Revista GGN

Assine
imagem de Almeida

CONTEÚDOS DO USUÁRIO

Postagens

Traficantes de Jesus: Contra a territorização evangélica de qualquer lugar

Imagens retiradas do YouTube - Os vídeos podem ser buscados por 'traficantes de jesus'

Sugestão de Almeida

da Caros Amigos

Contra a territorização evangélica de qualquer lugar

Por Fábio Py

As cenas de traficantes da região da Ilha do Governador, do Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, que gravaram um vídeo mandando o povo de terreiro destruir seus próprios símbolos são para amedrontrar. Formam imagens e sons de uma apologética de medo patrocinada pela arma na mão. Sobre isso não se pode relativizar.

Mesmo com as muitas das muitas imagens e mais imagens de violências que chegam pelos noticiários, pelas mídias, a ação dos traficantes armados mandando os próprios povos de terreiros a destruir seus templos e apetrechos religiosos de matriz africanas são simbólicas e também mostram uma perspectiva de higienização territorial dessa nova onda de evangélicos. 

Leia mais »

Média: 4.2 (10 votos)

A mercadoria ser humano: Cristiano Ronaldo, a mulher não é uma fábrica

Sugestão de Almeida

de ODiario.info

O texto que hoje publicamos é uma justa e fortíssima denúncia das barrigas de aluguer, que começa na coisificação da mulher em máquina de fazer crianças e acaba na violação dos mais elementares direitos da criança. Normalmente, fala-se deste contrato de compra e venda «como um modo de ter filhos e não como uma maneira de os perder» quando é isso que na realidade acontece.

Cristiano Ronaldo, a mulher nao é uma fábrica

por Kajsa Ekis Ekmans*

Quando Cristiano Ronaldo confirmou na sua conta Instagram que tinha sido pai de dois gémeos recebeu mais de 8 milhões de «gosto», 290.300 artigos foram publicados mundialmente sobre o assunto, 71.000 deles com a frase «muito feliz». Houve, no entanto, uma coisa que não apareceu em parte alguma: o nome da mãe. Quem é? Como foi a sua gravidez e como se sentiu depois do parto? Quantas vezes no dia pensa nos seus filhos que nunca mais verá? Ronaldo nem a menciona, e a única coisa que se sabe dela é que é norte-americana e recebeu 200.000 euros pelos bébés.

Leia mais »

Média: 3.6 (13 votos)

Os "liberais" do MBL na vanguarda da censura

Artistas repudiam fim de exposição queer no Santander Cultural após pressão do MBL

Mostra tinha obras de 85 artistas, entre eles Lygia Clark, Di Cavalcanti e Alfredo Volpi. Para a artista Ana Norogrando, a decisão do Santander Cultural em cancelar a exposição é “uma guinada à Idade Média” Leia mais »

Sem votos

Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução

Enviado por Almeida

Filme legendado de 2015

“Informantes da polícia, jornalistas, simpatizantes e detratores contribuíram para a realização deste [precioso] documentário sobre a história do Partido dos Panteras Negras”.

Leia mais »

Média: 4.2 (6 votos)

Sustentação Oral da ATEA no STF sobre o Ensino Religioso em Escolas Públicas

Sustentação Oral da ATEA no Supremo Tribunal Federal, referente ADI 4439 - Ensino Religioso em Escolas Públicas, pela Dra. Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro em 31/08/2017.

A manifesta inconstitucionalidade do modelo de ensino religioso em escolas públicas existente no Brasil.

 (Texto apresentado na ADI 4439, em favor da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – ATEA).  Leia mais »

Sem votos

Fernando Morais Entrevista Guilherme Boulos

Enviado por Almeida

]

Média: 3 (14 votos)

Economia mais eficiente é economia sem desigualdades, diz Gaël Giraud

Sugestão de Almeida

do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Em busca de uma nova humanidade. Entrevista especial com Gaël Giraud

por Ricardo Machado

Superar a ideia hegemônica de que o crescimento está diretamente relacionado ao crescimento do Produto Interno Bruto – PIB é uma tarefa que se impõe não somente por uma necessidade econômica, mas também ecológica. “Há muitos banqueiros, financistas e políticos que deliram com a ideia de que a economia não depende do meio ambiente, das reservas naturais, da energia, então depreciam o impacto das mudanças climáticas sobre a economia”, critica Gaël Giraud em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line. “Uma economia justa é uma economia mais eficiente, sendo que justo significa menos desigualdade e o acesso à energia e às commodities pela população pobre”, complementa.

O desafio é chegar a 2050 com níveis praticamente zerados de produção energética oriunda da queima de combustíveis fósseis. A tarefa, no entanto, é imensa, maior ainda do que foi durante a Revolução Industrial. Não obstante, há toda a dificuldade de se colocar recursos financeiros naquilo que se poderia chamar de economia ecológica. “É muito difícil colocar dinheiro nas infraestruturas verdes, porque todo o montante de dinheiro que se move mundialmente na escala financeira é captado por inversões estúpidas com rendimentos loucos que não têm relação com a economia real”, pondera Giraud. Em meio a tudo isso emerge a figura do Papa Francisco, que na avaliação do economista surge como o grande líder político do século XXI. “O Papa tem uma recepção incrível entre a população, nas classes médias e com os pobres especialmente, pois estas pessoas entendem que esse homem fala com o coração às pessoas humildes”, sustenta.

Leia mais »

Média: 3.9 (7 votos)

Teco Teco na Bola de Gude: Marble Machine

Sugestão de Almeida

"Teco, teco, teco, teco, teco   

  Na bola de gude era o meu viver..."  

Cumulus Sambas e Nina Quintanilha

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

A ASEF – Furnas e o ILUMINA estão avisando

Enviado por Almeida

A ASEF – Furnas e o ILUMINA estão avisando

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

O que significa privatizar a Eletrobrás, por Joaquim Francisco de Carvalho

Sugestão de Almeida

do site do Ilumina

O que significa privatizar a Eletrobrás

por Joaquim Francisco de Carvalho

A construção do Canal do Panamá começou em 1.881 e foi interrompida em 1.883, com a falência da empresa criada pelo diplomata francês Ferdinand de Lesseps, para promover e custear o empreendimento, tal como fizera com o Canal de Suez.

A obra ficou célebre na história dos grandes escândalos políticos e financeiros, a ponto de transformar a palavra “panamá” (entre aspas e com inicial minúscula) em sinônimo de negociata. Com a independência do Panamá, retomou-se o projeto e o canal foi aberto à navegação em 1.914; mas aí o pobre Visconde de Lesseps já tinha morrido, depois de ser fustigado pela Justiça francesa e desmoralizado pela imprensa.

Leia mais »

Média: 4.6 (9 votos)

A revolução da energia renovável e suas limitações

A revolução da energia renovável e suas limitações, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Publicado em julho 3, 2015 por

Tags: energia, energia eólica, energia solar

[EcoDebate] O mundo precisa superar a era dos combustíveis fósseis e avançar na revolução da energia renovável. O ambientalista Lester Brown e seus colegas do Instituto de Políticas da Terra (EPI ) estão otimistas com o que eles chamam de transição da energia fóssil e nuclear para as “energias limpas”, a partir do fortalecimento da produção de energia solar, eólica e outras fontes renováveis. O livro: “The Great Transition Shifting from Fossil Fuels to Solar and Wind Energy”, sem dúvida, é uma contribuição para a análise da mudança da matriz energética.

Leia mais »

Média: 4 (5 votos)

Maria d'Apparecida, uma cantora brasileira

Assim ela se apresenta, em português, para o público da TV francesa; o pianista Jack Dieval traduz ao francês. O vídeo seguinte registra sua belíssima voz e presença. Ela foi uma cantora lírica, até que um acidente de automóvel a deixou limitada para o ofício. Passou ao canto da música popular, entre os discos gravados incui-se um com Baden Powell: Maria d'Apparecida chante Baden Powell (1977).

Achei alguns vídeos desse álbum e de outros, nas minhas rápidas pesquisas na rede. Entre os meus achados, vejo um artigo de um cronista que há muitos anos indagava:

- Por onde andará Maria Aparecida, que seguiu para uma temporada parisiense com Waldemar Henrique e, de repente, substituiu a deusa Maria Callas? Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Energias renováveis empregam 9,8 milhões de pessoas no mundo, diz IRENA

Enviado por Almeida

Não tem mais volta, não há mais espaço para o retrocesso, a opção pelas fontes renováveis não é uma escolha ideológica, mas baseada no realismo político e econômico: as renováveis geram empregos e negócios.

As fontes fósseis e físseis não são renováveis, portanto, por definição não têm futuro.                                        
 
da Abeólica
 
 

Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) divulgou, em seu relatório “Renewable Energy and Jobs – Annual Review 2017”, que as energias renováveis empregavam mais de 9,8 milhões de pessoas em 2016. Excluindo-se as grandes hidrelétricas, este número é de 8,3 milhões de trabalhadores em todo o mundo em 2016. A maior parte dos empregos se concentra na China e o Brasil é o segundo País com mais empregos em renováveis no mundo, como mostra a ilustração abaixo do relatório.

Relatório da IRENA traz os dados mais recentes sobre empregos e análises detalhadas sobre os fatores que afetam o mercado de trabalho nos variados tipos de energias renováveis ao redor do mundo.

Leia mais »

Média: 4.5 (2 votos)

Cracolândia para iniciantes, por Márcio Américo (ex-craqueiro)

Sem votos

Camarada Miguel Urbano Rodrigues: Presente!

Enviado por Almeida

Os sítios portugueses resistir.info e odiário.info noticiaram neste sábado, a perda de seu fundador e um dos mais brilhantes jornalista de expressão lusófona:

MIGUEL URBANO RODRIGUES, 02/08/1925 - 27/05/2017

"Com profundo pesar resistir.info informa que Miguel Urbano Rodrigues, seu fundador, faleceu hoje em Vila Nova de Gaia. O corpo estará em câmara ardente a partir das 14h00 de domingo, 28 de Maio, no Centro Funerário da Lapa (junto à igreja da Lapa, R. de São Brás, nº1, 4000-494 Porto). O funeral será segunda-feira, 29 de Maio, às 16h00".
 

"ODiario.info comunica aos seus leitores e amigos a morte do seu fundador e editor Miguel Urbano Rodrigues.

Nascido em Moura, Alentejo, em 1925, filho de pai jornalista e escritor, no seio de uma família de agricultores abastados de tradição republicana, experimentou a implantação da ditadura do “Estado Novo”, enquanto colhia a influência e inspiração das gentes insubmissa de sua terra.

Miguel Urbano Rodrigues cursou a Faculdade de Letras de Lisboa. Veio a ser redactor do Diário de Notícias (com início em 1949) e chefe de redacção do Diário Ilustrado. Jovem dotado de curiosidade e talento intelectual invulgares, e comprometido com as causas do povo, encontrou-se constrangido e ameaçado pelo regime fascista que amordaçava e aprisionava o seu país.

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Fotos

Sem colaborações até o momento.

Vídeos

Levante!

  Canal Futura Leia mais »

Elis e outros bambas no samba

Elis Regina canta com Elza Soares, Agostinho dos Santos e Lúcio Alves.

Capital Federal, Elis exalta o Teatro Brasileiro.

Capital Federal foi uma peça teatral dirigida por Flavio Rangel. Adaptação de um texto de Arthur Azevedo.

De onde vens, Elis

No Dia Em Que Eu Vim Embora

Elis, Cão sem dono
Elis, Joana Francesa
Elis, Canto Triste

Show de Elis Regina na TV Alemã.

Documentos

Sem colaborações até o momento.

Áudio

Sem colaborações até o momento.