A arma atual é a fragmentação da informação, por Dani Nefussi

Se você não conseguir fazer correlação entre fatores politico-econômicos, históricos e geopolíticos, você continuará sem saber como agir e contra o que lutar. Fica confuso e deprimido.

A arma atual é a fragmentação da informação

por Dani Nefussi

A arma mais poderosa contra nós, a melhor e mais eficiente maneira de nos controlar, nos enganar, nos enfraquecer e nos paralisar é a fragmentação da informação.

Se você não conseguir fazer correlação entre fatores politico-econômicos, históricos e geopolíticos, você continuará sem saber como agir e contra o que lutar. Fica confuso e deprimido.

Criam tantos artifícios nas comunicações que se torna normal você defender a causa palestina e atacar o governo venezuelano, ou atacar o bolsonarismo e defender o exército de Israel, ou querer Lula livre, mas a derrocada de Maduro…. fragmentam de tal maneira o mundo que você não percebe suas próprias contradições, que são tão favoráveis à manutenção do poder.

E assim hoje tem de tudo, até adesivo de bolsonaro e che guevara no mesmo para-choque.

Então fica fácil desmontar completamente a educação do país, fingindo que se está lutando contra um monstro ameaçador do comunismo. Fica ridiculamente utilizável a criação de uma “escola sem partido” completamente partidarizada para lutar contra uma suposta escola partidarizada que de fato é sem partido. Fica fácil inverter valores.

Nesse sentido, a melhor forma de resistência passa a ser estabelecer ligações entre fatores: ampliar o conhecimento geopolítico para inserir situações pontuais em contextos internacionais, conhecer história para eliminar contradições paralisantes, reconhecer o inimigo nas arestas, reconhecer narrativas contraditórias para gerar ilusão, reconhecer fakenews e informações indutivas, achar menos e estudar mais, e tantas outras armas que só dependem da iniciativa pessoal.

É uma guerra de informação, portanto, arme-se.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente resumo.
    Objetivo e preciso. A dispersão é uma estratégia da ultra-direita.
    Parte da esquerda embarcou nessa canoa furada……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador