Restaurada, antiga estação de energia terá exposições de artes

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Do Catraca Livre

Antiga estação de energia é restaurada para abrigar música e artes visuais com entrada gratuita em SP
 
Estação Riachuelo, que estava desativada desde 2004 foi restaurada e transformada em espaço para experimentação artística
 
Divulgação
 
Divulgação
A cobertura da estação terá área de convivência com teto que vai captar a água da chuva para reutilização
 
No dia 29, será inaugurado o Red Bull Station, espaço destinado para o desenvolvimento das artes, da música e das pessoas. O local terá acesso gratuito e integrará diferentes manifestações artísticas com foco em projetos experimentais de artes e música, além de residência artística permanente.

 
A exposição de abertura será a Red Bull House of Art, que reúne trabalhos desenvolvidos por 24 artistas que passaram pela residência entre 2009 e 2011. A exposição fica aberta ao público do dia 29 ao dia 23/11, de terça a sábado, das 11h ás 21h. A entrada éCatraca Livre.
 
A estação de artes foi construída em uma antiga estação de energia desativada na Praça da Bandeira,número 137, no Centro. O prédio foi construído em 1926, tombado em 2002 e adaptado para novo uso. Ele conta com cinco andares e possui espaços expositivos, ateliês para residência, um estúdio de música, cobertura e uma cafeteria
 
Residência e experimentações
 
A primeira residência acontecerá de outubro a dezembro e a segunda temporada entre fevereiro e abril de 2014. Também serão realizadas palestras e workshops durante o período.
 
Com curadoria de Paula Borghi, os participantes da primeira residência trabalharão em ateliês individuais e suas obras serão expostas no espaço Galeria Transitória, que receberá diversas experimentações.
 
A população poderá visitar os ateliês individuais, basta marcar agenda para passeio monitorado.
 
O local também será sede do Red Bull Studio, projeto internacional, que receberá músicos para gravações especiais para internet e workshops com artistas nacionais e internacionais.
 
EXPOSIÇÃO RED BULL HOUSE OF ART
 
Coletânea que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos 24 artistas que passaram pela residência artística nos anos de 2009, 2010 e 2011. Na época o projeto teve como endereço o Edifício Sampaio Moreira no centro de São Paulo. Nomes como Sofia Borges e Flávia Junqueira estão entre os que passaram pela residência. A exposição abre as atividades da temporada 2013/2014, que passa a ter como endereço fixo o Red Bull Station. Instalações, vídeo instalações, pintura e fotografia fazem parte da exposição. Quando: de 29 de outubro a 23 de novembro de 2013 Horário: terça a sábado, das 11h às 21h Entrada franca
 
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 2013
 
Paralela à exposição do Red Bull House of Art, é possível acompanhar a residência artística em curso que acontece no prédio. O projeto reúne seis artistas e ocupa o piso superior do edifício, onde ficam os ateliês e um espaço conhecido como Galeria Transitória – onde os artistas podem tanto desenvolver seus trabalhos como observar de que forma cada obra conversa com os demais projetos e com o ambiente. Artistas participantes: Tiago Santinho, Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Rodolpho Parigi e Thiago Honório. Curadoria de Paula Borghi. Quando: de 29 de outubro a 06 de dezembro de 2013 (a exposição final da residência acontece a partir de 07 de dezembro) Horário: terça a sábado, das 11h às 21h * Os ateliês dos artistas e a galeria transitória estão abertas à visitação, que acontece somente com acompanhamento dos monitores. Entrada franca
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, Tamára,certamente eles

    Sim, Tamára,certamente eles são os patrocinadores. Já fizem um projeto similar num prédio antigo da Av.São João, bem próximo aos Correios. Na verdade S.Paulo abriga grandes espaços históricos e tombados. Participei de um em 2007 num prédio localizado na Praça João Mendes, esquina com a Rua Riachuelo. Não vingou porque a PMSP na ocasião optou a dar “guarida” a um estacionamento. Mas, há grandes oportunidades. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador