Isabel Allende vai disputar eleições presidenciais no Chile

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Atualizado 
 
 
Jornal GGN – A senadora e presidente do Partido Socialista de Chile (PS), Isabel Allende, anunciou que quer ser candidata às eleições presidenciais chilenas em novembro de 2017. A parlamentar é filha do ex-presidente do Chile, Salvador Allende.
 
Entretanto, a decisão ainda passará por eleições internas do partidos, já que além de Allende, o ex-presidente Ricardo Lagos também pretende se candidatar à Presidência. “Expus minha vontade de ser candidata, se assim decidirem os socialistas”, disse a senadora, em declaração ao jornal La Tercera.
 
“Fica a critério do Comitê Central do PS decidir o cronograma e o método com que o Partido Socialista abordará sua conduta política diante do desafio presidencial, parlamentar e de representantes regionais do próximo ano”, completou Isabel Allende.
 
O anúncio de Isabel ocorre na véspera do 43o. aniversário da morte de seu tio, o ex-presidente Salvador Allende, morto pelo golpe militar, durante a invasão ao Palácio da Moneda, sob o comando do general Augusto Pinochet, em 1973.
 
Ainda, a presidente do Partido Socialista do Chile mostrou que é preciso ter cautela, uma vez que o foco agora é nas eleições municipais, que ocorrem no dia 23 de outubro, da qual a sigla integra a aliança progressista Nova Maioria. 
 
“Por que acelerar se o principal desafio, agora, é a municipalidade. Além disso, se obtivermos bons resultados aqui, podemos ter melhor projeção no próximo ano”, atentou.
 
“Hoje, quero convidar a todas e a todos os socialistas a trabalhar coletivamente, unidos e organizados, na elaboração das propostas programáticas que queremos para o futuro do Chile. Somos nós, mas que ninguém, quem devemos colocar no centro do debate político a solidariedade, a participação cidadã, o foco de um novo Estado para uma nova economia e o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, convocou Allende.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. En

    En memoria

     

     

    http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/09/en-memoria.html

     

     

     

      

     

    “Hoje o Chile recorda o que ocorreu há 43 anos, aquilo que nunca mais voltará a acontecer, porque temos uma certeza irrenunciável (de que) enquanto a luz da memória seguir viva, ninguém estará vencido e ninguém estará esquecido.”Michelle Bachelet é presidente do Chile, em discurso ontem, no palácio La Moneda.     ceremonia interreligiosa en memoria del exPresidente de la República, Salvador Allende Gossens y sus colaboradores 11 SEP 2016      

     

     

     

     

     

     

     

       

     

     

     

       

  2. Sorte do Chile

    Ah, imagina uma Allende voltar a presidência do Chile? Em tempos de golpes e a direita se instalando na América do Sul, vamos torcer para que o Chile não dê essa guinada e que dê a Isabel Allende o que impediram seu pai concretizar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador