da Globo, e de resto da imprensa, são questionadas e refutadas, 

  61. Para ganhar 68 votos e ganhar tempo

    Prezado Nassif, venho acompanhando seu trabalho e isso me traz conforto para entrar em contato com você. Não teremos o retrocesso se barrarmos o processo de impeachment na Câmara. Também acompanho os artigos de advogados no site Jus Brasil e nele tem um autor que me faz pensar em algumas alternativa. E essas alternativas, neste momento, tem que ser via política mas instrumentalizada com processos judiciais. Porém ao que parece o governo e o PT estão imobilizados, eles não sabem lidar tão bem com o processo judicial como a oposição (lógico a oligarquia é mais acostumada com a “justiça” que temos). Mas ainda há tempo, tem que entrar de sola e sugiro duas teses para este jogo: A primeira tese é anular 68 votos de deputados federais que trocaram de partido  na janela partidária e a segunda tese é no sentido de procrastinar o ritmo do processo de impeachment, dando tempo pro Lula trabalhar, contestando que não houve a etapa no processo de impeachment de discussão para admissão da denúncia, esta etapa que não aconteceu pois a Presidenta já está intimada a apresentar a defesa (o prazo para a defesa deveria contar a partir dessta etapa, que friso, não ocorreu). Estas teses voce encontra no JusBrasil sob títulos “Janela Partidária” e “Impeachment é ou não golpe” de autoria de Gilberto Caregnato. Ps.: este advogado inclusive já desbaratou a eventual tese do Ministério Público para não aceitar os processos pois eles entendem que é questão interna corporis, mas não é, é questão de direito.

  62. Ai , meu Deus. Dá uma forcinha …….

    Ai , Deus te ouça e não tenha golpe. Não que ache que o Brasil se salvará com Dilma . 

    Mas o golpe fracassado representa uma verdadeira vitória da democracia , inclusive complementando o clima anti corrupção instado pela LAva JAto. Tudo bem ! A Lava Jato é uma farsa , direcionada para acabar com o PT . 

    Mas com o fracasso do impeachment , ver a cara de bunda dos marinhos e seus mervais , e ainda de lambuja o governo se livra desse cancro que é o pmdb , pode sair mais fortalecido. Fica mais fácil de Lula virar ministro e dar um rumo ao governo. 

    Agora é torcer !

  63. Encruzilhada Definitiva – pra Valer!!

    Parabéns, Nassif, pela conclamação. Em todos os seus demais artigos vc bem separa análise da conjuntura (objetiva), prescrições frente a essa conjuntura (na maioria das vezes com recomendações a todos os atores e não apenas um lado) e em terceiro lugar uma preferência. Aponta, dentre os destinos possíveis, aquele que parece a vc o mais adequado num mundo imperfeito.

    Evidentemente que a liberdade editorial do seu blog permite essa maior complexidade. Na grande imprensa hoje, salvo raríssimas exceções, além do expurgo das vozes dissonantes, o que vemos é a maioria dos analistas limitando-se a descrever a realidade que observam. É pouco. Aliás, nesse contexto não faz sentido serem chamados de analistas. São mais observadores que relatam os movimentos do objeto que observam.

    Evidentemente que esta coluna de hoje tem um quê de conclamação em que vc não tenta, por contraditório que seria, não transparecer o desfecho que lhe parece mais adequado. Por acaso é o mesmo que eu desejo: manutenção das regras do jogo + relançamento do governo Dilma, com a superação definitiva de um estilo de gestão disfuncional.

    Resta depois pensar no dia seguinte do – oxalá! – enterro do golpe. Temos que ser justos com Dilma em nossa crítica. Sim, ela não faz um bom governo desde meados do primeiro mandato. A questão é que ela já não governa desde o início das eleições de 2014. Pior que um mau governo é um não-governo! Como bem notou o Min. Marco Aurélio em seu tom sempre irônico, há uma tentativa de negar à presidente a governabilidade. “Por quê?” pergunta ironicamente o ministro.

    Esse impedimento vem do casamento entre o golpismo de parte do PSDB, com o medo de boa parte do Congresso da continuidade da Lavajato e com a claríssima agenda da “Força Tarefa” de esvaziar qualquer iniciativa do Executivo para tentar retomar algum protagonismo. Bem sabemos como: administrando no varejo o vazamento seletivo do estoque de documentos e delações de que dispõe. Já lá se vão 2 anos nessa dinâmica. 2 anos não com um governo ruim, mas com um não-governo.

    O relançamento do governo Dilma não depende apenas de a presidente aceitar suas limitações e abrir-se para quem possa ajudá-la (no governo e na sociedade!). Passa também:

    1) pela supressão da esperança por parte dos parlamentares implicados nas investigações de que possam escapar mediante conspiratas e acordões por cima. O desespero é péssimo conselheiro. Melhor a resignação frente ao inevitável; e

    2) por de alguma forma a “Força Tarefa” deixar de antagonizar as ações administrativas (ou meras tentativas!) do governo federal.

    Penso que condição inicial para esses dois fatores é político-jurídica: os dois grupos tem de estar certos de que Dilma não cai. E terão de entender-se e agir neste cenário. Outra condição compete exclusivamente ao PGR, Rodrigo Janot:

    – Basta! Chega de jogo dúbio.

    Ainda custo a acreditar que todos os passos da força tarefa ocorram de acordo com seus desígnios. Parece-me mais que, como um realista político, tenta ficar no meio do caminho para não se queimar em definitivo com nenhum dos lados em contenda nem com a(s) opinião(ões) pública(s). Pensava ter sido a carta da semana passada o sinal para o fim da dubiedade. Que nada! Pois esta semana não nos sai Janot com a originalíssima sugestão “ministro sim, foro não”?

    Frente ao enterro ou não do impeachment Janot terá que sair da zona de conforto e se assumir. Quer como avalista da governabilidade inibindo movimentações e cronogramas políticos da “Força Tarefa”, quer aderindo de vez a essa Força como generalíssimo e partindo para o pau. Abertamente dessa vez. Espero que a saída seja a primeira. Combina mais com sua biografia. Mas se for a segunda, mesmo que doa e traga um período de exacerbação quase insuportável das instabilidades, será melhor do que a dinâmica atual. Melhor uma guerra quente de curta duração do que essa guerra fria durante todo o mandato de Dilma.

    O país não aguenta mais não ter governo!

    Evidentemente prefiro o governo legal com a manutenção da vigência da Constituição e do Estado 1) Democrático 2) de Direito. Ou seja, governo eleito pela maioria com respeito às minorias e aos direitos individuais, combinado com o império da lei.

    A outra saída resultaria em um governo ilegítimo e também enfraquecido. Portanto ruim. Mas, como diz o PGR, “pau de dá em Chico também dá em Francisco”. Como disse acima, melhor um mau governo – qualquer dos dois que seja – do que nenhum governo.

    Vamos resolver essa peleja de uma vez por todas. Oxalá com a saída (muito) menos ruim!

    #NaoVaiTerGolpe #BrasilContraOGolpe (hashtag já no. 1 nos trending topics do Brasil no Twitter)

  64. Um otimismo cauteloso…

    É a melhor receita. 

    Creio que se fosse apenas no congresso e no executivo a disputa, a tendência seria mesmo essa. Ocorre um elemento pertubador, entretanto, na presença do MPF (partidário) e do Judiciário (mais ainda) ! Além dos cuidados e estratégias essenciais no trato das intrigas políticas, ainda se tem que enfrentar as corporações institucionais, que não têm um voto sequer, mas vivem cheios de poder e arrogância !

  65. Paciência

    Muita gente com o pé atrás, falando que é contra o golpe e colocando claramente que é contra a Dilma. O que eu peço, se é que eu possa pedir alguma coisa, é respeito ao trabalho dos blogueiros e principalmente, o Nassif, o PHA, o Fernando Brito, o Marcelo Auler ,o Paulo Nogueira e o Altamiro, Brasil 247 e outros. 

    Mais especificamente, nesse jornada de eu acompanhar os blogs que começou em agosto do ano passado, eles estavam já a mais tempo nessa batalha de tentar nos alertar sobre o que estava acontecendo. Eles apanharam muito, já dá para eles atigirem o nirvana. Provação grande.

    Lembro que eu fiquei com raiva quando blogs questionaram o método Moro, no ano passado. Porque é muita cara de pau mesmo do Moro, e pode se dizer que é uma ideia dificil de engolir. Mas observando os blogs, ficou inconteste que o quê eles falavam era verdade. 

    A demonização do PT ocorre desde a eleição, então antes de posicionar temos que lembrar que fomos enganados por um longo período de tempo. Lembro a minha decisão de votar no PT quando o Aécio – el chato colocou todo o problema economico em cima do PT, afirmando que era mentira a crise de 2008 e suas consequencias para uma economia integrada como a mundial e para o Brasil. Nessa hora ele quis me tirar de otária, mas não me tirou. 

    A economia, desde então, foi piorando, e para aqueles que acreditavam que era a culpa do PT, encontraram no PT a sua causa de frustração. É degradante para mim, porque não se tem respeito quando eu falo que não sou PT. Entratanto, eu me lembrei que eu também fui ludibriada e fui tendo paciência para falar com as pessoas que o que estava acontecendo. E garanto, houve chuva de raivas, desrespeito e até isolmento (pela duas partes)

    E tive muita ajuda da rede globo, pois ela não larga o osso, manipula na cara de pau e quando se há a consicência do jogo sujo que ela está fazendo, as manipulações ficam transparentes de tão claras. Imagina o quase enfarto das pessoas meio que sem voz, os blogueiros, as pessoas que os acompanhavam, quando viram que tudo podia acalmar com a ajuda do Lula no ministério ao ver o vazamento no mesmo dia de Moro e a globo convocando praticamante a todos a irem a rua. Com transmissão 24 horas por dois dias! Olha, que teve muitos outros grandes geradores de quase enfarte. 

    Hoje eu vejo muita gente opinando contra o golpe, o que é ótimo, mas ainda sem firmeza, com medo dos pares e da oposição. E muita gente sem conhecimento de causa. Fazendo frases de efeitos. Legal, ajuda. Mas ficar falando que a Dilma errou, o blog errou, é desonesto porque entendeu a história no meio do caminho e é como se fosse um “pô, foi mal” querendo se justificar.Poxa, eu fui enganada, beleza, então agora que eu não vou afirmar que a culpa é da Dilma – não sabia de droga nenhuma – e me posicionar mais ou menos porque todos se posicionaram. Caraca, eu fui enganada, como eu posso reverter isso? Me informando, como eu posso ser contra a presidente se eu não sabia de bulufas.

    Eles nos enganaram e falamos mais das pessoas que tentaram nos ajudar do que dos próprios canalhas! Hoje, por comparação, parece mesmo que estão acordando e concordo plenamente com o Nassif, com o seu otimismo. Foi pior antes. Agora, apelar para ponderação, não podemos, o brasileiro já é mestre em não se posicionar. 

    Faz um mês, quando eu vi uma palestra na net do PHA e Nassif/ ou o Altamiro em que eles afirmam que em 2010 foi punk! E eu em 2015, achando verdade, as mentiras das golpenews e da empresa canalha do canal 4. 

     

  66. Nassif,a  mídia dá como

    Nassif,a  mídia dá como consumado o golpe… mas há uma perguntar no ar.

    Caso o golpe não se confirme, como o Temer fará pra apaziguar o pmdb que perdeu diversos ministérios e milhares de cargos no governo  federal? Mais. o Temer renunciaria??

     

    1. Não se preocupe meu caro,

      A Dilma e o Lula tem um coração imenso de mãe e o receberão no colo novamente.  Eu não os culpo, pois isto faz parte da arte da  política. Por mim ele seria enviado em uma viagem importante de negócios.  A primeira ideia que me ocorre seria ele ser enviado para a China para tentar emplacar uma construtora brasileira na reforma da grande Muralha. Isto com a recomendação clara que ele só deveria voltar depois de conseguir o contrato.

  67. bacana e coisa e tal mas ou é ou deixa de é!

    Caro Jornalista. tá definido que estamos tendo um golpe de Estado pelos mais vis interesses e com personagens asquerosamente marginais. não vou “repetir a reza” pois é de pleno copnhecimento de todos  os nomes da camarilha golpista, graças a gente como o nobre jornalista e sua equipe. hoje o povo vai pra rua. com a segunda saída do povo a rua se toma a mais drástica das medidas contra qualquer golpe. rompe-se com um estado democrático inexistente e se estabiliza a república. Estado de sítio? pode ser! desde que seja, pois  a prisão da camarilha golpista imediatamente,junto com o fechamento da Globo são imperativos para a segurança do Estado. se não for, então não é golpe! ou é ou deixa de é!!!!

  68. O golpe já foi dado. Não
    O golpe já foi dado. Não tenho competência pra apontar quando começou e como, mas vejo como peças de dominó em fileira (como brincadeira de criança) onde as peças vão caindo. A última é Dilma.
    Quando as peças param de cair, vem a pgr e/ou a equipe da lava jato (Moro incluído) e/ou imprensa e dão empurrão na peça que não caiu pelo esquema ter sido mal projetado.
    A questão é: vai ter luta?

  69. Ainda buscando exemplos no

    Ainda buscando exemplos no cinema, adianto que se vencida a “guerra” do impeachment, contados seus “mortos” e “feridos”, todos os sobreviventes(mesmo os que foram derrotados), devem fazer a mesma EXORTAÇÃO que fez o agonizante Capitão John H. Miller, personagem vivido por Tom Hanks, para o soldado Francis Ryan, interpretado por Matt Damon resgatado e levado salvo para sua família, no filme O Resgate do soldado Ryan:

    FAÇA VALER A PENA. FAÇA VALER A PENA.

    Pois é. Se efetivamente resgatada com “vida” dessa sanha de surrupiar seu mandato a presidente Dilma DEVERÁ, obrigar-se-á a um giro de 360º na sua postura porque a missão que lhe aguardará será espinhosa. Aliás, é já a partir de agora que esse processo de mudança deve iniciar. 

     

  70. Aritmética da democracia é

    Aritmética da democracia é simples… O VOTO, caciques partidários envelhecem e podem ser trocados… tanto os candidatos quanto o partido… O PMDB e demais partidos estarão preparados para uma VINGANÇA NO VOTO…. porque é mamão como açúcar mostrar manifestação na Paulista e na orla de Copacabana e patrocinada pelo circo midiático com seus milhões além da Federações de empresários, difícil vai ser arranca votos desrespeitados nos rincões… Sera que os coronéis estão preparados pra perda do voto de cabresto, porque usam a figura de Lula pra se eleger e depois o traem em praça publica… Judas em tempos digitais podem virar farelo nas urnas com a marca de traidores na testa.

  71. mito fundador (2)

    31 de março de 2016 realiza o resgate histórico de 31 de março de 1964. o dia que durou 21 anos se torna o dia em que o Povo das ruas conclamou: não vai ter golpe!

    na festa da Democracia, o Povo se reencontra com sua Nação. nesta noite gloriosa, Povo e Nação dançam de mãos juntas. por este Povo é gerada sua Nação. e somente este Povo é capaz de projetar um País.

    qual Brasil? mais direitos! mais participação! mais Democracia!

    não aos fundamentalismos! não ao fundamentalismo religioso! não ao fundamentalismo cultural! não ao fundamentalismo de mercado! não ao fundamentalismo político!

    refundação da República e reconstrução da Democracia!

    é nós por nós. já não somos o povo que falta. somos a possibilidade de um outro jeito de viver.

    .

     

  72. E quando vão tirar o Achacador Cunha da presidência da Câmara?

    Quando será que o STF determinará a saída de Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados?  Para posterior cassação de seu mandato por práticas de corrupção.

  73. Cabeças débeis

                          Continuo achando que o golpe tem uma cabeça no STF. Pensava que o planejamento foi bem feito e que o chefe só podia ser o mais inteligente do Supremo. Errei: o inteligente derrubou o “crime” da Dilma e o plano se revela desastroso. A cabeça no Supremo é só aloprada.         

                           A globo (band também) continua fazendo o que sabe: manipulando por que não há volta e fala só prá coxinhas. Os logaritmos de busca direcionam as informações e os fanáticos acham que são hegemônicos. Até que a dúvida se instale: no caso a imagem do Cunha com asseclas, ou o plano da “democracia eficiente”, ou as declarações desastrosas do Temer, Serra e Aécio. Vários coxinhas estão envergonhados, continuam odiando o PT, mas o futuro alternativo é horroroso demais.

  74. A banca internacional amarelou.

    Excelente artigo, gostaria apenas de acrescentar que consultorias de macro-economia na europa já apontam para um cenário de prejuizo maior com o golpe do que sem ele. Cito como exemplo  os [ltimos artigos artigo de Neil Shearing sobre essa questão.

     

  75. Eu não comemoraria tão cedo.

    Eu não comemoraria tão cedo. O Jogo só termina quando o árbitro apita. Essa gente é calhorda e cínica desde a chegada de Cabral.

  76. depois de me emocionar pra

    depois de me emocionar pra caramba nessas manifestações históricas,

    emocionar-me mais ainda com algumas boas notícias e esse

    excelente comentário do nassif,

    passa até a ser meio perigoso para corações

    mesmo acostumados na luta pela democracia…

    valeu, muito.

    como valeu, cara!!!

  77. Artigo: Não vai ter Golpe !!!

    Parabéns pelo excelente Artigo, Jornalista Luiz Nassif, a forma irretocável e o conteúdo quase convincente. Infelizmente não podemos assegurar nada e nenhum posicionamento definitivo dessa “corja de políticos” volúveis, fisiológicos, muitos corruptos e hipócritas. Esperamos que no momento da votação a maioria tenha um mínimo de Sensibilidade Democrática e vote contra esse Golpe do Impeachment. Dito isso, de uma coisa você s podem ter certeza, quando a votação estiver próxima do número suficiente para recusar o Impeachment haverá uma “chuva de arrependidos” trocando seus votos na última hora. Que Deus nos proteja e ao Povo Brasileiro. Um abraço a todos.

  78. Um montão de beijos, Nassif!

     

     

          Superou-se, Nassif!

          Por isso, UM MONTÃO DE BEIJOS!  Que você merece.

         E, OBRIGADA!

  79. Infelizmente não pude

    Infelizmente não pude participar deste mais importante ato político das últimas décadas, pois estou cheio de placas no braço e pernas devido a um acidente, mas eu e meu querido pai que encontra-se com a saúde muito delicada(metástase) ESTAMOS DIUTURNAMENTE ACOMPANHANDO TODA ESTA BELÍSSIMA MOBILIZAÇÃO CÍVICA .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador