População branca é mais representada nas câmaras

No último pleito 57,1% dos vereadores eleitos são brancos, acima da proporção nacional, de 47,7%
 
 
Jornal GGN – Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que a etnia branca é a mais representada entre os vereadores eleitos no país. No último pleito, realizado recentemente, 57,1% dos vereadores eleitos se declararam brancos, contra 37% pardos e 5% pretos. Os eleitos que se declararam das etnias amarela e indígena foram respectivamente 0,5% e 0,3%. A relação de representatividade das etnias, ainda assim, não chega a acompanhar a proporção da população nacional que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é 47,7% branca, 43,1% parda, 7,6% negra.
 
G1
 
Etnia branca é a única que tem representação maior nas câmaras
 
 
A etnia branca é a única que teve maior representatividade entre os vereadores eleitos neste ano na comparação com a população brasileira, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de eleitos, 57,1% dos novos vereadores se declararam brancos. Já a proporção nacional é de 47,7%.
 
Todas as outras etnias – amarela, indígena, parda e preta, segundo denominação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – têm proporções mais baixas entre os eleitos para vereador em 2016. As maiores diferenças são encontradas entre os pardos e os pretos, etnias que, juntas, representam os negros.
 
De acordo com dados do TSE, 37% dos vereadores eleitos se declararam pardos, e 5%, pretos. No país, porém, 43,1% dos brasileiros se declararam como pardos no último censo, de 2010, e 7,6% se declararam pretos. As diferenças são de 6,1 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente.
 
Entre os amarelos, a diferença é de 0,6 ponto percentual. As proporções são de 0,5% nas eleições para vereador e de 1,1% no país. Já entre os indígenas, a diferença é de 0,1 ponto percentual – 0,3% e 0,4%.
 
 
Proporção de candidatos eleitos
 
Os candidatos que se declararam como amarelos e brancos são os que tiveram as maiores proporções de eleitos. Já os pretos foram os menos eleitos proporcionalmente.
 
Dos 1.952 candidatos amarelos, 297 conseguiram se eleger vereadores, o que representa 15,2% das pessoas que concorreram aos cargos eletivos. Já dos 232,8 mil candidatos brancos – que representavam 62,7% de todos os candidatos a vereador – 33 mil se elegeram (ou 14,2%).
 
As menores proporções foram encontradas entre os indígenas e os pretos. Dos 1.613 candidatos que se declararam índios, 167 conseguiram as vagas de vereador, o que representa 10,4% do total. Entre os pretos, apenas 7% dos candidatos conseguiram se eleger – ou 2,9 mil de 41,4 mil. A proporção é menos da metade que a encontrada entre amarelos e brancos.
 
Entre os candidatos pardos, o percentual ficou em 11,7%. Se forem considerados os candidatos negros, a proporção fica em 10,8%.
 
Por Clara Velasco
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ou seja, orientais são discriminados na política
    Foi o único grupo cuja proporção nas câmeras é menos da metade da proporção na população em geral.

    Sugiro que a secretaria da igualdade racial se pronuncie sobre o assunto. Assim como a falta de representatividade deste grupo em novelas, filmes, comerciais. Aproveitando a oportunidade, poderiam dar uma pesada multa à Rede Globo pela prática vergonhosa de blackfacing ao escalar Luis Melo para a novela Sol Nascente.

    Não, né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador