Raquel Dodge toma posse na PGR com discurso em favor das minorias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Dida Sampaio/Estadão
 
 
Jornal GGN – Com um discurso contido, Raquel Dodge tomou posse do comando da Procuradoria Geral da República na manhã desta segunda (18). Segundo relatos da Folha, a substituta de Rodrigo Janot fez um discurso em defesa da liberdade de religião e credo e em defesa das minorias.
 
“O Ministério Público zela pelos direitos de índios e minorias, pela liberdade de religião e de credo. A cada dois anos nos reunimos nesta casa e reafirmamos a esperança de dias melhores e o nosso compromisso de agirmos com unidade de propósito de cumprir o nosso dever constitucional”, disse Dodge.
 
Ela também aproveitou afirmou que o Ministério Público deve zelar pelo equilíbrio entre os poderes da República. “A harmonia entre os Poderes é requisito para a estabilidade da nação […] Os valores que defenderemos e definirão nossas ações estão na Constituição. Muito trabalho, honestidade, observância do devido processo legal são os atributos da cidadania”, declarou.
 
Dodge também citou Janot, que não compareceu à posse, em seu discurso. “Cumprimento o procurador-geral Rodrigo Janot por seu serviço à nação. A nenhum [dos procuradores-gerais anteriores] faltou a certeza de que o Brasil seguirá em frente porque o povo mantém a esperança em um país melhor. Interessa-se pelo destino da nação, acompanha investigações e julgamentos. Cobra resultados. Os brasileiros aprenderam o caminho que conduz ao Ministério Público.”
 
Folha lembrou que, “segundo assessores, a palavra de ordem no início da nova gestão será “discrição”. Diferentemente de seu antecessor, ela tem dito a interlocutores que pretende evitar o protagonismo de sua cadeira na Operação Lava Jato.”
 
Denunciado no dia 14 por obstrução de Justiça e formação de quadrilha, Michel Temer participou do evento e fez alusões ao papel de Janot na Lava Jato. No discurso, ele afirmou que “quem ultrapassa os limites da lei” pratica abuso de autoridade. “Toda vez que alguém ultrapassa os limites da Constituição Federal, verifica-se um abuso de autoridade, porque a lei é a maior autoridade do sistema”, disparou.
 
A posse de Dodge também contou com a presença da presidenta do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conselho,cautela e caldo de

    Conselho,cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a niguem,por isso mesmo prefiro aguardar,dar um tempo,visto que,Joaquim Barbosa, o Black  Batman,Carmen Lucia, a Benta Carneiro,Ayres de Brito, o Cordelista, e Luis Roberto Barroso,o Roberval Taylor,não me oferecem outra alternativa.
     

  2. Em aditamento a meu

    Em aditamento a meu comentario anterior:Roberto Gurgel,o Bolachão,Antonio Fernando de Souza,o Espantalho e Rodrigo Janot,o Pitú,também não me oferecem outra alternativa.

  3. “Ninguém pode estar acima ou

    “Ninguém pode estar acima ou abaixo da lei”, disse Dodge, em seu discurso. (li no Brasil 24/7)

    Ôpa! A melhor frase de raquel não foi destacada no texto por que?

  4. Que situação!
    Uma PGR é

    Que situação!

    Uma PGR é empossada sem a presença do seu antecessor, e ao lado de três investigado justo pela PGR. 

    Se a Mulher dará voz às minorias, terá que ver o acampamento dos sem-teto em São Paulo, o que tem feito Temer e sua tropa contra os programas sociais, como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, que atingem diretamente essas minorias. Vai bater de frente com quem a indicou? 

    1. mm

      É por aí.Já que “verba volant” é preciso saber o sentido REAL de “minorias”.Uma delas, 3% dos proprietários

      rurais, têm mais de 50% do território brasileiro.A plutocracia dominante não liga pras boas intenções da dona.

  5. Direitos das minorias ou privilégio da minoria parasitária?

    Pelo histórico do MPF, acho que a Procuradora Geral não defenderá os direitos das minorias, mas continuará a defender, com unhas e dentes, os privilégios da minoria parasita, a qual não ultrapassa a 1º da população e, apesar de não trabalhar, controla um percentual relativamente alto da riqueza e da renda nacionais.

    1. Esse é o problema. Como esse pessoal do MPF vê

      a minoria.

      Para eles minoria seriam esses 1 a 5% dos ricos e muito ricos da população. Eão eles protegem a minoria.

      E quem representa essa minoria? O PSDB , PMDB e Bolsonaros da vida. Então eles também protegem os representantes dessa minoria.

      Todo o problema é esse , como eles veem essa minoria. Minoria também a qual eles acham pertencer.

  6. Mouro
    Bom dia 
    Mais um deus

    Mouro

    Bom dia 

    Mais um deus no olimpo chamado de patropi !!!

    Que seja bem vinda a fogueira das vaidades !!!

    Quanto ao Janota, vai fazer companhia ao JB em Miami !!!

    Pois foi usado e devidamente descartado !!!

    Abração

    1. azevedo.

      Não fale assim, pois acredito que Lula poderia nomear qualquer um, e seria a mesma coisa. As ordens são simples : não deixar o Lula concorrer à próxima eleição, de forma nenhuma, mesmo rasgando a constituição.

      A começar do Mensalão – Quem o traiu ? até remodelando a tese do Domínio do fato. Uma pessoa aparentemente simplese boa, o 1º negro do stf, o que condenou as principais lideranças do PT.

      Qual foi o Juiz que imediatamente após ser indicado, tornou-se o papagaio do ministro indicado (com pacto de sangue?) por FHC ? O Tófolli , que se não me falha a memória, trabalhou com o José Dirceu.

      Qual o ministro indicado que conhecia Lula, e até diziam ser amigo de dona Marisa ?  O Lewandovisk, aquele que acompanhou toda a condenação da Dilma. São os que melembro no momento.

      Isto fora os indicados por estarem em 1º lugar em uma lista feita pelos seus próprios colegas (honestamente?).

      Por estes motivos, não consigo aceitar que as indicações de Lula foram erros, mas sim que já faziam parte da conspiração para evitar a 2a. vitória.

      E então, como muitos dizem, errou ao se unir ao PMDB. O que fariam quem acha este o maior erro do partido ?

      Abraços

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador