Neymar: delinquente, herói ou um cidadão no mercado? Por João Sucata

Esporte Bretão

Neymar: delinquente, herói ou um cidadão no mercado como outro qualquer?

por João Sucata

Adam Smith já falava da ambição e do egoísmo como forças inerentes ao capitalismo, incomparavelmente mais eficientes para estimular a multiplicação da produção de riquezas do que sentimentos como solidariedade, fundamental em outros projetos de organização da sociedade.

A busca do acúmulo de riquezas pessoais é bem exemplificada pela trajetórias de craques do futebol, com muito talento e a sorte de ter engordado em muito a conta bancária. Geralmente batem à porta e são admitidos nas classes dominantes, compram objetos do desejo, mansões, namoram estrelas da TV ou do cinema, fazem amigos também ricos e ficam por ali, aproveitando a vida. Esquecem os que ficam lá para baixo.  Pelé e Ronaldo são exemplos. Tiveram uma ou outra ação tópica em filantropia, muito tópica. Pelé ao fazer o gol número mil lembrou que precisávamos cuidar das crianças brasileiras. Isso foi manchete nos jornais. Ficou por aí. Romário, outro que se consagrou, era um rebelde contra regras de concentração, preferia noitadas (bom gosto, mas e as responsabilidades?), optou pela política, hoje é uma incógnita. Rivaldo também foi cuidar da vida.

Mais recentemente tivemos Ronaldinho e Neymar . As histórias sobre Ronaldinho são diversas e lamentáveis Diz-se que ele te já teve que ser acionado para pagar trabalhadores. Vindo de família humilde, ele ganhou bem mais de R$ 50 milhões no futebol, o que não o tornou nem um pouco mais fraterno na vida que leva.

Neymar é outro caso exemplar nesse tipo de conduta. Vindo de família pobre, já acumulou algumas dezenas de milhões de reais, tem helicóptero, iate, avião etc. Ainda no Santos, não obstante o aceno do Barcelona com quantidade de dinheiro que ele jamais imaginou três ou quatro anos antes, assim mesmo aceitou expedientes imorais e ilícitos para lesar o fisco e viabilizar sua transferência para o futebol espanhol.  Contou com a cumplicidade do então presidente do espanhol, que não queria perde-lo para concorrentes que disputavam o leilão organizado por seus empresários e por seu pai. O ex presidente do Barcelona já confessou, notícias dizem que o pai de Neymar exige que o clube pague a dívida com o fisco se quer manter o craque. A perda de recursos se Neymar exigisse tudo feito legalmente, seria de no máximo 10% dos milhões de euros que recebeu ( o Barcelona  teria pago o fisco em vez de entregar a ele).

Como os demais craques citados, o craque continua glorificado e amado pelas multidões.

Neymar é delinquente? É herói? Tem sentido exigir dele outro tipo de conduta?

João Sucata

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Neymar é apenas mais um

    Neymar é apenas mais um pilantra que não quer pagar imposto.

    A única diferença entre ele e os outros sonegadores (aí incluídas algumas empresas para quem ele trabalha como garoto propaganda) é muito sutil.

    Neymar dá espetáculo nos gramados.

    Os demais sonegadores assistem o espetáculo na platéia.

    No centro do jogo dos demais sonegadores está o anonimato no qual Neymar não pode se refugiar.

    Pobre menino enriquecido.

    Queria ser famoso.

    Acabará sendo um presidiário famoso.

    E apesar da prisão dele o futebol e a sonegação fiscal… tem que continuar. Ambas fazem parte do show.

  2. Neymar é um delinquente, nada

    Neymar é um delinquente, nada mais. Chamá-lo de craque é um acinte contra os verdadeiros craques do futebol brasileiro. Deixou de  jogar no Brasil e jamais retornará para cá. Transformou-se numa espécie de E.T. do Mal.

  3.  
    Isso mesmo Fábio. O mínimo

     

    Isso mesmo Fábio. O mínimo que se pode dizer desse jovem pilantra, eh que, nem as toneladas de dinheiro que amealhou em tão curto tempo, o impedirá de continuar sendo um pobre pilantra muito rico.

    Não devemos também esquecer, do formidavel e brilhante jogador de futebol Pelé, aquele que, mesmo tendo se tornado o rei do futebol, nunca conseguio deixar de ser um tremendo e lamentável sujeito escroto.

    Orlando

  4. Forçando a Barra

    Escrever sobre ele ou sobre qualquer outro profissional bem sucedido, apontando seus erros e acertos é fofoca.

    O neymar é um jovem de pouca instrução formal vindo de uma classe social tipicamente brasileira. 

    O que ele faz ou deixa de fazer diz respeito tão somente a ele e no caso, ao fisco.

    Puni-lo por se tornar rico, ou exigir dele condutas filantrópicas e politicamente corretas é pura hipocrizia.

    O que exigir de um jovem cobiçado por sua fama e fortuna?

    A rotina excitante a que esses jovens endinheirados estão submetidos não lhes permite o silencio, a reflexão. Nada mais natural.

    Por outra linha, os erros ganham a mesma dimensão da fama.

    A delinquencia está em se preocupar demasiadamentecom modus vivendi desses garotos.

     

     

  5. Fonte de ganho para muitos

    Empresários, cartolas, jornalistas desportivos e muitos ganham por manter a “emoção” do futebol e lucram com os altos salários e transferências de jogadores, e até com noticias – reais ou fabricadas – sobre o assunto. O craque é como estrela, onde centenas de pessoas orbitam ao redor. Tudo é uma ciranda que gera dinheiro, até uma fofoca. Espero não estar sendo injusto, mas tenho a impressão que o “João Sucata” que assina regularmente este post – como se fosse um “colunista” esportivo dentro do GGN – deve receber da CBF, tentando despertar o nosso interesse no futebol ou colocando alguma emoção neste assunto que já foi esporte e que hoje não passa de um negócio de cartas marcadas, como lutas entre mexicanos mascarados.

  6. Neymar pilantra

    Eu tô fora desse negócio de glorificar pilantras como Neymar, Ronaldo etc, etc, etc. Não passam de bandidos travestidos de cidadãos que só se preocupam com uma coisa: lucrar, lucrar e lucrar. Sem se incomodar com os meios que farão para conseguir, e,  é claro, com a cumplicidade de sempre da velha mídia golpista brasileira, que também lucra. E muito. .

  7. Faz parte da geração que se

    Faz parte da geração que se serve da seleção, e não a serve….

    Torço contra, sempre.

    Espero que a selecinha ganhe a medalha de lata, lá em ultimo…………………….

     

  8. Neymar pilantra

    Eu tô fora desse negócio de glorificar pilantras como Neymar, Ronaldo etc, etc, etc. Não passam de bandidos travestidos de cidadãos que só se preocupam com uma coisa: lucrar, lucrar e lucrar. Sem se incomodar com os meios que farão para conseguir, e,  é claro, com a cumplicidade de sempre da velha mídia golpista brasileira, que também lucra. E muito. .

  9. Otário com dinheiro. Tem os

    Otário com dinheiro. Tem os mesmos pensamento e postura do baleia “Eu não tenho culpa, votei no Aécio”.

    São tão covardes que mão botam a cara agora para defender a Democracia no país.

    Quero mais que essa turma toda de lasquem. Nesse meio de boleiro tem muito coxinha, mal informado

  10. Nem heroi, nem vilão

    Apenas um bom jogador de futebol. Quem cuida vadas finanças era o pai.

    Quantos anos tinha o jogador na época da negociaçào Santos/barcelona? Alguém acredita que o Neymar sentava com os dirigentes pra dar a palavra de que não aceitava negociar se fosse perder dinheiro pagando impostos?

    Isso quem fez foram o pai do mulek em conjunto com os dirigentes. Exigir essa responsabilidade daquele jogador, que estava mais interessado em torrar o dinheiro ganho do que saber como ele chegava no bolso, é forçar a barra pra escrever o artigo.

    Se a negociação ocorresse hoje, poderia-se falar num conluio do jogador com os negociadores. É só olhar as atitudes e observar as falas (idiotizadas) do jogador à época pra perceber que não se tratava ele, Neymar Jr., de nenhum desses sonegadores da FIESP. O Neymar pai, com certeza, tem muita responasbilidade nessa sonegação.

    O título deveria vir com um qualificativo: Neymar pai: delinquente, herói ou um cidadão no mercado?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador