Na Colômbia, Congresso aprova lei que anistia as Farc

 
Jornal GGN – O Congresso da Colômbia aprovou ontem (28) uma lei que anistia “crimes menores” cometidos por integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). 
 
Foram 69 votos favoráveis e nenhum contrário no Senado e outros 121 a favor e nenhum contra na Câmara dos Representantes. A medida faz parte do acordo de paz selado entre os guerrilheiros e o governo do presidente Juan Manuel Santos. 
 
“Obrigado ao Congresso que, com votação histórica, aprovou a Lei de Anistia, primeiro passo para a consolidação da paz”, disse o presidente colombiano nas redes sociais. A lei não anistia crimes de guerra ou violações dos direitos humanos cometidas pelos membros da Farc. 

 
Juan Manuel Santos ganhou o Prêmio Nobel da Paz por conduzir as negociações para o desarmamento do grupo guerrilheiro, em um processo que durou quatro anos. O primeiro acordo, assinado pelo presidente e o líder das Farc, Rodrigo Londono, foi rejeitado em outubro em um plebiscito. 
 
Depois, novas negociações resultaram em um segundo acordo, que inclui as propostas dos críticos da versão original e que foi ratificado pelo Congresso colombiano.
 
O acordo dá um prazo de 150 dias para que as Farc entreguem todas as suas armas às Nações Unidas, prevê o fim do cultivo de drogas ilegais e também programas sociais para integrar os rebeldes à sociedade. Os membros da Farc poderão formar um partido político, disputar eleições e ocupar cargos públicos. 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu li que o congresso

    Eu li que o congresso anistiou as Farcs,

    Aleluia !

    Sempre torci por isso.

    E torço tbm pra E I  arrempedido.—Estado Islâmico pode se arrepender,

    Será que Jesus e Maomé não se comunicam?

    Mas quem sabe , né ?

    Jesus faz milagres todo dia, Entretanto , em meados de seu nascimento, a usina milagrosa cresce mais,

               OXALÁ !

      em tempo : A bíblia é um livro com vários capitulos e coerente. Mas não tem beleza.

    O Corão ou Al Corão é majestoso.Escrito praticamente em poesia 

      Por que então a desavença ?

  2. Interessante que nunca se

    Interessante que nunca se aventou investigar os crimes cometidos pelas milícias de direita (muitas delas narcotraficantes,e  já respondem por mais produção de drogas que as FARC há algum tempo) e pela milicada de lá… o que é, pensando melhor, meio óbvio. A regra da direita é autoanistida. Só bobos republicanos investigam “doam a quem doer” – e estes é que acabam levando pecha de corruptos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador