ONU: Porto Rico tem direito à sua independência

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Comitê Especial de Descolonização da ONU aprovou ontem, por consenso, uma resolução que reafirma o direito inalienável do povo portorriquenho à livre determinação e à independÊncia.

O texto foi levado a plenário da ONU pelo delegado cubano, o embaixador Humberto Rivero Rosario, e contou com o apoio da Bolívia, Equador, Nicarágua, Venezuela, Síria e Rússia.

“O povo de Porto Rico continua sem poder exercer seu legítimo direito à genuína autodeterminação. Os Estados Unidos mantém o domínio econômico, político e social sobre esta nação-irmã que, apesar dele, tem preservado sua enraizada e inabalada vocação de independência, mesmo transcorridos 118 anos da intervenção dos Estados Unidos em Porto Rico”, disse o diplomata cubano.

A resolução reitera que Porto Rico é uma nação lationamericana e caribenha com própria e inconfundível identidade nacional e reconhece que no contexto de recrudescimento da crise econômica e fiscal na Ilha, seu status atual impede a seu povo de tomar as decisões soberanas para atender suas necessidades e definir seu futuro.

Um novo elemento da resolução deste ano é a preocupação diante da iminência de que o Congresso dos Estados Unidos imponha a Porto Rico uma junta de inspeção fiscal e as declarações realizadas pelo Procurador Geral diante do Supremo Federal deste país que afirmam que a Ilha segue sendo um território sob domínio dos EUA e sujeito aos poderes plenários do Congresso americano.

O embaixador reitera preocupações pelas ações levadas a cabo contra os separatistas e apela para o presidente dos Estados Unidos que coloque em liberdade imediatamente e por razões humanitárias o preso político Oscar López Rivera, que cumpre condenação em uma prisão norte-americana há mais de 35 anos.

(com informações da ONU)
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esqueceram de combinar com os russos
    Quer dizer, com os portoriquenhos…

    Em 2012, um plebiscito apontou que 55% da população queria uma mudança no status político do território. 60% destes desejavam a incorporação como Estado Federado, 35% mudança para Estado livremente associado e apenas 5% independência.

    Porém, vindo de um diplomata vindo, não é surpreendente.

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Puerto_Rican_status_referendum%2C_2012?wprov=sfla1

    1. A maioria dos porto-riquenhos

      A maioria dos porto-riquenhos quer que o território se transforme no 51º estado dos Estados Unidos da América uma minoria quer a independência,e ninguem  quer uma uma colônia, como é hoje

  2. É uma piada, quem disse que

    É uma piada, quem disse que os porto riquenhos querem perder o passaporte americano?

    Eles nãi estão pedindo nada disso, é Cuba quem propos, só pode ser brincadeira, tem mais portoruqenhos no territorio continental americano que na ilha.

  3. Os Estados Unidos deveriam

    Os Estados Unidos deveriam levar essa resolução a sério e aceitá-la… gostaria imensamente de saber, depois, a opinião da população portoriquenha.

  4. Mais uma……..

       Quando comentam que estas organizações, como ONU, OEA, UNASUL……., somente são cabides de emprego para diplomatas e politicos em final de carreira, eles ficam bravinhos, mas ai eles soltam uma resolução tão idiota quanto esta, que só confirma a tese: são um bando de inuteis, vivem no século passado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador