Trump é a antítese do golpe no Brasil, por Victor Suarez

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Trump é a antítese do golpe no Brasil, por Victor Suarez

por Victor Suarez

Comentário ao post “Xadrez da financeirização de Trump a Temer

Ótima análise como de costume. No entanto faria algumas observações.

1. Trump é a antítese do golpe no Brasil. Comparações de Trump com Bolsonaro, MBL e etc não procedem pois os argumentos fundamentais de Trump estão longe do ultraneoliberalismo entreguista promovido pelos golpistas.

2. Finalmente apareceu nas análises a proposta de política externa de Trump de diminuir drasticamente o orçamento de 600 bi anuais em GUERRA. E aqui algo muito desafiador, acabar com as mudanças de regime no oriente-médio, incluindo Síria.

3. Trump foi massacrado pelo massmedia implacavelmente. O próprio partido Republicano bateu como nunca no próprio candidato. Hollywood, Wall Street, a Casa de Windsor, UE etc. Obama nunca enfrentou nada igual, e sus propostas eram tão abstratas e generalistas comos as de Hillary.

4. A Alemanha se recuperou das suas dívidas porque as mesmas foram perdoadas três vezes. A Alemanha foi protegida e domesticada devido a sua capacidade industrial e a disposição do povão de se submeter a castigos sociais em troca da garantia do emprego.

5. Trump mudou o seu discurso ao longo da campanha e na última semana já se comportava como futuro presidente, evitando ataques a mulçumanos.

6. Um país que não entrou na equação do Nassif foi a Rússia. Este país tem agido como agente de contenção da fúria neoconservadora americana no oriente-médio e Europa. Mais importante que a China no aspecto militar, a pacificação com a Rússia seria um grande alívio para o mundo.

7. Próximo ano haverá eleições na França. Quem sabe uma saída da França da UE não dinamita por completo o sistema especulativo financista e assassino mundial de vez.

Sugiro a leitura de http://www.globalresearch.ca/the-working-class-won-the-election-what-kin…(versão em português http://resistir.info/eua/roberts_10nov16.html)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os Analfas funcionais
    DE ESQUERDA???

    Que não perceberam que TRUMP favorece seus sindicatos….

    Eu fico aqui imaginando…que bostabde esquerda é essa que temos no Brasil?

    São completamente acéfalos quando o assunto é mundo! Não sabem história, não sabem quem representam e muito menos contra quem estão lutando.

    Ainda lutam contra os ricos….os idiotas!

        1. Mas, qual globalização não

          Mas, qual globalização não interessaria aos EUA, do ponto de vista de Trump?

          Pelo que vi de seu discurso seria aquela que fechou postos de trabalho em seu país, abrindo em outros, como Japão, México e China, por exemplo. Penso que não passaria por sua (dele) cabeça fechar a Ford, GM e etc mundo afora. Em seu discurso nacional-populista (e agora, no discurso de vitorioso) fará um governo para todos os norte-americanos, o que, aos olhos de seus compatriotas será um governo de salvação, resgate, nacional. Mas, resgatar até quando? Aos tempos de Reagan, dos Kennedy/Luther King ainda com apartheid? Um “governo para todos” e de “resgate” da identidade nacional. De pronto, seu discurso já revela intenções por si só contraditórias, se considerada a história de seu país. Acho que estes pontos ainda permanecerão em aberto, além de outros, como o seu desdém à OTAN e outras potências “amigas” com as quais o Tesouro americano contribui com dádivas financeiras. Seria Trump, ao contrário de Hillary, um anti-belicista ou, amenizando, menos imperialista?

          Sabemos que Wall Street, assim como os Senhores da Guerra, diferentemente da porca-burguesia brasileira, não seriam loucos de comprometer a máquina de propaganda do american way of life que desde os finais da II Guerra, se transformou em Cruzada do Mundo Ocidental. Tampouco seria possível acreditar que as ‘forças reais’ que sustentam Trump, que parecem contraditar com os belicistas e financistas, ousariam cometer tal suicídio estratégico e geopolítico.

          Penso que, sem Hillay e seu governo de continuidade ao de Obama (que já era o dela) sobrará para o resto do mundo um tempo para respirar, enquanto eles tentam arrumar a sua casa. Depois disso, e se isso der certo, quem tiver juízo que saía de baixo. Se não for possível, que pelo menos não fique em pose de quatro.

           

          1. ….sem pensar fica difícil….
            O fim da Globalização necessariamente quer dizer o fim da Globalização!
            Isso não quer dizer que todos os empregos vão retornar PORQUE as últimas novidades dão conta de que trabalhadores que ganham US$3 a hora estavam sendo substituídos por robôs na China.
            Então, a maior parte destes empregos simplesmente não existe mais e jamais voltará a existir.

            O segundo ponto é da infantilidade da argumentação ao dizer que o presidente mandaria fábricas voltarem. Isso é pensamento de criança.
            O que o Trump fará é taxar em 40℅ importações da Ásia!

            Acorda…. Japão acabou de desvalorizar sua moeda pela primeira vez em mais de 30 anos.

            O fim da Globalização chegou mas ainda pode….ser sabotado….ser assassinado….um monte de coisa ainda pode acontecer.

            E tudo será uma supresa porque vc ainda não se deu conta de quem perdeu a eleição!

    1. Sonham

          São simplórios e desinformados, pois acreditam que como Volodya Putin irá derrotar o conservadorismo liberal norteamericano e europeu ( aliás politcas economicas ultraliberais são correntes na Russia, mas para que falar nisto ), por sobre as cinzas deste sistema, em um futuro cada vez mais próximo, com a europa e estados unidos mergulhados em doutrinas facistas, o MUNDO saberá em definitivo que o unico caminho para a humanidade é o socialismo democrático.

           O mundo, todos estão cegos, só a esquerda enxerga a revolução que está ao porvir.

  2. trump….

    Victor Suarez: BRILHANTE. Uma lição. Principalmente para nós brasileiros. Sobre a Alemanha ( e o Japão) foi perfeito. Nossos analistas querem nos comparar, muitas vezes, com países que tiveram sua reestruturação totalmente subsidiada. E isto é sempre omitido. Mas também não tem soberania alguma. Isto também é omitido. Parabéns. 

    1. trump….

      Fora a lição de democracia. Urna de papelão ou madeira em voto de papel (viu o tamanho da cédula?). Aqui 250 milhões só em urna eletrônica em país de povo miserável. Voto direto e facultativo em dia útil. Opinião direta da população sobre aplicação do orçamento, aborto, liberação sobre drogas até o Presidente da República. Que baile nas nossa ditadura travestida de democracia.  

  3. Os stalinistas nunca aprendem!

    TEm muita gente de ‘esquerda’ no Brasil comemorando a vitória do Trump, junto com o MBL, o Rodrigo Constantino e os adeptos do Bolsonaro. Me lembram o PC  stalinista da década de 1930 na Alemanha, que marchava ao lado dos nazistas contra a social-democracia da república de Weimar porque os nazistas eram ‘populares’ e não eram ‘liberais’.Tem gente que não aprende com a História e vive repetindo o mesmo erro! Ainda bem que nos EUA o stalinismo é praticamente inexistente, não se lê bobagens como esse post no meio das publicações de esquerda americana. Ainda há alguma esperança..

    Cito apenas um fato para mostrar que esse post é  mal informado e leva a conclusões estapafúrdias. O MBL apoiou veladamente o Trump e comemorou abertamente a vitória de Trump, basta olhar a timeline deles no Facebook. O argumento do MBL é o mesmo do item 3 deste post, com a diferença de que para eles a elite é ‘esquerdista’.  E havia um candidato libertário concorrendo a presidência dos EUA, GAry Johson, que supostamente compartilharia as ideias do MBL. Só que o MBL não deu uma palavra sobre o candidato que supostamente seria o candidato deles.

    Pelo post conclui-se então que se o MBL apoiou veladamente o Trump e comemorou abertamente a vitória dele, deve ser porque o MBL está “longe do ultraliberalismo entreguista dos golpistas”. DAqui a pouco vai ter gente de ‘esquerda’ no Brasil fazendo frente com o MBL contra o Temer!

     

    1. O MBL está fortemente

      O MBL está fortemente associado a direita. Tanto é que alguns membros se elegeram nos partidos de direita (PMDB, DEM, PSDB etc). Então, com vc diz que não é de esquerda, só pode ser de direita. Os valores pregados pelo MBL e outros foram apoiados pela direita. Então assuma que vcs da direita é que financiaram o MBL. Ser de esquerda não significa ser comunista, stalinista etc. Significa que é uma pessoa que acredita no Estado como principal protagonista para fazer o país crescer e dividir as suas riquesas. Um Estado que toma medidas como o bolsa família. E não privatiza a água, fazendo surgir um monopólio que financia partidos políticos de direita, como é o caso da SABESP em SP. Incrível, né? O empresário tem que aumentar a tarifa d’água para mandar dinheiro para uma campanha política. Vc está certo quanto ao fato de grupos terem apoiado os nazistas e se arrependerem depois. Inclusive muitos  judeus alemães apoiaram os nazistas, enquanto estes estavam atacando os socialistas e comunistas. O mesmo acontece hoje! A direita, grupo que vc pertence e não está criticando, esta atacando o PT, os comunistas e socialistas. Vcs estão se achando o máximo. Promovem a venda de todas as nossas riquesas, concentram renda e aumentam a pobreza. O que vc acha que acontecerá? Não precisamos de Trump para avaliar que a história se repetirá. O povo escolherá um salvador da pátria e jogará toda a sua irá num inimigo comum. O inimigo comum a direita já encontrou. Só falta estabelecer quem será o salvador. Se será uma pessoa que prega a ditadura, com direito a tortura e terrorismo. Se será um empresário da fé, que promete a salvação eterna, e um inferno na Terra. Ou um neoliberal (anti-Hillary), que mostrará ao povo como é inteligente ser subalterno as potência mundiais.

      A política americana é intervencionista e beligerante. Qual a diferença entre Hillary e Trump? Vc está desesperado com a vitória do Trump? Qual a diferença de ser invadido por um país que seja governado por um “democrata” ou um “republicano”? É tudo a mesma coisa!!! Deixa de ser inocente. As crianças que morrem e morreram na Síria, foram atacadas por obra da política americana do Obama!! E o Obama foi uma grande esperança do mundo para diminuir ou até acabar as guerras. Quer dizer que, enquanto os EUA matarem crianças longe de vc, está tudo bem?

  4. O que aconteceu nos EUA, na

    O que aconteceu nos EUA, na minha opinião,  é que o POVO americano (os tais loiros de olhos azuis que moram, a maior parte,  no interior) estão de SACO CHEIO de guerras INVENTADAS para enriquecer meia dúzia e que deixaram todos eles SEM PODEREM MAIS VIAJAR PELO MUNDO como sempre fizeram. NÃO tem graça ser RICO e não poder se exibir por aí.

    Os genocícios (chamam de guerra)e o terrorismo implantados pelo dirigentes dos EUA, principalmente no O.Médio que mataram MILHÕES de inocentes indefesos, AGORA se refletem diretamente na vida dos americanos, restringindo sua vida a “passaros em gaiola de ouro”. 

    Algumas pesquisas já mostraram que eles se consideram SOCIALISTAS, que querem mais distribição de renda e de direitos como nos Países Nórdicos, que tem a melhor qualidade de vida do mundo e não precisam PAGAR para matar os outros e criar mais inimigos. Isso ficou PROVADO quando Bernie Sanders quase entra no lugar dea Clinton.

    Guerras só produzem riqueza para alguns e não para o Povo. 

     

  5. Muito boa análise

    Concordo,

     

    O Trump não tem nada a ver com Bolssonaro ou qualquer outro apoiador do golpe. Goste-se ou não dele. Ele chegou ao poder via as regras democráticas estabelecidas pela lei do seu povo. Não participou em movimentos para instabilizar o atual governo. Não usurpou o poder de ninguém como o Temer, Aécio, Serra e tantos outros.

    A meu ver, ele será muito melhor para os EUA e para o mundo do que a Hillary.

     

    1. Para vc Ver. …
      Nesta altura do campeonato e…. Acreditam no que diz a Globonews.

      Eu conto aqui que a maior parte da esquerda do Brasil está a soldo e não acreditam….

      Pra vc ver a OBVIEDADE !
      Como seguem a Globonews….
      Quer dizer que o Partido Democrata é a esquerda desta eleição….

    2. Trump é conservador, preconceituoso …. Mas …

      Sem dúvida Trump é conservador, preconceituoso e outras coisas reprováveis. Mas não é entreguista. Não fez planos para colocar bombas em algum lugar (portanto não é terrorista). Bolsonaro não passa nem perto de Trump. Bolsonaro não tem nenhuma realização e nem projeção. Ele é usado até agora pela direita rica para retirar os votos dos mais pobres que iriam para a esquerda. Bolsonaro é um político da baixada fluminense. Onde atuam grupos de extermínios ligados a policiais. Ele nunca atuou no Rio contra a milícia. Pelo contrário. Tem muitas ligações com a polícia. Eu não me surpreenderia se ele  tiver ligações com estes grupos paramilitares (milícias). Acredito que na hora certa, a nossa “elite” criará um Trump brasileiro dentro dos grupos políticos de direita que representam o neoliberalismo. É claro que sempre haverá chance desta eleite conseguir trazer o Bolsonaro para o seu lado e servir de fantoche (como o Temer). O Bolsonaro já mostrou que tem aptidão para fantoche, pois fez críticas públicas a PEC 241, e depois de uma “conversinha” com Temer, mudou de ideia. Acredito que tenha saída da reunião com o Bolso cheio.

  6. Nacionalismo

    Existem dois governos:

    O nacionalista e o entreguista. O nacionalista se preocupa com o emprego em seu país, Lula.

    O entreguista se preocupa com o emprego dos outros países, Temer. Lula se preocupa com os pobres, Temer com os ricos.

    O nacionalista: é brilhante, categórico, compreensível, conciso, decisivo, declarado, distinto, esclarecido, explicito, franco, iluminado, inequívoco, limpo.

    O Entreguista é que nem peixe grande, escorregadio, também é dissimulado, fingido, falso, hipócrita, artificial, enganador, mentiroso, sonso, afetado, finório, astuto, astucioso, manhoso, malicioso, disfarçado, mascarado, oculto, camuflado, furtivo, coberto, acobertado, encapotado, enrustido, embiocado, embuçado.

    Trump é nacionalista.

  7. Cocker and Bolton

          A campanha acabou, “finou-se” , pode esquecer boa parte do que a imprensa achou, deduziu, e até mesmo o que Donald falou

          Acreditar que Trump irá reduzir o orçamento de defesa, que responde por mais de 15% da economia norteamericana, é acreditar em saci-perere, mula sem cabeça, ainda mais tendo como consultores em politica externa, dois intervencionistas classicos ( falcões ), como o senador Bob Corker e o ex-embaixador dos Estados Unidos na UN, o belicoso John Bolton.

           Quanto a interlocução entre Trump e Putin , é de bom tom aguardar qual será a posição do General Michael Flynn ( ex- DIA ) no governo republicano, se na Defesa ou próximo a ela, ou no DHS, quem sabe até na CIA.

            P.S.: Quem financia parte da FN ( Le Pen ) ?

                      De acordo com declarações de seu tesoureiro Wallerand de Saint-Just , como os bancos franceses não emprestam dinheiro para seu partido, ele conseguiu um generoso empréstimo a perder de vista com o moscovita First Czech Russian Bank, sendo que este mesmo “banco” tb. emprestou dinheiro para o Jobbik hungaro.

  8. Barganha

    Se alguns norte americanos não estão satisfeitos com a escolha da maioria, poponho uma troca:

    Aceito o Trump em troca do Temer. Promoção de Blequi Fraidei!

    Aida dou de lambuja o Çerra45, Eliseu Quadrilha, Gatinho Angora Franco, Laercios, Gedeis, Gilmau Dantas para a vaga no supremo deles, Renans, e uma tropa que chega a 41 se contarmos o belo recatado e do lar. O fegacê fica. Podem deixar que essa mala o povo brasileiro carrega.

    Faço mais: Podem levar sem custo adicional o mouro e a sua phorça tarefa, para manter esse povo na linha. Sem despesa de envio. Se a proposta for aceita em 24 horas, entrego também o tio Rey para ajudar a combater os comunistas americanos.

    Aceito contra proposta!

    1. Correção

      A escolha não foi da maioria, a Hillary (que é outra porcaria) teve mais votos populares do que o Trump. Lá como aqui quem venceu no voto popular não vai gorvernar. MAs tem gente que se acha muito inteligente e diz que o Trump não é um golpista. Não, é o sistema americano que é um golpe eterno na democracia.

  9. É simples

    A vitória de Trump é fácil de explicar. Os EUA estão com o poderde compras do salário mínimo estagnado há décadas. O salário mínimo hoje vale 20 % a menos do que no governo Ronald Reagan da década de 80. e isto somado com a crise de 2008, que gerou gigantesco desemprego, e concentração imensa de renda. Cada vez maior o número de americanos ganhando menos, e em situação financeira difícil, isto explica muita coisa.

    Da mesma forma que a Alemanha elegeu Hitler, após uma crise economica nunca vista antes, de hiper inflação, super desemprego, e recessão gigantesca, o que levou o povo alemão a votar em qualquer facista que aparecesse, no caso Hitler. Da mesma forma votaram em Trump nos EUA.

    Vale lembrar que a causa de tamanha crise foi, tanto na Alemanha quanto nos EUA, a ganância da elite, no caso da Alemanha, teve o tratado de Versalhes, que obrigava a Alemanha a pagar uma dívida de guerra gigantesca, e nos EUA, após a crise de 2008, obrigaram os mais pobres a pagar a dívida da crise. Sem demora o povo votou em facistas, como uma válvula de escape.

      1. ???

        Trump não é fascista ? O que é, no seu entender, uma pessoa xenófoba, homofóbica, que insulta imigrantes e toda a forma de minorias, sexista, , machista, preconceituoso, intolerante ?

      2. “Bem” vs “mal”

        Trump pode ser facista e Hilary pode ser uma belicista. Não é uma história do ” bem ” Contra o ” mal “, mas sim, ambos podem ser ” maus “.

        Chamamos Trump de “fascista” por ser xenófobo, racista.

        Mas se Hilary tivesse ganho, provavelmente iria levar o mundo a uma guerra nuclear contra a Rússia, então fica difícil saber o que é pior.

    1. Ganância

      Concordo com vc. No Brasil, a ganância está bem representada em alguns partidos políticos de direita (PSDB, DEM, PPS e PMDB) e em algumas igrejas que se dizem evangélicas, onde empresários da fé enriquessem.

  10. Eleiçäo na França

    Parece que o comentarista não tem a mínima noção do que está ocorrendo na França. Em ascensão vertiginosa e agora impulsionada por Trump é MARIE LE PEN ! Que aliás, hurrou com a vitória de Trump e foi a RIMEIRA a cumprinentá-lo pela vitória. Em seguida seu correlato slemão da AFD. É o que há de mais pernicioso e a História já viu esse filme antes. Deseja um revival ?
     

    1. Ou ele não têm noção e

      Ou ele não têm noção e sumcubiu a manipulação das técnicas de propaganda neonazistas – e tem muita gente que é de esquerda caindo no discurso nacionalista, antiimperialista e ante finanças de grupos de extrema direita – ou então têm noção e está usando essas técnicas. Os tempos hojes são muito perigosos e sombrios, é preciso estar muito bem informado e sempre duvidar do que se lê, principalmente na internet.

  11. BOLSONARO

    Não concordo a afirmação de que a comparação com Bolsonaro não seja procedente. 

    TRUMP apanhou do mainstream , Bolsonaro tem igualmente sido envolvido em inúmeros casos para prejudicar sua imagem – recorde-se o caso da edição do vídeo envolvendo Marcelo Tas para comprometer Bolsonaro numa acusação de racismo ou a recente polêmica no caso Maria do Rosário acusando-o de apologia ao estupro e ainda o processo por apologia à tortura ao homenagear Brilhante Ustra na sessão de votação do impeachment.

    TRUMP tem propostas vazias combinadas com verborragia e ataques truculentos , novamente o paralelismo com Bolsonaro é inevitável. Desde transformar um caso menor – o do kit gay distribuido nas escolas – como sua grande bandeira para salvar  a família brasileira da destruição  causada pelos homossexuais , passando pela cruzada contra o estatuto do desarmamento e o porte de armas para todos como forma de combate à violência , até a redução da maioridade penal e a defesa da tortura como forma de extração de informações para o combate ao crime . 

    Ou seja , foca na espetacularização de assuntos polêmicos , irrelevantes e compreensíveis toscamente pela grande massa , enquanto os problemas fulcrais do desenvolvimento econômico e social – como a redução das taxas de juros , o investimento , a reforma política , o financiamento de campanhas e o enfraquecimento do meio empresarial sobre o meio político –   passam ao largo da discussão . É  a imagem do político fora do stablishment , aquele que vem do nada para resolver os problemas , pois não está enredado neles , como está a classe política tradicional – o outsider TRUMP e o incorruptível BOLSONARO.

    A vitória de TRUMP como pavimentação do caminho para conferir chances de vitória a mais essa figura do submundo político brasileiro é real . 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador