Onde foi que eu errei?, por Carlos Motta

Onde foi que eu errei?, por Carlos Motta

Posso estar enganado, mas acho que uns 80% dos meus amigos, colegas e conhecidos de infância, adolescência e de jovem adulto da Jundiaí onde me criei, vão votar neste domingo no candidato presidencial que odeia homossexuais, negros e nordestinos, faz apologia à tortura, glorifica a ditadura militar, despreza a cultura e as artes, é a favor da venda indiscriminada de armas de fogo, pensa que o sexo feminino é inferior ao masculino, quis cometer atentados terroristas quando servia ao Exército, e enriqueceu, de modo mais que suspeito, depois que virou político, não apenas a si próprio, como a toda a sua família.

Jornais de todo o mundo civilizado têm alertado que a sua vitória representaria um gigantesco retrocesso ao processo civilizatório brasileiro e à incipiente democracia que o país vive.

Desde jovem, talvez sob a influência de meu pai, o saudoso capitão Accioly, carrego uma profunda ojeriza a toda forma de preconceito e intolerância, e, principalmente, à injustiça. E desde cedo, talvez por ter vivido os anos da ditadura militar, percebi que o Brasil é um país profundamente injusto, uma sociedade de castas onde os pobres são vistos pelos ricos e pela classe média apenas como uma mão de obra barata, seres inferiores que vieram a este mundo com o único propósito de servir os seus senhores.

Quantas vezes ouvi, de pessoas próximas de mim, a expressão “aquele lá não sabe qual é o seu lugar”…

A maioria desses meus velhos amigos, colegas e conhecidos se deu bem na vida, alcançou um status social bem superior ao meu. Se tornaram médicos, advogados, juízes, empresários… Eu fui apenas um jornalista medíocre, que se decepcionou tardiamente com a profissão que escolheu.

Convivemos juntos vários anos, nos encontramos inúmeras vezes em festas, em clubes, na escola, em bares, nas esquinas da vida.

Não me lembro de ter perguntado a essas pessoas, e se o fiz, foram poucas vezes, o que elas achavam do mundo em que vivíamos, provavelmente porque, na minha ingenuidade, achava que elas o sentiam da mesma maneira que eu: éramos privilegiados, sem dúvida, mas estava faltando alguma coisa, havia uma sensação latente de que algo estava errado naquela aparente paz que nos cercava.

Bem, tudo isso é passado.

O que importa é o presente – e o futuro.

O presente me traz uma enorme sensação de vazio e tristeza, por ver que essas pessoas, tão caras para mim no passado, se distanciaram anos-luz do homem que me tornei. Algumas delas até se surpreendem com o fato de eu repudiar com veemência o mito que agora idolatram.

O futuro, que não prevejo, tanto pode ser uma continuidade desse meu esforço cotidiano de ansiar por um mundo melhor, mais justo e igualitário, ou o mais profundo desânimo por ver as trevas avançarem sobre a civilização.

Seja qual for, a toda hora me pego pensando “onde foi que eu errei” por ter me tornado um sujeito tão distante daqueles que formaram o meu passado – um passado do qual tenho, apesar de tudo, saudade.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vivemos isso MOTTA,

    Uma tragédia comum a muitos de nós, militants progressistas que sonhamos com a edificação de uma nação. Uma nação menos injusta, mais fraterna… E sentimos saudades de amigos, parentes, familiares que nos perdemos.

    Nestes anos próximos passados, muitos deles surtaram na bonanza da economia farta. A gente até pensava que eles reconheciam neles o autoerro que sempre demonizavam em nossos projetos de esquerda brasileira.

    Nada disso. No fundo eles urdiam uma vingança! É disso que estamos falando. Eles, nossos entes queridos conservadores, estão com os olhos brilhando de orgulho: estão se vingando!

    Mas, enfim, a história ainda terminou. Terão que adiar a vingança deles! Mas sem dúvida que aprendemos uma lição. Uma lição dolorosa: eles se aliariam ao que há de pior a fim de nos impor sua vingança pessoal.

  2. Lindo e emocionante artigo,

    Lindo e emocionante artigo, Carlos Motta! Parabéns! tudo isso poderia ter sido escrito por mim, pois compartilho do mesmo sentimento! Acho que muitas pessoas irão se identificar com essa condição de se assustar ao perceber que amigos e parentes que cresceram juntos pensam tão diferente sobre questões tão funtamentais.

     

  3. Onde Haddad começou a cair nas pesquisas

    Houve um debate, acho que foi o último, no qual Haddad louvou a ” independência ” da polícia federal, e criticou o ” engavetador geral da República “, apelido pelo qual o Procurador Geral da República era chamado na era FHC. e disse que se eleito for, haveria mais independência ainda para a PF, louvando o grande número de operações desta polícia.

    Eu não sei o que Haddad pretendia com esta fala, se ele achou que ia impressionar coxinhas, se enganou, eles nem ouvem o que ele fala. Mas os da esquerda, que ouvem e entendem o que a palavra ( policia federal independente ” significa, ficaram horrorizados, ao ouvir isto.

    Significa que se eleito for, Haddad manterá a mal afamada lista tríplice, com a consequente quebradeira de empresas, e isto significa aumento colossal do desemprego, em si já dos mais altos da Terra.

    Nada mais natural que muitos ex eleitores de Haddad pensem em votar em branco ( eu por exemplo ) no segundo turno, afinal, por mais desastroso que seja Bolsonaro, ao privatizar empresas, não seria tão desastroso quanto Haddad entregar estas empresas à lista tríplice, para serem destruidas.

     O povo chegou num ponto onde pouco importa se haverá ou não ditadura, fascismo, liberação de porte de armas.

    A única palavra que ganhará esta eleição é emprego, e nisto Haddad pisou feio no tomate.

     

  4. Até o “ódio” precisa ser

    Até o “ódio” precisa ser institucionalizado, canalizado para viver dentro das regras democráticas!

    O ódio difuso que potencializou o avanço do bolsonaro é pior, pois perde toda hierarquia e fixar esse “ódio” num evento social, que são as eleições é uma necessidade de quem perdeu de melhorar onde se perceberam falhas para tentar novamente.

    E nesse processo de melhorar para obter sucesso há uma chance tremenda de haver evolução, por que a crítica, o ato de comparar é um fator imanente ao ser humano.

    O que é preciso é combater o crime que está dentro do ódio, dentro das pessoas de bem.

  5. Carlos Motta não incluiu no
    Carlos Motta não incluiu no texto que o candidato a Presidência do Brasil, faz apologia ao estupro. A questão é: quem é maioria no Brasil os pobres ou a classe média? Bolsonaro ganha em todas as pesquisas eleitorais e tanto a elite, a classe média e os pobres vão votar nele. Ilusão pensar que somente a elite e a maioria da classe média são eleitores de Bolsonaro. Existe uma parcela significativa de pobres eleitores de Bolsonaro, porque será? Não é mais uma questão de divergências políticas, pois o brasileiro não têm consciência política, nem senso de coletividade. Infelizmente a pobreza deforma o caráter, e vivemos em uma sociedade individualista, materialista e invejosa. Boulos no debate de ontem na TV Globo, falou sobre a indiferença da sociedade brasileira sobre a ditadura civil-militar que durou 21 anos no Brasil, pois é há uma total falta de valores democráticos no Brasil. E pergunto, isso não era previsível acontecer? ora vivemos numa sociedade que desconhece a história do Brasil é o pior não tem interesse de conhecer. O pensamento é esse: não é comigo então nao me importo. Bolsonaro despreza a Democracia e considera a mulher um objeto sexual, um ser inferior. Os eleitores de Bolsonaro têm mãe?

  6. Esse passado é uma miragem,
    Esse passado é uma miragem, as pessoas já eram o que são, apenas usavam uma fantasia. Se tem algo bom no desastre em que o golpe atirou o país é que as pessoas foram forçadas a rasgar as fantasias e se mostrar exatamente como são. O “Coiso” traduz todo preconceito, autoritarismo, segregação, patriarcado e machismo que estava dissimulado na sociedade, quem o abraça deve estar se sentindo aliviado de poder “sair do armário”.

  7. Nordeste

    O que me preocupa é que no nordeste, especialmente em Pernambuco, houve uma crescente avalanche de votos nos últimos 3 dias no bolsonaro. Jamais poderia imaginar que isso acontece e não consigo interpretar esse fenômeno. Amigos, paraentes, conecidos e etc ,e que tinham dúvidas, decidiram apoiar esse cara misógino e homofóbico. Espero que seja um movimento passageiro e que o bom senso volte no domingo, mas é muito preocupante.

  8. Você errou
     

    onde eu errei.

    Você errou porque continuou sendo você mesmo.

    Não se deslumbrou com ambições de  poder, luxo, fama ou arrogância.

    As pessoas não entendem ou não aceitam muito bem o fato de a gente se contentar com o suficiente.

  9. Penso que o único erro está

    Penso que o único erro está em não querer enchergar o óbvio: Bolsonaro, mais do que ninguém, é a legítima encarnação do tal “brasileiro médio”: violento, preconceituoso, egoísta, tosco, misógeno e ignorante, profundamente ignorante. Uma desgraça.

    Claro, estou exagerando quando generalizo (o que é sempre um erro), mas penso que a grande maioria se enquadra neste perfil, mas só que os tais “condicionadores sociais” impediam que isso aparecesse. Agora, com o liberou geral, a grande maioria perdeu o medo e a vergonha de mostrar o que realmente é.

  10. Um caminho para reverter o erro: Uma Proposta

    Acho que para todos tem ficado claro que enfrentamos não apenas a direita convencional (minoritária neste caso), mas também a direita comportamental, formada principalmente por categorias populares que inclusive, nos primeiros anos do Governo Lula apoiavam o PT. O trabalho de desconstrução desse antigo apoio popular foi feito gradativamente, pela mídia e pelas redes sociais, identificando o PT não apenas com causas sociais (o que é muito bom), mas também como responsáveis pela “aparente” perda radical de valores sociais e familiares que grande parte da população rejeita. O PT está ficando estigmatizado como caricato, modernoso demais, tolerante com bandido e pervertor de crianças. Isso é o que temos que reverter. No plano estritamente político o nosso programa é melhor, mas, devemos retirar do campo da disputa os aspectos que nos afastam estupidamente da maior parte do eleitorado.

    Para quem acompanha pesquisas irá ver que Bolsonaro deu um salto de popularidade no voto feminino junto com a marcha #Elenão e, ainda, aumentou mais de 10 pontos a rejeição ao Haddad exatamente naquele momento. Observando em detalhe esse aspecto, será visto que o que foi mais significativo nesses números foi o voto feminino, exatamente o voto que se pretendia ganhar com a marcha. Os números não mentem.

    A rejeição a Haddad dispara mais de 10 pontos depois daquela marcha:

    http://fanoticias.com.br/ibope-rejeicao-a-haddad-dispara-e-bolsonaro-melhora-desempenho-com-eleitoras-2/

    O pior é que ainda tem gente querendo repetir a marcha. Pelo amor de Deus! Ai é que elegem Bolsonaro mesmo!

    Eu estive naquela marcha de 29 de setembro com a minha mulher e amigos, mas, a toda hora chegavam pelotões coloridos com figuras caricatas e destoantes. A equipe de Bolsonaro filma essa(o)s manifestantes mais excêntrica(o)s e posta nas redes, dividindo o que chamam as mulheres “de bem” e de família com ele (na perspectiva dos Bolsonaristas), e nós ficamos como patrocinadores daquela fauna caricata e carnavalesca. Essa é a verdade. Com minha mulher nos sentimos “usados” por meia dúzia de “minoritários”, dentro de uma marcha que procurava outra expressão. Acho que saiu o tiro pela culatra por causa da nossa ingenuidade e pela irresponsabilidade e exagero de minorias que pisam nas maiorias apenas para aparecer na TV.

    As minorias que queremos defender nos estão afundando cada vez que saem em campo e levantam bandeiras, em forma inoportuna, atiçando o sentimento conservador de populares que deviam estar votando no nosso programa, o melhor programa para eles mesmos, mas que hoje apoiam Bolsonaro.

    Para ganharmos esta eleição devemos recolocar a campanha nos trilhos da discussão política, da época saudosa do Lula, da melhor convivência e, no plano mais atual e pé no chão, mostrar ações rápidas que resolvam imediatamente a violência, a saúde e o emprego.

    Sei que alguns deste blog vão ficar criticando que sou machista e outras coisas, como há muito tempo estas pessoas o fazem sem dar ouvidos a minhas constantes alertas para estes fatos que hoje são fundamentais para a eleição. Reconheço que pela minha idade e formação sou ainda algo conservador, no plano comportamental, embora tente me policiar e melhorar, mas, em todos esses anos dentro do blog do Nassif, ninguém poderá negar o meu esforço e luta em favor das causas populares e da nação brasileira.

    Deixo mais uma vez o meu recado: Não é hora filosófica de certo ou errado, mas do voto que iremos colher na urna. Tem horas para defender abertamente minorias, mas também tem horas de alguma gente ter a gentileza de aguardar discretamente no seu armário e discutir agora um Brasil de todos, não apenas das suas minorias particulares. Isso é também civismo, inteligência política e respeito pelas outras pessoas.

    1. Análise correta…

      Evidente que as feministas não aceitam essa realidade. O confronto com a sociedade conservadora é um dos principais objetivos delas… Outra, digamos ´anti-campanha´, foi a manifestação do companheiro Zé Dirceu relativo a conquista (tomada) de Poder além de se ganhar a eleição! A associação dessa fala com a tal ´venezuelazição´ tão difundida na mídia e na fala dos tucanos e da direita, foi automática.

      Numa sociedade de costumes conservadores, com a presença evangélica tão empoderada e com uma mídia tão tendenciosa não se fala nem se mostra tudo o que se almeja. Além dos nossos amigos classe média que se aliam a qualquer ´Coiso´ para se vingar de nosso êxito em políticas públicas a favor dos mais pobres, (Onde foi que errei? do Carlos Motta, 05/10/18) são fatores a se considerar.

      Enfim, vamos ao segundo turno, com as calças (e as saias) nas mãos!… Muito Juízo, gente!

  11. Faço suas o que seriam as

    Faço suas o que seriam as minhas palavras, sendo que para mim é ainda pior, sou diferente de 99% de meus amigos, incluindo filhas……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador