Em 2015, safra do Nordeste deve superar Sudeste

Jornal GGN – Este ano, a safra do Nordeste do País deve crescer 20% na comparação com o ano passado, de acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho gera um fato inédito na história da pesquisa, realizada desde 1974: a região Nordeste deve ultrapassar a produção do Sudeste.

A alta na safra é impulsionada pela produção de soja, milho de primeira safra e feijão, principalmente na Bahia, Piauí e Maranhão. A produção de soja deve chegar a 8,5 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação ao ano passado. Do montante a mais, 1,3 milhão de toneladas virá apenas da Bahia.

O acréscimo na produção do milho será de 1,1 milhão de tonelada e o total de 2015 deve chegar a 5,9 milhões de toneladas. “Enquanto isso, no Sudeste, a evolução foi muito pequena. Os preços da terra estão altos, e o espaço já é muito urbanizado. Então, há uma migração natural da agricultura”, disse para o Estadão Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

O aumento de produção no sudeste será de apenas 2,3% na comparação com 2014. O movimento migratório da produção é semelhante ao que se observou do Sul para o Centro-Oeste em anos anteriores.

O IBGE estima que a safra total do ano chegue a 201 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 4,2% na comparação com o ano passado. Vale observar que esse estudo é de abril e as estimativas foram ajustadas 0,6% pra cima na comparação com a edição de março.

Com informações do Estadão

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótima notícia! Sobre a Bahia, já é de conhecimento público,

    mas ver que Piauí e Maranhão estão crescendo é de grande importância para o reequilíbrio regional do nosso pais.

    Ambos, Piauí e Maranhão, tem historicamente características econômicas e sociais “africanas”, e pelo visto, como uma parte crescente da Africa, vão adquirir características econômicas e sociais mais brasileiras.

    1. Lionel, não criticando o
      Lionel, não criticando o comentário pois o comentário foi positivo, mas acho perigoso essa “etnização” do desenvolvimento do país, é uma ideia que sempre combati porque é a raiz dos conflitos que vivemos hoje no Brasil, e que veio na entrada de mais emigrantes europeus no séc. XIX e primeira metade do século XX pro Brasil (veio junto não só a diversidade cultural mas também um certo ranço racista ou crença).

      Sobre a composição étnica do Piauí, cita a capital mas em geral o estado vai no mesmo caminho:

      “A cidade de Teresina, atualmente, tem uma população de 715.360 habitantes8, com a seguinte composição étnica: 72% de mestiços, 23% de brancos, 4,6% de negros, 0,01% de índios, 0,05% de amarelos9. É a principal cidade do Estado e tornou-se um importante pólo de serviços para o meio norte do país, principalmente na área de saúde, especialmente em tratamentos médicos de alta complexidade, como o transplante de órgãos e tecidos.”
      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302004000400034

      O Piauí não é socialmente negro, é mestiço, as maiores populações negras do país ficam na Bahia, mais precisamente em Salvador e no Maranhão. Mas há um problema na questão: a concentração se deu na mudança de capital pro Rio (séc. XIX) e na abolição da escravatura onde contingentes grandes de ex-escravos, agora libertos, acabaram se concentrando de vez em algumas cidades porque foram empurrados pra fora de outros. Fora os contingentes que já haviam em algumas capitais.

      E brasilidade não se resume ou nunca se resumiu à questão africana no Brasil, isso é uma perpetuação propagandística da ideologia de “democracia racial” do Estado Novo que perdura até hoje e mascara o caráter racista e segregador do Brasil e da elite que adora um Apartheid racial mascarado de “social”.

      O Piauí é mais próximo culturalmente do Ceará, e o Maranhão muitas vezes lembra mais um Estado do Norte (com presença considerável indígena) do que do estereótipo regional criado pra região Nordeste.

      A plantação de soja abunda no Piauí, virará novo celereiro da soja em breve e com desenvolvimento rápido (que isso traz).

      Mas essa falta de visão do país é fruto em grande parte da própria visão distorcida da mídia do eixo econômico atual do país, que cria essa exclusão cultural e histórica de todo o país distorcendo a própria noção do que é ser nacional no Brasil. Já comentei isso em outros posts, mas é uma questão que a esquerda brasileira, por exemplo, trata na base do desleixo e do desconhecimento e uma hora essas tensões (de identidade do país, que é um dos motivos também pra crise política atual) acabarão estourando sem que identifiquem com clareza a raiz do problema que tá longe de ser só econômico.

      Espero que não encare o comentário como crítica, mas sem o seu comentário seria impossível comentar isso que eu tenho certeza que a mídia hegemônica (o oligopólio midiático liderado pela Globo) nunca fez questão de esclarecer ou discutir intensicando essas divisões regionais do país que deveriam ser só pra estudos geográficos e não adquirir conotação étnica pois isso gera distorções perigosas que influenciam até o discurso político nacional.

      Eu considerei um erro pesado da esquerda ter caído naquela isca que o FHC jogou quando foi atacar regiões pra gerar tensão e favorcer o ranço pró-PSDB em São Paulo. A esquerda caiu fácil na pilha daquele pilantra e isso só favoreceu o Aécio na eleição.

  2. Ei, vcs estão esquecendo que

    Ei, vcs estão esquecendo que essa safra de grãos  é puro produto do agronegócio, com sua correção de solo (cerrado é ácido, por natureza), maquinário pesado, defensivos – ops, perdão – agrotóxicos, transgênicos e toda a aprafernália? Estão louvando o quê, pessoal? Tão se rendendo ao capital? Cadê a agricultaura familiar e orgânica, agroecológica?

  3. isto que é bonito de se ver

    isto que é bonito de se ver no brasilzão:

    brava gente empreendedora, inovadora, desbravadora oriunda dos campos modernos do sudeste revolucionando o agronegócio nos campos da lavoura arcaica do nordeste.

    todos ganham!

    e creio que, doravante brasil, só eu apanho! por essas bandas…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador