Sambista Wilson das Neves, presente!

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto de Bruno Haddad

Jornal GGN – O baterista e sambista Wilson das Neves, morreu na noite de ontem, sábado, 26, no Rio de Janeiro. Com 81 anos, vai-se o sambista que lutava contra um câncer. A notícia foi dada pela família, em página de Wilson no Facebook.

Wilson das Neves criou o bordão Ô Sorte!

No post do Facebook, a notícia: “É com grande pesar que comunicamos a todos a partida do nosso grande mestre que foi tocar suas baquetas do outro lado. Ficaremos com as boas lembranças. Salve nosso Mestre! Salve Wilson Das Neves!”.

A Império Serrano, que Wilson das Neves era padrinho de bateria, declarou luto de três dias. Na redes sociais, a escola lamenta a perda do sambista. “O Império e a sinfônica do samba lamentam o falecimento de seu baluarte. O Império declara luto oficial de três dias.”

Wilson das Neves nasceu no Rio, em 14 de junho de 1936. Aos 14 anos, tocou na Escola Flor do Ritmo, do Méier e, mais tarde, iniciou carreira como baterista na orquestra de Permínio Gonçalves. Acompanhou a pianista Carolina Cardoso de Meneses, participou do Conjunto de Ubirajara Silva, tornou-se músico de estúdio na Copacabana Discos, tocou em conjuntos como o de Steve Bernard e de Ed Lincoln. Tocou com Copinhar, Eumir Deodato e na orquestra de Astor Silva, além da orquestra da TV Globo e da orquestra da TV Tupi. Gravou com Moacir Santos, com Elza Soares gravou todas as faixas como baterista.

Em 1968 gravou seu segundo trabalho, Juventude 2000 – Wilson das Neves e seu conjunto. Em 1969, o terceiro, Som Quente É o das Neves. Em 2013, gravou Se me chamar, ô sorte, seu décimo trabalho.

Tocou com grandes nomes do samba, como João Nogueira, Beth Carvalho, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Martinho da Vila, e tantos outros. Como compositor juntou a Aldir Blanc, Paulo Cesar Pinheiro, Nei Lopes, Ivor Lancellotti, Claudio Jorge, Marcelo Amorim, Moacyr Luz e Chico Buarque.

Desde 2003, integrou a Orquestra Imperial, como cantor e em parcerias com os jovens integrantes do grupo.

Em seus mais de cinquenta anos de carreira como baterista, Wilson das Neves participou de mais de 600 gravações.

E agora se foi, no Hospital da Ilha do Governador, após uma luta de vários anos contra o câncer.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador