Planalto quer 54 votos já na primeira votação do impeachment, por Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Segundo a jornalista Helena Chagas, o Planalto trabalha para mostrar força política já na primeira votação do impeachment no Senado, no início de agosto, quando o plenário deverá votar o relatório elaborado pela comissão especial. Michel Temer quer o apoio de 54 senadores já nessa fase, para mostrar aos chefes de Estado e à imprensa que desembarcarão no Brasil para as Olímpiadas que não é apenas o interino, mas um presidente com apoio do Congresso, tirando a sombra de Dilma Rousseff do caminho.

 

Por Helena Chagas

Em Os Divergentes

Palanalto quer 54 votos já na primeira votação do impeachment

O Planalto tentou de todas as maneiras antecipar o desfecho do processo de impeachment para antes das Olimpíadas. Não conseguiu por causa dos prazos legais, mas agora trabalha, discretamente, para encerrar políticamente o assunto já na primeira semana de agosto. Como? Obtendo mais de 54 votos já na primeira votação do relatório da comissão do impeachment em plenário.

Não há necessidade dessa maioria de dois terços nesta votação, em que bastam os 41 votos da maioria simples. Até pouco tempo atrás, tanto o atual Planalto quanto o ex-Planalto consideravam que boa parte dos senadores que não estão revelando seus votos nos levantamentos da imprensa – segundo os quais os votos declarados pelo impeachment estão em 38 – continuariam assim nessa votação preliminar. Poderiam se ausentar ou até não votar, fortalecendo seu cacife para negociar seus votos com o governo. Sem que isso abale a convicção geral de que o placar final será a favor do interino.

A tentativa do Planalto agora é aproveitar o recesso para antecipar sua negociação com os senadores e transformar a votação intermediária em votação decisiva. Por isso, abriu o balcão. Se houver 54 senadores favoráveis ao impeachment no dia 5 de agosto, não há como imaginar que, no fim do mês, essa situação vai mudar. E Michel Temer poderá receber os chefes de Estado estrangeiros ainda como presidente interino, mas com a força política de um presidente de fato.

Caso contrário, ou seja, se na primeira votação o governo obtiver menos de 54 votos, a sombra da volta de Dilma Rousseff continuará pairando sobre o interino durante todo o mês de agosto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    A que ponto chega a

     

    A que ponto chega a criminalidade desavergonhada do INFAME conluio nazigolpista/PIMG… $$$$$$$$$$$$$$ Governo enviará ao congresso até o final do ano três propostas [*de reforma] trabalhistas[*a expressão ‘de reforma’ foi um acréscimo nosso!’Capiche’ a malandragem da máfia?!] 20/07/2016 (…) CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1793537-governo-enviara-ao-congresso-ate-final-do-ano-tres-propostas-trabalhistas.shtml EM TEMPO:até o final do ano são as putas que pariram estes meliantes!Perdão às dignas, honradas, limpas e saudáveis meretrizes, incapazes que são de gerar canalhas tão abjetos e asquerosos!Perdão aos vermes asquerosos!Solitária em presídio de segurança máxima ainda é pouco para estes sacripantas IMUNDOS &$ (A)morais!… PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  2. Governo Interino Ilegítimo

    Governo Interino Ilegítimo está com nervos a flor da pele. É uma farsa atrás da outra, será que os investidores e políticos mundo afora não estão observando nada? A derrubada do golpe será, para o governo ilegítimo, pior que a pena de morte, pois em 64 os militares deram o golpe e assumiram e hoje os golpistas sumirão!

  3. Boa sorte
    Vamos ver se o Temeridade consegue comprar os 54 votos. Se Dilma tivesse feito isso, haveria escandalo. De qualquer forma, Temer continuara um frouxo mesmo sendo o definitivo. Se ele acha que, nao sendo mais interino, do dia para noite, tera respeito e autoridade, ele esta enganado. Ele vai continuar sendo um testa de ferro da elite e do PSDB, que certamente o trairao em 2017.

  4. È GOLPISTA, E TODOS OS QUE

    È GOLPISTA, E TODOS OS QUE VOTAREM NELE!!

    Entrarão para a História como politicos salafrarios, sem vergonhas e vendidos, sem exceção, serão execrecados pelo povo, como bandidos que são.

     

  5. A compra dos votos dos senadores neste golpe do cunha-temer será

    No final das contas, a compra dos votos dos senadores neste golpe do cunha-temer será paga com os recursos adivindos das privatições de empresas públicas como a Petrobras, Correios, Banco do Brasil e Caixa!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador