Margareth Menezes e a energia radiante de Dandalunda, por Matê da Luz

por Matê da Luz

Meu primeiro contato com Margareth Menezes foi na Bahia, num evento patrocinado por uma empresa de comunicação e, logo ali, fui tomada pela energia daquela pessoa radiante, alegre e que manifestava no palco vibrações contagiantes. Não conhecia nenhuma música dela e, mesmo assim, dancei a noite toda. 

De volta pra casa, pesquisei e encontrei a discografia belíssima e enorme, me rendendo aos encantos desta que, ao lado de Daniela Mercury e Carlinhos Brown na composição (não gosto muito das músicas que ele canta, não…) faz da Bahia o celeiro de buenas ondas de músicas.

Neste exato momento, estou apaixonada e viciada em Dandalunda, que fala um tanto sobre as manifestações de Oxum, orixá do encanto, do amor e da prosperidade, e entendo que faz parte do meu contexto atual: quem anda comigo já deve estar enjoado mas, em todo caso, este problema não é meu 🙂 

A letra, segundo Brown, “foi uma homenagem que fizemos a Mãe Maiamba, uma filha de Oxum que dedicou sua vida ao candomblé. Ela é a presença viva dos angolanos em um terreno muito simples do Candeal. Há 65 anos, ela canta ‘Dandalunda Maimba Coquê’ saudando Oxum e pedindo paz e prosperidade ao mundo” e, então, há de fazer pulsar por aqui e acolá!

Coquê! 

 https://www.youtube.com/watch?v=Rd4OXsjJXFI 

 

Mariana A. Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador