ONU diz que países com epidemia de zika devem permitir o aborto

Da RFI

Países com surto de zika devem autorizar o aborto, diz ONU

A ONU disse que os países que enfrentam surto de zika vírus devem dar às mulheres acesso à interrupção voluntária da gravidez. O vírus é suspeito de ser a causa do aumento do número de casos de microcefalia em bebês.
 
Nesta sexta-feira (5), o principal comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad AlHussein, conclamou os países afetados pela epidemia a disponibilizar aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitir o direito ao aborto. “As leis e as políticas que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas, em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir o direito à saúde para todos”, disse o comissário, em um comunicado.

 
No Brasil, um dos mais afetados pela epidemia, a interrupção da gravidez é proibida, salvo em casos de estupro, riscos de vida para a mãe ou em caso de feto anencefálico. A microcefalia e outras má-formações dificilmente são diagnosticadas antes da 20ª semana de gestação, no quinto mês de gravidez. O número de casos de microcefalia associados ao zika tem ampliado a ocorrência de aborto ilegal e abriu uma discussão sobre o acesso à interrupção da gestação no país.
 
“Como eles podem pedir para essas mulheres não ficarem grávidas e não oferecerem a possibilidade de interromper a gravidez, se elas desejarem?”, disse a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Cécile Pouilly, ao ser questionada sobre países como El Salvador, que criminalizam o aborto. A entidade da ONU fica em Genebra (Suíça).
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CAMPANHA: QUE ZIKA É ESSA AÍ PAPAI?
    Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 2016 ONU:DireçãoCAMPANHA: QUE ZIKA É ESSA AÍ PAPAI?   Caros amigos (as) nós vamos comemorar (brincar) o carnaval, mas não podemos descuidar de combater o mosquito da Zika; Por isso, gostaria de sugerir uma ação: CAMPANHA: aproveitando a tirada da Ivete Sangalo:” Quem é essa aí papai?” para ” Que Zilka é essa papai?” Não podemos nos descuidar!  Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho. 

     

    1. Caros amigos (as) gostaria de

      Caros amigos (as) gostaria de deixar claro que essa campanha,não tem nada haver com o aborto, pois sou contra,, nós temos que buscar ajudar  de todas as maneirass as inúmeras crianças com esse grave problema. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador