TCU deve concluir em outubro julgamento das contas do governo

Jornal GGN – De acordo com o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, o julgamento das contas do governo federal deve ser concluído na primeira semana de outubro. “A Presidência da República ainda vai apresentar suas explicações sobre mais dois pontos questionados. E, após tudo isso, o papel do TCU é julgar com firmeza e serenidade a posição do balanço geral da União”, disse.

Segundo ele, a função do TCU é de “emitir um parecer prévio para que o Congresso, o verdadeiro juiz das contas, cumpra o seu papel”. 

Da Agência Brasil

Julgamento de contas deve terminar no início de outubro, diz ministro do TCU

Por Daniel Mello

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas disse hoje (28) que o julgamento das contas do governo federal deve ser concluído na primeira semana de outubro. Dantas participou de almoço promovido pelo Instituto dos Advogados, em São Paulo.

“A Presidência da República ainda vai apresentar suas explicações sobre mais dois pontos questionados. E, após tudo isso, o papel do TCU é julgar com firmeza e serenidade a posição do balanço geral da União”, disse Dantas. Segundo o ministro, o papel do TCU também é “emitir um parecer prévio para que o Congresso, o verdadeiro juiz das contas, cumpra o seu papel”. 

Na última quarta-feira (26), o TCU concedeu mais 15 dias para que o Executivo dê explicações sobre os pontos questionados nas contas referentes a 2014. O prazo original acabaria hoje (28). Com isso, o governo tem até o dia 11 de setembro para fornecer as informações complementares.

Dantas destacou que algumas das controvérsias discutidas atualmente já foram apontadas na prestação referente ao período de 2013. “A informação que se tem é que diversos problemas questionados agora já haviam sido detectados em 2013 e que o governo corrigiu alguns, mas não corrigiu outros muito importantes.”

O ministro lembrou que esses pontos levaram o tribunal a aprovar a prestação de contas anterior com ressalvas. “Não foram rejeitadas porque o governo apresentou uma série de medidas. Naquele ano, optou-se por aprovar com ressalvas justamente porque houve esse compromisso de sanar os problemas das mais variadas ordens, principalmente o registro do passivo atuarial da Previdência Social.”

Dantas disse que a análise do TCU será técnica e que caberá ao Congresso Nacional o julgamento político das contas. “Nessa análise técnica, não podemos permitir que argumentos de natureza política sejam antecipados. Haverá um momento da análise dos argumentos políticos, mas esse momento [ocorrerá] no Congresso Nacional”, afirmou.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra que existe T C U e T S E

    Pra que existe T C U e T S E ?

    Pode ser pra tudo ,menos pra condenar presidentes.

    Faz trocentos anos que leio :

      ”Aprovado com ressalvas ”’–e fica por isso mesmo.

      Mas pra condenar prefeitos e governadores ( muitos ) eles tem efeito prático.

      Então sugiro o seguinte: ”Nós do T C U e do TSE não verificamos as contas do presidente,”, 

           Não seria menos indecente ?

       Agora , colocar uma advogada do PT nun desses órgaõs é dose pra mamute.

      E ela não se fez de rogada: pediu ”vistas ” , mesmo sabendo que o voto dela não iria mudar o resutado.

       Igualzinho a Gilmar Mendes com o finaciamento de campanha,O Brasil não merece essas pessoas.

        Mas tem coisa pior: Um advogado do PT e especificamente de Ze Dirceu fez concurso pra juiz.

              Foi reprovado DUAS vezes.Repito , DUAS VEZES.

             E depois foi nomeado pro S T F .

                Pode,Arnaldo ?

              

  2. Esse  TCU que  ai está  é

    Esse  TCU que  ai está  é  tendencioso, Como é que um  TCU  examina  as contas aprova  e depois de  6meses  coloca  as contas  em  exames  outra  vez? So tem uma  explicaçao  querem derrubar as  Presidente de qualquer forma  so  espero que eles  nao inventem,. pois  as  pedaladas  nada mais  sao do que  um artificio  para controlar  os  gastos  mais que nao deixam de  ser cumpridos.Retardar  um repasse  nao significa  nenhum  ato ilicito  mais eles querem  a qualquer custo  torna-lo  em crime. Ora  Alckmin  recentemente  usou  as  pedaladas  do governo do estado  para  nao pagar  certas  contas. Porque o TCU  nao  o julgou? á  sei   é porque ele nao é  do PT. esim dol  partido mais corrupto do  Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador