O PT ou se renova ou se mediocriza de vez, por Leonardo Boff

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Leonardo Boff

Do seu blog

Reza um mito antigo da cultura mediterânea que, de tempos em tempos, a águia, obsevando em seu corpo sinais de envelhecimento, fraqueza dos olhos penetrantes, e flacidez das garras se propunha renovar-se totalmente. Assim fazia também a fênix egípcia que aceitava morrer para voltar rejuvenescida para nova vida. Qual era a estratégia da águia? Punha-se a voar cada vez mais alto até chegar perto do sol. Então as penas se incendiavam e ela toda começava a arder. Quando chegava a este ponto extremo, ela se precipitava do céu e se lançava qual flecha nas águas frias do lago. O fogo nela se apagava.

E então ocorria a grande transformação. Através desta experiência de fogo e de água, a velha águia voltava a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e o vigor da juventude.

Queremos aplicar este mito ao PT metido numa crise crucial que o obriga a renovar-se como a águia ou aceitar o lento envelhecimento até perder todo o vigor vital e a capacidade de renovação da sociedade, como era seu sonho primordial.

Para entender melhor esse relato e aplicá-lo ao PT precisamos revisitar o filósofo Gaston Bachelard e o psicanalista C. G. Jung que entendiam muito de mitos e de seu sentido profundo. Segundo eles, fogo e água são opostos. Mas quando unidos, se fazem poderosos símbolos de transformação.

fogo simboliza a consciência, o vigor e a determinação de abrir caminhos novos. A água, ao contrário, representa as forças do inconsciente, as dimensões do cuidado e a capacidade de entender o sentido secreto das crises.

Passar pelo fogo e pela água significa, portanto, integrar em si os opostos: a determinação com a descoberta do sentido real das crises. Elas acontecem para purificar, limpar de todo tipo de agregado e deixar aparecer o essencial. Ninguém ao passar pelo fogo ou pela água permanece intocado. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava e o fogo purifica.

A água nos faz pensar também nas grandes enchentes como conhecemos em 2011 nas cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro. Com sua força tudo carregaram, especialmente o que não tinha consistência e solidez. Numa única noite morreram 903 pessoas e 32 mil ficaram desabrigadas. Foi um cataclismo de ressonância mundial. É o poder invencível da água.

O fogo nos faz imaginar o cadinho ou as fornalhas que queimam e acrisolam tudo o que é ganga e que não é essencial. O ouro e a prata passam por esse processo purificador do fogo.

São notórias as crises existenciais. Ao fazermos esta travessia pela “noite escura e medonha”, como dizem os mestres espirituais, deixamos aflorar nosso eu profundo sem as ilusões do ego superficial. Então amadurecemos para aquilo que é em nós autenticamente humano e verdadeiro. Quem recebe o batismo de fogo e de água rejuvenesce como a águia do mito antigo.

Mas existem também as crises maiores, de todo um projeto e mesmo de todo um partido como o PT. Ele tem que assumir a verdade: teve muitos acertos que beneficiaram milhões que viviam na pobreza e na marginalidade. Mas também cometeu erros evitáveis: deixou-se tomar pelo “demônio” do poder como fim em si mesmo quando deve ser sempre meio. Houve vergonhosa corrupção de pessoas importantes que destruíram o sonho de toda uma multidão que acreditava e se esforçava para viver o novo factível.

Mas abstraindo das metáforas e indo diretamente ao conteúdo real: que significa concretamente para o PT rejuvenescer-se como a águia? Significa entregar à morte tudo o que de errado praticou e que impede o sonho de despertar.

O velho no PT são os hábitos e as atitudes da velha política que servia de instrumento para crescer e perpetuar-se no poder. Com isso perdeu o sentido originário do poder como meio de transformação em benefício das grandes maiorias e jamais como fim em si mesmo. Tudo isso deve ser entregue à morte para o PT poder inaugurar uma forma de relação com os verdadeiros portadores do poder que é o povo e os movimentos sociais.

Rejuvenescer-se como águia significa também desprender-se de convicções enrijecidas, de certa arrogância de representar o melhor caminho e de alimentar a pretensão de estar sempre certo. Muitos dirigentes continuam manejando conceitos ultrapassados, incapazes de oferecer respostas novas à crise que devasta os países centrais e agora nos atinge poderosamente. Rejunecer-se como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender e a revisar.

Mas não é isso que está ocrrendo. Até hoje esperamos uma revisão sincera e o reconhecimento público de seus erros. Seus líderes imaginam que assim fazendo, dão armas aos adversários, quando mostrariam ser mais fiéis mais à verdade do que à própria imagem.

O PT que se apresentava como uma águia de alto voo, corre o risco de se transformar em galinha comum que apenas cisca o chão e faz voos rasteiros. Não é esse o destino que a história lhe quer reservar.

Por último, se o PT quiser se renovar como uma águia deve regressar ao seio do povo. Este lhe dará belos exemplos de luta, de trabalho, de inteireza ética e também duras lições. Essa imersão é salvadora e renovadora como foi para a águia o arder em fogo e o mergulhar nas águas frias. Só assim pôde se rejuvenescer. Para o PT isso não é uma metáfora mas um desafio.

Leonardo Boff é colunista do JB on line e escritor

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que é isso cumpanheiro?

    Quer dizer que colocar cumpanheiros bem intencionados com segundo grau completo e 30 anos de experiência de trabalhos braçais para administrar fundos de bilhões não deu certo?

    Quem poderia imaginar?

     

    Colocar cumpanheiros de segundo grau completo para legislar também não deu certo?

    Quem poderia imaginar que gente bem intencionada fosse incompetente só porque não estudou?

    Afinal de contas, estudar serve para que? Me informe por favor, ALGUÉM ME AJUDE nessa, para que serve?

    1. Discurso rasteiro

      Longe de mim desmerecer a educação e o estudo, mas esse discursinho ai é rastaquera.

      Se fosse para fazer uma análise simplória e rasteira dessa forma eu poderia dizer que o governo FHC, formado por gente “de bem” (querendo dize “de bens”), todos com diploma e o chamado “preparo”, deixou o Brasil de joelhos para o FMI pedindo esmolas para não quebrar (e mesmo assim quebrando) enquanto os chucros permitiram um acúmulo de reservas de 380 bilhões de dólares. Então perguntaria quem administra melhor os bilhões.

      Mas eu acho esse tipo de análise equivocada. Tanto o estudo com más intenções quanto as boas intenções sem nenhum esforço de aprendizagem são criticáveis. Nada impede que uma pessoa que estudou muito faça merda, seja por má intenção ou incompetência (afinal o aprendizado acadêmico é teoria e a prática é outra), assim como nada impede que uma pessoa bem intencionada e com talento para administração adquira conhecimento e consiga cercar-se de assessores preparados, fazendo uma boa administração.

      Acho discursos como esse seu apenas uma forma de pessoas que tiveram oportunidade de estudar, se projetarem em cima daqueles que não tiveram a mesma oportunidade, para sentirem-se superiores.

      Portanto não é que eu ache você tenha escrito uma asneira, mas penso que usou uma coisa correta (estudar é importante) não para defender a educação, mas para praticar um bullyng elitista.

    1. Dama de Vermelho – Marco Civilizatório

      A Dama de Vermelho emociona. É a representação de tudo que a humanidade nos reserva de bom. Coragem, lucidez, nobreza,  determinação objetiva. É o testemunho vivo de uma luta civilizatória que não acaba, paralisa ou esmerece.

      É a verdadeira pátria educadora, farol de nossas utopias.  

  2. Não vamos desistir do Brasil!

    Não vamos desistir do Brasil! É o que diz a recém reagrupada elite conservadora perante o cenário político atual. Para estes o Brasil está em frangalhos, tudo está perdido e o único culpado é o PT e a esquerda. Nenhuma novidade ai. Essa parcela, que representa aproximadamente 30% da população nacional, sempre pensou isso. Diante da redemocratização, e do sucesso dos governos de esquerda até 2012, os mesmos ficaram calados, sem argumentos, sem poderem mostrar sua verdadeira face. Bastou uma turbulencia causada por desacertos do governo e a maior crise internacioanal desde 1929, para sairem do armário. Eles nunca acreditaram no Brasil, mas se esse é o suprasumo de nossa sociedade, estou pensando em desistir.

    Pouco importa se pela primeira vez, apesar de uma crise criada pelo mercado financeiro internacional e a desregulamentação neoliberal, o Brasil sentiu pouco suas consequências (em comparação com outros períodos com crises menores). Assim como poucos mencionam que tanta pressão em cima da presidente começou em seu primeiro governo quando tentou baixar os juros para patamares civilizados. De que adianta argumentar, se o interlocutor bate panela para não lhe escutar?

    É disso que se trata a raiva explosiva dos ultimos meses. O campo conservador ficou uma década engolindo a seco o secesso internacional daquele que ela sempre rejeitou como ignorante, perdeu 4 eleições presidenciais consecutívas, viu o Brasil avançar, os mais pobres avançarem, uma pauta progressista nos costumes ganhar terreno, e eles, em estado de choque sem nada poderem fazer. Quando pensaram que conseguiriam acabar com essa sequência, perdem novamente, por 3%. O tamanho das manifestações é proporcional a frustração.

    Temos que admitir, os conservadores tem sido extremamente competentes em unificar e mobilizar seu campo. O fato que estão unificados em torno de bandeiras medievais e de ser muito mais facil se mobilizar na oposição sem a responsabilidade de governar, pouco importa. Eles estão se fazendo ouvir. A criação de pseudo movimentos para atrair a juventude despolitizada online, a organização em torno de ONGs empresariais e liberais, o impulso da mídia, são a espinha dorsal desse movimento. Faturam em cima da ignorancia e da despolitização, chamando jovens de classe média alta e ricos a se “politizarem” através de suas bandeiras ultrapassadas do Estado Mínimo e demonização comunista, como se isso fosse uma questão. É desolador que pessoas supostamente educadas, que tiveram todas as oportunidades de estudar e se desenvolver com as melhores condições possíveis, sejam capituladas pelo direitismo rastaquera dos trópicos.

    Analisando o discurso adotado, semelhante aos neocons dos EUA e a todos os movimentos oposicionistas na AL, podemos tirar diversas conclusões:

    1-      Os movimentos se dizem apoliticos mas TODOS são bancados por partidos de direita ou setores empresariais. (Porque a esquerda não se esforça pra desnudar esse fato?)

    2-      Usam a retórica agressiva pois não possuem argumentos sólidos que resistam a um debate real. (Por isso batem panela. Para não escutar o interlocutor. Basta lembrar do primeiro batedor de panela, o Marcello Reis do Revoltados Online. Quando iniciou essa campanha, seu argumento era: “estamos cansados de conversa mole, quando um petista falar, bata panela”. Na prática, anteriormente, quando esses começavam a falar seus impropérios, alguem de bom senso ia la e contra argumentava com dados e fatos, deixando os conservadores sem resposta. De tanto isso acontecer resolveram não querer mais escutar argumentações. Falam e batem panela depois. Pessoalmente, já passei por diversas situações semelhantes.

    3-      O que resta de argumentação para esse campo é a corrupção. A retórica hipócrita e moralista usada quando convem. O povo sabe de maneira torta que “todo politico é corrupto”. Isso se materializa no fato de todos para serem eleitos usam os dispositivos do poder para financiar campanhas. Qualquer observador da política nacional (e internacional) sabe disso desde sempre. Não me surpreende nada a Privataria, a corrupção na Petrobras (que vem desde sua fundação) ou qualquer outra em qualquer obra pública de todas as esferas no Brasil e no Mundo. A questão é: Por que isso existe? Porque para se eleger custa dinheiro. Da onde vem o dinheiro? De empresas que realizam as obras, ou serviços ou grupos de interesse. Quer acabar com isso? Temos que acabar com o financiamento privado de campanhas para acabar com a distorção da influência do dinheiro na democracia. Quem votou a favor disso quando teve a oportunidade? O PT e a esquerda. Ou seja, quem é contra a corrupção mesmo?

    4-      É um movimento conservador, da elite colonizadora. Isso não tira em nada sua legitimidade, afinal todos têm o direito de protestar e se fazer ouvir. O que é ilegal é a incitação do ódio, a violencia, a calúnia e a difamação. Contra esses crimes só temos uma opção: a lei. Todos que são atacados em sua honra devem identifcar e processar os agressores. Todos que partem para a agressão fisica devem ser presos. Todos que cometem atentados devem ir para a cadeia.

    Cruzando dados eleitorais das últimas eleições com a adesão aos protestos de 2013, a adesão dos atos de 2015 (totalmente diferentes de 2013), e renda, tiro as seguintes conclusões:

    1-      Os conservadores (em diferentes níveis) são apróximadamente 30% da população do Brasil.

    2-      A esquerda (em diferentes níveis) representa aproximadamente 30% da população do Brasil.

    3-      40% orbitam de forma apolitica mas pragmática tanto para um lado como para o outro.

    4-      O antipetismo está restrito à esses 30%.

    5-      O PSDB é rejeitado por aproximadamente 50% da população, vide suas derrotas apesar do PT, da mídia, do dinheiro.

    A instabilidade geral que tomou conta do Brasil terá diversos desdobramentos. O PSDB perdeu suas bandeiras com a chegada do PT ao poder. E o PT perdeu as suas bandeiras atuais. Sem sombra de dúvidas as próximas eleições criaram um fato novo. Criou-se um vacuo de poder e de idéias que ninguem ocupa. E a sociedade civil organizada, nada tem de organizada. O campo progressista precisa se reiventar o mais rapido possível para encarar essa nova realidade. Não pode ficar inerte achando que o país é representado por esses lunáticos. 70% do país não pensa dessa forma. Mas também não pode achar que conquistará mentes usando os mesmos mecanismos de sempre. A classe média urbana não vai aderir ao MTST, ou aos movimentos sociais. Um jovem não vai aderir à CUT. A esquerda, assim como essa diretia préhistórica, opera como na guerra fria. As relações de trabalho mudaram, os problemas são outros, os modelos representativos estão ultrapassados. Quem superar essas questões, focando em bandeiras modernizantes que foquem no livre arbítro e respeito comum, com uma retórica apropriada para os novos tempos (incluo ai discurso e simbolismo), com ferramentas de participação que incluam a técnologia, poderá ocupar esse espaço. A esquerda precisa estimular movimentos fora do arco dos movimentos sociais tradicionais e sindicatos, e ajudar a construir partidos progressistas fortes para tentar ultrapassar a longo prazo essa necessidade de alianças fisiológicas. O campo progressista não é e não pode ser só o PT.

  3. Prezado Leonardo Boff:

    Prezado Leonardo Boff: compartilho todas suas observações. Mas tenho dúvidas sobre as prioridades políticas do momento. Há um processo de contrareforma em curso. Não somente o PT está sob ataque, como todo o campo progressista.

    No Brasil os 20% mais ricos tem renda 17,5 vezes maior que os 20% mais pobres (em 2002 era 63%). Na União Europeia essa distância é de 5,5 vezes. 

    A concentração de renda é viabilizada concentrando poder. Esse sistema só prospera porque o povo está alijado do poder. E aí os trabalhadores não podem ter nenhum tipo de representação. Por isso o tiroteio contra o PT.

    Durante os governos Lula todos ganharam muito dinheiro. Já Dilma optou por cortar juros e confrontar alguns grupos, de forma autoritária, sem contar com respaldo político nenhum. Veja o discurso em 1º de maio de 2012 anunciando redução de juros por parte do BB e Caixa. Iniciou-se neste momento uma verdadeira guerra sem trégua contra ela por parte dos donos do poder.

    Qual é a prioridade do momento? Para mim, claramente, é defender as conquistas recentes e a democracia. É isso que está em jogo. Tem que dar forma a uma frente pela democracia. 

    1. Concentração

      Companheira, o PT governa o Brasil há 12 anos e quem continua pagando a conta é a classe média. Os ricos ficaram mais ricos de fato. E a classe média empobreceu. Pesquise e leia as análises do IPEA.

  4. mitológicas

    “Tudo isso deve ser entregue à morte para o PT poder inaugurar uma forma de relação com os verdadeiros portadores do poder que é o povo e os movimentos sociais.”

    Pronto! lá vem o Boff propondo imolar Lula, Rui, Dirceu, Genoíno, Benedita, Wagner, Mercadante, Lindinho, Ideli, e por aí vai, no altar dos sacrifícios expiatórios.

    Diz pra gente: Depois disso, sobraria o que da religião petista?

    Genézio é um homem de pouca fé…

    Proponho uma analogia mais científica: a estrela virou buraco negro – quem nela mergulha não volta nunca mais.

    Melhor mesmo é se manter afastado.

  5. “Revisão sincera e

    “Revisão sincera e reconhecimento público dos erros”.

    Será que o Leonardo Boff esteve ausente do Brasil nos últimos 12anos? É bom avisar Leonardo Boff que alguns líderes do PT foram presos injustamente no mensalão porque um juiz autoritário e hipócrita inventou a teoria do dominio do fato à brasileira. Os líderes do Psdb nem julgados foram. Na semana passada a Justiça de Minas livrou a cara do Aécio na construção de aeroportos com dinheiro público na propriedade da famíla. Mas José Dirceu esta preso porque montou uma empresa de assessoria. Em São Paulo tem cartel, na Petrobrás foi o PT que roubou.

    O PT não engavetou nenhum processo. Isso é revisão e reconhecimento público dos erros. Pergunta se a imprensa ou os fanáticos que querem destituir a presidente reconhecem alguma qualidade moral nesta determinação? No Brasil atual  a Dilma tem que renunciar ou ser impinchada porque não interfere em outros poderes como FHC fez. E olha que esses outros poderes são corruptos e fazem política abertamente em favor do Psdb e asseclas, contra a qual nenhum processo é instaurado. O Vacarri está preso na Lava Jato. pergunta se chamaram o tesoureiro do Psdb que levou 10 milhões, do Pmdb que levou outros milhões ou do Psb onde o Eduardo Campos  deitou e rolou.

    Respeito Leonardo Boff (só tenho dois autógrafos  que guardo com carinho. Um é do Boff por causa da Teologia da Libertação e o outro é do Luiz Carlos Prestes. Espero conseguir um do Lula ainda) mas essa proposta é de uma ingenuidade de dar orgasmo em tucano e na mídia brasileira.

  6. Medíocre como o próprio Boff?

    Que fica falando coisas de um ponto de vista ideal, completamente desligadas do que está ocorrendo? Arre!

  7. Primeiro em alto e bom som,

    Primeiro em alto e bom som, sou petista. E  são 22 anos de filiação , concordo com tudo o que o Boff, apontou e digo mais, é preciso depurar o PT, sim, refundar ou o que seja. E não basta dizer eles fazem, disto eu sempre soube. Começando por expurgar das direções todos aqueles que de alguma forma se enrolaram com a máfia corrupta que há anos rouba este País. E  mais , fui por anos secretário de município e por pouco tempo, óbvio, até assessor de governos de estado, e não tenho uma única condenação, e é claro tentaram. Não cooptando, eles pensavam em levantar calúnia. ia para o ataque de forma agressiva e processando,  embora por óbvio eu nunca ganhava uma, mas se calavam. E sempre disse eles podem nós não. Fora, de governo já há anos, não sai atrás de consultorias , não deixei nem filho se empregar em empresas que de alguma forma , algum fdp pudesse levantar suspeita. E assim  conduzi minha vida pública, ah sou engenheiro, 52 anos, Há injustiças, sim como com o Kuschekein,e mais algumas,  e aí entra o maldito republicanismo, como a tal carta aos brasileiros.  Por que, muitos  aceitaram fazer o jogo que os corruptos da direita faziam e fazem? Faltou coragem e discernimento, como peitar a reforma política, a regulação da mídia, passar a ficha corrida dos governos anterior, algo que fiz nas pastas que assumi, inclusive demitindo servidores. E por pouco me salvava nos cargos, por que muitos queriam me ver longe, pelo tal desgaste político. Muitos, Foram jogar no campo do inimigo com a regras do inimigo. Imaginem qual seria o resultado.?!?.ou mudamos tudo e voltamos as origens ou acabou! Sem esta de coração valente, virou rainha!

    1. O velho golpe de se dizer petista para desancar o partido

      Nesse nem a Velhinha de Taubaté acredita mais. Passa fora, tá, que nao somos imbecis.

  8. doutor boff prega um

    doutor boff prega um renascido PT da lama pro vinho… depois da ressaca braba da esbórnia socialista

    pero si,

    vai fala pro mentor pro vaccarezza pro zé dirceu pro lula que eles têm de tomar “red bull te dá asas”…

    em seguida, tal qual ícaros do rabo vermelho, voar “tamo junto nessa mermão” até bem perto do sol

    queima gordura e pena e topete e mergulharem “bólidos vermelhos” nas águas geladas da patagônia….

    sem chance! como diz a sacerdotisa chauí por ai: PT ACABOU! PT SAUDAÇÕES…

  9. Essa conversalhagem

    Essa conversalhagem mítico-exotérica do Boff tá parecendo mais discurso de auto-ajuda.

    Bom, quem sabe funciona… já que a racionalidade não funciona MESMO pra o povo do PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador