PMI chinês melhora, mas sinal de alerta continua

Jornal GGN – O PMI preliminar da indústria da China se recuperou para 49,7 em maio ante leitura final de abril de 48,1. Foi a melhor performance registrada em cinco meses, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar do HSBC, divulgado nesta quinta-feira (22).

Apesar da discreta melhora, o setor ainda apresenta uma ligeira retração. E o número ficou um pouco abaixo do nível de 50, que separa crescimento de contração. Mesmo assim, quem esperava qualquer sinal de estabilidade na economia da China encontrou algum alívio no resultado do mês.
 
Os subíndices de produção, demanda externa e doméstica melhoraram em maio, superando a marca de 50. As novas encomendas de exportação, uma medida de demanda externa, mostraram a maior virada. O índice avançou 3,4 pontos, para 52,7, nível inédito em quase três anos e meio.
 
Segundo os analistas, a melhora foi generalizada, inclusive em relação às novas encomendas de exportação. Pressões desinflacionárias também aliviaram ao longo do mês e os preços de produção aumentaram pela primeira vez desde novembro de 2013.
 
Os sinais de estabilização podem ser um reflexo das recentes medidas de estímulo e menores custos de empréstimos. No entanto, de acordo com os especialistas, os riscos ao crescimento continuam, uma vez que o mercado imobiliário continua frio.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador