Grupo Esparrama traz disputa de palhaços por regência de quarteto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Dois palhaços disputam a regência de um quarteto de cordas. Não é uma ofensa, mas sim o novo espetáculo do Grupo Esparrama a ser apresentado no Itaú Cultura. Os palhaços vão apresentando os instrumentos musicais de um quarteto de cordas e as propriedades do som, quando então se questionam quanto ao maestro do dia. A pendenga acontece no próximo final de semana,  nos dias 5 e 6 de setembro, no Itaú Cultural, em São Paulo.

2Por4 entra na programação do evento “Fim de Semana em Família” e os palhaços tocam ao vivo no palco. Espetáculo foi criado no final de 2012, a partir de uma parceria entre o Grupo Esparrama e a maestrina Ester Freire, na tentativa de realizar uma experiência de arte-educação, onde apreciar a obra seria o ponto principal do processo educativo.

O espetáculo propõe a aproximação da criança com o universo da música instrumental e suas características básicas,  ampliando sua percepção da música e sensibilizando-a. 2Por4 traz um quarteto de cordas, com dois violinos, uma viola e um violoncelo. Quarteto de cordas é um grupo de instrumentos que carrega na sua formação a s íntese de uma orquestra. A música ganha dimensão de personagem e, junto com os palhaços, cria um jogo lúdico nas cenas que vão desde um painel onde mãos dançam criando novos personagens até cenas inspiradas no cinema mudo.

O formato escolhido pelo grupo permite um diálogo maior entre as linguagens cênica e musical, envolvendo as crianças em um novo-velho mundo encantado da música.

“Com o projeto 2POR4 queremos mostrar que a música não tem local específico, ela pode ser apresentada ao ar livre ou dentro de uma casa, ganhando vida e conduzindo o ouvinte a extravasar suas emoções ou evocar sensações já vivenciadas”, diz Kleber Brianez, do Grupo Esparrama. E completa: “Para tanto acreditamos que é necessário uma educação musical que apresente à criança o conhecimento das propriedades do som e das características básicas das formações musicais, para sensibilizá-la para uma escuta mais prazerosa da música e do mundo.”

O Grupo Esparrama foi criado em 2012 e tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das diversas expressões cênicas, como a rua, o palco, intervenções e o teatro para crianças. Da trupe participam Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra.

Serviço:

Espetáculo 2POR4

Com: Grupo Esparrama e Quarteto 2POR4

Data: 05 e 06 de setembro de 2015

Horário: 16h00 – Duração: 45 minutos – Recomendação Livre

Local: Itaú Cultural  – Avenida Paulista, 149

Ingressos Gratuitos (Distribuição dos ingressos, meia hora antes do espetáculo)

Capacidade : Sala Itaú Cultural – 245 lugares

 

FICHA TÉCNICA

Direção Cênica – Kleber Brianez

Assistência de Direção – Iarlei Rangel

Direção Musical – Ester Freire

Elenco – Kleber Brianez e Rani Guerra

Músicos – Manoela Bonina (primeiro violino),  Ismael Santos (segundo violino), Eliézer Motta (viola), Erica Beatriz Navarro (violoncelo), Wellington Oliveira (violino substituto), Rebeca Friedmann (violoncelo substituto), Elisa Fernandes e Ezequiel Seba.

Figurino – Marcela Donato

Cenário – Grupo Esparrama

Assessoria de Imprensa e Comunicação – Luciana Gandelini

Treinamento em Manipulação – Anie Welter

Assessoria Estilo, Técnica, Interpretação de Repertório Musical: Fábio dos Santos e Renata Pereira

Fotos –  Sissy Eiko

Produção – Iarlei Rangel

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador