Rússia critica Ban Ki-moon por comentários sobre conflito na Síria

Da Agência Brasil

A Federação Russa questionou hoje (8) a imparcialidade do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, por responsabilizar o país pela interrupção das discussões sobre a paz na Síria.
 
“Pensamos sempre que os comentários do dirigente máximo de uma organização mundial devem manter a imparcialidade e a objetividade. Neste caso, isso claramente não aconteceu”, afirmou, por meio de comunicado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, María Zajarova.

Segundo ela, Ban Ki-moon “praticamente responsabilizou a Federação Russa da deriva das negociações sírias em Genebra e da degradação da situação humanitária no país”.

Em declarações ao diário Financial Times, o dirigente da ONU declarou que, “assim que a reunião [de Genebra] foi convocada, os bombardeios russos continuaram e começou a ofensiva terrestre em Alepo”.

Desde que o mediador da ONU, Staffan de Mistura, anunciou na quinta-feira (4) o adiamento das negociações de Genebra até o próximo dia 25 todos os olhares se dirigiram para a Federação Russa, o principal aliado do regime sírio do presidente Bachar al-Assad.

Depois de semanas de uma aproximação gradual entre os Estados Unidos e a Federação Russa, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, acusou os russos de bombardearem de maneira indiscriminada as zonas controladas pelos opositores a Al-Assad e pediu ao Kremlin que declarasse um cessar-fogo imediato.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, foi mais longe e acusou os russos de, com os bombardeios aéreos, minarem “os esforços para encontrar uma solução política para o conflito”.

Em reação, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashénkov, disse ontem (7) que, “graças às ações das forças aéreas russas, em poucos meses os sírios acreditaram que, apesar de tudo, é possível combater e eliminar o terrorismo internacional no seu país”.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então…….

    ONU tb é capacho do império e seus aliados! Se a Federação Russa está disposta a apoiar o governo da siria e acabar de vez com os crimes do EI financiado por eles, que assim seja. Apenas é necessário ficar alerta para as manobras e manipulações que os órgãos cooptados por eles, principalmente a imprensa prostituta orquestram para não perderem o apoio do publico manipulado por eles!!!!

    Que a Federação Russa eliminem de uma vez por todas os terroristas financiados pelo império e seus aliados, que atuam dentro da Siria para derrubarem o governo  !!!!! 

  2. Eita. A ONU contribuindo para

    Eita. A ONU contribuindo para justificar mais sanções ou uma guerra contra a Rússia. Ainda bem que é um organismo destinado a para promover a paz.

    A paz da guerra da Coréia, do Vietnã, da Palestina, do Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria. Ou seja, a paz dos interesses americanos e países bajuladores europeus.

  3. A OTAN não mata, liberta, segundo a ONU

    Afeganistão, Iraque, Líbia e outros países foram bormbardeados impiedosamente pelos americanos e seus capangas. Várias cidades foram totalmente arrasadas. Os bombardeios em Fallujah, no Iraque, cometidos pelos americanos, em 2005, atingiram um nível de destruição que não era visto desde as campanhas da força aérea americana contra o Vietnã. Sempre o mesmo protagonista.

    Acusarem agora a Rússia por fazer em menor escala o que fazem é demonstração do desagrado com o rumo que a guerra civil síria está tomando. Não esperavam que a cobertura aérea russa permitisse ao exército sírio avançar contra os terroristas do ocidente. Acreditavam que no máximo seria suficiente para dar uma sobrevida ao regime baathista, e que este enfraquecido chegasse às negociações pedindo arrego.

    A postura de Ban Kim Moon, um dos país da intervenção da OTAN, na Líbia, ou seja, um dos destruidores do país, é típica de um pet. Até mesmo as suas “necessidades” são feitas nos locais delimitados pelos donos.

    1. Só dá esse tipo de gente na ONU…
      Só lacaio dos imperialistas mesmo…
      Eu sei que a Rússia também não vale o que o cachorro caga, mas o comportamento “lambe-saco” destes fantoches é lastimável e chega a dar náuseas. ….
      Seres do tipo Kofi Anan, Bankimoon e outras nulidades humanas ( como aquele diplomata tucano que ficou de 4 em NY) deveriam pelo menos ter a dignidade dos ratos. ..

  4. É só a manifestação de um
    É só a manifestação de um empregado dos interesses do que de pior existe, que jamais condenou as dezenas de desestabilizações e derrubadas de governos de paises pelos EUA, tendo como consequência milhares (milhões?) de mortes, destruição, refugiados, miséria, etc., inclusive esta tentativa por eles planejada, financiada e insuflada, mas frustrada pela Rússia. Credibilidade zero.

    [http://youtu.be/sCDRWEpz5d8]

  5. ASSECLAS DO TERRRISMO

    As afirmações de Ban Ki-moon revelam o típico discurso dos lacaios do capitalismo predatório. A verdade é que os asseclas dos criminosos interesses norte americanos querem evitar que a Síria, com o apoio da Rússia, consiga vencer os cães de guerra financiados pelos responsáveis pela tragédia humanitária resultante das abomináveis ações terroristas, patrocinadas por países como EUA, Turquia e Arábia Saudita, que têm causado as tragédias vividas no Iraque, na Líbia e na própria Síria. Mas as máscaras dos farsantes já caíram há tempos, e de nada adianta a propaganda da mídia corporativa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador