Sociedade brasileira tornou-se refém dos meios de comunicação, por Alexandre Tambelli

Por Alexandre Tambelli

A sociedade brasileira tornou-se refém dos meios de comunicação hegemônicos.

Precisamos compreender que o Poder da Mídia no Brasil capitaneado pela Rede Globo, Band, Rede TV, SBT, Folha, Estadão, Veja, RBS e poucas mais alcançou um limite absurdo, limite, onde a Democracia e o Estado de Direito estão sendo solapados.

Imaginemos a concentração de quase todos os canais de TV e emissoras de rádio, dos jornais e revistas de circulação nacional, dos grandes portais de notícias da Internet nas mãos de não mais que 10 famílias e que defendem uma mesma bandeira ideológica, um mesmo modelo de sociedade para ser vivenciado no Brasil.

Quanto isto é prejudicial para a nossa Democracia!

Você ter 24 horas do dia, propagado Brasil afora, uma única forma de entendimento do Brasil atual, sem quase nenhuma audiência outra, onde se possa fazer um contraponto a esta forma de entendimento do Brasil atual é inadmissível.

O Brasil do caos se impõe nas manchetes e manchetes e não há como negar. Toda editoria é igual. A verdade sobre qualquer assunto, a que quiserem nos impor será a verdade crida pela população.

Estas 10 famílias possuem bem mais de 80% de todos os meios de comunicação que podem levar aos nossos ouvidos e olhos notícias do cotidiano do Brasil e do Mundo.

É tanto Poder de informação nas mãos de poucas famílias, que elas controlam o entendimento da realidade brasileira e mundial dos brasileiros.

E tudo o que não se encaixa na Ideologia que os meios de comunicação hegemônicos defendem vira refém dele, está sujeito a ser avacalhado, a ter sua reputação assassinada, sem dó nem pena no noticiário e de forma sistemática e até coletiva (todas estas famílias atacando a honra do refém ao mesmo tempo).

Seja partido político, Político, modelo de sociedade, modelo econômico, Religião, grupo étnico, etc.

E o mais complicado é que não há como se defender. Pois, não temos espaço para defesa do refém, pois, não há pluralidade de canais de TV, outras rádios que professem a mesma Ideologia do refém dos meios de comunicação hegemônicos e que saiam em sua defesa ou que deem espaço para ele praticar sua defesa e/ou promulgar as suas ideias.

Todos nós acabamos reféns dos meios de comunicação hegemônicos no Brasil. Só temos a chance de não sermos reféns deles se professarmos a mesma Ideologia que a Mídia hegemônica.

Por exemplo:

LULA é o refém dos meios de comunicação hegemônicos brasileiros mais visado atualmente. Ele não tem vez e voz nos microfones das TVS e rádios destas não mais que 10 famílias, porém, falam dele o dia inteiro. Falam o que querem de LULA e ele só tem o direito de ouvir, jamais de se defender do que falam a seu respeito.

LULA falar em algum canal de TV ou rádio para ao menos se defender, por exemplo, será raro, porque os canais de TV ou rádios no Brasil, em sua grande maioria não convidariam LULA e mais, se LULA aparecer em um canal de TV ou rádio será, quase certo, em emissora de pouca audiência.

Os grandes canais de comunicação e com audiência não abrem espaço para o contraditório, por isto jamais entrevistariam LULA hoje, ainda mais, no tempo atual de caçada ao LULA e ao PT para tentar frear sua candidatura a Presidente em 2018, para existir maior chance de vitória de um candidato que professe e defenda a Ideologia da Mídia hegemônica brasileira.

Não dão espaço a LULA, porque trabalham na imposição de verdades, sempre! A verdade que querem passar não deve e não pode ser confrontada.

Se derem espaço, podem perder o controle da narrativa sobre LULA, ele pode se defender, pode até desmascarar as notícias a seu respeito, impostas como verdades sobre ele e ainda ele pode difundir outra Ideologia e se fortalecer para a corrida Presidencial de 2018.

Melhor não arriscar. Esta é a verdade que praticam.

É importante dizer que o tempo de exposição negativa do refém da Mídia é diversas vezes maior do que o tempo de sua defesa da exposição negativa. No caso de LULA chega próximo de zero.

Sem contar que a exposição negativa vem aliada de tentativas de impor até condenações prévias ao refém da Mídia.

E com este Poder todo de controlar a informação que chega até nós, podemos assistir uma realidade, onde, se cria uma opinião pública condenatória ao refém da Mídia e que acaba por interferir nas decisões de tribunais, que por medo da opinião pública e da opinião publicada por estes meios de comunicação hegemônicos pode decidir pela condenação de um inocente, por medo e imposição das massas, que são levadas inconscientemente a querer condenar o refém da Mídia.

Além do fato importante que uma Mídia concentrada como no Brasil pode ameaçar e assassinar a reputação de um Juiz, se este não seguir o seu desejo (dos meios de comunicação) de condenação do refém midiático.

Sem contar o mais grave: hoje partes do Judiciário trabalham conjuntamente com a Mídia brasileira facilitando as coisas para estes meios de comunicação condenarem seus reféns previamente.

Acabamos todos reféns dos meios de comunicação brasileiros, que se concentram em não mais que 10 famílias professando uma mesma Ideologia e não aceitando que o contraditório, outra Ideologia tenha voz e possam chegar aos lares brasileiros ideias diferentes das que eles professam.

E nós brasileiros, nesta concentração em poucas famílias do direito de informar sobre o cotidiano do Brasil e do Mundo, passamos a acreditar que tudo o que os meios de comunicação informam são verdades absolutas. Afinal, a mesma notícia corre o Brasil de Norte a Sul milhares de vezes em um mesmo dia.

Como não acreditar na veracidade dela?

Este é o Brasil em fevereiro de 2016. 

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mito da caverna, versão

    Mito da caverna, versão século XXI:

    Imagine, meu amigo, uma caverna cuja visão do mundo exterior seja bloqueada por um grande muro; agora imagine que dentro desta caverna existam pessoas que lá viveram desde sempre e que no fundo desta caverna exista um aparelho de TV controlado por um grupo de pessoas do outro lado do muro, também imagine que na entrada desta caverna deixem, sempre, os mesmos jornais e revistas feitos pelas mesmas pessoas que controlam a TV. Diga-me, meu amigo, você acha mesmo que as pessoas conhecem a realidade que existe fora da caverna ou conhecem a versão da realidade que querem que elas conheçam?

    No mais, está tudo lá, no 1984, de Orwell. A diferença é que são grandes grupos economicos que controlam os meios de comunicação para manter a sociedade sob seu comando.

  2. Propaganda negativa neles!!!

    Que a grande imprensa é tendensiosa, pratica mau jornalismo etc, etc, isso todos nos sabemos.

    Uma das armas possiveis contra isso é a propaganda negativa dessas empresas.

    Não perco uma oportunidade para falar mal mostrando os absurdos.

    Se a pessoa não fica convencida pelo menos fica  desconfiada que algo esta errado.

    Claro que há gente que não tem salvação,do  tipo coxinhas.

    1. Sempre é justo mostrar todas

      Sempre é justo mostrar todas as incoerências desse Jornalismo praticado pela velha mídia.

      No caso da Rede Globo existiu e existe tanto Poder (monopólio) que eles se tornaram competentes no que fazem.

      A capacidade tecnológica da emissora é louvável. 

      Isto para dizer, que apesar do Ideológico há uma situação interessante, eles acabaram por ser a Emissora Oficial das Olimpíadas, para gerar toda a transmissão do evento e certamente vão fazer com brilhantismo. 

      O Sportv anuncia 16 canais ao vivo. 

      Este preâmbulo só para dizer que não se pode, no Brasil, prescindir da capacidade tecnológica da Rede Globo, para a transmissão de um evento esportivo desse porte.

      A Record nem equipe esportiva tem, certo? 

      São as contradições da Vida!

      Abraço Jasantos,

      Alexandre!

  3. Um diretor da area

    Um diretor da area imobiliaria da prefeitura de São Paulo foi demitido pelo kassab por possuir 106 imóveis, se um simples diretor amealha tantos imóveis imagine o Lula como presidente, reconhecido no mundo todo, quantos imóveis poderia ter em qualquer lugar do mundo se fosse realmente desonesto? Se fosse politico petista chamaria para um tira teima todos esses politicos da oposição e compararia minha declaração de bens e meu padrão de vida com o deles, duvido que aceitariam.

    1. O olhar da velha mídia é pela

      O olhar da velha mídia é pela cor da camisa Naldo.

      Uns podem ter tudo e sem declarar no IR outros nada podem ter nem mesmo se declarado no IR. 

      Abraço,

      Alexandre!

  4.  “Não dão espaço a LULA,

     “Não dão espaço a LULA, porque trabalham na imposição de verdades, sempre! A verdade que querem passar não deve e não pode ser confrontada.”

    E tem gente que ainda acredita no Papai Noel.

    Imaginam que bilionarios, como os Marinho, vão “dar espaço” a um genio da comunicação, como o Lula, para pregar suas ideias.

    Claro que não.

    Essas “10 familias” são formadas por mega empresarios que defendem, logicamente, o interesse do capital.

    Vai ser dificil tirar-lhes o poder atraves de leis, regulação.

    A solução seria outra.

    As forças que representam outros interesses deveriam criar os seus espaços, novos espaços.

    E não seria dificil.

    Um jornal mostrando o  ridiculo da compra daquele bote de metal ser  apontada como prova de um crime,  seria de interesse, no momento, de milhões de brasileiros.

    Um noticioso contando verdades seria, inclusive, comercialmente viavel, lucrativo.

    As pessoas podem ate ser enganadas, mas no momento em que encontram a possibilidade da informação, compreendem a sua importancia, a sua necessidade.

    É como dar agua a quem tem sede.

    O interessante é que o Brasil ja passou por essa experiencia e, inexplicavelmente, não a repete.

    Nos anos 50, Getulio Vargas, sofreu o mesmo bombardeio pelas “10 familias” da epoca.

    Não ficou chorando.

    Convocou para uma reunião um genial reporter que o entrevistara, Samuel Wainer, e o incentivou a criar um jornal, a Ultima Hora, contratando os melhores profissionais  do momento.

    O Brasil se transformou.

    Mudou politicamente, culturalmente, socialmente.

    Trouxe energia para o esporte, ao cinema, a musica,  teatro,  literatura.

    Criou espaço para o surgimento de novos lideres politicos.

    Passou a ser um novo pais, oxigenado pela informação.

    As forças politicas populares, atualmente, parece que gostaram de ficar nas cordas.

    So sabem se defender, mesmo “sem espaço” para isso.

    Não sabem mais usar o contra ataque.

    E seria um bom momento.

     

    1. Muiro bom seu comentário.
      O

      Muiro bom seu comentário.

      O importante é a gente lembrar que existem fatos marcantes no Governo do PT que não se pode entender.

      1) José Dirceu disse para Requião que não precisavamos criar mecanismos de comunicação eficientes, porque já tínhamos a nossa emissora: a Rede Globo (+ ou – estas as palavras de Dirceu);

      2) Dilma e a célebre frase do controle remoto;

      3) A Ficha Falsa de Dilma e toda a perseguição diária ao seu Governo na Folha de São Paulo, pediram em editorial até a sua deposição ano passado e Dilma inicia o ano de 2016 com uma mensagem para os brasileiros na Folha, e que só foi disponibilizada aos não-leitores algumas horas depois;

      4) A constante detonação de políticos do PT na velha mídia e de repente, uma vez ou outra na Vida, o político vai na Globonews, dá entrevista na Folha, por exemplo e acha que tudo se resolveu ali. E, muitas vezes não é capaz de criar outros canais de comunicação com o público em geral. 

      E assim por diante.

      Você está coberto de razão no comentário. 

      Precisamos de mecanismos para amplificar as vozes e ideologias, para além da Ideologia da velha mídia. 

      Abraço, Antonio.

      Alexandre!

      1. Caro Alexandre:
        Ha tempos

        Caro Alexandre:

        Ha tempos vejo este blog levantar o mesmo assunto.

        Constato, porem,  que quase ninguem se manifesta pela abertura de novos espaços de comunicação por parte das forças politicas populares.

        Procurei ressaltar, em varias ocasiões, os resultados positivos que o jornal Ultima Hora proporcionou ao Brasil, em todos os aspectos.

        Não entendo porque o Luis Nassif jamais deu destaque a essa maneira de abordar o problema.

         

        1. O Governo Federal e o PT

          O Governo Federal e o PT parecem mais conscientes da importância da comunicação.

          Veremos no que vai dar esta notícia:

          https://jornalggn.com.br/noticia/dilma-enviara-ao-congresso-lei-da-democratizacao-da-midia

          Claro que hoje é bem mais difícil qualquer Lei neste sentido pelo Congresso atual, porém se a sociedade civil se organizar haverá pressão pela aprovação de um Projeto de democratização da Mídia e podem haver novidades no setor, certo?

           

  5. Como se dá o doutrinamento…

    É triste e estarrecedor sair de casa para frequentar salas de espera de consultórios e hospitais, ir a botecos, padarias e locais comerciais populares nos dias de hoje. Na imensa maioria de locais onde saímos fora de casa para nos “divertir”, comprar algo ou cuidar de nossa saúde, há uma televisão ligada. Geralmente passando a programação da Rede Globo (as vezes das outras que apenas querem ser iguais a Globo). E o pior, segundo alguns proprietários que consultei, muitas vezes são os próprios clientes que pedem para que a TV ali esteja, dando diariamente a pauta sobre o que eles têm que se preocupar, desejar, pensar e acreditar. O povo não quer pensar, prefere o seu cérebro lavado pelo agenda da elite (“aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza”, Bertrand Russel).

    E claro, a agenda é monolítica sob o ponto de vista político econômico e socialmente excludente. Basta ver o quanto de pessoas acreditam sinceramente que o fato dos 1% mais ricos do planeta possuírem 99% da riqueza é algo fatalístico, ou pior, que a única alternativa a esse descalabro social seria um caos social maior. Esse “argumento” geralmente vem associado a alguma argumentação pseudo científica mal ajambrada (a do “espantalho” referente ao comunismo real é muito usada). Rico agora nem precisa se defender, há toda uma geração na classe média comedora de migalhas iludida a defendê-los (pequena burguesia é um termo antigo, mas o tema segue atual).

    Por outro lado, nos locais mais “chiques” e caros, onde frequenta a elite econômica, é raro assistirmos a lavagem de cérebros operando. Claro, a programação passa uns 75% do tempo mostrando o mundo que não presta, o mundo que não dá certo. Para que a elite vai ficar olhando aquilo se ela presta? A elite não odeia muito, esse sentimento ela terceiriza, ela prefere ficar socialmente auto segregada… E “feliz”.

    Antes eu saia de casa sem a preocupação de não ver TV, algo que sempre desejei e gostei, porque além de não ligar muito para a programação, é algo que na minha formação costumava ser algo “do lar”. Lembro que principalmente nos locais de lazer, a “ponta de lança” da doutrinação foram os esportes. Realmente é legal ver o jogo do seu time bebendo uma cerveja com os amigos. Mas agora as TVs ficam ligadas o tempo todo, e o único lugar onde tenho a opção de não vê-las é em casa. Particularmente tenho evitado abrir uma breja gelada nos locais onde sem me pedir permissão, me põem esse mundinho pautado na cara. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar um lugar “adequado”, isso só é possível onde a conta é mais salgada, aí fica “difícil”…

    Há uma clara tentativa de uniformização do pensamento da sociedade em andamento. E o pior é que ela se dá via influência do poder econômico mitigado nas decisões que seriam de caráter “individual”, de forma subreptícia, utilizando vias que em tese seriam democráticas, pois o argumento do tal controle remoto na mão dos indivíduos, sempre está à mão… Mas eu duvido, tenho certeza que está na deles, não na nossa… 

    1. Outro dia levei minha mãe no

      Outro dia levei minha mãe no Médico e estava no Jornal Hoje. Não teve como não assisti-lo.

      De repente fizeram uma reportagem sobre a venda de automóveis. Havia um pátio cheio de carros numa cidade do Sul do País e se falava de uma crise nas vendas.

      No mesmo dia na Internet se lê, aqui no GGN mesmo, acredito que li a notícia, as exportações de automóveis batiam recordes.

      Houve uma adaptação das vendas, no máximo, passou-se a produzir e a vender mais para o mercado externo.

      Nenhum fabricante de automóveis gosta de perder dinheiro.

      Em casa temos a opção de escolha na TV. 

      Na rua não. 

      Naquela hora de espera, sentado em uma cadeira, a TV é uma companheira e tanto. 

      Hoje tem o CEL. Porém, pelos ouvidos entra a notícia, também. 

      Abraço Sérgio.

      Alexandre!

  6. A sociedade não é refém . Ela coonesta bovinamente

    Que os meios  de comunicação social esteja na mão exclusiva de bandidos. 

    Ela acha que são homens de benz.

  7. O Lula tem o espaço que ele

    O Lula tem o espaço que ele quiser, ele é uma das figuras mais conhecidas do mundo,

    O problema é que o Lula, ao contrário de outros políticos, não aceita responder perguntas,

    Organize uma coletiva, fale que responderá a 2 perguntas de cada meio de comunicação sobre as acusações que vem sofrendo.

    Haverá reporteres do mundo inteiro.

    Acho que ta na hora de ele largar esse discurso de que tudo isso é culpa de não se quem, que não admite não sei que lá, e colocar a cara para bater e apanhar.

    O problema é que o Lula não dá entrevistas onde ele tem de responder questionhamentos que não conhece previamente.

    Quanto mais ele se acovarda para não responder coisas espinhosas, mais ele é devorado.

    Um dia ele disse que não podiam atacar o Sarney, que tem que respeitar a história dele

    Nem ele, nem FHC e nem Sarney ganharam a inimputabilidade por terem sido presidentes

  8. é preciso fszer um trabalho

    é preciso fszer um trabalho organico para pelo menos diminuir essa infame

    hegemonia  no setor da comunicação social em mãos de poucas famílias…

    apoiar os blogs independentes que forneçam um

    contraponto a essa grande mídia golpista….

    pea começar, aplaudir artigos como este…

    1. Valeu Altamiro por gostar do

      Valeu Altamiro por gostar do texto!

      Parece que o Governo e o PT acordaram. Vamos ver o que acontecerá daqui para frente.

      Um abraço, Alexandre!

        1. Lenita

          Legal que gostou!

          Eu escrevo um pouco. Tem momentos que a inspiração e as ideias se casam e escrevo.

          Abraços, também.

          Alexandre!

          Ótima quinta-feira!

  9. O pig é o entulho autoritário

    O pig é o entulho autoritário da ditadura. Essas famílias contruiram seus impérios sob a proteção dos milicos. O pig e a democracia sempre se estranharam. Não falam a mesma língua.

    Enquanto não houver um enfrentamento de frente contra esse oligopólio não haverá democracia no Brasil. Isso os blogueiros tem dito desde o governo Lula, caro Alexandre. Mas não levaram a sério. Acharam que “era melhor não”, não havia “condições políticas”.

    Se na época que Lula e Dilma estavam no auge da popularidade não havia “condições políticas”, agora então. Quando a economia estava indo bem, deu para anular a investida golpista do pig, com relativa facildade. Agora é isso que estamos vendo.

    Nós fazemos nossa parte na internet, mais os blogueiros, do que eu, que sou só um comentarista. E vamos para as ruas quando preciso. Mas o governo precisa ajudar 

    1. Na recessão é mais difícil

      Na recessão é mais difícil contrabalançar as coisas. Antes a realidade se impunha sobre a narrativa midiática, atualmente, é mais difícil. Apesar de não termos a crise que desenham. 

      O problema das esquerdas é o descuido para com a produção de meios de comunicação próprios. 13 anos no Poder e nenhum Jornal impresso e digital de circulação nacional que seja aliado do Governo, é inadmissível isto. 

      E tem o detalhe básico: a esquerda se divide em muitas e para se ter um Jornal forte, meios de comunicação fortes é preciso coalizão e não dvisão. 

      Abraço, Juliano!

       

  10. O diagnóstico é esse. Há uma

    O diagnóstico é esse. Há uma concentração absurda do setor de comunicação e isso ameaça a democracia. É um cartel. Estas “10 famílias” combinam uma versão dos fatos e ela passa a ser a única verdade. 

    E o problema se agrava quando o setor está em crise e o partido deles perdeu mais uma eleição para presidente. O cartel apela para o vale tudo.

    O desafio é como a sociedade brasileira enfrenta esse problema. Acredito que é preciso trabalhar nas duas pontas no Congresso e na construção de canais alternativos de comunicação. Uma espécie de “pool alternativo” ou “agencia de notícias web” que tivesse consistência e credibilidade. Uma espécie de Portal FATOS, formado por um time de peso que pudesse jogar todos os fatos na mesa (apresentando as omissões) e também separar o joio (mentiras).

    Achei a proposta do Lula dar uma coletiva internacional interessante, merecia ser discutida. Chama a atenção e pode fazer com que outros veículos façam reportagens para romper o cerco interno do cartel – de uma versão única e combinada.

     

  11. Parabéns pelo texto, reflete

    Parabéns pelo texto, reflete muito a nossa realidade. Os partidos políticos que lutam em defesa da democracia poderiam imprimir um texto como esse e distribuir nos quatro cantos do Brasil durante os 365 dias do ano. Devemos dizer a população que os donos da globo, sbt, ban, veja, folha de são paulo etc não são anjos e nem caíram do céu. Essa mídia editam suas notícias de maneira que todos pensem que é verdade. Chegou a hora de colocar o bloco na rua e desmacarar de vez essa mídia manipuladora.

  12. Nassif…, estamos em

    Nassif…, estamos em desalento por isso.. Mas nós sabemos disso tudo, tentamos de alguma forma (em redes socias talvez) alertar a população… O mais triste para mim, não é ter perdido amigos, parentes, etc…, por fazer um contraponto… O mais triste é ver que essas pessoas começam a me enxergar “como a mídia quer”…, já ouvi de alguns que ” Eu defendo bandido” … Na maioria adolescentes, não sabem o que significa Comunismo, Socialismo, etc… Não fazem a menor idéia do que foi a Ditadura Militar, e vão as ruas pedir a volta daquilo… É triste velho…, me sinto impotente.

  13. A mídia no Brasil

    Todas essas constatações são importantes para alertar quanto aos prejuizos e dificuldades que elas provocam no processo de democratização e, apesar de serem conhecidas, devem sempre serem repetidas, sobretudo dessa forma clara.

    Porém, tem também outra questão que deve ser cutucada que é a seguinte: há muito, vem crescendo um certo clamor de protestos com relação a essa situação, ao ponto de alguns instrumentos da mídia serem hostilizados por amplos setores. Isso possibilitou a alguns alvos da mídia, em alguns momentos, empreenderem alguma reação, sobretudo o Lula que,  conforme o artigo, tornou-se na presa número 1.

    Todos nós sabemos o quanto é dificil um contraponto àquela gente, que encontra-se enraizada em todas as esferas do poder. Certo. Porém, outra coisa é que nas oportunidades que houve, quando Lula, por exemplo, tinha uma popularidade imensa, nunca tentou colocar um limite nos abusos. Pelo contrario, todas as suas ações foram mais no sentido de agradar e favorecer para ser aceito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador