Presidente da Editora Abril também endossou compra da refinaria

Jornal GGN – A então Ministra das MInas e Energia Dilma Rousseff presidia o Conselho de Administraçào da Petrobras, quando autorizou a compra da refinaria Pasadena, nos Estados Unidos.

Mas faziam parte do Conselho, também, Fábio Coletti Barbosa, atual presidente da Abril S/A, Jorge Gerdau Johanpetter, Silas Rondeau e outros.

O quadro de conselheiros e diretores era o seguinte:

 

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada disto foi dito nos

    Nada disto foi dito nos telejornais de hoje. Dilma está sendo massacrada sozinha, como se ela fosse a única pessoa a decidir sobre a compra da refinaria. Em alguns dias vão começar a dizer que ela tem uma fortuna depositada numa conta secreta nas Ilhas Caimãs?

      1. Só risos…

        Pois é, Ivan: achei que o “jogo ia esquentar”; que a dilma ia chamar cadeia nacional… mas, nada… No buteco da esquina a pergunta era, na hora do jornal nacional, se “tinham achado o avião”. A resposta foi que

        “sim, no ovo de páscoa! Caro pa caramba!”

        O outro:

        “e você compra isso?!”

        E ele responde desconversando:

        “eu nem vejo essa chacrinha [apontando pra tv], não tem chacrete!! Eu quero é lombo! vai me dar?” – arrematou.

        Risos e mais risos…

        Pra mudar de assunto um botafoguense, tinha que ser, lembrou (de novo!) da derrota do Flamengo!

        Pô, disse eu, com uma derrapada daquelas aos cinco minutos….

         

        1. Mas, cá pra nós. A

          Mas, cá pra nós. A dificuldade de comunicação desse governo é impressionante. Acreditam, realmente, que a oposição está buscando uma discussão “de alto nível”. Ficam tomando chute na canela e fazendo pose de salão. E soltam uma nota falando de “erro”, falha”… Esse pessoal da comunicação é muito fraco, mesmo.

          Não bastaria dizer, como fez com atraso o Chinaglia: foi comprada, sim, a refinaria, a preço de mercado porque a PETROBRAS precisava de refinaria. Não tem entreguismo, não. Comprou-se uma refinaria inteira porque estava barato no início, aumentou o preço por causa da justiça norte americana, mas ela está lá, compradinha, dando lucro!

    1. Estas pessoas diante da

      Estas pessoas diante da presidente Dilma são meros desconhecidos. O que precisa ser esclarecido é que Dilma disse que foi enganada assim como Lula falou no mensalão. Pois bem, quem é enganado é por alguem… Quem enganou??? A mando de quem???? O que fizeram com o enganador???? Isto é que tem que ser respondido e não colocar panos quentes que outras pessoas tbem aprovaram a compra.

      1. “Quem enganou???”:
        O lobista

        “Quem enganou???”:

        O lobista responsavel por enviar documentacao ao governo.  Se eu fosse a Petrobras eu estaria no rabo dele, e eh pra ontem.

        So que…  que…  que a Petrobras ja declarou que o preco da compania foi bom.  Que ela foi forcada a comprar os outros 50 por cento eh outro departamento.  Ler tambem o Miguel, se nao taxar muito o seu QI.

        http://www.ocafezinho.com/2014/03/20/a-historia-de-pasadena-que-a-midia-nao-contou/

        A história de Pasadena que a mídia não contou

        20/03/2014 – 5:15 pm | 8 comentários

        Já que o assunto do momento é Pasadena, fomos pesquisar a origem da refinaria, e tentar esclarecer algumas confusões

        – See more at: http://www.ocafezinho.com/#sthash.YYSQfSJ6.dpufhttp://www.ocafezinho.com/2014/03/20/a-historia-de-pasadena-que-a-midia-nao-contou/

        http://www.ocafezinho.com/2014/03/20/escandalo-pasadena-e-primeiro-fracasso-da-nova-gestao-da-secom/

        A história de Pasadena que a mídia não contou

        20/03/2014 – 5:15 pm | 8 comentários

        Já que o assunto do momento é Pasadena, fomos pesquisar a origem da refinaria, e tentar esclarecer algumas confusões

        – See more at: http://www.ocafezinho.com/#sthash.YYSQfSJ6.dpufA história de Pasadena que a mídia não contouA história de Pasadena que a mídia não contouA história de Pasadena que a mídia não contouA história de Pasadena que a mídia não contou

      2. Refinaria

        carlos batista,

        Você acredita que Fabio Barbosa, Guido Mantega,Arthyur Sendas e Jorge Gerdau são meros descomhecidos, ou seja, você está dizendo que todos os brazucas são uns imbecis, retardados por inteiro que só conhecem o que a Grobo mostra, BBB e JN, muito bem. Leia abaixo prá também discordar:

         

        Jorge Gerdau, que é membro do Conselho de Administração da Petrobras, afirmou, em nota, nesta quinta (20), que “ao aprovar em 2006 a operação de compra de 50% de participação na refinaria Pasadena, não tinha conhecimento, como os demais conselheiros, das cláusulas contratuais Marlim e Put Option”; ele diz também que “o Conselho de Administração da Petrobras baseou-se em avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio, considerando as boas perspectivas de mercado”

         

        20 DE MARÇO DE 2014 ÀS 19:39

         

        247 – O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que é membro do Conselho de Administração da Petrobras, também se pronunciou sobre o caso Pasadena-Petrobras, que tem pautado os debates políticos no país nesta semana. Assim como se posicionou a presidente Dilma Rousseff (PT), Gerdau disse, em nota, que “ao aprovar em 2006 a operação de compra de 50% de participação na refinaria Pasadena, não tinha conhecimento, como os demais conselheiros, das cláusulas contratuais Marlim e Put Option” (leia a nota da presidente Dilmaaqui).

        Ele também afirmou que “o Conselho de Administração da Petrobras baseou-se em avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio, considerando as boas perspectivas de mercado para os anos seguintes”. 

        Jorge Gerdau diz ainda que logo que teve conhecimento das cláusulas contratuais, posicionou-se a favor da desistência do negócio, assim como os demais membros do conselho.

         

  2. Ah se fosse o PSDB…

     A turma do Nassif tenta justificar um rombo (ou roubo?) de mais de bilhão de dolares! Dilma fingiu, até há pouco, que não tinha nada com isso, agora quer jogar a culpa nos subordinados. Se recebeu documentação incompleta, como agora alega (e já está sendo desmentida) por que não denunciou na época? No MÍNIMO foi conivente com esse escândalo de deixar até o Maluf vermelho de vergonha.

    1. Fácil responder

      Essa é facil ersponder. Se fosse o PSDB, não estaríamos falando do assunto. Ele nem teria aparecido.

       

      Aliás porque estamos falando disso mesmo? Ah lembrei. Para desviar atenção do trensalão.

  3. O queridinho do Mercado

    Olha só quem também fazia parte do Conselho e que teria votado a favor da compra “sem ler o contrato”: Roger Agneli, o queridinho do Mercado na época em que presidia a Vale, quando encomendava navios da Ásia porque eram “mais baratos” , enquanto que sonegava bilhões em impostos federais.

  4. Ano 12 d.l.

    Pasadilma, Texas

     

    Se aparecer um jabuti no alto duma torre de petróleo foi porque alguém o colocou lá, uma cláusula contratual que desapareceu foi porque alguém a tirou. Como estamos no Brasil, ano 12 d.l., do 13… resta deixar a vergonha de lado é demonstrar toda a falta de talento poético, isto para não xingar os digníssimos conselheiros da Petrobras e tentar relaxar…

     

    O estafeta, coisa socialista

    Fez relatório minimalista

    Deixou fora a armadilha

    E enganou a camarilha

     

    Tinha político e empresário

    Mas também, corsário

    Saqueou a estatal

    Bem antes do Pré-Sal

     

    No conselho se reuniram

    Entre piadas deliberaram

    Dúvidas ali não surgiram

    Na cambulhada aceitaram

     

    Depois o rombo apareceu

    A maioria deles se esqueceu

    Fizeram cara de paisagem

    Cobriram-se com camuflagem

     

    Fingiram muito bem

    nada errado aconteceu

    mas agora todos sabem

    pois o buraco cresceu

     

    bilhão de Dólares ao leo

    Uma dúzia de mensalões

    Um mar de petróleo

    Surrupiado nos porões

     

    Virou jogo de empurra

    Quem autorizou se desculpa

    E outros encheram a burra

    Mas não apuram a culpa

     

    O relatório é o culpado

    Será que ninguém o escreveu?

    O povo de novo enganado

    Quer saber: quem não leu?

     

    Terá sido a chefona?

    A famosa gerentona

    Promovida a presidente

    Vai ficar condescendente?

     

    Outra vez se comprova

    Para o povo uma ova

    Escondem o malfeito

    Para encobrirem o sujeito

     

    PT, saudações…

    é o padrão da resposta

    Nada de soluções

    Nesta república de …

        

  5. Culpados

    Ninguém é culpado, apenas é mais um caso da inabilidade do Estado ao fazer negócios com o mercado.Sempre, sempre sai perdendo, levando  o povo de arrastão.Daí pode-se calcular o que seria a Petrobrás, monopolista, com o controle acionário na mão da iniciativa privada.A alavancagem dos  tributos recolhidos por  esta suposta empresa, em parceria com o  poder público  traria muito mais benefícios à sociedade , claro, desde que a corrupção não interferisse na aplicação dos recursos. 

    1. Os benefícios a sociedade?

      Combustiveis mais caros do mundo, assim como foi a energia elétrica, telefones, automóveis e tudo mais aqui no Brasil. Compra de equipamentos no exterior em detrimento aos empregos no Brasil, remessa de lucros para o exterior e parcos e porcos investimentos no Brasil. Esta é a sociedade beneficiada que você enxerga?

  6. A ESTRANHA CALMA DE ILDO SAUER NO “ENTRE CASPAS”

    Lendo o documento acima, entendi por que ao ver e ouvir Ildo Sauer, em rápido trecho do “Entre Caspas”, na Globonews, me chamou a atenção o comportamento comedido do dito cujo, que permanecia calmo e, pasmem, defendia como bom negócio a compra da refinaria de Pasadena. 

    Livre falar é so falar, desde que o rabicó não esteja exposto.

  7. NÃO SE JUSTIFICA TANTO

    NÃO SE JUSTIFICA TANTO BARRULHO DA OPOSIÇÃO PELO CASO PASADENA, QUE É – AO REVERSO – PROVA DA COMPETÊNCIA E CAPACIDADE DA PETROBRÁS.

    À ÉPOCA, A AQUISIÇÃO FOI UM BOM NEGÓCIO. POSTERIORMENTE, COMO EM QUALQUER OUTRA ATIVIDADE EMPRESARIAL EFICAZ – PELA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, NO CASO  DA PETROBRÁS (ÓLHO MAIS LEVE) – O NEGÓCIO SE TORNOU DESINTERESSANTE, OBSOLETO. ERRADO SERIA INSISTIR NELE.

     

  8. Refinaria

    A discussão sobre o tema está posta em termos políticos, e assim não vai procurar saber o que realmente se passou naquela transação.  Ninguém lembrou ainda que a Petrobras não comprou a Pasadena por 1,18 bilhão de dólares: ela FOI OBRIGADA a comprar pela Justiça americana, que avaliou em 820 milhões de dólares o valor dos 50% pertencentes à antiga sócia. Por que os peritos americanos chegaram a esse total? Se ele corresponde à realidade, Pasadena valeria 1,64 bilhão de dólares – o que transformaria a compra em um bom negócio. Se não corresponde, como a Justiça americana exigiu tal pagamento?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador