17 de junho de 2026

Caso Vini Jr.: Justiça espanhola condena mais um torcedor racista a um ano de prisão

Torcedor também está proibido de frequentar estádios por três anos; é a quarta condenação na Espanha por racismo no futebol
Foto: Divulgação/Juan Medina

Um torcedor do Mallorca, time espanhol, foi condenado a um ano de prisão por falas racistas disparadas contra os jogadores Vinicius Junior, nas partidas contra Real Madrid  e Villarreal, em fevereiro de 2023. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Vinicius, macaco”, disparou o homem, que apareceu em imagens em transmissão do canal de streaming Dazn e está proibido de frequentar estádios por três anos. 

Esta não é a primeira decisão a favor do jogador brasileiro. Em junho, outras três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas, proferidos durante a partida entre Valencia e Real Madrid. 

Além de oito meses de reclusão, os três réus foram condenados também ao pagamento das custas do processo e não podem frequentar estádios nos próximos dois anos.

Apoio

No ano passado, Vini Jr. recebeu apoio até mesmo da Organização das Nações Unidas (ONU). Volker Türk, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, classificou os episódios de racismo vividos pelo jogador como um lembrete gritante de que o racismo existe no meio esportivo. 

“O abuso sofrido contra Vinicius Jr. é um alerta claro da prevalência do racismo no esporte“, disse. “Peço que os organizadores tenham estratégias para prevenir e conter o racismo (…) Muito mais precisa ser feito para erradicar discriminação racial e isso precisa começar por ouvir os afrodescendentes, envolvendo eles significativamente e tomando passos genuínos para agir sobre suas preocupações”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados