Um escândalo internacional: o cartel do câmbio

Um escândalo de proporções internacionais coloca frente a frente o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) e o Banco Central, em torno de um cartel internacional especializado em manipular cotações de moedas.

O caso foi descoberto nos Estados Unidos e envolve grandes bancos internacionais com atuação no mercado brasileiro.

Por volta de julho passado, os primeiros acusados assinaram um acordo de leniência com autoridades norte-americanas. Trinta dias após as autoridades norte-americanas anunciarem os acordos, foi assinado o acordo de leniência com o primeiro banco disposto a receber os benefícios da delação premiada.

Como o cartel atuava em âmbito internacional, é comum que as empresas negociem concomitantemente acordos de leniência com as autoridades de cada país onde se deu o crime.

No Brasil, só a primeira empresa a aderir tem os benefícios integrais do acordo – caso entregue informações relevantes sobre a atuação do cartel. Quem vier depois, terá direito apenas à redução de multas, no caso de apresentarem provas consistentes sobre as operações.

***

Feito o acordo, juntaram-se os especialistas do CADE e do Bacen para apurar a natureza do crime.

Os dados levantados até agora dizem respeito à conduta praticada lá fora, nos chamados mercados offshore, tanto à vista como nos mercados futuros. Mas há indícios eloquentes de prejuízos a clientes brasileiros.

***

Os indícios iniciais apontam que havia conluio tanto para fixar spreads (a parcela do banco em cada operação) quanto manipular índices de referência – fundamentalmente o índice Reuters, o do Banco Central Europeu e a nossa PTAX (o dólar de referência para as operações de mercado). Investiga-se se essas manipulações responderam pela apreciação artificial do real no mercado de câmbio.

Se comprovada, abre espaço para ações gigantescas de indenização. Mas, por enquanto, não existem evidências a esse respeito.

Em relação à PTAX, o BC diz que seria difícil manipular o índice internamente, já que ele se baseia em consulta a um universo maior de operadores. Mas apenas as investigações dirão.

***

O cartel atuava com clientes de várias nacionalidades, incluindo brasileiros – o que justifica a entrada do CADE e do BC nas investigações. Dificultava a entrada de novos participantes e a soma das operações dos seus bancos era majoritária nos mercados internacionais.

Causa espécie que o BC jamais tenha identificado esses prejuízos, mostrando que o consumidor – Pessoa Física ou mesmo grandes Pessoas Jurídicas – jamais esteve no centro de sua atuação.

***

O episódio reacendeu uma velha disputa de competência entre CADE e BC. Cabe ao CADE analisar tudo o que se relacione com condutas anticompetitivas, principalmente nas operações de fusão e incorporação. O BC não concordava e, pelos idos de 2009, houve um acordo em torno de um Projeto de Lei definindo o papel de cada um: inicialmente, o BC analisaria o impacto de fusões e incorporações sobre o mercado bancário; aprovando a operação, caberia ao CADE analisar as implicações sobre a concorrência

Foi só surgir o caso do cartel do câmbio, para Alexandre Tombini se mover rapidamente, pretendendo que a presidente Dilma Rousseff assine uma Medida Provisória afastando totalmente o CADE da qualquer análise sobre o sistema financeiro, inclusive sobre práticas anticoncorrenciais.

Como uma agência capturada pelo sistema financeiro, em que pese a qualidade da supervisão bancária, não seria prudente conferir ao Bacen o monopólio da fiscalização de práticas do sistema financeiro.

Luis Nassif

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Curioso que foi justamente o

      Curioso que foi justamente o presidente do BACEN do governo petralha quem correu a pedir o afastamento do órgão fiscalizador e assim tornar o Banco Central totalmente independente…

      Ou é a direita golpista quem manda neste governo desmiolado? 

      Dá para resolver de uma vez se o PT é governo ou não?

      1. “Dá para resolver de uma vez

        “Dá para resolver de uma vez se o PT é governo ou não?”

        A desculpa é que o PT é governo mas não tem poder.

        Resumo ele desejam o poder absoluto.

        Agora imagina como seria o PT com poder sem limites que estrago ia fazer no país.

    2. Expert

      É exatamente por isto ?

      Você deve ser algum PHD em economia para emitir um veredito deste pois esta fraude não respeita nem fronteiras, imagine a pequenez do mundinho dicotomizado entre direita golpista e esquerdopata de boutique .

      .

  1. Cambio valorizado é praga antiga entre nós

    Mesmo sendo incapaz de navegar nessas altas altitutudes do mercado financeiro, fico assustado com essa fraude, que pode ter sido mais danosa para a nossa economia do que qualquer outro ilícito cometido nos últimos tempos. O câmbio tem sido muito valorizado, o que arruinou nossa indústria e limitou a expansão da nossa agricultura, além de gerar perdas na balança de serviços. O Banco Central, independente (o que é um absurdo) nunca se sensibiizou com o problema e serenamente fixava todos os dias a PTAX que obviamente nos estava arruinando. Até achava bom, pois com câmbio valorizado cai a infação. Os países asiáticos sistematicamente mantiveram suas moedas depreciadas para melhor concorrer no comércio internacional. Aqui, ocorreu exatamente o oposto. Aliás, é bom lembrar que o mesmo ocorreu no primeiro mandato do FHC, quando o câmbio valorizado foi considerado âncora indispensável do Plano Real

  2. Dilma deveria criar grupo

    Dilma deveria criar grupo  para analisar o caso. Reunir Receita, bacen, cade, ministério público dando prazos e objetivos claros senão isso vai virar uma operaçao abafa.

    Será que o ministerio público vai exigir  da justiça americana a mesma colaboração que prestou aos EUA no caso da petrobras?

      1. Menino, isso é desdobramento

        Menino, isso é desdobramento de coisas mais cabeludas descobertas nos EUA e no Reino Unido. E os fatos ocorreram na sua maior parte aqui. Só pra sua orientação, o mercado futuro de câmbio aqui no Brasil, onde ocorriam a maioria das operações fraudulentas e cartelizadas, quintuplicou de tamanho, depois que o cartel de bancos passou a atuar.

  3. Que beleza, comete-se um

    Que beleza, comete-se um crime e depois faz-se um acordo, ao invés de uma punição exemplar. Por isso essas coisas vão continuar acontecendo sempre.

        1. Blz, vamos começar do começo

          Blz, vamos começar do começo então, qual sua opinião sobre os acordos de leniência das empreiteiras no âmbito da lava jato como a Camargo Correia, OAS, Andrade Gutierrez, odebrecht?

          1. Cara deixa de ser idiota. Uma

            Cara deixa de ser idiota. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E o prejuízo nesse caso é muito maior. Por sete anos deixamos de ter um aumento no volume da balança comercial, o que nos traria uma enorme vantagem agora nesse momento difícil por conta dessa supervalorização do câmbio. E os tais acordos de leniência se você deixasse de ser tapado e lesse alguma coisa, não sugere que não haverá multa ou punição e sim um acordo para que as empresas reconheçam sua culpa e terminem as obras. 

  4. CHOCADO MAS NÃO SURPRESO
    Detesto ser repetitivo mas é mais um caso dos muitos que sabemos que ocorre nas grandes finanças.

    Imagina o que não sabemos!!!

    As grandes finança$$$ tem grandes operadore$$$ e grandes defensore$$$. Muitos deles passaram pelo BACEN.

  5. De volta à “Economia de

    De volta à “Economia de Papel” Política economica submissa aos caprichos do mercado sempre dá nisso.  Redirecionar o rumo pressupõe o desmonte de uma engrenagem poderosa com ramificações internacionais e detentora  de poderoso suporte político e midiático;  não creio que nossas agencias controladoras teriam cacife para isso, sobretudo agora, sob os escombros dos estragos já feitos.

  6. A corrupção sempre existiu

    A corrupção sempre existiu não tem como acabar com ela, sem que o país quebre.

    Antes tinha corrupção e não era investigada.

    Você não pode julgar o cartel do cambio se já deu gorjeta ao guarda.

    Durante o governo FHC também tinha cartel de câmbio.

    1% da queda do PIB devesse as investigações do cartel de câmbio.

    Estas denuncias são para desestabilizar o governo popular eleito por 54 milhões de votos.

    O BC e o Cade estão a serviço do PSDB e do grande capital.

    1. Acho que v. se

      Acho que v. se equivocou.

      Ora, já sabemos: a corrupção no Brasil foi descoberta mesmo,  com toda a força, no  mensalão, com o resultado da ação 470. Foi ali que o “Brasil” descobriu toda a trapaça que corre por debaixo dos panos na política brasileira. Mas, vale frisar, isso não se aplica ao mensalão mineiro. Ou melhor, nem podemos sequer chamar o “mensalão mineiro” de mensalão mineiro, vez que nem julgamento ainda existe. A presunção é de inocência! 

      Além disso, as pessoas não dão gorjetas para o guarda. Ao contrário, elas dão um presente ou uma retribuição pelos “bons serviços “de segurança” prestados, ali, na hora,  pragmaticamente.  Reconhecem o “mérito” de um guarda quando ele percebe que “não viu com quem  estava falando”.

      Ademais, convenhamos, um guarda desses é no fundo um  “xerife”. E compete  ao “xerife”    administratar as cidades e aplicar todo o seu arsenal de “direitos humanos” em busca da paz social). E se professor ou alunos  forem  “contra a lei do xerife” devem arcar com as consequências! 

      Cabe ao xerife, pois, manter a ordem, o progresso, a paz social em prol da “família”  brasileira – honesta e que engrandece e enriquece  esta pátria amada idolatrada, salve, salve.

      Quanto ao governo anterior- estabizador da moeda, pai do plano real! , não se tem notícias que durante aquela “gestão meritocrática e eficiente” havia cartel de câmbio. Tampouco, de suposta  fraude com “dealer´s”  em 1999.

      O que há são especulações de “blogs sujos” ou mídia alternativa que não possuem capacidade técnica, mormente, financeira para bem “apurar”  “interpretar” e  publicar” os “fatos” a fim de informar a “opinião pública”. 

      Aquele  governo, reconheçamos,  esteve  arrumando a casa. Vendendo o que tinha de vender, doando o que tinha que doar, enfim, fazendo um 5s,  renegociando dívidas, pagando credores amigos da pátria amada  até então  injustiçados,  fazendo as pazes  com o mercado, unindo os dois dedos mínimos da mão invisível.  Enfim, agindo em prol do crescimento econômico   da pátria amada com o penhor da igualdade junto ao do clube de paris.

      Por outro lado, sabemos que o governo popular eleito com aproximadamente 54 milhões de votos de certa forma, convenhamos,  “mentiu” para seus eleitores. Se fosse popular mesmo deveria anunciar “medidas impopulares”. Ademais, é bom lembrar que houve  suspeitas de que a urna eletrônica também teria favorecido aquela campanha mentirosa. Tanto é verdade que alguns milhões de eleitores, representados pelo candidato derrotado, pediram revisão na apuração dos votos.  Só após da verificação “concordaram” com a apuração.

      Mas, voltemos  ao seu equívoco.

      Ora, era preciso “dar um choque de gestão” para sanear a “economia” antes mesmo das eleições. Tanto é “verdade” que já a partir de janeiro/2015  tomou todas as “medidas impopulares” que seu  inimigo político gostaria de fazer com a ajuda dos “economistas” de escol naturais os quais, vale lembrar, sabem lidar com fenômenos da natureza.

      Por fim, é ingênuo pensar que  CADE e o Bacen  estão  a serviço do PSDB, tampouco do grande capital.

      Ora, o CADE se preocupa com mercados relevantes, concorrência desleal, monopólios, oligopolios etc. Onde já se viu essas “pertubações” na economia natural de oferta e procura? Inda por cima numa pátria amada como o Brasil, fechada do jeito que ela é?

      Quanto ao Bacen, este se preocupa com a inflação; uma verdadeira doença dos verdadeiros  mercados meritocráticos de “concorrência perfeita” cuja produção e distribuição do produto devem ser encaminhadas como prêmio para os “player´s mais expert do market.

      Ademais, o grande capital no Brasil é fruto de muito trabalho acumulado ao longo de nossa história e num ambiente de altíssimos riscos, com baixa segurança jurídica, movimentos sociais comunistas e revolucionários em desfavor da ordem e do progresso.

      Tanto é verdade que só recentemente , após mais um período de moral e cívica, tivemos  condições de implementar a democracia não censitária.

      Julio prestes bem que tentou tomar café com leite, mas sucumbiu em prol da pátria amada aos futuros “choques de gestão” que se seguiriam. 

      Todavia, reconheço que a equipe da aliança liberal já estava lá participando do desenvolvimento da pátria amada, certo?

       

      Tenha um ótimo dia.

       

        

       

       

  7. cartel do cambio

    Descobriram agora a mnipulação do cambio? Acorda Brasil. Como podemos ser a nação mais inocente do planeta? O fim da hiperinflação nos países em desenvolvimento, Brasil no meio, não passou de dolarização da economia global. Cada país pode gastar o que sua economia produz em dólar. Assim de qualquer mesa de investidor em NY ou Londres, o cidadão sabia quanto estava ganhando ou perdendo nos seus investimentos fora do eixo EUA/Europa. Usaram  a manipulção do dólkar para comprar ativos em privatizações pelo planeta todo com dinheiro artificilamente encarecido e depois manipularam para se tornar barato.  Quanto custou a Vale do Rio Doce, para se tornra apenas Vale? Uma ninharia pela maior reserva de minério de ferro da Terra. O comando financeiro, midiático e político nacional não é lamentável, é ridículo. Acorda, gigante eternamente deitado em berço esplêndido!!!

  8. Interessante que outro dia

    Interessante que outro dia mesmo eu tinha comentado sobre a corrupção dentro do capital produtivo e a do capital especulativo. Um post sobre a teoria da Leitão de que o “desenvolvimentismo gera corrupção”. Pelo menos foi a conclusão do Nassif caso se siga a lógica da jornalista global até o fim.

    Agora está aí um caso objetivo. Um caso que vai ficar restrito aos blogs sujos. Não despertará interesse algum no pig e muito menos no justiceiro mor do país, o super Moro. Claro, isso aí não chega no Santo Graal, chega em tucano daqueles que adoram Real 1 por 1 com dollar, e juros de 45%. 

    PS: Pode chegar em petista, mas não do “tipo certo”. Aí no caso, não vem ao caso

  9. Câmbio

    Isso é resultado do câmbio flutuante. Tudo bem que câmbio fixo também causa problemas, mas geralemnte quem manipula nesse caso é só pé de chinelo. Com câmbio flutuante, só os big players, ou, como disseram, a “máfia” e o “cartel”.

  10. Em defesa do nobre ofício sagrado dos cambistas juramentados

    notícia antiga requentada mais velha AC/DC que minha avó beata carola…

    “Temporada de festival em Jerusalém: um momento em que judeus de todo o Mediterrâneo convergem para a Cidade Santa levando oferendas perfumadas a Deus. Há na antiga religião judaica uma série de costumes e celebrações anuais que só podem ser realizados aqui, dentro do Templo de Jerusalém, e na presença do sumo sacerdote, que reserva os dias das festas mais sagradas – Pessach (a Páscoa judaica), Pentecostes, a festa da colheita de Sucot – para si próprio, ao mesmo tempo embolsando uma boa taxa, ou dízimo, como ele prefere, pelo seu incômodo. E que incômodo! Nesses dias, a população da cidade pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas. É preciso toda a força dos porteiros e sacerdotes menores para espremer a massa de peregrinos através dos Portões Hulda, na parede sul do Templo, para conduzi-la a o longo das galerias escuras e cavernosas sob a praça do Templo e guiá-la até o duplo lance de escadas que leva à praça pública e ao mercado conhecido como Pátio dos Gentios.

    […]

    […] No lado sul do Templo situa-se o maior e mais ornamentado dos pórticos, o Pórtico Real – um salão alto, de dois andares, do tipo de uma basílica, construído no estilo habitual romano. Esse é o espaço administrativo do Sinédrio, o corpo religioso supremo e o mais alto tribunal judiciário da nação judaica. É também onde comerciantes e cambistas desmazelados ficam ruidosamente à espera enquanto você percorre o caminho até as escadas subterrâneas e alcança a espaçosa praça ensolarada.

    Os cambistas desempenham um papel vital no Templo. Por uma taxa, eles trocam moedas estrangeiras pelo shekel hebraico, a única moeda permitida pelas autoridades do Templo. Os trocadores de dinheiro também cobrarão o meio shekel de imposto do Templo que todos os homens adultos devem pagar para preservar a pompa e espetáculo de tudo que se vê ao redor: montanhas de incenso queimando e os incessantes sacrifícios, as libações de vinho e as ofertas das primeiras frutas colhidas, o coro levita cantando salmos de louvor e a orquestra que o acompanha vibrando liras e batendo pratos. Alguém tem que pagar por essas necessidades. Alguém tem que arcar com o custo dos holocaustos que tanto agradam ao Senhor.

    Com a nova moeda na mão, você agora está livre para examinar as gaiolas que forram as paredes periféricas e comprar o seu sacrifício: um pombo, uma ovelha – depende do peso que você tem no bolso, ou do peso de seus pecados. Se o último for maior que o primeiro, não se desespere. Os cambistas estãos dispostos a oferecer o crédito de que você precisa para melhorar o sacrifício. […] O sacrifício é o principal objetivo do Templo. Essa é a própria razão de ser do Templo. […] O ciclo de vida e morte que o Senhor em sua onificência decretou é totalmente dependente do sacrifício que você fará. Este não é o momento para poupar.

    […]

    O papel do Templo na vida judaica não pode ser exagerado. O Templo serve como calendário e relógio para os judeus, seus rituais marcam o ciclo do ano e moldam as atividades do dia a dia de todo habitante de Jerusalém. É o centro de comércio para toda a Judeia, sua principal instituição financeira e seu maior banco.

    […]

    Claro que, em Jerusalém, “aristocracia fundiária” significava basicamente a classe sacerdotal e, especificamente, um punhado de ricas famílias sacerdotais que mantinham o Templo. Como resultado, tais famílias foram encarregadas por Roma de coletar os impostos e tributos e de manter a ordem entre a população cada vez mais inquieta – tarefas pelas quais eram ricamente compensadas.

    um adendo bíblico da mentalidade galileia, nesta gênese do cartel cambial de seu Nassif,  para agradar Stedile e MST:

    As pequenas chácaras familiares que durante séculos tinham servido como principal base da economia rural foram gradualmente engolidas pelas grandes propriedades administradas por aristocracias, sob o brilho de recém-cunhadas moedas romanas. A rápida urbanização sob o domínio romano alimentou a migração interna em massa do campo para as cidades. A agricultura que tinha sustentado as parcas populações das vilas estava agora quase totalmente voltada para alimentar os inchados centros urbanos, deixando os camponeses rurais na fome e na miséria. O campesinato não só era obrigado a continuar pagando seus impostos e dízimos para o sacerdócio do Templo, como era forçado a pagar um pesado tributo a Roma. Para os agricultores, o total dos encargos poderia chegar a quase metade do seu rendimento.

    Ao mesmo tempo, as secas sucessivas deixavam vastas áreas do campo sem cultivo e em ruínas, já que grande parte do campesinato judaico tinha sido reduzida à escravidão. Aqueles que conseguiram manter-se em seus campos arruinados muitas vezes não tinham escolha a não ser pedir emprestadas grandes somas à aristocracia fundiária, com taxas de juros exorbitantes. Pouco importava que a lei judaica proibisse a cobrança de juros sobre empréstimos – as pesadas multas que foram lançadas sobre os pobres para pagamentos em atraso tiveram, basicamente, o mesmo efeito. Em todo caso, a aristocracia fundiária esperava que os camponeses não pagassem seus empréstimos, pois estes eram um investimento. De fato, se o empréstimo não fosse pronta e totalmente reembolsado, a terra do camponês poderia ser confiscada e o camponês mantido na propriedade como um rendeiro trabalhando em nome do novo proprietário.”

    ZELOTA – a vida e a época de Jesus de Nazaré. Reza Aslan. Trad. Marlene Suano. Editora Zahar, 2013.

     

     

     

     

     

     

  11. Engraçado que ocorreu na

    Engraçado que ocorreu na época do Sr. Meirelles que justamente é o novo queridinho do Lula para ocupar o posto do Levy Bradesco. E mais engraçado ainda que a mídia “golpista” nem toca no assunto.

    Em suma, é o que eu sempre falei, essa mídia não é golpista, é dinheirista, defende nitidamente o interesse do capital financeiro. Já a pseudo-esquerda do PT nunca exerceu esquerdismo de verdade pois o BACEN e Ministério da Fazenda  sempre foram defensores do capital. Pagam-se mais de um bilhão de juros por dia, 60 milhões de brasileiros estão no SPC, os juros do cartão de crédito chegam a 400% ao ano e todo mundo acha isso normal. Depois querem que o país cresça, como?

  12. Câmbio????????

    Isto sempre foi uma curriola bem ao gosto dos economistas que discutem câmbio como se entendessem alguma coisa. Não entendem nada de economia: 40 milhões de pobres saem da miséria e isto não representa NADA, só para dar um mínimo exemplo, o problema é o câmbio.

    O bc já gritou que nada houve. Os economista nunca viram nada de errado.

    Como é que descobriram que estes bandidos do supermecado financeiro que vivem de bandidagem fizeram bandidagem? Eles fazem alguma outra coisa?

    Estes especialistas do país…leio que eles, Ibama, não dão a licença ambiental e não permitem a construção da linha de transmissão Manaus – Boa Vista já há três anos, mas ao mesmo, tempo por falta de mínimas providências, deixaram o rio doce ser destruido. Ser contra o país é fácil. O pig promotor da crise dá origem a cada coisa!

  13. Aguardar …
     
    Vamos aguardar

    Aguardar …

     

    Vamos aguardar o posicionamento de nossa grande presidente.

    Será que ela vai ouvir o Tomfini, um dos piores presidentes do BC, e vai agraciar os infratores mantendo a fiscalização e apuração dos fatos sob o comando do capturadíssimo BC?

    Este BC serve somente ao Deus Mercado. Quanto ao país e ao povo … f…

  14. Sugestão

    Acredito que, tanto quanto esta armação na valorização do dolar não me resta a menor dúvida que algo não cheira bem com às unas eletrônicas; brasileiros agora é nossa hora. 

  15. Hoje em dia mais me parece

    Hoje em dia mais me parece que o homem foi criado para auxiliar o dinheiro do que o dinheiro fora criado para auxiliar o homem. Os homens que conseguiram dominar o dinheiro, utilizaram e utilizam do dinheiro para dominar o próprio homem. A moeda que fora criada para facilitar as trocas e comércio, virou arma para trocar e comerciar pessoas; corpos e vidas humanas.  O sentido se inverteu… me parece que houve um complô para dominar o fluxo de dinheiro internacional e assim controlar o mundo através do dinheiro. Não sei se isso é sinal de esperteza humana ou imaturidade de pessoas ignorantes para com a vida e a sua beleza que crêem que o poder financeiro sobre o outro ser igual a si mesmo, é sinal de grandeza e não de auto-violência. Nem mesmo dois animais mamiferos de uma mesma espécie matam uns aos outros ou se escravizam uns aos outros para lucro individual, mas um animal mamífero dotado de inteligência como o ser humano, o faz. Isso é sinal de inteligência ou apenas animalidade consciente?

  16. Tendo em vista que a

    Tendo em vista que a existência das riquezas são constantemente remetidas à medida vazia de pressupostos, e a propriedade privada não constituir explicitamente o Estado, o Banco  Central, os especuladores do dólar e a moeda digital dos bancos encontraram um país apenas para si. Algo que poder-se-ia dizer que, para explorar o sistema real, organizaram um mistério reservado no seio da natureza fechada, pela hierarquia no exterior, valido para co-existir a realidade social.

    Esses bandos são remanescentes daquele tipo de império que crucificou Jesus Cristo.

    Assim, como o Estado é laico, não é Deus o soberano que cria o filho homem; o mundo real não reflete a vida, e sim o mito do deus sol; o sistema objetivo que o país se forma é o financiamento externo. Ato continuo, a constituição política não pode visar a transferência dupla consciência-realidade, em que apenas um elemento tem o poder de reproduzir o poder fundamental da liberdade: o valor do trabalho.

    O Reino de Deus está próximo.

    Parte da constituição trazer à existência a democracia: toda emancipação do trabalho – sem endividamento externo – devolve ao próprio homem o mundo – um lugar do processo que se volta para relações de fases do sistema real. O Estado tem de reassimilar os valores individuais – o trabalho abstrato como relações empíricas – para transformar o dinheiro num ser espécie moral que desenvolverá as forças sociais.

    1. Deus deu o mundo como herança

      REINO DE DEUS.

      Deus deu o mundo como herança a Abraão, porque creu no Senhor.

      Gêneses 15: 5 a 7: ” Então, conduziu-o até fora e disse:

      Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.

      Ele creu no Senhor*, e isso lhe foi imputado para justiça.

      Disse lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te por herança esta terra.

      Perguntou-lhe Abraão: Senhor Deus, como saberei que hei de possuí-la?

      Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.

      Ele tomando todos esses animais, partiu-os ao meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defrontes as outras; e não partiu as aves*.

      Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém, Abraão as enxotava.

      * Creu no Senhor = fé = crédito.

      * e não partiu as aves = que voam em oposição externa = Aves de rapina.

      ****

      Romanos 4: 1 a 5: Que pois diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

      Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém, não diante de Deus.

      Pois, que diz a escritura: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça?

      Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor e sim como dívida (para o Estado).

      Mas, ao que não trabalha, porém, crê naquele que justifica o impio, a sua fé (o crédito dos especuladores) lhe é atribuida como justiça. 

      ****

      A promessa de Deus não falha, este favor do salário (o crédito do valor do trabalho) me foi dado para se a cumprir a palavra de Deus..

  17. Os Donos do Mundo

    Mais uma velha novidade, quem manda no planeta à várias décadas são os banqueiros, mais até que os petroleiros. Não à toa que 50% da riqueza mundial está nas mãos de 1% da população do mundo. Alguém tem dúvida que os mais ricos desse 1% sejam banqueiros. Um mero exemplo é a Suiça, um país pequeno, frio e que não produz quase nada além de seus eficientes relógios, tem  espetacular desenvolvimento social, cultural e principalmente econômico; graças a que meus amigos?!?! Sim, seus vultuosos bancos. Ao passo que o Brasil com toda sua grandeza continental, com fartura de recursos naturais, potencial populacional,  aceita ser refém do sistema financeiro internacional.

  18. PTAX e o “universo maior “

      É verdade que o BACEN consulta um numero maior de operadores, tanto os de a vista, como os de contratos futuros, mas a média de consulta é ponderada, como quando da definição da tx. de juros, os operadores mais relevantes possuem uma influência maior quando nestas consultas.

  19. E o MPF? E a PF? O que farão?

    E o MPF? E a PF? O que farão? Afinal, salvo engano de minha parte, notícias de jornais podem são indícios para a abertura de inquéritos, para o indiciamento de cidadãos às 23:30 horas. Outra pergunta: os grandes dealers no país (Bradesco e Itaú), como se comportaram nesse tempo? É melhor esquecer, como foi feito com o swisleaks, luxleaks, banestado, dentre outros. 

  20. Osmar Melo compartilhou

    Osmar Melo compartilhou a foto de NINJA.

     “O desmoronamento deste mundo é evidente.
    Estejamos preparados para colocar nossas mãos, nosso amor
    e nossa criatividade na reconstrução de nossa vida comum. 
    O momento exige de nós a nossa máxima generosidade.
    Tudo o que os inimigos da humanidade querem é roubar
    nossas esperanças e desnutrir a alegria que dá sentido
    aos nossos passos, nesta incerta caminhada do existir.
    Sem perder a ternura jamais, lembremos que ainda temos
    uns aos outros. Sigamos juntos porque nada está perdido! 
    Saibamos ser amorosos na reconstrução.
    É da crise civilizatória deste início de século que nascerá
    uma nova humanidade. Estamos sentindo as dores do parto. 
    Mas havemos de amanhecer!” Foto de NINJA. 

     

  21. [  Por volta de julho

    [  Por volta de julho passado, os primeiros acusados assinaram um acordo de leniência com autoridades norte-americanas.]    uma coisa é querendo o bem da justiça e  da humaniade o cara entrega os corruptos e outra é prender o cara em cadeias das mais nojenta para que o cara entregue os amigos em delação

  22. Infeliz de Creso rei de Lidia
    Infeliz de Creso rei de Lidia Turquia ao inventar a moeda!!! Decretou o fim do mundo com tamanha desigualdade humana gerada!!!!FDP…

  23. Jean Meslier

    “O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.

    Atualizando Jean Meslier por Jean Dui

    “O homem só será livre quando o penúltimo banqueiro for enforcado  nas tripas do último”

     

     

     

  24. Buffett ( Berkshire Hathaway )

      A reuters publicou em 2007, http://www.reuters.com/article0/2007/10/18/berkshirehathaway-brazil-idl-TAWEN17720071018….., que confirmou em 2008 – //archive.fortune.com/2008/02/29/news/international/buffett_dolbr.fortune/index.htm?postview=2008022916

       Na comemoração anual com os cotistas da BRK, em 2008/2009 ( churrasco em estacionamento de shopping center, hamburguer, salsichas, country music, um monte de caipiras – Omaha / Nebrasca ), Buffett só faltou estar de verde amarelo.

  25. Meu caro Nassif,

    Parece que este post envelheceu. Nele vejo um monte de comentários idiotas. Também não houve repercussão na Internet.  Seria bom republicá-lo com informações mais recentes.  

  26. Eu disse! Eu falei! Eu disse!

    O maior erro do PT foi o aumento da Taxa Selic no segundo mandato do governo Lula. o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles fez uma confusão entre Tx Selic vs poupança vs renda fixa vs inflação, aí justificando o aumento da taxa que estava a 7,8%. Ela vinha reduzindo lentamente aí veio o golpe na nação. Os Doutores em economia do PT não enchergaram o golpe e aceitaram de bom grado. Até aqui o LN e outros doutores em economia ficaram meio em dúvida mas engoliram. Somente agora vemos a ponta o iceberg.

    Se tivesse mantido a taxa naqueles níveis hoje teríamos uma selic a 5% no máximo e mudaria de vez a economia brasileira. Na época o Brasil era imã de dólares pois os outros países estavam em crise.

    Agora o cavalo está longe. E com este pessoal no BC e MF esquece…

  27. Parece que o CADE continua no páreo

    Um trecho de 24/11/2015 na coluna Diário do Poder:

    Em julho, o Cade abriu processo para apurar o cartel depois de denúncia do banco UBS, que firmou acordo de leniência e se livrou de punição. São investigados ainda os bancos Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered, Banco Standard de Investimentos e Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, além de 30 pessoas físicas.

    Mais, em

    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=44724743872

  28. CADE OU BACEN ( OS DOIS E MAIS UM – O CIDADÃO)

    O acompanhamento desta investigação, bem como seu desdobramento, devem ser feitos sob as competências do dois örgãos de controle, o CADE na Concentração e o BACEN na concentração, na fisca;ização do fluxo de capital, no rastreamento do dinheiro e, um Órgão superior, acompanhando e fiscalizando os dois e, publicisando os desdobramentos do caso à imprensa, com tranparência.

    Disse bem Nassif, quando afirma que  “Causa espécie que o BC jamais tenha identificado esses prejuízos”.

    Sabemos que os Órgão Publicos brasileiros estão à muito, ccoptados e aprelhados por vendilhões do capitalismo selvagem e sem vergonha, isto nos tres poderes e no MP.

    Nao se pode esquecer, dos grandes mega grupos e corporações multinacionais, que operam no Brasil e, são responsáveis por imensas movimentações de dólares em suas exportações, especialmente, de commodities. Sabe-se que as grandes Tradings, sempre operam num esquema com um braço financeiro e, de preferência em paraísos fiscais.

    As informações privilegiadas, as ccooptações, as trapaças institucionais estão sempre presentes, no entorno de grandes movimentações de dinheiro e, nossas Instituições capengas, estão muito longe de serem e agirem, como almeja o cidadão comum, como eu você e todos abaixo dos 0,2 % da população brasileira. 

    Enquanto o povo aguarda as datas comemorativas para festejar, esses vendilhões e delinquentes festejam dia após o outro, gozando na nossa cara, e trabalhando infiltrados contra os Planos de Governo e as políticas econômica, monetária, fiscal, social, etc…

    TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL desses Órgãos são um bom remédio para as maracutáias instaladas no arcabouço institucional. O arejamento e a modernização do aparelho de Estado é medida que se impôe.

    Chega de tolerar, que uma investigação de cunho fiscal, tenha que ser feita sob o manto do sigilo, para proteger o bandido fiscalizado.

    Numa Democracia que o dinheiro não pode coprar, o cidadão é o SENHOR  A SER REVERENCIADO e não, as vossas excelências incrustradas desde o Império, nas altas esferas do poder, com privilégios, pompas e regalias de fazer corar de vergonha, até mesmo as sociedades mais organizadas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador