Wall Street está por trás do atraso em declarar o surto de Coronavírus uma “Pandemia”?,por Whitney Webb

© Ahn Young-joon /AP

Do MintPress News

 

Um mecanismo financeiro pouco conhecido estabelecido pelo Banco Mundial poderia estar por trás da decisão de não declarar o coronavírus uma pandemia, informa Whitney Webb.

26 de fevereiro de2020

Um título especializado pouco conhecido, criado em 2017 pelo Banco Mundial, pode conter a resposta sobre o motivo pelo qual as autoridades de saúde dos EUA e do mundo recusaram-se a classificar a disseminação global do novo coronavírus como uma “pandemia”. Esses títulos, agora frequentemente chamados de “títulos de pandemia”, pretendiam ostensivamente transferir o risco de possíveis pandemias em países de baixa renda para os mercados financeiros.

No entanto, à luz do crescente surto de coronavírus, os investidores que compraram esses produtos poderiam perder milhões se as autoridades globais de saúde usassem esse rótulo em relação ao aumento nos casos globais de coronavírus.

Na terça-feira, as autoridades federais de saúde do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciaram que estão se preparando para uma “potencial pandemia” do novo coronavírus que apareceu pela primeira vez na China no final do ano passado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que cerca de 80.000 pessoas contraíram a doença em todo o mundo, a maioria delas na China, enquanto mais de 2.700 morreram.

No entanto, alguns argumentaram que as preocupações do CDC sobre uma provável pandemia chegaram tarde demais e que medidas deveriam ter sido tomadas muito antes. Por exemplo, no início de fevereiro, o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, havia dito ao New York Times que o novo coronavírus é “muito, muito transmissível e quase certamente será uma pandemia “, enquanto o ex-diretor do CDC, Dr. Thomas R. Frieden, repetiu essas preocupações na época, afirmando que “é cada vez mais improvável que o vírus possa ser contido “.

Apesar desse avisos, entre muitos outros, o CDC esperou para anunciar suas preocupações de que o vírus pudesse se espalhar pelos Estados Unidos. Seu anúncio na terça-feira irritou os mercados, destruindo US$ 1,7 trilhão em valor de mercado de ações em apenas dois dias. O aviso do CDC irritou o presidente Trump, que acusou a agência de assustar desnecessariamente os mercados financeiros.

De maneira notável, as autoridades da OMS adotaram uma abordagem ainda mais cautelosa do que o CDC em seus comentários recentes, afirmando que ainda é “muito cedo” para declarar o surto de coronavírus uma “pandemia” e também afirmando que “é hora de fazer tudo o que você faria  na preparação para uma pandemia. ”

A recusa em classificar o surto de pandemia é estranha, pois se refere a uma epidemia ou doença que se espalha ativamente afetando duas ou mais regiões do mundo. Atualmente, isso descreve a disseminação geográfica do novo coronavírus altamente contagioso, que agora resultou em grupos significativos de casos longe da China, principalmente na Itália e no Irã. Países mais próximos da China, como a Coreia do Sul, também foram submetidos recentemente a uma explosão de novas infecções por coronavírus.

É possível que as preocupações com o uso da palavra “pandemia” possam perturbar os mercados globais e causar turbulência econômica, semelhante ao que aconteceu com o mercado de ações dos EUA após o anúncio do CDC na terça-feira. Embora essas preocupações sejam válidas, há também evidências de que uma classe específica de títulos emitidos pelo Banco Mundial ,que estão intimamente relacionados a declarações oficiais de pandemias, também pode ser responsável por afastar os funcionários da OMS e do CDC do uso desse termo, apesar das consequências de
fazê-lo poderiam impactar negativamente a saúde pública global.

Títulos Pandêmicos: um “esquema como nenhum outro”

Em junho de 2017, o Banco Mundial anunciou a criação de “títulos especializados” que seriam usados para financiar o Mecanismo de Financiamento de Emergência Pandêmico (PEF) criado anteriormente no caso de uma pandemia oficialmente reconhecida (ou seja, reconhecida pela OMS).

Eles eram essencialmente vendidos sob a premissa de que aqueles que investissem nos títulos perderiam seu dinheiro se qualquer uma das seis pandemias fatais ocorressem, incluindo o coronavírus. No entanto, se uma pandemia não ocorresse antes do vencimento dos títulos em 15 de julho de 2020, os investidores receberiam o que haviam originalmente pago pelos títulos, além dos pagamentos de juros e prêmios sobre os títulos que receberiam entre a data da compra e a data de vencimento do título.

O FPE, na qual esses fundos de títulos pandêmicos, foram criados pelo Banco Mundial “para canalizar o aumento de financiamento para países em desenvolvimento que enfrentam o risco de uma pandemia”, e a criação desses chamados “títulos pandêmicos” visa transferir o risco de pandemia em países de baixa renda nos mercados financeiros globais. De acordo com um comunicado de imprensa do Banco Mundial sobre o lançamento dos títulos, a OMS apoiou a iniciativa do Banco Mundial.

No entanto, há muito mais nesses “títulos pandêmicos” do que aparenta. Por exemplo, o PEF possui uma “estrutura de financiamento exclusiva [que] combina o financiamento dos títulos emitidos hoje  com derivativos no mercado de balcão que transferem o risco de surto de pandemia para as contrapartes dos derivativos”. O Banco Mundial afirmou que essa estrutura foi usada para “atrair um conjunto mais amplo e diversificado de investidores”.

Os críticos, no entanto, chamaram o sistema desnecessariamente complicado de “pilhagem viabilizada pelo Banco Mundial” que enriquece intermediários e investidores em vez dos objetivos pretendidos pelos fundos, neste caso os países de baixa renda que lutam para combater uma pandemia. Esses críticos perguntaram porque não apenas doar esses fundos a um órgão como o Fundo de Contingência para Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde os fundos poderiam ir diretamente para esses países carentes afetados.

De uma forma espantosa, a OMS determina se uma pandemia atende aos critérios que permitiriam que a dinheiro dos investidores fosse canalizado para o PFE ern oposição aos seus próprios bolsos, o que aconteceria se nenhuma pandemia fosse declarada entre agora e quando os títulos deverão amadurecer em julho próximo.

Em 2017, o site de notícias Quartz descreveu o mecanismo de “títulos pandêmicos” da seguinte forma:

“Os investidores compram os títulos e recebem pagamentos regulares de cupons em troca. Se houver um surto de doença, os investidores não recuperam seu dinheiro inicial. Existem duas variedades de dívida, ambas com vencimento previsto para julho de 2020.

O primeiro título captou US$ 225 milhões e apresenta uma taxa de juros de cerca de 7%. O pagamento do título é suspenso se houver um surto de novos vírus influenza ou coronaviridae (SAFES, MERS).  O segundo título, mais arriscado, levantou US $ 95 milhões a uma taxa de juros superiora 11%. Esse título mantém o dinheiro dos investidores se houver um surto de Filovírus, Coronavírus , Febre de Lassa, Febre do Vale Ríft e/ou Febre Hemorrágica do Crimeia-Congo . O Banco Mundial também emitiu US $ 105 milhões em derivativos de swap que funcionam de maneira semelhante. (grifos adicionados)”

Em 2017, o Banco Mundial emitiu US $ 425 milhões nesses “títulos pandêmicos” e a venda de títulos foi superada em 200%, “com investidores ansiosos para obter o retorno  de alto rendimento da oferta”, segundo relato . Os detentores de bônus recebidos até o momento foram amplamente financiados pelos governos do Japão e da Alemanha, que também são principais financiadores de estados-nações da OMS atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido. Relatórios afirmam que a maioria dos detentores de títulos são empresas e indivíduos com sede na Europa.

Alguns analistas argumentaram que esses títulos de pandemia nunca foram destinados a ajudar países de baixa renda com pandemia , mas para enriquecer os investidores de Wall Street. Por exemplo, o analista econômico americano Martin Armstrong chamou os títulos pandêmicos do Banco Mundial de “uma aposta gigante no cassino financeiro global” e um “esquema como nenhum outro”, argumentando recentemente que esses títulos poderiam apresentar  “um derivativo bomba-relógio estruturado” podendo prejudicar os mercados financeiros se uma pandemia for declarada pela OMS. Armstrong continuou dizendo que é do interesse da OMS declarar uma pandemia do surto de coronavírus, mas observou que, ao fazer isso, eles causariam prejuízos significativos aos detentores de títulos.

Até economistas do establishment, como o ex-economista-chefe do Banco Mundial e o secretário do Tesouro, Larry Summers, criticaram o programa do Banco Mundial, descartando o PFE como ” bobagem financeira”. Bodo Ellmers, diretor do programa de  financiamento ao desenvolvimento sustentável do Fórum Global de Políticas, também chamou os títulos de pandemia de “inúteis” , enquanto Olga Jonas, que trabalhou no Banco Mundial como economista por mais de 30 anos, disse que o programa foi “projetado para falir”. “Porque os títulos foram criados para “reduzir a probabilidade de pagamento”.

O analista econômico e de negócios e apresentador do podcast Quoth the Raveli , Chris Irons disse ao MintPress News que, com relação aos títulos de pandemia, “o importante é focar em quem se beneficiará com o fato de não ser declarado pandemia”, uma difícil tarefa, dado que a identidade da maioria dos “bondholders”(detentores de títulos) não está atualmente disponível ao público.

Irons também observou que, em sua opinião, “a OMS e o CDC foram pegos de surpresa aqui” e que alguns governos que financiam a OMS, particularmente o governo Trump, parecem “mais preocupados com o mercado de ações do que dar às pessoas informações que pode ser necessário e vital.” Ele acrescentou que a pressão de portas fechadas sobre a OMS por parte daqueles que perdem financeiramente com uma declaração oficial de uma pandemia seria “sem surpresa”.

Como acionar um pagamento

À medida que o surto de coronavírus cresce, cresce a preocupação entre os investidos em títulos de pandemia que serão acionados aos países afetados pelo coronavírus, apesar do claro atraso da OMS em declarar o surto como uma pandemia. Embora a OMS teoricamente possa alterar os critérios que desencadeariam o pagamento e causariam uma grande perda de títulos, alguns relatórios recentes afirmaram que os detentores de títulos estão tentando se livrar dos títulos antes do vencimento em julho.

O veículo de mídia alemão Deutsche-Welle observou que o gatilho para a primeira classe de bônus de pandemia, avaliado em US$ 225 milhões, normalmente já teria sido atendido devido ao critério de mais de 2.500 mortes em um “país em desenvolvimento”. No entanto, a OMS afirmou que isso não atende ao referido critério porque não considera a China um país em desenvolvimento, embora os critérios do Banco Mundial considerem a China um país em desenvolvimento.

Para a segunda e mais arriscada categoria de títulos pandêmicos, esses títulos são acionados quando a doença em questão atravessa uma fronteira internacional e causa mais de 20 mortes no segundo país. No momento da publicação deste artigo, o Irã registrou pelo menos 50 mortes, o que deveria ter desencadeado essa segunda categoria de títulos de pandemia, avaliada em US$ 95 milhões. No entanto, a OMS ainda não comentou sobre como esse critério para os títulos da segunda categoria foi atendido.

A decisão da OMS de recusar o uso da “palavra com p” pode ser o resultado de vários fatores, embora os títulos de pandemia pareçam um incentivo de 425 milhões de dólares para não fazê-lo. Embora evitar o uso do termo possa agradar aos detentores de títulos pandêmicos, ele deve ter grandes consequências negativas para a saúde pública global, particularmente considerando o fato de que uma ação precoce contra surtos epidêmicos e de pandemia é amplamente considerada um imperativo.

_
Foto em destaque: Um trabalhador vestindo um traje de proteção pulveriza desinfetante como precaução contra o coronavírus em uma garagem de ônibus em Seul, Coréia do Sul, 26 de fevereiro de 2020. Ahn Young-joon /AP

Whitney Webb é jornalista do MintPress News, com sede no Chile. Ela contribuiu para vários meios de comunicação independentes, incluindo Global Research, EcoWatch, Ron Paul Institute e 21st Century Wire, entre outros. Ela fez várias aparições no rádio e na televisão e é a vencedora de 2019 do Prêmio Serena Shim de Integridade Descomprometida no Jornalismo.

_

Com Google Tradutor

https://www.mintpressnews.com/wall-street-behind-delay-declaring-coronavirus-outbreak-pandemic-bonds/265264/

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador