Se falar mal da Lava Jato, vira sacrilégio, diz Eugênio Aragão

Do blog de Marcelo Auler

EXCLUSIVO: Eugênio Aragão analisa criticamente a Lava Jato, suas ilegalidades e o prejuízo à democracia
 
por Marcelo Auler

Uma seleta plateia de pouco menos de cem pessoas, composta basicamente por alunos e professores da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) presenciou Eugênio Aragão, subprocurador da República e ex-ministro da Justiça da presidente afastada Dilma Roussseff, analisar criticamente a crise no país provocada pela Operação Lava Jato. No debate promovido pela professora Margarida Lacombe Camargo, ele abordou o tema “O Ministério Público na crise de 2016“.

Foi na segunda-feira, (13/06) quando, por aproximadamente três horas, expôs suas ideias, muitas delas que provocarão polêmica, sem cansar os ouvintes – poucos saíram antes do final – e acabou recebendo aplausos e elogios pela maneira franca, dura e às vezes sarcástica, com que analisou o momento político do país e, obviamente, a Operação Lava Jato:

Todo mundo fica caladinho. Do Moro você não pode falar mal, se você falar mal da Lava Jato, vira sacrilégio. E aí, pronto, você já está sujeito a levar uma chapuletada…. Infelizmente“.

Ataque aos métodos – Antes que alguns mais afoitos corram a apontá-lo como candidato a coveiro da Lava Jato e do combate à corrupção, deixa-se claro que ele não se posicionou contra o combate à corrupção, mas foi bastante crítico à maneira como isto está acontecendo. Classificou, por exemplo, de ilegais, as gravações que estão sendo feitas por envolvidos como forma de se beneficiar, através das delações premiadas; criticou os vazamentos de gravações, como das conversas privadas da ex-primeira dama Mariza Letícia da Silva;

Uma seleta plateia, composta de alunos e professores da Faculdade de Direito , além de dois procuradores da República, assistiu Eugênio Aragão falar por cerca de três horas. Foto Marcelo Auler

Uma seleta plateia, composta de alunos e professores da Faculdade de Direito , além de dois procuradores da República, assistiu Eugênio Aragão falar por cerca de três horas. Foto Marcelo Auler

Cobrou dos órgãos jurisdicionais,uma posição mais firme diante destas ilegalidades; criticou – e muito – seus próprios colegas do Ministério Público Federal, e até mesmo a forma de escolha pelos governos do PT do Procurador Geral da República – através de eleição “corporativa”; também não passou em brancas nuvens a atuação da Polícia Federal tendo, em certo momento, deixado claro que seu antecessor no ministério da Justiça, José Eduardo Cardoso, poderia ter agido mais firmemente com relação à instituição.

Defendeu a necessidade de se despolitizar o Supremo Tribunal Federal e de que a sociedade mantenha um controle sobre seus ministros; alertou para o risco à economia não apenas do Brasil, como de toda a América Latina, com a possível quebra das empresas de construção civil brasileiras.

Leia mais aqui

 
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só uma saída…

    O STF e seus ministros PRECISAM que o que aconteceu não seja CHAMADO DE GOLPE!

    Por que num golpe Branco, O STF TERIA DE SER O PRIMEIRO A DIZER NÃO!

    Ele é o guardião da constituição, se houve golpe branco – O STF FRACASSOU EM SUA MAIOR MISSÃO!

    TODOS OS MINISTROS TERÃO DE PEDIR EXONERAÇÃO OU SEREM APOSENTADOS!

    1. Se lá estivessem as virtudes.

      Se as virtudes habitassem com destaque entre os valores caros aos ministros do STF, eles até que poderiam estar preocupados com essa inconveniente evidência. Mas lá não é a virtude que impera. Se fosse, há muito não seria aceitável porque insuportável que um bandido como Gilmar  Mendes sequer adentrasse ao recinto de recepção do prédio do tribunal, que é curiosamente chamado de Supremo, mesmo se fosse apenas um curioso visitante.

  2. Só há uma saída.
    Acabar com a

    Só há uma saída.

    Acabar com a LJ para o País voltar a sua Ordem.

    Ponto final.

    Quem conseguir isso, e no momento é o Temer que tem a chance, sairá vitorioso e legitimado.

    Chega de bobagens, a população quer emprego, renda, comida e melhoria social e não “espetacularização do combate a corrupção e moralismo tosco”.

     

    1. Essas melhorias, TODAS, que
      Essas melhorias, TODAS, que você deseja, vieram com os anos do PT no governo federal.

      Agora, justamente por conta da “espetacularização do combate a corrupção e moralismo tosco”, expulsaram do Planalto o mandatário (mandatária, na verdade) mais honesto que já tivemos neste país.

      Quanto a Temer… só falta você explicar direitinho porque defende a permanência de um rematado corrupto na Presidência – e cujas “propostas” vão jogar o “emprego, renda, comida e melhoria social” de volta aos piores momentos dos anos 90. Chego a duvidar do seu discernimento.

      “Numa troca de mensagens, conforme Janot, “Eduardo Cunha cobrou Leo Pinheiro por ter pago, de uma vez, para Michel Temer a quantia de R$ 5 milhões, tendo adiado os compromissos com a ‘turma”’. A turma é outra turma do PMDB, agremiação integrada pelo antigo mandachuva da Câmara e pelo atual ocupante do Planalto.”
      http://www.tijolaco.com.br/blog/se-fosse-dilma-ou-lula-temer-ja-teria-caido-por-mario-magalhaes/

      1. Eu dedendo acima de tudo o

        Eu dedendo acima de tudo o País.

        Se Dilma tivesse agido com responsabilidade e não tivesse dado o golpe, em 54 milhoes de eleitores ao terceirizar a corporações PODER que elas nunca tiveram, Ela não teria caída.

        Caiu por burrice, inconpetencia e ingenuidade política.

        Ademais, foi o Governo Lula que trouxe prosperidade e não o Gov Dilma.

        O PODER agora é de Temer, independente dele ser ou não corrupto.

        É o que eu digo, para voce, vale mais o que, prosperidade ou espetacularização do combate a corrupção ?

        Nâo entendeu ainda que esse pessoal não vai parar enquanto não acabarem com todo o Páis ?

        Vao fazer terra arrasada, só salvará o salário deles, de certo.

        Existem ainda inúmeras empresas, unumeros trabalhadores autonomos, que eles ainda podem perseguir em sua sanha moralista.

        Acorde.

         

  3. Fascistas no Paraná, Omissos em Brasília

    O Supremo é partícipe do Golpe por ação de alguns ministros e por omissão de outros.

    O Executivo hoje é ocupado por um bando de bandidos. O Legislativo tem lideranças que são comprovados gângsteres. E o Judiciário está infestado de falsos servidores públicos que têm valores fascistas e estão agindo politicamente em benefício próprio.

    Portanto, não basta um plebiscito e novas eleições apenas para Presidente da República. Temos uma grande oportunidade de ruptura para recriarmos um novo Estado Democrático de Direito.

  4. Quem critica a lava jato é

    Quem critica a lava jato é acusado de “ser a favor da corrupção” e “defender bandidos”. A investigação virou psicose coletiva.

    Eugênio Aragão seria uma grande indicação ao STF. Mas o PT preferiu tofolli, rosa weber, fachin, barroso, ayres brito… 

  5. A coisa tem nome

    O nome disso é FASCISMO

    E foi alimentado com o eudeusamento dos que hoje ditam as normas, as leis e dão até novo entendimento à Constituição.

    O mostro só engorda, cresce e está ávido por ditar uma nova ordem. 

  6. Terror institucional.

    Já not e seu cruel escudeiro moro são os principais atores desta pantomima. Poderíamos chamar de extinção dos petistas ou   de mais ousada forma, de “fim da corrupção”. Pouco importa afinal nunca passará de ficção. Existem abundantes  e explicitos de interesses estrangeiros. Afinal o Brasil do lulopetismo passou a incomodar muitos irmãos do norte. Existe a vingança dos não aquinhoados. Ainda mais, daquela turma que alguns teimam em chamar de coxinhas. Estes passaram a conviver miseravelmente com seu criados em férias em Orlando ou Paris. Tudo isto é intolerável. Fora Dilma !  Mas, existe a globo. Lá estão merval, cantanhede, alexandre (gracinha, não o grande), leitão, mainard ( que pais é este), domínio dos marinhos, algozes de Getúlio, Jango, JK . Tá dominado.  Ops , não sei como isto pode ter um fim.

  7. Eugênio Aragão

    Eu ouvi esta entrevista, ou melhor pate dela, mas já havia ouvido uma entrevista que ele deu a TV Brasil onde disse mais ou menos a mesma coisa. Comcordo com ele, A corrupção tem que ser combatida mas dentro de príncípios legais.O que Moro faz é terrorismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador