Importação de banana do Equador prejudica produtores brasileiros

Nota do Projeto Brazilian Fruit

Com a aprovação da Instrução Normativa n° 3, da Secretaria de Defesa da Agropecuária, que autoriza importação das bananas oriundas do Equador, a fruta cultivada no Brasil torna-se foco da concorrência com a que é importada daquele país, onde a atividade é subsidiada por empresas multinacionais.

Visando proteger a bananicultura brasileira dessa concorrência, um documento foi entregue ao Ministro da Agricultura, Neri Geller, avaliando os danos causados pela entrada de bananas do Equador no mercado brasileiro e pedindo a revogação imediata da Instrução Normativa. 

“Os frutos importados daquele país afetam diretamente o pequeno produtor e a cadeia produtiva que a cultura bananeira representa para o País. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor do mundo, com 550 mil hectares de área plantada e mais de 500 mil bananicultores”, revela o Diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), Carlos Alberto Pereira de Albuquerque.

Albuquerque afirma que a produção anual de aproximadamente 7 mil toneladas de bananas corre risco de sucumbir com a autorização da entrada da fruta do Equador. “A banana é produzida por pequenos produtores. É uma fruta que está em todo o território nacional de norte a sul do Brasil”.

O diretor do IBRAF esclarece que, para cada produtor, existem pelo menos outras cinco ou seis pessoas que dependem diretamente do cultivo da banana. “Não se trata de política, mas da defesa dos pequenos produtores da fruta. A questão não é apenas econômica, é social, e envolve o sitiante e sua sobrevivência. Caso a aprovação da Instrução Normativa seja mantida é fundamental que o governo ofereça alguma compensação aos produtores nacionais”, alerta.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), o IBRAF promove o projeto Brazilian Fruit, iniciativa com objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados mundo afora como sinônimo de qualidade e excelência.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador