Os militares que disseram não

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Antonio Carlos Silva – RJ

Neste excelente documentário do Sílvio Tendler, há relatos emocionantes da grande guerreira Therezinha Zerbini (esposa do General Zerbini) e de outras figuras diretamente ligadas as forças Armadas, que entrarão para a história como bravos guerreiros pela legalidade e pela democracia brasileira .

https://www.youtube.com/watch?v=6hD8JIHbu3w width:700 height:394

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguns militares do Brasil

    Alguns militares do Brasil estavam disponíveis para se contrapor ao golpe mas infelizmente o Presidente da República ao invés de procurar tropas do Brasil, no Rio e em Brasília, foi para sua fazenda atrás de suas tropas(não as do Brasil).

    Perdeu legitimidade aí! Nâo agiu como Presidente da República!

    Tratar Jango exclusivamente como vítima é um assite a inteligência de qualquer um. Sua má condução política tem grande culpa nos eventos que se seguiram.
    O Brasil seria melhor se este Sr. fraco jamais tivesse chegado à Presidência. E diga-se de passagem, ele jamais foi eleito para o cargo!

    1. Vc apenas ecoa os “teóricos historialistas” Villa e Gaspari

      Nota-se pelo seu texto que vc apenas reproduz a “teoria” dos grandes teóricos do historialismo Marco Antonio Villa e Elio Gaspari.

      Como vc, assim como eu, não viveu conscientemente aquele período, seria mais interessante e científico ler as obras de outros historiadores científicos.

      Essa sua visão expressa apenas a mesma dos golpistas de 1964 e seus defensores, para justificar o Golpe Militar para impedir a continuidade daquele governo trabalhista que, segundo pesquisa IBOPE da época cujas planilhas foram doadas à Unicamp e estudadas por historiadores daquela universidade, Jango tinha imensa maioria de aprovação pela população brasileira da época e poderia eleger seu sucessor nas eleições presidenciais em 1965. Por isso foi dado o GOLPE em 1964, pois os udenistas reacionários não conseguiriam vencer as próximas eleições.

      Estude um pouco de História, lendo vários historiadores para não ficar com a “cabeça feita pelo Villa”.

      1. Obrigado pela sugestão de

        Obrigado pela sugestão de leitura, porém, nunca lí os referidos autores.

         

        Eles, como eu, analisaram os fatos. E eu não disse que a Presidencia ficou vaga ou que os golpistas tinham razão.

        Eu disse apenas que Jango, O Banana, amarelou e foi se esconder em sua fazenda. Dizem que ele foi buscar apoio de tropas do RS…. isso é piada, não é mesmo?

        Com uma revolução acontecendo e o Presidente vai pra fazenda. Precisa acrescentar alguma coisa?

        Nada disso tira a responsabilidade dos golpistas, apenas coloca um pouco de responsabilidade nas costas de Jango pela FACILIDADE com que levaram adiante o projeto.

        Foi fácil! Não deram UM tiro!

        E tem idiota que ainda credita isso a Jango!

        1. Adeus razão
          Ao chamar de idiotas as pessoas que vêem o comportamento de Jango no episódio do golpe de 1964 de maneira diferente de sua visão, o Sr. apela para a desqualificação pessoal do oponente e, assim, acaba é desqualificando seus proprios argumentos aos olhos de quem, como eu, estava acompanhando com sincero interesse a discussão. Uma pena…

  2. Silvio Tendler só esqueceu de

    Silvio Tendler só esqueceu de dizer que o Gal. Amaury Kruel recebeu uma mala de dólares, enviada pela embaixada americana, para ele trair Jango e apoiar a quartelada, segundo relato de um coronel à Comissão da Verdade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador