Xadrez da Carne Fraca no Estado de Exceção

Peça 1 – os policiais celebridades criados pela mídia

Este é o delegado Maurício Moscardi Grillo. É jovem, passou no concurso da Polícia Federal e é delegado há apenas cinco anos. E destoa dos colegas por dois pontos relevantes.

Primeiro, pelo exibicionismo. Ao contrário dos procuradores da Lava Jato, a PF sempre primou pela discrição. Grillo gosta dos holofotes, é boquirroto e cultiva frases de efeito, que possam repercutir na mídia.

Segundo, porque é um empreendedor de sucesso. Em 2015 inaugurou o San Marino Residence Hotel, em sua cidade, Bauru, mostrando uma desejável preocupação em garantir o futuro. É um prédio de quatro andares, de propriedade de uma empresa dele e da esposa, com capital social registrado de R$ 100 mil (https://goo.gl/ytIjUS).

Grillo é filho do titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Antônio Grillo Neto, engenheiro conceituado na cidade, na gestão anterior, de um prefeito ligado ao PMDB.

Moscardo Grillo é agressivo com os críticos, truculento nas ações, e cioso de suas prerrogativas de autoridade. Reprovado no psicotécnico no concurso para Delegado, sua primeira missão foi no Acre. Com suas pirotecnias, prendeu 17 pessoas na Operação G7. Três anos depois, a Justiça Federal do estado absolveu todos os acusados.

Coube a ele, também, prender Guido Mantega do Hospital Alberto Einstein, não respeitando o estado grave de sua esposa.

Foi denunciado pelo jornalista Marcelo Auler por suspeita de utilização de verbas secretas da PF, em 2015, para reformas nas instalações da PF em Curitiba (https://goo.gl/uFGdsv) criando uma área social no prédio que abriga o Grupo de Investigação Sensível (GISE) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, ambas chefiadas na época por ele. Os gastos foram feitos no mesmo momento em que o delegado solicitava mais verbas para a Lava Jato.

Com as denúncias, perdeu o comando das duas estruturas. Mas, graças às boas ligações com o Judiciário do estado, conseguiu uma sentença impondo censura às reportagens.

Para conseguir o resultado, Moscardi praticou um ato que pode ser classificado de litigância de má fé. Ingressou com três ações em juizados distintos, sendo que duas tramitaram paralelamente, afim de burlar o sistema do juiz natural do feito (https://goo.gl/pE6pOa).

A juíza Vanessa Bassani não apenas ordenou a censura embora tenha absolvido o jornalista do pagamento da tutela antecipada – Grillo queria receber antecipadamente  R$ 35.200,00 aa título de indenização.

Criticado por outros veículos, o delegado fez um mea culpa na revista Veja. E continuou fustigando os jornalistas com ações.

Não ficaram nisso as estripulias do delegado Moscardi. Responsável pela primeira investigação sobre o grampo encontrado na cela do doleiro Alberto Yousseff, em março de 2014, cometeu erros tão primários que lançaram a desconfiança de que foram propositais, para garantir um resultado favorável à cúpula da Superintendência Regional do DPF no Paraná (SR/DPF/PR) (https://goo.gl/PDPJso).

Delegados críticos da operação foram atacados rapidamente pelos delegados de Curitiba, aliados aos procuradores e aos repórteres policiais dos jornalões.

Representaram ao MPF contra dois colegas que apuraram as incorreções nas investigações. Em pleno feriado de 11 de agosto, Dia do Advogado, o procurador Daniel Coimbra apresentou à Justiça Federal denúncia contra os dois delegados, classificando-os de “dissidentes”. No final da semana seguinte, o policial repórter do Estadão noticiou o fato com destaque, visando atingir os dois delegados (https://goo.gl/s4prmI).

O juiz Danilo Pereira Junior, da 12a Vara Federal de Curitiba rejeitou a denúncia, apontou erro do MPF, e absolveu os dois acusados, lembrando o óbvio: era responsabilidade sua alertar os superiores sobre atos que supunham criminosos. Só se se provasse que estavam contando inverdades propositadamente poderiam ser processados.

Nas mãos desse delegado, exibicionista e imaturo, foi colocado o destino de mais de dez anos de esforços brasileiros para ampliar as exportações de carne pelo mundo. Ao conduzir a Carne Fraca, “a maior operação da história da PF”, Moscardi Grillo provocou desconfianças em todos os compradores de carne brasileira, trazendo a maior ameaça ao setor desde a febre aftosa. Depois do alarido da Operação, China, União Europeia, Chile e outros países suspenderam a compra de carne brasileira.

Peça 2 – a narrativa do jornalismo e da PF

O relatório de Moscardi na Operação Carne Fraca assemelha-se em tudo ao jornalismo que hoje se pratica. O repórter-polícia e o polícia-repórter saem sempre atrás de um grande caso, mesma que seja um caso qualquer, com um objetivo claro: confirmar a suspeita, superdimensionar o escândalo e garantir a manchete. A verdade não lhe importa, tem nuances, tem circunstâncias que podem relativizar e enfraquecer a matéria. Interessa, então, a escandalização a seco – que rende manchetes.

No meu livro “Jornalismo dos anos 90” preparei um capítulo inteiro sobre as diversas formas de manipulação da notícia.

Vamos a uma lição do antijornalismo da Operação Carne Fraca

Manipulação 1 – Frases fora do contexto

Uma das formas de escandalização é retirar frases do contexto.

Na peça jornalística da Carne Fraca, reproduzem um diálogo grampeado. E concluem que estão misturando papelão na carne.

Quando escrevi meus dois textos críticos à operação, Facebook, Blog, Twitter foram invadidos por multidões de bolsonaristas com o refrão único: “Então você é a favor de comer papelão”.

Nos dias seguintes, a suspeita foi ironizada por vários especialistas. Bastaria a consulta a um técnico para poupar o relatório desse vexame. Mas a opinião técnica poderia reduzir a escandalização.

Manipulação 2 – Escandalização do nada

O relatório denuncia, em tom grave, que os frigoríficos misturavam ácido ascórbico na carne. Novo pânico instalado nos consumidores. Havia risco de espalhar escorbuto pelo país.

Foram necessários dois dias para se descobrir que o tal ácido ascórbico é a Vitamina C.

Dizem os manuais

Existem muitos agentes redutores e oxidantes comuns em nosso dia a dia. Na medicina e na indústria, um dos agentes redutores mais conhecidos é a vitamina C, cujo nome químico é ácido L-ascórbico ou simplesmente ácido ascórbico.

O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado, portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante. Isso significa que ele protege outras espécies químicas de se oxidarem, em razão do seu próprio sacrifício.

Ora, colocar Vitamina C na carne, além de prática habitual, não chocaria os leigos. O que faz, então, o delegado Moscardi:

“Eles usavam ácidos e outros produtos químicos para poder maquiar o aspecto físico do alimento. Usam determinados produtos cancerígenos em alguns casos para poder maquiar as características físicas do produto estragado, o cheiro”.

Pronto, a Vitamina C se transforma em ácido letal.

Manipulação 3 – não relativização dos fatos

No caso da Carne Fraca, em dois anos de investigações foi feito apenas um exame bacteriológico. Foram encontradas irregularidades em apenas 3 frigoríficos. Não se mencionou em nenhum momento todos os sistemas paralelos de inspeção, exigidos pelos países compradores.

Peça 3 – Blairo, Temer e as barganhas políticas

O desastre da Carne Fraca é filho direto do impeachment.

Há muito tempo se sabia dos esquemas corruptos do Ministério da Agricultura no Paraná.

Na campanha do impeachment, o deputado Sérgio Souza, PMDB, exigiu manutenção do chefe dos fiscais Daniel Gonçalves Filho para votar contra o impeachment. A então Ministra Katia Abreu e a presidente Dilma Rousseff não toparam.

Em 4 de agosto de 2016, já havia movimentação contra o esquema de corrupção do Ministério da Agricultura no Paraná (https://goo.gl/NsVcqg). O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) denunciou nomeações políticas autorizadas pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi

“Ainda segundo o Delegado Sindical Daniel Teixeira “a categoria está perplexa com a nomeação de Gil nestas condições e ainda com a hipótese aventada por ele de nomear a recém exonerada Chefe do SIPOA-PR Maria do Rocio Nascimento”. Na opinião de Daniel Teixeira “essa manobra está parecendo uma grande costura política entre PP e PMDB para a manutenção do status quo da gestão da SFA-PR””.

Provavelmente a operação apurou a caixinha para Sérgio Souza e para o Ministro da Justiça Osmar Serraglio. Mas não foi mencionada no relatório devido à prerrogativa de foro de ambos.

Peça 4 – a responsabilidade dos ruralistas

Muitos ambientalistas e indignaram com a defesa da pecuária brasileira que, segundo eles, mantém mão de obra escrava e afeta o meio ambiente.

Ora, o caminho é lutar pelo aumento das investigações, das punições contra esses crimes específicos, não pela destruição do setor.

Mais de dez anos atrás, Blairo Maggi sentiu que os problemas com meio ambiente poderiam afetar as exportações de soja. E tomou uma série de medidas para reduzir o dano, depois que foi contemplado com o troféu Motoserra de Ouro.

As ameaças à produção brasileira não estão apenas nas barreiras fitossanitárias, mas também no chamado dumping social, dos quais o crime mais grave é o da situação análoga à escravidão. Se não forem atacadas firmemente, os problemas ambientais e sociais afetarão mais as exportações brasileiras do que dez operações Carne Fraca.

Peça 5 – os problemas do Estado de Exceção

Moscardi é cria direta do estado de exceção defendido pelo Ministro Luís Roberto Barroso. Só uma situação de exceção para permitir a um delegado inexperiente e inepto mobilizar mais de mil agentes da PF e comprometer a imagem da pecuária brasileira em todo o planeta.

Na outra ponta, um presidente medroso, que não ousa a mínima crítica contra a Operação, porque a qualquer momento delegados ou procuradores podem vazar delações contra ele. E quem deveria comandar a operação é um Ministro da Justiça cúmplice e beneficiário dos fiscais corruptos denunciados.

Quanto tempo mais demorará para cair a ficha que o maior risco enfrentado pelo país é o fator Temer? A estrutura do Estado está sendo desmanchada, com aparelhamento até de áreas estratégicas.

 

Luis Nassif

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PF recebe mensalão do FBI

    Divulguem…Castor Filho
    5 h ·
    ·
    Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil por quatro anos, fala sobre como os EUA “compraram a Polícia Federal” e como a “ABIN se prostitui…”. Uma das contas bancárias secretas utilizadas para receber o mensalão é a de número 284002-2, na agência 3476-2 do Banco do Brasil, em Brasília. O valor do mensalão depende do cargo que o indivíduo ocupa (delegado, etc.), mas em média gira em torno de 800 dólares por mês por cabeça.
    Leia artigo completo e ilustrado em:

    https://csalignac.jusbrasil.com.br/noticias/354350802/policia-federal-brasileira-recebe-mensalao-do-governo-dos-estados-unidos

    1. Apresente uma aprova de

      Apresente uma aprova de “aparelhamento” praticado pelo PT: o Tóffoli, o Fux, a Carmem Lúcia?

      No MPF o Janot…

      Aparelhamento é um Morais no STF, só pra citar um exemplo

      Amigo conta outra, tá bom…

    2. O PT percou por excesso de republicanismo num pais bananeiro

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=iqMstbPOhRI%5D

      O PT percou por excesso de republicanismo num pais bananeiro, o que o levou a indicar para postos-chaves no governo, pessoas que pensavam diferente da sua linha de atuação,  aliás, gente que fazia oposição, somente no final do segundo mandato de Lula é que a Lina Vieira, esposa de um ex-ministro de FHC, fora exonerada da chefia da Receita, isso por ter feito uma série de acusações gratuitas a Dilma, potencial candidata naquele momento.  Na verdade, ao adotar o republicanismo como padrão, o  PT quis romper com  décadas de aparelhamento, inclusive deu autonomia a PF, MPF,  como também para os usuários do Bolsa Familia e outros programas sociais. O PT assim pensou que sepultaria de vez a Era do Engavetador Geral da Republica, o apadrinhamento e o clientelismo, praticas que estão voltando após o golpe de Estado que no próximo 17 de abril faz 1 ano.  Lula adotou medidas dignas de paises escandinavos. O problema é que Lula estava bem à frrente do seu tempo, o que não se pode dizer o mesmo de pessoas como Janot.

       

    3. “Que eu saiba”…

      O que você sabe não parece ser relevante, não parece ser muita coisa. A julgar pelo seu comentário, a quantidade de coisas que você NÃO sabe é que deve encher várias enciclopédias…

    4. ironia
      substantivo feminino1.ret figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo [A ironia ressalta do contexto.].

       

  2. Lúcidas observações.

    Lúcidas observações. Lastimável esse desgoverno GOLPISTA-larápio-caixeiro. Pena não haver pf, nem mpf e, muito menos, jf (ou, até mesmo, corregedorias isentas e éticas nesses locais). Dão nojo em lesmas.

  3. Ultraporralocas

    Tá na hora do PCO ou do PSTU colocarem uma ficha de filiação na mão desses caras. Eles vão conseguir em pouquíssimo tempo fazer aquilo que a ultra esquerda sonha em fazer há quase um século: acabar com o capitalismo no Brasil.

  4. A Carne Fraca é o resultado

    A Carne Fraca é o resultado da transformação de alguns setores da burocracia estatal em castas, em Estados dentro do Estado. Bastou quem realmente está comandando o país (Jucá, Padilha, Moreira Franco e Eduardo Cunha) ameaçarem acabar com a festa que inventaram uma operação pirotécnica, que inclusive corre o risco de não desarticular a quadrilha em ação no MAPA-PR.

    (Sim, no extremo a cadeia produtiva das proteínas vai pro vinagre. Mas é “efeito colateral”. Não que estejam preocupados com isso, até Estados de faz-de-conta tem burocracia estatal, Judiciário etc etc etc.)

    O Brasil corre o risco de ser paralisado por uma guerra de bandos, o bando que se aboletou no Planalto contra o bando que se aboletou na DPF e no MPF.

  5. Esta coluna esta enganada

    Acho que esta coluna esta enganada,ou melhor estamos sendo enganado.Acho que esta opera~]ao deveria se chamar boi de piranha pois ela foi criada por um unico motivo,desviar a atenção da opinião publica das atividades do congresso pois no dia 21 sera votada a lei da tercerização de serviços.Qual é o setor que vai ser mais beneficiado com estas novas regras,logicamente o agro negocio em particular os frigorificos que em certas epocas do ano ficam ociosos ,variando de região para região.Podem estar perdendo agora ,mas a longo prazo os ganhos serão muito maiores,eu não duvidaria que foi tudo combinado,com exportadores ,distribuidores,importadores e o governo controlando.Na proximo mes ninguem fala mais.

  6. Escorbuto
    Texto excelente mas tenho uma correção : o escorbuto não é causado pelo excesso de vitamina C,mas sim o contrário, a falta de vitamina C no organismo é q causa a doença.

  7. Um grande acordo nacional se faz necessário.

    Acredito que se torne necessário por fim a aventura Temer.

    Deveríamos reconduzir a Presidenta Dilma ao seu mandato de Direito e ela faria um Governo de transição, até ser convocada uma nova Eleição Presidencial.

    Acordados seriam alguns pontos essenciais para novamente alavancar o crescimento econômico, atingindo em especial a geração de empregos emergenciais, a volta do PIB positivo, o ressurgimento de investimentos públicos e oferta de créditos dos bancos públicos para a retomada da produção industrial e da infraestrutura e reativação do clico vitorioso de crescimento do país com distribuição de renda e inclusão + ascensão social dos 12 primeiros anos do PT no Poder central.

    Todas as medidas adotadas/ aprovadas pelo Governo Temer seriam sumariamente anuladas.

    Daríamos prioridade para a formação de um Ministério que pudesse ter como meta emergencial, além de realavancar o crescimento econômico e social, botar ordem na casa nos campos do Judiciário, do MPF e PF + STF e na Política do Legislativo Federal, evitando tornar o suposto “combate à corrupção” na efetiva destruição econômico-social do país. 

    Precisaríamos encontrar um ponto de convergência (um grande diálogo nacional) do empresariado nacionalista, do Agronegócio e da Agricultura Familiar, da Política responsável, dos movimentos sociais e da classe trabalhadora via centrais sindicais.

    E o principal, um enquadramento da Velha Mídia, colocando regras claras do que se pode considerar Jornalismo e de defesa dos interesses nacionais e dos Direitos Humanos, quem não quiser se enquadrar nos meios de comunicação que utilizam o espectro eletromagnético (propriedade do Estado) que perca a concessão. E que enquadrem o Jornalismo impresso, também.

    Defendam Rede Globo & Cia. menor presença do Estado, jamais a destruição do Brasil, não defendam interesses estrangeiros ou particulares acima dos interesses nacionais nem façam assassinatos diários de reputação e nem pratiquem Jornalismo de Guerra contra adversários políticos. 

    O FORA TEMER! E A VOLTA DE DILMA para esta transição é para já!

    Dentro deste grande acordo Nacional se discutiria o tempo exato para se marcar a próxima Eleição Presidencial.

    E, claro, estabelecidas regras mínimas de como se deva comportar o próximo Presidente do Brasil e seu Governo, dando como prioridade a defesa dos interesses nacionais diante da Globalização e a valorização da indústria nacional, da classe trabalhadora, da Educação das nossas crianças e da juventude e do desenvolvimento tecnológico e científico do país, escudados estes pontos centrais na defesa de nosso patrimônio natural: recursos naturais, subsolo, petróleo, biodiversidade, terras agricultáveis e meio-ambiente e de nosso patrimônio cultural: diversidade religiosa, musical, tradições, folclore, patrimônio histórico, patrimônio imaterial, etc.

    Além de um projeto de reurbanização de nossas cidades para melhoria das condições de vida da população das periferias, para melhoria do trânsito, do saneamento básico chegando a todos os lares brasileiros, para resolver problemas de ocupações ilegais de encostas, beira de rios e ligados ao meio-ambiente etc. e uma reforma agrária consistente, para assentar no campo os brasileiros que assim desejarem.

    Seria um passo para um desenvolvimento sustentado e que nos levasse a ser um país desenvolvido e com Justiça Social.

    Apenas se faria um grande acordo para nos dar Civilidade, sem nos impor um modelo de desenvolvimento draconiano de esquerda ou de direita, impraticáveis no mundo real de 2017.

    Mais Estado menos Estado? Que decida a população nas urnas, porém, que se tenha garantido que para ser Presidente (a) do Brasil alguns pilares são básicos e inegociáveis e função do Estado, em busca de sermos civilizados, desenvolvidos e com a segurança de vivermos em um País sem violência e sem pobreza: Saúde, Educação, investimentos em infraestruturas: urbanas, rurais, estradas, ferrovias, portos, etc., projetos de conservação ambiental, programas de moradia popular, investimentos em Ciência e Tecnologia, em Cultura e Esporte.

  8. carne fraca traz muitos códigos…

    mas principalmente os da representação teatral ou com praticamente nada de investigação séria

    não foi a primeira vez, mas a sociedade espera que seja a última desse delegado………………………………..

    marca registrada de toda mídia que não presta, de enredo policialesco, gerando alguns momentos de tensão que supostamente revelariam crimes graves, mas que na verdade apenas emporcalham a profissão

    como meninos do Aécio de  ímpeto vingativo ou doentio

  9. Bolsonaro está envolvidona Carne Fraca… será armação do PSDB?

    Os soldados da extrema direita entraram nessa história com fúria… no começo estranhei… pensei que fosse uma reação exagerada. Depois descobri o envolvimento de Bolsonaro na Carne Fraca:

    http://www.tijolaco.com.br/blog/bolsonaro-fez-manobra-contabil-para-nao-estar-na-lista-da-friboi/

    Existem vários vídeos no youtube discutindo o tema. Essa acusação é grave, pode ter consequências sérias. Além disso, a Polícia Federal falou que existem provas ainda a serem reveladas.

    Até agora não apareceu nada que justifique essa operação… a não ser pegar o Bolsonaro, uma das pouquíssimas ameaças ao projeto do PSDB 2018. Se não pegar, no mínimo arrumar um dossiê para ser usado no futuro…

     

  10. A esquerda passou pro lado dos ruralistas?!

    Mui divertido. Não vamos minimizar o fato de que há, efetivamente, adulterações na carne. Mesmo ácido ascórbico, quando em excesso, pode ter conseqüências danosas à saúde, do contrário não seriam impostos limites. E a reembalagem de carne vencida? A água no frango e a mistura de sabe deus o quê nos embutidos? O que me choca é a esquerda ter abraçado esse discurso de “danos à imagem da carne brasileira no exterior” e em nenhum momento vejo se preocuparem com o cidadão que consome tais produtos. Vozes eminentemente de esquerda subitamente passaram pro lado da bancada ruralista(?!) que são elementos dos mais detestáveis e reacionários. Apenas 20% da carne produzida no Brasil é exportada, provavelmente é carne da melhor qualidade e segura pra se comer, mas qualquer porrada numa das piores parcelas da elite brasileira, ainda que por motivos talvez exagerados, muito me diverte. Ainda me lembro bem do caso da soda cáustica no leite – e eu sou um grande consumidor de leite – são os mesmos caras aprontando novamente. Há que se lembrar também que mês e pouco atrás, para agradar a bancada ruralista, Temer liberou uma série de agrotóxicos antes proibidos. Cadê uma ínfima preocupação com o consumidor brasileiro? Nossa esquerda é cega, batem cabeças, dão com a cara na parede e caem da borda do telhado.

  11. A pf contra-ataca

    Diante da reação das entidades representativas do setor, e da tentativa atabalhoada do governo de apagar o incêndio, a pf diz que vai apresentar provas contundentes, que não foram mostradas na primeira entrevista coletiva.

    Ou seja, querem mesmo destruir o setor.

    Há uma guerra intestina no governo. E Alexandre de Moraes, teoricamente o chefe da polícia federal, onde está?

    1. Alexandre de Moraes foi para outro açougue

      Nesta quarta, dia 22, ele assume vaga no TSE:

      http://www.jornaldaparaiba.com.br/politica/noticia/182458_apos-posse-no-stf–alexandre-de-moraes-vai-assumir-vaga-no-tse

      O teoricamente chefe da polícia federal atual é o Ministro da Justiça nomeado por Temer, Osmar Serraglio, que a PF cuidou de vazar no noticiário como um dos que foi gravado na operação Carne Fraca:

      http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2017/03/ministro-da-justica-e-citado-na-operacao-carne-fraca.html

  12. Muito bem, Nassif

    O texto começa com um perfil muito bom do senhor delegado. Depois, você faz uma ligação entre o desastre causado à economia brasileira e os filhos do impeachment. Aqui se faz jornalismo.

  13. Esses jovens fascínoras estão destruindo nosso pais

    ONU pede calma em meio a mortes conflituosas em distúrbios na RDC

    http://www.aljazeera.com/news/2016/09/urges-calm-conflicting-death-tolls-drc-riots-160921204339205.html

    Esses moleques mimados – Dalanhol, Moro, Moscardi e demais – a titulo de combater a corrupção, estão destruindo nosso querido Brasil, esse boys representantes de interesses americanos tem atuado como politiqueiros penais em busca de holofotes da Globo nestes últimos 3 anos. Esses moleques já deram prejuizo de quantos bilhões de reais ao povo brasileiro? No ramo da industria do petróleo e gás, no final da Lava Jato o  prejuizo  poderá se aproximar de 13% do PIB, a Carne Fraca dará outra garfada no PIB, de forma que de garfada em garfada, esse pais se transformará num grande Congo, com grupos de mercenários disputando sabe-se lá o que: é o que terá restado desse etado de loucura desencadedo pelo conluio midiático-penal que tinha como plano destruir a nossa economia para dar o golpe de Estado que neste 17 de abril faz 1 ano…

    Para agravar a situação, enquanto fazemos um esforço danado para defender a empresa nacional, seja ela pública ou privada, o desmonte segue a todo vapor, uma vez que os ratos que tomaram de assalto o poder se aproveitam do barulho da Carne Fraca para aprovar maldades contra a população, como por exemplos, a venda de terras a estrangeiros, a alienação do pré-sal a preço de banana, o desmonte da CLT e da Previdência social.

    Sobre o contorcionismo para que a vitamina C virasse  ácido letal, me lembrei do caso Escola Base, um erro clássico do conluio midiático-penal que levou à destruição de uma familia inteira, aliás, este caso é a ilustração perfeita do que está ocorrendo no Brasil com o objetivo de destruir o campo progressista e as conquistas sociais, temos hoje um governo servil  às  forças ocultas e hostil ao povo.

     

  14. Errei….

    Neste episódio todo, errei de precipitação ao focar o assunto como sendo mais um malfeito descoberto pela PF. Eu fiquei apenas criticando a esperteza de empresa gigante, embora parcialmente com razão, pelo seu crescimento fácil acima do binômio volume/preço e não pela qualidade, tudo com base na fraqueza do consumidor brasileiro, que leva gato por lebre constantemente.

    A reação do Nassif desde o começo esteve certa, ao antecipar o estrago que o Brasil todo iria sofrer, embora eu ficasse chateado pelo fato que Nassif tenha aproveitado esse episodio para meter o pau em Dilma e no ex-ministro JE Cardoso, o que achei injusto e desnecessário dentro da matéria discutida.

    Depois de observar novamente o quadro todo, perante as perguntas que as pessoas se fazem sobre se haveria outra forma mais discreta de resolver o assunto, eu agora acho que sim, que talvez houvesse outra forma. Não passaria um lote estragado ou com defeito sem a conivência do inspetor sanitário, ou pela falta desta fiscalização. Esse era o alvo da policia, a fiscalização, de checar enriquecimento ilícito e corrupção de servidor, discretamente. A demissão e prisão de inspetor corrupto e a moralização desta categoria teria resolvido o problema sem maiores transtornos. O desdobramento aqui é também político, pela manutenção de aquele fiscal corrupto “mor” com apoio do ministro Serraglio e a cúpula do PMDB, mas, isso não teria gerado o dano irreparável que o comercio exterior brasileiro aqui sofreu, e cujos efeitos permanecerão por muitos anos.

    Enfim, assumo aqui o meu erro de apreciação inicial e peço desculpas a Nassif e aos colegas.

    1. E não tem que culpar Dilma e

      E não tem que culpar Dilma e Zé da Justiça ???

      Eles que levaram a política do lula de empoderamento dos servidorxs (Não dá para falar em empoderamento sem usar pós-modernês :P), e agora, a PF e o MPF, emponderadxs, destroem o país… primeiro destruíram a própria Dilma

      Dilma e Zé da Justiça tem MUITA culpa no cartório. Mas o Zé do que ela, mas o erro dela foi confiar em um cara que se deita com uma jornalista que fez matéria chamando ela de maluca…

  15. “MOROTIZAÇÃO” DA PF, MPF E

    “MOROTIZAÇÃO” DA PF, MPF E PARTE DA MAGISTRATURA.  Flexibilização de direitos e garantia dá nisso. Começa a destruição da agro-indústria nacional: Coréia do Sul, União Européia, China e Chile suspendem importação de carnes do Brasil.

    Já não basta a destruição das indústrias nacionais de base e infraestrutura, das empreiteiras nacionais, das empresas nacionais fornecedores e dos empregos (com vertiginosa queda de arrecadação de impostos privenciários, de impostos estaduais e federais, e queda do  PIB nacional) levada a cabo pela denominada operação lavajato.

  16. Quem conhece

    minimamente o setor sabe que jamais o que a PF apresentou ocorre ou ocorreu na ESCALA que a PF o transformou.

    O relatório é primário e contém erros e deduções infantis de quem somente conhece carne como o bife no prato.

    Isso é mais um chantagem da delegada contra o ministro do cunha.

     

     

  17. Excelente a chamada aos

    Excelente a chamada aos ambientalistas e a quem sustenta a operação:

    “o caminho é lutar pelo aumento das investigações, das punições contra esses crimes específicos, não pela destruição do setor”

    ****

    CARNE US$ 15  BILHÕES/ANO

    EMPREGA 6 MILHÕES DE PESSOAS

    A carne rende ao Brasil – por ano – 15 bilhões de dólares e gera 6 milhões de empregos para brasileiros

    A CHINA nos primeiros meses deste ano quase duplicou a importação da carne brasileira movimentando – entre janeiro e fevereiro – US$ 6,246 bilhões (agora, depois da operação da PF, suspendeu as importações)

    (ANSA 21/03/2017)

     

    1. Veganismo – (Mas nem leite?) – Casal Natureba

      Acho que a saída é todos nós virarmos veganos e irmos morar na roça, ué mas não vai dar certo porque os estrangeiros, pessoas, empresas e até paises, estão adquirindo milhões de terras por aqui. Ser vegano se é bom porque o pum deixa de ser fedido, uma vez que não se pode consumir ovo, nem carne, nem mesmo mel. Ah, como eu queria virar coelho e poder me sustentar comendo somente alface.

      Veganismo – (Mas nem leite?) – Casal Natureba
       

      https://www.youtube.com/watch?v=oH6bfRo8Zlc

  18. Moro, Gilmar Mendes, delegado

    Moro, Gilmar Mendes, delegado Grilo… o Brasil que se exploda contando que tenha uma grande reportagem no JN e os ditos cujos aparecam como salvadores da pátria.

  19.  
    A POLÍTICA DA PF É DE TERRA

     

    A POLÍTICA DA PF É DE TERRA ARRAZADA. INCRÍVEL O MP, E PARTE DO JUDICIÁRIO, CONCORDAR COM ISSO.

    Totalmente fora de controle, não alcançam os membros da PF a importância para o país do significado estratégico dos “interesses nacionais”. Preferem o caminho dos holofotes e estrelismo.

    O caso da LavaJato (emprego, empresas de base e empreiteiras nacionais destruídas e paralizadas com queda na arrecadação previdenciária, queda da arrecadação de imposto e do PIB), e, agora, o da carne são exemplares disso.

    Ao invés do estardalhaço pirotécnico mediático, a tomada imediata de medidas administrativas duras, completas e rápidas (contra às empresas) poderiam ter sido coordenadas, casadas com o interesse maior nacional, como apreensão dos produtos acompanhadas de pesadas multas. Em relação aos funcionários faltosos, a instauração imediata de procedimentos administrativos de demissão. E tudo no mais absoluto sigilo (interesse nacional estratégico).

    Solucionado o problema, levantamento do sigilo, a mais ampla divulgação dos fatos, das medidas tomadas e da normalização da situação.

    Medidas criminais devem ser presididas pelo princípio da “ultima ratio”.

    Em meio a grave crise econômica interna e internacional, só faltava o bloqueio internacional as nossas carnes. 

    A pergunta que fica: quantas décadas serão necessárias para nos soerguermos?…ou dane-se a nação?…

    1. A PF “montou” o Inquérito

      A PF “montou” o Inquérito Policial e requereu as diligências (operação). O MPF concordou com a operação. O Judiciário (juiz) deu o aval autorizando a operação. 

  20. Essa história de carne fraca
    Essa história de carne fraca é o ponto final para vermos o nível de irresponsabilidade da Globo e PF e q REALMENTE NÃO SE IMPORTAM com as empresas,empregos em nosso país, gente é só analisarmos os fatos, principalmente os jurídicos,são pautas antinacionais,partidárias e fascistas,QUEM ESTÁ SE BENEFICIANDO ? ESTRANGEIROS !!

  21. Percebi logo no início desse

    Percebi logo no início desse imbróglio o quanto ainda estamos entranhados na síndrome-escola-base. As respostas ao Nassif, aqui no blogue, tipo “jornalista defendendo carne podre por ideologia”,  não partiram de bolsonaros não ! O medo do “terrível” ácido ascórbico até poderia ser engracado não fosse trágico !  Claro que a responsabilidade pela nossa ignorância pode não ser nossa. E ninguém sabe tudo. Porém, ignorar a nossa ignorância não temos o direito, não podemos dar pitacos em coisas que desconhecemos, levados por opiniões dos que sofrem de holofotefilia, a não ser que soframos da síndrome escola-base, também conhecida por síndrome bar-bodega. Repeteco, essa síndrome acomete pessoas de qualquer ideologia, nào é privilégio de bolsonaristas. Nem se pense em defender qualquer abrandamento de regras que visem controle sanitário e preservacao de saúde pública, hipótese que seria um caos. Se um fiscal entrar hoje em um supermercado e encontrar produtos com data de vencimento 20/03/2017 deve considerá-los impróprios para o consumo e tomar as medidas legais cabíveis ? Óbvio que sim !  Se considerar que isso é um escândalo, que os desavisados que eventualmente consumissem os produtos estariam correndo risco de morte, ou risco de câncer, ou…ou…só podemos ter uma explicacão, trata-se de um celerado holofotefílico. E os que vão na onda, sem questionamento, ignorantes escolabasebarbodega. Tentemos, ao menos tentemos, seguir os ensinamentos do “dono” do blogue, ponderacão sem ingenuidade, questionamento sempre. Questionar não é ir contra o fato, é querer saber qual é o fato real, nem sempre evidente.

  22. A Globo….

    Como acontece na maioria dos grandes grupos economicos nestes ultimos tempos,que se concentram e focam no que tem mais “know how”, mais conhecimento e abandonam ou vendem atividades paralelas…… a globo foca no que é “especialista”…..que é fazer novelas….todo o setor jornalistico da globo(escrita e televisada), hoje em dias, é simplesmente “novela”…..

    jornal nacional……novela

    globonews……..novela

    Simples assim, tudo ficção……segundo os desejos de seus patrões e da empresa……

  23.  
    http://www.brasil247.com/pt

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/285971/Presidente-da-JBS-nos-EUA-denuncia-crime-contra-o-Brasil-na-a%C3%A7%C3%A3o-da-PF.htm

     

    Presidente da JBS nos EUA denuncia crime contra o Brasil na ação da PF

    247 – Reproduzimos, abaixo, mensagem enviada, em tom de desabafo, pelo executivo André Nogueira, presidente da JBS nos Estados Unidos e Austrália, a alguns de seus amigos.

    Um Crime contra o Brasil



    Caros amigos, como alguns de vocês sabem, trabalho na JBS há dez anos, moro nos EUA e estou responsável pela operação da América do Norte e Austrália, onde temos mais de 80 fábricas,  milhares de funcionários no nosso time, posição de liderança em cada Mercado que atuamos e somos reconhecidos pela qualidade dos nossos produtos.



    Nos últimos dois dias,  uma série de reportagens de mídias como CNN, WSJ, New York times e outros publicam o que seria o “escândalo da carne podre no Brasil”.



    Como consequência da minha responsabilidade, conheço bem a produção de carnes nos EUA, Canadá, México, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Brasil, e do meu ponto de vista, os fatos são:



    – O Brasil é o líder mundial da exportação de carne de boi e frango, consequência da qualidade dos milhares de produtores rurais, eficiência da indústria, controle sanitário e qualidade dos produtos;



    – O Brasil exporta para mais de 100 países, entre eles os mercados mais exigentes em controle sanitário e de qualidade (EUA, Europa, Japão, etc.), que, para aprovarem o Brasil, enviam missões que auditam as fábricas. Os produtos exportados também são auditados para entrar nos mercados de destino;



    –  As fábricas que produzem os produtos para exportação, também produzem a mesma qualidade de produtos para o Mercado interno; portanto, posso afirmar que na absoluta maioria das plantas com selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o brasileiro consome um produto de excelente qualidade e padrão dos mercados mais exigentes;



    –   A indústria de carne (boi, frango e suíno) gera milhões de empregos no Brasil, na sua massacrante maioria, gente séria, que trabalha duro para produzir um produto de qualidade e respeitado mundialmente;



    –  A indústria de carne gera mais de US$10 bilhões em exportações para o Brasil;



    –  Em dezenas de visitas que fiz com grupos de clientes e produtores de outros países em fábricas no Brasil, eles sempre ficaram impressionados com a qualidade;



    –    Numa investigação de 2 anos, numa indústria com mais de 2.800 fábricas, a PF confirmou irregularidades em 3 fábricas, 0.1% (nenhuma da JBS).



    A irresponsabilidade de alguns agentes públicos e mídia pela generalização de alguns fatos isolados de qualidade de produtos é um crime contra o Brasil e um enorme desrespeito a milhões de pessoas que trabalham direta ou indiretamente no agronegócio brasileiro.



    Certamente numa indústria tão ampla existem algumas empresas e  indivíduos que intencionalmente burlam regras. Nos casos que acontecem aqui nos EUA, as empresas são investigadas e, se comprovado o problema, punidas. Mas jamais se permite colocar a reputação da indústria inteira e das empresas corretas em risco.



    Obrigado,



    André Nogueira

    1. Batendo na janela….

      O relatório vai ficar batendo na janela para sair….assim como a moça que se afogou dentro do avião. Ou seja, esperando o “momento certo” (?)

  24.  
    Os concursados das

     

    Os concursados das carreiras jurídicas estão destruindo o Brasil. É preciso criar um novo modelo para essas carreiras jurídicas.

  25. Em poucos meses vai restar

    Em poucos meses vai restar quase nada do que se levou mais de 100 anos para construir. Eleição, se houver, não vai resolver o problema porque o estado está totalmente aparelhado para impedir que se mudem as coisas, o golpe do impeachment é prova maior disso. Povo nas ruas, não resolve, porque o brasil está em estado de excessão e os donos do país não dão a mínima para o que o povo pensa. Aquela senhora bolou uma bela frase de efeito – “é preciso ter a ousadia dos canalhas” – mas, pelo visto, amarelou. Forças armadas escudam-se no “papel constitucional das forças armadas” para não fazer coisa alguma em relação ao fato de que nossas fronteiras foram arrombadas de dentro pra fora. Por aí vai. O brasil rola ladeira abaixo. Filhos da classe média alta formam-se em direito, prestam concursos e com 30 anos de idade, sem experiências maiores de vida, assumem o poder de destruirem sozinhos  setores inteiros da economia. A grande mídia é instrumento de manipulação da população e controle da informação A alta burguesia derrubou o Imperador, depois criou as condições para se manter no poder, coisa que só foi mudada em 1930, por Getúlio Vargas, na base da força. Assim, em pleno século 21, voltamos a viver no país do final do século 19 e primeiras décadas do século 20. Uma parte da população, angustiada, tem ideia do que está acontecendo, a maioria está vivendo no mundo paralelo, feito Matrix.

  26. Brasil

    O Brasil que estão destruindo é obra do nosso suor. Nossa geração (60) lutou muito para ter um Brasil respeitado e agora não podemos permitir que acabe com tudo que conseguimos. Vamos continuar lutando com toda nossa força, pois, o que está em jogo é o futuro do nosso país. Eu estou sempre nos movimentos do FORA TEMER e em defesa da DEMOCRACIA.

  27. Intermináveis seguidas zurradas no reino golpista

     

    …”Moscardo Grillo é agressivo com os críticos, truculento nas ações, e cioso de suas prerrogativas de autoridade. Reprovado no psicotécnico no concurso para Delegado, sua primeira missão foi no Acre. Com suas pirotecnias, prendeu 17 pessoas na Operação G7. Três anos depois, a Justiça Federal do estado absolveu todos os acusados.

    Coube a ele, também, prender Guido Mantega do Hospital Alberto Einstein, não respeitando o estado grave de sua esposa.”…

    …”Não ficaram nisso as estripulias do delegado Moscardi. Responsável pela primeira investigação sobre o grampo encontrado na cela do doleiro Alberto Yousseff, em março de 2014, cometeu erros tão primários que lançaram a desconfiança de que foram propositais, para garantir um resultado favorável à cúpula da Superintendência Regional do DPF no Paraná (SR/DPF/PR) (https://goo.gl/PDPJso).”…

    …”Nas mãos desse delegado, exibicionista e imaturo, foi colocado o destino de mais de dez anos de esforços brasileiros para ampliar as exportações de carne pelo mundo. Ao conduzir a Carne Fraca, “a maior operação da história da PF”, Moscardi Grillo provocou desconfianças em todos os compradores de carne brasileira, trazendo a maior ameaça ao setor desde a febre aftosa. Depois do alarido da Operação, China, União Europeia, Chile e outros países suspenderam a compra de carne brasileira.”…

    …”O relatório de Moscardi na Operação Carne Fraca assemelha-se em tudo ao jornalismo que hoje se pratica. O repórter-polícia e o polícia-repórter saem sempre atrás de um grande caso, mesma que seja um caso qualquer, com um objetivo claro: confirmar a suspeita, superdimensionar o escândalo e garantir a manchete. A verdade não lhe importa, tem nuances, tem circunstâncias que podem relativizar e enfraquecer a matéria. Interessa, então, a escandalização a seco – que rende manchetes.”…

    …”Moscardi é cria direta do estado de exceção defendido pelo Ministro Luís Roberto Barroso. Só uma situação de exceção para permitir a um delegado inexperiente e inepto mobilizar mais de mil agentes da PF e comprometer a imagem da pecuária brasileira em todo o planeta.”…

    Enquanto o mundo capitalista continua patinando num grande cruel e fedorento pântano, a China, sob duro comando do gênio de Mao Tsé-Tung, tomou rumo socialista: da miserável e insignificante China de 1949, situada no zero absoluto, passou para a 2ª potência econômica do mundo em apenas 60 anos. Mais, pelo o publicado até agora, ainda este ano, deverá ultrapassar o PIB dos EUA. Pasmem!

     

  28. E tanta estultice nessa ação

    E tanta estultice nessa ação que o primeiro pensamento que nos vem é que tem a mão dos americanos no caso. A pergunta é: como é que um orgão policial tem tanta autonomia para causar um estrago desses na economia? Com certeza no caso da Petrobrás, que foi tomada de assalto pelos ladrões que estão no poder, tem muito erro levando a narrativas semelhantes a esse caso. Tudo “consertado” pelo Ministério Público, Juiz Moro,  prisões ilegais e delações premiadas.

    Para que serve a Abin que não detecta esses ataques ao país feito por tiranetes despreparados para o cargo?

    O hotel desse delegado fica no bairro Estoril, o mais nobre de Bauru. De onde será que veio o dinheiro? Por muito menos acabaram com a vida do Protógenes Queiróz. Provavelmente com esse aí não vai acontecer nada. Tem ficha corrida de serviços prestados ao Psdb e ao golpe.

    Eu li o artigo do Sakamoto dizendo que os interesses nacionais não podem passar por cima das condições dos trabalhadores da pecuária brasileira. Só que em nenhum momento esses tiranetes fizeram referências a essas condições. Ao contrário,  da Lava Jato até a Carne Fraca não houve uma só referência a questão social e à preocupação com a manutenção de empregos. Só falam em mercado competitivo.

     

  29. Há alguma alteração no vento

    O editorial de hoje no estadão demonstra que houve alguma alteração no vento. O título: “Investigação policial não é espetáculo“. É claro que, em algum momento, interesses comerciais, diretos ou de seus anunciantes, iriam falar mais alto e eles iam bater o bumbo noutra direção.

    De qualquer modo, chega a ser risível esse rompante de sensatez do dito jornal.

    1. Colocar o matodonte facista

      Colocar o mastodonte facista em movimento é relativamente facil, já para-lo são outros quinhentos, geralmente custa muito tempo e sangue.

  30. Ha algo de mais podre ainda neste reino

    A noticia mesmo do dia de ontem foi a da provavel renuncia de Carmem Lucia à presidência do Supremo. Segundo a propria Ministra, ela disse que vai renunciar ao cargo em breve para poder ter mais tempo para suas outras atividades. Alguém acredita nisso? A posse de Carmem Lucia na presidência do STF foi com pompa e circunstância, teve direito até a Caetano Veloso cantando o Hino Nacional. Alguém acredita que apos toda a campanha que ela fez na época de sua posse, dizendo-se a favor da “moral, ética e dos bons costumes”, ela iria, menos de um ano apos sua posse, renunciar? Seguira a mesma trajetoria de Joaquim Barbosa?

    – A morte de Teori Zavascki teria algo a ver com isso ?

    – Ela tem informações de que Temer sera forçado ou constrangido a renunciar?

    – Ou, ao contrario, para fortalecer esse governo, querem a sua saida precoce da presidência do STF?

    O Brasil esta passando por uma crise completa em todas suas instituições. O governo que por ora se mantem no poder, esta todo contaminado, é muito mais podre que qualquer carne avariada. Carmem Lucia, apos todo esse tempo, desejara distância do cheiro podre que vem do Palacio do Jaburu? E assim ter esperança de salvar alguma coisa de sua biografia….

    Não consigo muito acreditar numa renuncia calma e pensada. Acredito mesmo em pressões, e das poderosas, nessa possivel saida de Carmem Lucia da presidência do STF. Para uma ministra que começou o mandato sublinarmente afirmando sua escolha no masculino, esta sendo derrubada, assim como a presidenta Dilma Rousseff, pelos homens que detêm o poder no Brasil. Pela plutocracia que ela mesmo apoia.

  31. O escandalo da carne de cavalo na imprensa da Inglaterra

    Em 2013 foi descoberto carne de cavalo em hamburgueres da Rede Tesco no Reino Unido. O fato, muito mais grave do que o ácido ascórbico e o papelão na carne brasileira, repercutiu poucos dias na imprensa britânica, no Guardian, por exemplo. Aqui, daqui há 8 meses, no mínimo, todos os jornais tupiniquins, três vezes por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, só falarão em Operação Carne Fraca. A palavra que o Willian Bonner mais pronunciou na sua vida não foi mamãe, foi Lava Jato e Mensalão. Agora vai feder carne fraca.

    How the horsemeat scandal unfolded – timeline – The Guardian

    https://www.theguardian.com › World › Food safety – 15 de fev de 2013 – Some Findus UK beef lasagnes were found to contain up to 100% horsemeat. … Friday 15 February 2013 10.44

    Horsemeat discovered in burgers sold by four British … – The Guardian

    https://www.theguardian.com › World › Food safety – 16 de jan de 2013 – Frozen beefburgers on sale in Aldi, Iceland, Lidl and Tesco found to contain … Wednesday 16 January 2013 03.34

    Horsemeat scandal: watchdog to test all beef products at UK …

    https://www.theguardian.com › World › Food safety – 17 de jan de 2013 – Tesco has cleared its shelves of beef products after its frozen value … Thursday 17 January 2013 08.21

    Tesco tweets itself into more horsemeat trouble – The Guardian

    https://www.theguardian.com › Business › Tesco – 18 de jan de 2013 – Tesco tweeted on Thursday night: ‘It’s sleepy time so we’re off to hit the hay! … Friday 18 January 2013 14.09

    Cuts to abattoir meat checks ‘will be the next food … – The Guardian

    https://www.theguardian.com › World › Food safety – 19 de jan de 2013 – Saturday 19 January 2013 18.54

    Tesco launches horsemeat inquiry after withdrawn … – The Guardian

    https://www.theguardian.com › Business › Tesco – 25 de jan de 2013 – Friday 25 January 2013 13.56…

    Tesco delayed payments to suppliers to boost profits … – The Guardian

    https://www.theguardian.com › Business › Tesco – 26 de jan de 2016 – Tuesday 26 January 2016 05.14

    Tesco drops Irish supplier over horsemeat scandal – The Guardian

    https://www.theguardian.com › Business › Tesco – 30 de jan de 2013

    Burger King reveals its burgers were contaminated in … – The Guardian

    https://www.theguardian.com › Business › Burger King 31 de jan de 2013 – Thursday 31 January 2013 15.02

  32. A vaca foi pro brejo juntar-se ao restante da nossa economia

    Mais desempregos diretos e indiretos e mais pernas arregaçadas para as corporações transnacionais se apropriarem das nossas riquezas.

  33. A casta de burocratas

    A casta de burocratas concursados parasitando no aparelho estatal destrói um pais, e o senso comum midiotizado continua a falar “dos políticos”. 

    Gostaria de perguntar aos repetidores de clichês coxinhas em que um indivíduo que passa num concurso tem mais legitimidade do que aquele que recebe votos. Concursos que primam pelo decoreba a se julgar pela ignorância a respeito de tudo que não seja multipla escolha.

    E em que se pode até ser reprovado no psicotécnico, tudo bem, entra com recurso, usas-e a influênica da família, e pronto, tem um cargo que pode destruir um setor inteiro de economia de um país, desempregando milhares de pessoas que não tiveram papai para pagar por cursinhos de decoreba.

    Esse playboys filhinhos de papai vaidosos são o que de pior produz a “meritocracia a la brasileira”. Mas igualmente aqueles mais espertos também dão no mesmo resultado. Moro, Janot, Dellagnol e aquele da barbixa só são menos descuidados.

    1. Os SOVIETES…

      ….foram a  elite dos “trabalhadores” russos  que acabou  causando a  extinção de toda  a  União Soviética…

      Aqui, esta elite  de concurseiros  está levando o país pro buraco !!

      Acho que função ¨PUBLICA”  deveria  ser exercida  apenas  por abnegados  e  vocacionados  e  não por “empreendedores de oportunidades públicas”  aonde se apoderam de qualquer nicho de poder  para, como Janio dizia:  – Se locupletar !!

  34. O país afunda como o Titanic

    O comandante do exército gal. Villasboas Correia deu declaração semanas atrás dizendo que o  Brasil estava à deriva. General, o senhor estava correto infelizmente nesse momento como o Titanic, já começou a afundar. A diferença é que o Titanic tinha um comandante, e este mesmo sabendo da gravidade da situação ficou do lado da tripulação e dos passageiros até a morte, tentando salvá-los.

  35. Sem dar publicidade às investigações, o governo abafa o que for

    1) O sindicato dos fiscais informou que já apresentava denúncias ao Ministério da Agricultura há 10 anos. Elas sempre foram abafadas. A sociedade exige TRANSPARÊNCIA, e não o jogo de compadres em que políticos, fiscais corruptos, polícia e judiciário se aliam em um acerto por baixo dos panos, fora do conhecimento da sociedade. 2) Faz parte dessa exigência por TRANSPARÊNCIA o bom trabalho do Nassif aqui, mostrando as estripulias do senhor Moscardi Grillo. Excelente trabalho jornalístico, mas…. 3) Lamento que, assim como no caso das empreiteiras, Nassif se coloque ao lado de oligarquias corruptas (como Lula já fez ao chamar Sarney de “homem incomum”, que não deveria ser importunado pela imprensa a respeito de suas picaretagens). Infelizmente, por inúmeras vezes nossa esquerda tem se prestado a um movimento contrário ao da modernização de nosso estado e nossa sociedade. Parece que, assim como os velhos oligarcas, ainda não entenderam a mudança dos tempos. Nossa esquerda e nossa direita estão altamente ultrapassadas, e completamente sem respostas a dar para a sociedade.

     

    1. troll demente

      Comentando:

      1……

      2……

      3) face ao acima exposto e tendo votado sempre no PT tenho autoridade para dizer que Nassif etc. etc.

      4) conclusão, testa da cazzo

      1. O troll demente é o próprio Ugo, como ele bem se nomeou

        Seu “texto” é auto-explicável: nenhum argumento apresentado, contra-argumentos menos ainda. É o lado ignorante e obsecurantista da internet falando.

  36. O que falta pra um gabinete paralelo?

    O que falta pra Lula e Dilma montarem um gabinete/governo paralelo?

    Pra demonstrar todos os erros do governo Temer e as ações corretas e pra expulsar do PT e da esquerda todos os parlamentares que compõe com as idéias e negociatas do governo Temer

     

    PS.: Nunca se desmatou tanto como no Governo Dilma Roussef pra expansão da criação de gado e dos grandes projetos hidroelétricos na Amazônia, apesar dos benefício de curto prazo, essa longa destruição e a falta/corrupção da fiscalização cobrará um alto preço de todos nós, se já não estiver cobrando. Vale a pena acabarmos com nossas florestas pra manter empregos miseráveis e aumentar as fortunas de bilionários da carne sem freios?

     

    http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2015/03/1610479-dilma-corta-72-da-verba-contra-desmatamento-na-amazonia.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/01/1847797-pt-ignora-golpe-e-deve-apoiar-nomes-de-temer-para-senado-e-camara.shtml

    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html

    http://www.ebc.com.br/cidadania/galeria/audios/2013/01/pecuaria-e-setor-com-mais-trabalhadores-em-condicoes-de-trabalho

    https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/para-especialistas-causas-da-seca-vao-alem-do-desmatamento-na-amazonia-2901.html

     

     

     

     

  37. Olhando no lugar errado

    Nassif,

    Pode qualquer delegado da PF mobilizar operação de tal porte somente por meio da própria canetada?
    A quem Grilo pediu autorização para criar essa cortina de fumaça? Um das intenções foi claramente apequenar a Lava Jato frente a opinião pública. 

    Mais uma vez, outro setor da economia que busca se apropriar do Estado por meio de financiamentos e propina é detonado pela ação do aparelho jurídico-policial do prório governo. Ação que já se sabe partidarizada, portanto com viés político – tem o DNA do PSDB.

    E como há sempre um setor da economia por trás da política no Brasil, resta identificar qual deles tem se beneficiado com a instabilidade atual. 

    O fato é que o país entrou em um nova etapa de conturbação política (no momento) e social (em breve), do qual, provavelmente, ficará preso nos próximos anos. É o que acontece em nações institucionalmente frágeis e ricas em petróleo.

  38. Estado fraco e política aftosa

    Decerto o ilustre delegado é vegano convicto. Esqueceu-se das aulas de Direito Constitucional. Cada um é livre para escolher o que comer conforme lhe apetece.

  39. 2012

    Então o sujeito se torna delegado em 2012, ano pré-loucura das ruas, e em 2014 já está causando na Lava Jato? Como um novato consegue tanta projeção?

  40. QUANDO OS CORNETEIROS DA

    QUANDO OS CORNETEIROS DA FANFARRA GOLPISTA  COMEÇAM A DESAFINAR ADOIDADO

    O delegado exibicionista Febre Aftosa, digo, Grilo Falante, ops!  Grilo Moscardi. Nesta nova apresentação da Charanga da Polícia Federal, sob a regência do maestro e delegado Febre Aftosa.  A fanfarra da PF,  teve suas cornetas desafinadas pelos coronéis da carne-podre.

    A poderosa organização da Carne Podre, ou, Bancada do Chifre, digo, do Boi. Com  acento cativo no Congresso Nacional. Inclusive, com representação própria na grande imprensa golpista. Os Saad, da Banderante, salvo engano tem &interesse$  nas  agro-negociatas.

    Ai, que o delegadozinho de merda, se estrepou. O Grilo foi estrilar e chafurdar ao mesmo tempo em território minado. Arriscou-se em vir a perder as patas traseiras. Como se sabe, são estas, as pata, com as quais, os insetos grilos, mais impulsionam seus pulos. O mesmo processo se dá  com os seus congêneres, ou melhor, seus equivalentes humanoides. Estes, ao adotarem mirabolantes saltos na aventura radical da prática do alpinismo social, calha de vir a dar com os fundilhos no asfalto quente, ou, atolados na lama.

    Outro  trecho hilário na patuscada dos marajás da PF. Que atirou ao deboche público os  tocadores de tuba e corneteiros da PF, foi o tratamento burro e estúpido, atribuindo ao ácido ascórbico (vitamina C) a condição de perigosíssimo veneno. Mais perigoso que o fantasioso veneno aplicado, segundo a mentirosa CIA , no irmão do tirano da Coreia. Pois bem, o perigoso químico, tratava-se do  antioxidante largamente utilizado a décadas em todo o mundo, na industria de alimentos.  Licença pra gargalhar: KKK, kkk, KKK…Fui!

    Os merdas, nada sabem, como foram aprovados, estes bostas concurseiros?

    Orlando

  41. Querem saber de uma coisa?

    Querem saber de uma coisa? Nós tornamos um país de acovardados, de frouxos. Por todas as sendas e em todas as áreas. Exceções há, mas para confirmar a regra. Até nos surpreendemos quando lemos um artigo desse nível e com esse ímpeto tal a pasmaceira que reina nas hostes do jornalismo dito corporativo. É necessário não esmorecer nessa batalha de expor com todas as letras o que está por detrás desses descalabros. 

    E por falar em descalabro, o maior deles, o mais deprimente, o mais revoltante, é o país ter que suportar um usurpador do nível desse presidente Michel Temer. Numa das encruzilhadas mais preocupante da nossa história tem a responsabilidade de conduzir o país um autêntico parvo.

    Chegamos nesse estágio por duvidarmos da nossas capacidade de nos auto destruirmos.

    Inquestionável a irresponsabilidade de quem autorizou e executou essa operação. Entretanto, as críticas tem que ir além dos meros prepostos. Ou dito de outra maneira: o buraco é bem mais embaixo. Delegados, procuradores e juízes, e de resto qualquer agente público pode se render à vaidade, o sétimo chamado “pecado capital”.

    A questão de fundo é política e institucional. E diz respeito a perda ou o enfraquecimento do controle do Poder Executivo sobre certas áreas da administração pública, a exemplo da Polícia Judiciária da União, a chamada Polícia Federal. Basicamente, hoje tal corporação(o termo mais adequado é esse) policial age sem nenhum controle do seu superior hierárquico, o Ministro da Justiça, e por extensão do próprio Presidente da República. 

    Ora, em qual diploma legal está inscrito essa autonomia? Em lugar nenhum. Trata-se efetivamente de uma imposição de fato e não de direito. Se é assim só a Política pode explicá-la. E o marco dessa extrapolação é quando o PT, através da eleição de Lula, assume o Poder em 2003. A partir daí, mais exatamente quando o tema corrupção passou a monopolizar o discurso da oposição oficial e como matéria-prima para as manipulações da oposição oficiosa(imprensa), a tática foi pressionar pela autonomia da Polícia Federal tal qual se apresenta hoje, não por pudores éticos, mas simplesmente para corroer esse liame hierárquico. Paralelamente e ironicamente, os próprios governos do PT fortaleceram essa nova arquitetura “institucional” através de uma melhor remuneração desses agentes públicos e modernização e expansão da logística operacional. 

    Faltava apenas dar configuração ideológica ao “monstro” e essa veio com o discurso da “autonomia operacional” que na realidade embutia uma autêntica anarquia institucional dado que sem nenhum embasamento jurídico. Entendeu-se essa “autonomia operacional” como liberdade irrestrita de ação sem a aprovação e o conhecimento prévio dos escalões superiores quando na realidade o adjetivo “operacional” remete apenas à capacidade do órgão policial planejar e executar suas operações com o fito de alcançar os objetivos colimados. Afinal, isso é óbvio, o ministro da Justiça e o Presidente da República regra geral são leigos em assuntos de segurança.

     

  42. LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

    Mais um episódio a juntar-se numa longa lista a confirmar a necessidade da LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE. 

    MAs que , com a fraqueza das instituições , de pouco adiantaria. Se tal lei existisse , o judiciário diria que o tal delegado está com a razão pois estamos numa situação de exceção , da forma idêntica que acobertaram a aberração MORO . 

    Será possível as empresas frigoríficas ou as associações agropecuárias demandarem indenizações milionárias contra a União pelos prejuízos causados por conta da autação de um medíocre ?  Demanda que evidentemente atravessará décadas no Jiudiciário .

  43. Mais uma nódoa para colocar

    Mais uma nódoa para colocar na conta do Zé da Justiça, o que nada fez nem ontem nem nunca. Isso que dá brincar de republicanismo débil. 

     

  44. Já que estamos tratando de

    Já que estamos tratando de esculhambação. Se não me falham os poucos e cansados neurônios, isso, sem considerar o lastimável estado de oxidação das sinapses ainda em uso. Agora então, depois que o delagado da PF, o tocador de tuba da coorporação, o delega Grilo Morotó, ou, algo que o valha. Pois muito bem, na Polícia Federal não tem mais homi não?

    Quem é que manda nessa birosca? Isso tá parecendo casa de lenocínio à beira da falência. A cada dia, me aparece um gigolô novo, arregimenta um bando de mulheres da casa, sem autorização de senhor ninguém, e leva as moças pra rodar a bolsa em locais inadequados. Ai, vem os donos do gado com a puliça, e, espalham merda de vaca pra tudo que é lado. E depois? quem é que vai pagar pra limpar a merdança generalizada espalhada mundo a fora?

    Esse Grilo tem que receber uma severa punição. Do contrario, esses incetos procriam e se alastram. E, como tem a mesma aparência e postura do gafanhoto miShell Treme. Não demora, e isso se transformar numa praga do Velho Testamento. Vixi Maria! Creio em deus padre!…

    Orlando

  45. Opinião técnica……

         No mundo da “pós-verdade”, das redes sociais, que qualquer noticia tem que ser um “flash” e selfie, de nada adianta tentar convencer a idiotizados já convertidos, é inutil, pura perda de tempo, alem do que a maioria esmagadora das pessoas não possuem capacidade de entendimento, pois se é gente que crê piamente que todo acido faz mal a saude, mas quando tem uma dorzinha já correm para tomar um monte de “aspirina” ( acido acetilsalicilico ), e contra resfriados ingerem vitamina C ( acido ascórbico ), explicar para que ?

          Debate acabou, tudo agora é crença, retornamos a idade média, MAS existe um lado bom, pelo menos para alguns, este aumento subito e constante de ignorantes, se bem cevado,compreendido em suas aspirações e desejos, deverá gerar, já esta gerando muitos dividendos, tanto politicos como economico-financeiros para “estes poucos”, que claro alem de ouvir os “técnicos” externos ( consultores ), tambem possuem seus próprios “técnicos” em varias areas. 

  46. Unico assunto

       HOJE na reunião Mercosul – UE em Buenos Aires ( Bs.As. ) praticamente o unico assunto foi sobre o “escandalo” das carnes brasileiras, os negociadores brasileiros mais perdidos que cachorro em dia de mudança, tentando obter informações de  BSB , já  nossos caros “compañeros” uruguaios, estavam de sorrisos de orelha a orelha, já imaginando e manobrando para obter mais mercado com os europeus.

        Até argentinos e paraguaios, alguns embargados na UE pelo RAPID Alert ( salmonela, aftosa e outras doenças ), ameaçavam dançar um tango, ou tocar uma guarania em nossa “homenagem” ( com harpas meio brasileiras, afinal a JBS possue plantas industriais no Paraguai ).

        Comércio exterior não tem “compañeros”, amigos, friends, ainda mais em alimentos processados ou semi-processados, no “in natura” então……a coisa é braba, qualquer espirro mau dado e verificado, é brecha para lhe passarem a perna, ninguem é malvado, sequer anti-brasileiro, ou cooptado pelos “supostos” demonios de Wall Street e seus Satãs governamentais ( o Tio Sam de chifrinhos ), trata-se apenas de uma oportunidade de mercado, que nós, Brasileiros, estamos oferecendo a nossos concorrentes, pois somos bonzinhos ( bocós ).

         P.S.: Os produtores de carne irlandeses só faltaram vestir São Patricio ( comemora-se em 17/03 ), com fitinhas amarelas, o verde nem precisou, pois ja tinha; quem sabe nossa midiática PF não cometeu mais um milagre de Saint Patrick ?

    1. Entre o choro e a gargalhada….

      So discordo de um ponto………bocós me parece a palavra mais adequada….se não pascácios,cretinos, lorpas, otários, pacóvios, papalvos, parvos, patos, sonsos, tansos, tantãs, toleirões, tolos, tontos….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador