Terrorismo, mentiras e pedofilia na pedagogia do Globo, por J. Carlos de Assis

Terrorismo, mentiras e pedofilia na pedagogia do Sistema Globo

J. Carlos de Assis*

Graças a Deus não temos terroristas no Brasil. Se tivéssemos, e se fossem do tipo dos que metralharam os cartunistas do Charlie Hebdo, em Paris, há semanas, algum jihadista revoltado com a charge do Caruso, no Globo, talvez resolvesse por em prática sua sugestão: cortar a cabeça, fisicamente, da Presidenta Dilma Roussef em nome de alguma guerra santa genérica, lembrança entre nós do lacerdismo em sua campanha contra a corrupção, mesmo depois de se tornar público que a Presidenta não foi sequer investigada na Lava Jato.

A liberdade “sem limites” do chargista brasileiro, que se denomina dois em um por causa do irmão gêmeo, é da mesma espécie da dos franceses. Não há nenhuma regra moral, nenhuma regra de conveniência, nenhuma regra de respeito à liberdade do outro que se contraponham ao sagrado direito de livre expressão. A cruzada, não só do Globo mas de toda a grande mídia escrita brasileira, assim como da maioria das televisões, é no sentido de enxovalhar a vida privada e pública dos cidadãos  em  nome da liberdade de imprensa.

Ah, dizem eles, as pessoas tem o direito de ir à Justiça para reclamar contra injúria, calúnia e difamação praticadas pela imprensa, como prevê o Código Civil! Mas como, se elas coincidem com a publicação da ofensa? O que sai publicado no Brasil vale como verdade, sobretudo quando o noticiário televiso cobre as infâmias do meio jornalístico. Na maioria dos casos, a Justiça se sente intimidada pelo poderio dos jornais, revistas e televisões, que, sobretudo quando oligopolizados, caso do sistema Globo, se protegem reciprocamente num conluio criminoso contra toda investigação de seus atos, que chegam à exaltação indireta do próprio terrorismo. Não seria o da imprensa, entre nós, e no Ocidente dito democrático, o verdadeiro terrorismo?

Tenho mais de 35 anos de jornalismo e jamais vi, exceto às bordas de 64, neste caso pela ação extremada de ação e reação do lacerdismo, uma situação política tão exacerbada.  A culpa é exclusivamente da imprensa. Depois dos anos de chumbo da ditadura – que durante muitos anos, por orientação de um livro de Fernando Henrique, chamei “carinhosamente” de autoritarismo -, a imprensa se posicionou crescentemente do lado oposto, num movimento dialético pendular da história, caracterizado por extremos dos dois lados.

Creio que chegamos ao momento da síntese que é o resultado de uma interação dinâmica entre opostos. Momentos como esse costumam ser caóticos. Na Teoria do Caos, ou pela Segunda Lei da Termodinâmica, a superação de situações caóticas como esta implica a completa degeneração do velho. Em outras palavras, é o momento da depuração do Executivo, do Legislativo e, por que não, do Judiciário. Os dois primeiros já estão sendo depurados; no caso do Judiciário, convém apoiar a iniciativa do Senador Renan para uma CPI do Ministério Público.

O jihadista que, pela mão de Chico Caruso, pretendeu degolar Dilma, não representa o povo brasileiro. Ela, como todo mundo, tem pontos fracos e fortes. No curto prazo, enquanto Presidenta eleita legitimamente, ela terá de se valer de todos os seus pontos fortes para inibir o golpe em andamento e para tirar o Brasil do caos. Acho que tem competência para isso. E é o que vamos demonstrar no Rio, no dia 13, na Av. Chile, estendendo-se até a Cinelândia, num comício em defesa da Petrobrás, da Engenharia Nacional e de uma política verdade de cunho social-desenvolvimentista.

A propósito, antes de terminar: onde estavam os irmãos Caruso quando  Dilma era torturada de verdade nos porões da ditadura militar? Estavam aprendendo a desenhar? Ou estariam ensinando desenho  para quem fez a legenda da camiseta  de Luciano Huck, “vem nimim que tô facim”, exibida publicamente por uma menina de uns 12 anos no seu programa da Globo – num caso que, se não fosse de gente dela, a Globo descreveria como exaltação da pedofilia? Será que essa TV tem dono para responder por isso? Se tiver, vale a pena aplicar nele a jurisprudência nazista do “domínio do fato”,  invocada por Joaquim Barbosa e tão exaltada pela  Globo  no caso do mensalão!

*J. Carlos de Assis – Jornalista, economista, doutor em Engenharia da Produção pela Coppe/RJ, autor de mais de 20 livros sobre Economia Política, sendo o mais recente “A Razão de Deus”, pela Civilização Brasileira.

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Orwell e a política dos dois minutos de ódio da direita

    “O horrível dos Dois Minutos de ódio era que embora ninguém fosse obrigado a participar, era impossível deixar de se reunir aos outros”

    Na lapidar frase acima, George Orwell, em seu romance 1984, resume bem o comportamento da maioria das pessoas que se deixa levar pela propaganda de agressividade abstrata, mas controlada e direcionada promovida pela direita brasilera, via sistema midiático monopolizado, contra seu principal inimigo político: o PT. A maioria das pessoas parece não resistir ao canto da sereia e se sente forçada, inconscientemente, a se “reunir aos outros”.

    Ela compõe uma passagem do livro onde ele descreve como as pessoas se sentiam e se comportavam sendo submetidas a um ritual diário chamado de “DOIS MINUTOS DE ÓDIO”, o qual tinha por função alimentar, no seio da população, o ódio extremo contra um tal Goldstein, o grande inimigo da nação, do sistema e do protetor da nação e do sistema, o tal BIG BROTHER. Coloco, abaixo, a passagem inteira em que o autor descreve as emoções e o comportamento das pessoas sendo submetidas aos Dois Minutos de Ódio. Leiam e vejam se ela não se encaixa ao atual momento político, em que a imprensa oligárquica e a direita colonial usam ao máximo o seu poder de indução, direcionamento e manipulação das ideias e das emoções da massa acrítica.

    “Num momento de lucidez, Winston percebeu que ele também estava gritando com os outros e batendo os calcanhares violentamente contra a travessa da cadeira. O horrível dos Dois Minutos de ódio era que embora ninguém fosse obrigado a participar, era impossível deixar de se reunir aos outros. Em trinta segundos deixava de ser preciso fingir. Parecia percorrer todo o grupo, como uma corrente elétrica, um horrível êxtase de medo e vindita, um desejo de matar, de torturar, de amassar rostos com um malho, transformando o indivíduo, contra a sua vontade, num lunático a uivar e fazer caretas. E, no entanto, a fúria que se sentia era uma emoção abstrata, não dirigida, que podia passar de um alvo a outro como a chama dum maçarico”.

    Uma das grandes virtudes dos meios de comunicação de massa é o poder que possuem de criar uma realidade paralela, apartada da realidade e da história, estritamente afinada com os seus próprios interesses políticos e econômicos.

    E aqui, é inevitável outra passagem do romance:

    “Quem controla o passado, controla o futuro: quem controla o presente controla o passado” […]. Era bem simples. Bastava apenas uma série infinda de vitórias sobre a memória. “Controle da realidade”, chamava-se. Ou, em Novilíngua, “duplipensar”.

    Outrossim, qualquer semelhança com o comportamento dos nossos conhecidos de direita que se acham esclarecidos não é mera coincidência. Mesmo o Winston, que se achava esclarecido, embarcava na onda de irracionalidade desgovernada e não sentia quando estava se batendo –e se babando- de ódio, este ódio abstrato, não direcionado e, por isso mesmo, facilmente direcionável.

    Por fim, não há como deixar de fora esta passagem do livro, a qual esclarece muito bem os motivos mais enraizados por trás da agitação golpista e da propaganda de excitação dos instintos, do ódio, perpetrada pela mídia oligárquica:

    “Se é preciso impedir para sempre a igualdade humana -se, como a chamamos, a Alta deve conservar permanentemente sua posição- então a condição mental deve ser a de insânia controlada”.

  2. A sorte do Chico Caruso é que

    A sorte do Chico Caruso é que não há Brasileiros com a devida coragem para agir como fizeram na França. Nunca vi uma ofensa tamanha como essa. Onde está o Ministério Público para tomar as devidas providências??

  3. “Graças a Deus não temos

    “Graças a Deus não temos terroristas no Brasil. Se tivéssemos, e se fossem do tipo dos que metralharam os cartunistas do Charlie Hebdo, em Paris, há semanas, algum jihadista revoltado com a charge do Caruso, no Globo, talvez resolvesse…”
    …Resolvesse o que, exatamente? Metralhar o Chico Caruso?

    Essa é a conclusão lógica da frase, J. Assis, e não a que você escreveu. Maior non sequitur, bro. Jihadistas não usam as charges como sugestões, ideias ou roteiro, usam é como razão para matar os autores. O artigo, na verdade, reproduz a mesma linha de raciocínio que levou a esquerda quase toda, pra minha surpresa, a condenar os chargistas mortos em Paris. Isso mesmo, a condenar os chargistas do Charlie. Acusados de sionistas, islamofóbicos, racistas e etc.. Além de mortos, caluniados… E a liberdade sem limites do chargista é que é o problema. Exatamente o mesmo que foi dito dos coleguinhas parisienses. Ih, acho que já vi este filme. Nós (chargistas) morremos no fim.

    Reconhecer o triste papel da imprensa brasileira (sem nenhum trocadilho), seu direitismo, sua sanha manipuladora, saber quem são seus donos, e quanto sonegam, é essencial pra entender o mundo moderno. E pra tentar mudá-lo. Mas resolver esta enorme dificuldade da esquerda em aceitar piadas (ou opiniões exóticas, divergências, contraditório, senso de humor) é igualmente essencial, ou nada muda. Vão se ofender fácil assim  lá na…

    Esquerda não gosta de chargista, essa é uma triste verdade. Por outro lado… A direita detesta chargistas, também.
    Pelo visto, somos unanimidade.

    Ah, antes que me esqueça… Je suis Charlie et je suis Chico.

     

    Aroeira – chargista e cartunista nos jornais O Dia e Brasil Econômico

    1. neste caso

      assino junto com o mestre Aroeira.

      Aroeira, a cada charge mais inspirado, inserido e transcrevendo o Zeitgeist que vivemos.

      Já o Chico, pálida figura sem alma, carcomido pelo nazismo global. Charge infeliz, a da decapitação. Mas ele tem todo o direito de se enterrar artistica/politicamente. Perdeu o rumo.

      Ave, Aroeira!

  4. O tal C. Caruso é um dos amestradores boçais

    de outros boçais que aparecem no nosso blog a cada vez que Nassif tenta discutir politica.

    E já avisei meus amigos que não vou esperar-los exigir que “lulo-petistas” sejam obrigados a andar nas ruas com uma estrela vermelha costurada na roupa, para me manifestar, mesmo que eles não gostem do que vou falar e escrever.

    Antes de tudo preciso reverenciar a memória do meu avô materno que arriscou a vida para fazer papéis “verdadeiros-falsos” para uma turma que tinha que usar uma estrela de outra cor na roupa; e apesar de ele ser empresário e católico praticante, um meio que escolheu e apoiou majoritariamente o governo que mandava crianças em férias compulsórias por trens com “aller-simple”.

  5. O que é realmente importante

    Interessante ver como os defensores da política social-desenvolvimentista do atual governo estão preocupados com as charges e as matérias dos órgãos de imprensa e se esquecem do principal: Saúde e Hospitais, um caos, com milhares de pessoas morrendo, seja por falta de atendimento de qualidade, por falta de remédios, por falta de hospitais; Segurança inexistente, onde todos e nossos familiares estamos sujeitos a, de uma hora para outra, sermos mortos ou feridos, num assalto, numa bala perdida, num arrastão, sendo que milhares de pessoas morrem diariamente por conta da falta de uma política de segurança pública eficaz. Educação, onde a inexistência de escolas públicas com educação de qualidade inviabiliza qualquer evolução do povo brasileiro, não lhe conferindo aptidão para escolher seu candidato através de um processo de reflexão, bem como torna o povo uma massa de manobra, dependende de auxílio do governo para poder viver. Falta de Infra-Estrutura, onde milhares de pessoas são mortas diariamente por falta de estradas seguras, por falta de saneamento, por falta de condições à população que vive nas regiões secas do nordeste; Milhares e milhares de pessoas morrendo no Brasil pelo descaso dos nossos governos, que roubam descaradamente nossos impostos. E vem o Sr. defender a Dilma? Ela não merece qualquer consideração, pois está no governo a 4 anos, e muito pouco ou quase nada fez para mudar esse quadro. São assassinos travestidos de políticos, que através de políticas sociais falaciosas, que entregam números irreais, mais numa tentativa de manutenção do povão na miséria do que ajudar de verdade, devem sim, ser enchovalhados e desmascarados sem dó nem piedada por todos, já que eles não tem dó nem piedade do povo. Dilma não ser envolvida na Lava-Jato? Ela não sabia de nada? Ou o Sr. é muito inocente, ou está também envolvido nessa sujeita toda, sendo culpado por conivência com esses assassinatos de inocentos, que matam mais que as guerras no Oriente Médio.

    1. Talita

      Pelo seu nome. dá para se saber a sua idade. Idade de coxinha que usa o discurso de TV e jornais contra o PT. Vc já sabe quantas Universidades foram criadas no governo do PT? Quantos cursos técnicos ? Sabe o que é Prouni ? FIES ? Pagamento de Bolsas fora do país? Sabe que as escolas de nível médio são de responsabilidade dos governadores e a eeducação infantil, das prefeituras? Sabe de nada, sua inocente inútil, massa de manobra de quem não tem interesse nenhum no país.

      1. lenita

        Pelo meu nome da para saber a minha idade? Bom, pelo seu comentário dá para saber seu nível de educação (que é dos mais baixos) e seu nível de inteligência, que também é sofrível, pois seus argumentos são horríveis. Mas a culpa não é sua. As escolaspúblicas (e muitas das particulares também) são péssimas e não conseguem preparar as pessoas para discussões mais profundas.

        1. Qual a qualidade que se busca na educação?

          Vou entrar na discussão só para contar uma história. Tenho uma amiga – se é que posso chamar assim, pois a conheço desde que nasceu e temos uma diferença de mais de 30 anos de idade – que nasceu e foi criada numa pequena cidade de difícil acesso no litoral do Paraná, Guaraqueçaba, que faz fronteira com Cananéia,  Apesar da distância entre Guaraqueçaba e Curitiba ser de pouco menos de 200 Km, leva-se seis horas de viagem até a capital do estado, por dois acessos: por mar (3 horas de viagem de barco saindo de Paranaguá) e por uma rodovia sem pavimentação e mal conservada partindo de Antonina, e percorre 90 Km de serra. Essa amiga frequentou as únicas escolas públicas da cidade e, através dos programas de educação do governo federal e está hoje, com 22 anos de idade, fazendo mestrado em Portugual. 

          A qualidade na educação não depende da rede, mas de cada fio que compõem a rede. 

          1. Erly.

            eu não quis falar nada a ela s/ minha educação, para não pensar que me acho superior. Não sou superior à ninguém e , apesar de ter estudado tanto, não tenho mt facilidade em escrever, confesso. Só me confesso superior, foi na educação que recebi de meus pais e principalmente de minha mãe.

            Mas esses SABIDINHOS que entram aqui p/ encherem a paciência c/ esse discursinho decorado, querendo  que achemos que isso saiu de suas cabeças, após muitos conhecimentos e reflexões, realmente me tiram do sério, algumas vezes.

        2. Respostinha na ponta da

          Respostinha na ponta da lingua:  próprio das coxinhas;   tentativa de me diminuir:  próprio de coxinhas; não tem argumentos: próprio de coxinhas; só conhecem o governo pelo que diz a grande mídia; próprio de coxinhas  ; se acha a utimas bolacha do pacote: próprio de coxinha.

          Qual foi o argumento HORRÍVEL que eu tive ? mencionar o que vc não sabe, e nem procura saber?

          kkkkk até sinto o cheirinho de coxinha daqui !

  6. Dilma, Lula e o PT estão

    Dilma, Lula e o PT estão sendo difamados de forma descarada e contínua.
        Não estaria na hora de reagir de modo inteligente ?
        
        Porque não difamar tambem ?  
        Toda a mídia brasileira tem telhado de vidro.
        Principalmente a mais poderosa !
        
        Que tal se em cada barraco, cada casa, cada boteco, cada carro de simpatizantes de Lula e Dilma, distribuíssemos adesivos
        “difamando” a Globo  ?
        
        “Não veja a Globo”
        “Não seja bobo.Não veja a Globo”
        “Você torce pelo Brasil ? A Globo não”  Etc, etc
        “Você apoia o Brasil, a Globo apoiou a ditadura”, ETC ETC
        
        Se com isso conseguirmos queda de audiência, já seria maravilhoso
        No mínimo, no mínimo ficariam constrangidos e baixariam um pouco a crista.
        Eles estão muito à vontade !
        Vamos incomoda-los !

  7. prova de que realmente é terrorismo…

    ou a prova que possibilita o acréscimo de outras mais convincentes:

    é a perda da credibilidade que leva ao terrorismo ( baixa audiência da tv nunca foi tão desesperadora )

    há vários tipos de terroristas e modo de ser, mas o terrorista mais perigoso para qualquer país sempre foi o que não tem mais nada a perder. Se considerarmos que em termos de audiência e de aceitação, como verdade, do que sai nos jornais e revistas, onde o PIG já perdeu quase tudo, fica patente que é preciso criar um ambiente de ódio e violências para atrair atenção

    1. de incentivo à violência, inclusive sexual…

      somam-se casos que seguiram reconhecidos, mas praticamente impunes……………………

      agora percebam:

      em praticamente todos eles os índices de audiência ou de interesse público subiram quase que verticalmente

      é só fazer um retrospecto para perceber que ódio e violência sempre foi a melhor mercadoria deles

      1. de nada adianta combatermos com palavras de revolta…

        temos que combater com números, muitos à disposição de qualquer cidadão,

        e comparações ao longo do tempo

  8. Não concordo … muito barulho por nada.

    Não concordo com esses ataques que estão sendo feitos a Chico Caruso. Tenho  outra interpretação para a charge. Vejo como uma denucia contra a violencia simbólica que a presidente esta sendo submetida desde que VENCEU, indubitávelmente, a eleição. Cabe perguntar, quem são os “terroristas”que estão querendo decapitá-la?? Nós sabemos quem são. Impitima, golpismo e terrorismo, são ações pefeitamente comparéveis na atual conjuntura. E o chargista foi muito feliz nessa comparação. Chico Caruso é um mestre, e toda charge é, por definição, de mal gosto, exagereda, grotesca. Senão, não seria charge. O unico defeito de Chico Caruso é trabalhar para o Globo. Não cabe perguntar onde ele estava quando Dilma foi torturada, por que ele não tinha idade para estar em lugar algum. Mas eu sei onde ele estava no inicio dos anos 80, na luta pelas Diretas Já, no momento de desmonte do Estado autoritário. E posso garantir. Ele estava do lado certo. Do nosso lado. Do lado da democracia e dos movimentos sociais.

  9. ou muito me engano…

    com Hitler também também tivemos uma charge muito parecida, usando o desenho característico da face de um judeu

    é assim que começa, com brincadeiras e camisetas ( maiorias das crianças foram violentadas )

    e os adultos, bem, vocês já sabem

  10. Ôpa, “liberdade sem limites”

    Ôpa, “liberdade sem limites” do chargista brasileiro, não, caro Assis. A “liberdade” do Chico Caruso tem limite sim, limites e aspas. Suas charges são ilustrações pseudamente engraçadas e espirituosas da agenda do seu patrão. Isso e nada mais.

    E ele que não venha dizer que é “contra o poder”, como todo chargista que se preza. Só um ingênuo coxinha acredita que seu oposicionismo “sem concessões” contra o PT não se encaixa direitinho na sua cooptação abjeto ao poder econômico e também político da Globo.

    Afinal, quem tem mais poder, o PT ou a Globo? Uma coisa eu sei, o do PT, conquistado nas urnas, é circunstancial, pode acabar em 2018 (e estão querendo que seja antes). O da Globo começou por volta de 1964, concedido pelos militares, e dura até hoje, sem prazo para terminar

    1. Este é um mercado restrito. É

      Este é um mercado restrito. É preciso garantir a sobrevivência. Quando se tem 20 anos, é possível ser corajoso. Depois que a senioridade, o salário, os filhos e as pensões alimentícias batem à porta fica difícil. E aí, todos ficam livres para ser o que são, pois não vão mesmo “peitar” nada.

  11. Ponderando.

    Tudo bem comparar Caruso aos cartunistas do Charlie Hebdo. Mas, até onde eu sei, o Charlie Hebdo não recebia verbas  polpudas de BV nem propaganda oficial. Confere?

  12. Onde falta lei, onde a ética

    Onde falta lei, onde a ética é jogada no lixo, onde o jornalismo se tornou máquina de perseguição e de moeor de reputação,  não há outra solução: a Lei do Talião, ou seja, dente-por-dente, olho-por-olho. 

    Quando esses assassinos de reputação começar a serem JUSTIÇADOS por suas vítimas, eles vão pensar mil vezes antes de cometer os seus desatinos.

    Isto não é apologia ao crime, mas incitação ao exercício do sagrado direito de defesa da honra.

  13. A imprensa alardeou uma

    A imprensa alardeou uma catástrofe financeira, deu “marolinha”. Agora que ela incentiva um movimento massivo contra Dilma o resultado será um “punhadinho de nóias” batendo nas ruas panelas novas ou raramente usadas. Ha, ha, ha… O problema dos jornalistas brasileiros é que eles tão fumando bagulho demais nos banheiros ou cheirando muito pó mágico nos aquários das redações. O que eles fazem é coisa de maluco, mano….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador