Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 68% dos votos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Logo após o resultado, Maduro discursou em frente à sede presidencial, com transmissão ao vivo por TV e internet / Reprodução

Logo após o resultado, Maduro discursou em frente à sede presidencial, com transmissão ao vivo por TV e internet - Créditos: Reprodução

Brasil de Fato

Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 68% dos votos

Em discurso após resultado que lhe deu a vitória, presidente convidou a oposição para um grande diálogo nacional

Fania Rodrigues

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela)

O candidato à presidência pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Nicolás Maduro, é reeleito no país. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou o resultado das eleições presidenciais na noite deste domingo (20), horas após o fechamento das urnas. Com 68% dos votos válidos (mais de 5,8 milhões de votos), Maduro foi declarado vencedor das eleições.

O segundo colocado, o candidato de centro-direita Henri Falcón, obteve 21% (1,8 milhão de votos). Já o ex-pastor evangélico Javier Bertucci recebeu 10% (925 mil votos). O também opositor Reinal Quijada ficou em quarto colocado, 0,4% (34 mil votos). No total, 8,6 milhões de eleitores participaram da eleição, pouco mais de 46% do eleitorado.

Pouco antes do resultado oficial ser divulgado, diversas pessoas se dirigiram até o Palácio de Miraflores, sede da presidência, onde, após o resultado, Maduro discursou.

“O total de votos que obtivemos representa 47 pontos de diferença com o candidato Henri Falcón. Obtivemos um recorde histórico. Nunca antes um candidato havia ganhado com 68% com votos”, contabilizou o candidato reeleito.

Minutos antes do CNE divulgar os números, o candidato Henri Falcón declarou não reconhecer o processo eleitoral. Em uma declaração à imprensa, Falcón disse que “as eleições careciam de legitimidade” e que “houve inúmeras irregularidades denunciadas” por seu partido, o Avançada Progressista.

Maduro condenou as declarações do candidato derrotado: “Os venezuelanos exerceram seu direito ao voto de maneira voluntária, livre e soberana. Não reconhecer os resultados é uma falta de respeito ao povo da Venezuela”. Além disso, Maduro pediu auditoria em 100% dos votos, bem acima da auditoria tradicional do sistema eleitoral, que é de 54% dos votos.

O presidente venezuelano também fez um chamado ao diálogo com a oposição. “Vou convocar uma grande jornada nacional de diálogo para a reconciliação do país”, destacou.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, pediu respeito aos resultados eleitorais. “Tivemos um processo eleitoral sem nenhum incidente, com grande tranquilidade e civilidade. O povo da Venezuela se pronunciou. Pedimos a todos atores políticos, nacionais e internacionais, que respeitem o resultado eleitoral venezuelano”, declarou em pronunciamento oficial.

Antes da divulgação do resultado, população de Caracas de concentrava em frente ao Palácio de Miraflores | Foto: teleSUR

Números das eleições venezuelanas

96% votos apurados

46% participação

Total de votos: 8,6 milhões de venezuelanos

Nicolás Maduro 68% – 5,8 milhões

Henri Falcon 21% – 1,8 milhão

Javier Bertucci 10% – 900 mil

Reinaldo Quijada 0,4% – 34 mil

>> Confira a cobertura completa de como foram as eleições presidenciais venezuelanas <<

Edição: Vivian Neves Fernandes

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EUA: Manipulação e Desapreço pela democracia latino-americana

    A torcida imperialista não esconde o seu desejo de mudar o regime da Venezuela, mesmo contra os próprios venezuelanos.

    1. Apontam que a oposição iria ganhar, mediante pesquisas absolutamente furadas:

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/pesquisas-dao-vitoria-a-oposicionista-na-venezuela.shtml

    http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/05/internacional/627936-pesquisas-indicam-vitoria-da-oposicao-na-venezuela.html

    2. Os EUA, sempre melhor informados, já anunciam que iriam desconhecer o resultado da eleição. Segundo os EUA democracia de verdade é apenas a deles, entre os bois Caprichoso e Garantido (Democratas contra Republicanos, do tipo solteiros contra casados)

    https://veja.abril.com.br/mundo/eua-dizem-que-nao-reconhecerao-resultado-de-eleicao-venezuelana/

    3. Maduro ganha de goleada, numa clara manifestação popular, com mais de três vezes o tal de candidato favorito da oposição.

    4. Maduro chama para uma reconciliação nacional (embora jornais e meios do PIG não informem esta notícia)

    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/355482/Maduro-prop%C3%B5e-di%C3%A1logo-de-reconcilia%C3%A7%C3%A3o-nacional-depois-das-elei%C3%A7%C3%B5es.htm

    5. O candidato da oposição derrotado, assim como o Aécio Neves, seguindo a ordem dos EUA, desconhece a eleição do Maduro.

    6. Os coxinhas brasileiros de carteirinha, insuflados pelo PIG, irão continuar mais algum tempo reclamando da “ditadura” venezuelana. 

    1. Você esqueceu que…

      Você esqueceu que os principais líderes da oposição venezuelana estão na cadeia. Assim fica fácil.

      Se vocês afirmam que a prisão de Lula foi uma manobra para tira-lo do páreo, e que as eleições sem Lula são uma fraude, então, por uma questão de coerência, deveriam afirmar que as eleições da Venezuela também foram uma fraude. Mas coerência não é o seu forte.

      1. Claro, igualzinho

        Como se um governo de esquerda brasileiro deixasse na cadeia o Pastor Everaldo ou o José Eymard.

        Aqui se trata do Lula, sem crime, sem culpa e sem prova alguma. Comparação ridícula a sua.

        Aliás, aproveita aqui este espaço e me indica o crime, a culpa do Lula e a prova de essa culpa, que peço até desculpas para você! Ainda, aproveita e envia ao Moro esse resumo, que parece estar precisando.

        1. E os opositores venezuelanos, são culpados?

          Não entrei no mérito de Lula ou os opositores venezuelanos serem culpados ou inocentes. Isso geraria discussões intermináveis e ninguém pode provar nada. Mas aqui é só Lula, lá são três ou quatro, não comparáveis ao Pastor Everealdo ou José Eymard, mas os principais líderes opositores, o que é bastante suspeito, ainda mais sob um governo descaradamente autoritário.

  2. OS EUA,antes mesmo das

    OS EUA,antes mesmo das eleições venezuelanas,já haviam dito que não iriam reconhecer o resultado.

    É evidente, Pelo menos não podemos acusá-los de incoerência.

    Quem reconhece um governo impostor,golpista,que roubou 54,5 milhões de votos do povo brasileiro,não pode reconhecer quanlquer resultado eleitoral.

    Legítimo,para eles,seria roubar estes quase 6 milhões de votos do presidente Maduro e dá-los a qualquer um que se comprometesse a dar o petróleo venezuelano para eles.

    São hoje,junto com sua matriz,Israel,os maiores golpistas da humanidade em todos os tempos.

  3. O que é mais lamentável na

    O que é mais lamentável na esquerda, é o apoio a qualquer coisa que se pareça com ou se auto denomine esquerda…Pobres venezuelanos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador