Que o voto não seja fundamentado no ódio

Há campanha para imprimir o medo de ambos os lados. Enquanto o PSDB usa das mais esdruxulas teorias, como comunização, quebradeira do Brasil, etc; o PT usa de propaganda para relembrar os anos de Governo do PSDB, apostando que se eles entrarem a coisa toda volta. Táticas de medo, totalmente normal nesse jogo. Nenhuma novidade até aí.

O medo talvez se encontre no tal discurso de “mudança” que muitos vem encampando. O que vem logo a cabeça é a contradição de que a maioria da população não vê diferenças entre partidos quando o tema é o surrado assunto da moralidade, mesmo assim, há quem diga que votará pensando na mudança. Mas será?

Não é de hoje que se percebe que o ódio está na base de boa parte dos votos direcionados ao candidato mais forte da oposição. A mudança, sempre uma palavra que associamos a esperança, não está em linha com esse enredo. Se estivesse, o candidato NULO iria ser o próximo presidente da República federativa do Brasil.

O recente artigo-opinião de um do herdeiros do conservador jornal O Estado de São Paulo trata o pleito de Outubro como guerra, e escancara de vez as linhas gerais da racionalidade dos geradores do ódio. Em nenhum momento se pensa no Brasil, apenas em derrotar o inimigo chamado Lula, chamado PT.

Ao dar o aspecto de guerra todos os brasileiros mais sensatos deveriam apertar o botão amarelo e pensar, refletir. As lenhas infernais de uma campanha eleitoral deveriam servir como motor para a recusa em votar em qualquer candidato que use do artificio de apontar o dedo.

Nós ainda somos imaturos, somos pessoas que se deixam levar por qualquer coisa que aprece na TV ou que seja compartilhada em excesso. Isso é terreno fértil para a guerra devaneada pelos Mesquita, e as consequências podem ser terríveis para todos nós.

O ódio não pode ser motor de voto, porque assim como a paixão enlouquecida, ele entorpece fazendo com que aceitemos bovinamente que qualquer conquista possa ser retirada enquanto a memória no inimigo estiver sendo alimentada.

Todos sabem minha opção política. Contudo, mesmo aqueles que irão votar diferente de mim, que se baseiem em algo menos “opiante” do que simplesmente tirar o PT do poder. Para o bem de todos nós, para o bem do Brasil. Gente, isso não é uma guerra.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Demoniza o PT…

    A pessoa demoniza o PT, mas critica religiosos por também usarem a demonização para manipular mentes… Estamos de olho! 😉

  2. Posso ate acreditar que o

    Posso ate acreditar que o discurso do passado do Psdb da medo, e sei que o Brasil de hoje e outro. Mas, posso afirmar o seguinte: pede pro PSdb dizer o que realmente ele fara no governo, como estimular o desemprego, privatizar BB-caixa-petrobras, mudar a lei de partilha, etc… que dai se o povo votar no seu Plano de governo assim, explicitamente, eu direi que isso nao e espalhar o terror pelo PT pra ganhar votos, mas um filme de terror bravo mesmo onde o povo brasileiro escolheu ser dilacerado…

  3. Cari Nassif e demais
    Basta

    Cari Nassif e demais

    Basta fazer qualquer governo voltado para o povo, por menor que seja, que já se é demonizado, seja lá o que fosse isso, e no que acabou por se transformar.

    A casa grande, a grande mídia e seus lacaios, tratam como guerra quem não pensa como eles.

    PSDB e DEM é eleição, ambos e PT não é eleição é guerra. Ambos sabem disso, e usam o ódio como arma, mas quando se volta contra eles, deixa de ser democracia.

    Saudações 

  4. Acho que já é tarde para

    Acho que já é tarde para muita gente. Principalmente na oposição.

    Essa camapanha será mais um turno das anteriores. A luta entre o bem e o mal, única proposta da oposição, só tende a se acirrar. Todos se lembram da campanha “do zé que iria continuar a obra do Lula” quando se cantava: “serra é do bem, serra é do bem, e larali larali larala…”

    Não adianta imaginar que a “jihad” tucana cessará assim “na base do argumento”. O ódio ao lulopetismo vem da prova provada de que as crenças mais firmes dessa oposição são tolices. Os direitos sociais fazem bem; é possível distribuir renda; é possivel resgatar o passivo social; existem “falhas de mercado”… E por aí vai.

  5. Torquemada sabia dos reais

    Torquemada sabia dos reais motivos pelos quais estava mandando gente pra fogueira, mas o diabo é havia um monte de gente que se deixava levar, ajudava a carregar lenha e depois ficava para assistir o espetáculo. O que estamos vendo não é novidade, nem no Brasil e nem no mundo. Pedir bom senso a alguns brucutus talvez não surta efeito, porque é só desta maneira que eles sabem agir.

  6. Pena que toda a mídia (e este

    Pena que toda a mídia (e este blog não é exceção) cobre as eleições como se houvessem apenas três candidatos. Quando alguém se lembra dos demais, são tratados com condescendência, como “nanicos”, etc. Isso só reforça o jogo concentrador de poder do sistema político brasileiro. Tudo bem que os três em questão são os que têm grana e tempo de TV. Mas uma mídia verdadeiramente independente não deveria se limitar às polarizações vazias de conteúdo suscitadas por esse esquema.

  7. Excelente, Francy. Penso

    Excelente, Francy. Penso exatamente o mesmo e já expressei mais ou menos a mesma coisa quando argui acerca do (não) discurso pobre e raivoso da oposição. Centrado apenas mais em derrotar o PT, ou o Luladilmapetismo, que propriamente em propostas que visem melhorar o país. 

    Muito bom, mesmo, o teu artigo. 

  8. mais um belo post do

    mais um belo post do nassif.

    ciom ódio, só haverá retrocesso.

    mas acho que quando os defensores do atual governo dizem que a volta dos tucanos é um atraso não é  apelação nenhuma, é um fato histórico,pois basta comparar ambos os governos, o do pt e o do psdb..

    e é bom destacar que esse ódio geralmente vem e começa da deireitona, é um dado histórico tb, vide o udenismo exacerbado do carlos lacerda etc e tal, lembrem-se do rio centro…o bush invadindo o iraque a por aí vão os conservadores para manter seus privilégios apropriatórios-expropriatórios…

     

  9. excelente……………………….parabéns

    sem falar nos partidos pequenos que navegam em meio a uma terrível tempestade em copa d’água, tendo reconhecido inclusive como “autoritarismo contra a sociedade” o pedido de prisão de alguns, mesmo após a confirmação da existência de uma hierarquia definida no grupo, um planejamento e uma interação de pessoas para intimidação de torcedores, trabalhadores, comerciantes e empresários…………………..

    e que mesmo após a confirmação de que todos os seus direitos estão sendo garantidos, seguem com uma exploração política mais manjada do que discurso de coroné do sertão, prejudicando boa parte dos eleitores que são levados, pela exploração política absurda, a anular seus votos ou votar por gaiatice ou votar em quem sempre gostou da situação que eles apontam, que não existe, mas que, consequentemente, pode voltar a existir realmente

    1. interessante é que até hoje não perceberam que…

      ao se alimentarem desta exploração política absurda, deixam de ter uma participação maior em discussões verdadeiramente democráticas e atuais, quando então teriam mais poder de influência e aceitação, via voto, que de repente poderiam ser até mesmo os vão para o canditado NULO, como foi muito bem colocado no post

  10. Não há e nunca houve campanha

    Não há e nunca houve campanha de ódio pela parte do petismo, a menos que odiar as desgraças mais terríveis que FHC e turma fizeram não seja dito que [e amor  ao extremo pelo Brasil e por rudo que é do povo.

  11. O problema é:

    É que a única proposta conhecida e concreta da Oposição continua sendo o golpe. É a única que eles já deixaram bem claro que apoiam e já deram mostras sobejas de como pretendem implantá-la.

    1. pois é………………………

      depois a gente conclui que só pode ser isso mesmo e somos tachados de loucos autoritários…………….

      exatamente como aconteceu no passado

  12. Faltou a foto do Serra!

    Essa história da folha denunciar o “ah, é sim!”, e agora o Gaspari também detonando, só confirma o que muitos já desconfiavam: o vampirão tá atacando! E o “ah, é sim!” que trate de reunciar e o psdb de indicar o vamp, pois ele deve ter muito mais no dossiê. E agora está só sinalizando que é capaz de mostrar tudo. Bichinho danado! 

  13. Excelente Francy!

    O exemplo prático do que dizes está nas redes sociais:

    O sujeito diz que todo Político é corrupto, que não vai votar em ninguém. 

    Ai você pensa: vamos ter um sujeito que se preocupa em mostrar erros e corrupções de políticos de diferentes partidos (de esquerda e de direita), e o que acontece: só posta imagens e textos contra o PT e seus mensaleiros, contra Lula e contra Dilma. 

    É muito verdadeiro esse processo da ausência de argumento pró candidato ou com provas do porquê de não querer votar em ninguém.

    Certo é que os meios de comunicação promovem o continuado processo de transformar a discussão em jargões: corrupção, político ladrão, o Estado não sabe gastar direito, etc. e não no processo de bem-informar o espectador. E as pessoas que se baseiam nos meios de comunicação para se informar repetem o que eles dizem.

     

     

  14. sorte é que maior parte do eleitorado está de fora, nem aí…

    pois a oposição e seus “escadas” já conseguiram fazer a cabeça de muitos que estão dentro………………..

    e, pior, se fazendo passar por partido político para poder contar com qualquer tipo de aval

  15. Comam briches

    Quando se desejou a morte de Lula em razão de sua saúde,ali sim se devreia ser dao o alerta.Agora não adianta,não existe o menor .o mínimi bom senso para se discutir com a oposição e seus eleitores.O episódio da abertura da copa no Itaquerão foi o ponto final que mostraram sobre dálogo.O negocio é continuar usando a rede para desmontar factóides,mentiras,desnudar os fatos.De resto ,que comam brioches na ensolarada Miami.

  16. “Não se fala nisso”! Mas, o que a Globo* disser eles endossam !

    a mídia vem, há 12 anos, abastecendo os coxinhas com rótulos anti-(governo federal, Lula, Dilma, PT…) impermeáveis às reflexões.

    Isso produziu “consciências” que odeiam e pronto! “Não se fala nisso!”.

    Pois é,  essas “consciências” também não têm a mínima idéia de quem seja, por exemplo, o Aécio Neves, o candidato que seria uma “solução anti-“.
    O que ele pensa, o que ele fez, de onde ele veio, quem ele defende, como ganhou a vida… Não sabem e nem querem saber. Preferem uma “inconsciência” e  “Não se fala nisso”.

    O que a Globo (Veja, Folha, Estadão…) disser* eles endossam.

    * ou esconder !

     

    1. Com certeza!

      Ninguém esconde o seu viés por aqui. O mais isento é o Nassif; o restante tem viés declarado, deste ou daquele lado, tanto quem posta, quanto quem comenta. Ao contrário da mídia que se arvora imparcial e tem um lado não declarado. Muito esperto tu és!!!

  17. Muito bacana mesmo o seu

    Muito bacana mesmo o seu post, Francy. Saiu completamente daquela coisa pragmatica, fria, objetiva e estratégica que acaba por camuflar o clima de guerra na tentativa de evitá-lo. Acho que tava faltando isso.  Vou compartilhar no FB, ok?

  18. Que o voto não seja fundamentado no ódio

    e que os protestos também não sejam fundamentados no ódio, que os artigos pigais não sejam fundamentados no ódio, etc, etc, etc…

  19. “… Em nenhum momento se

    “… Em nenhum momento se pensa no Brasil, apenas em derrotar o inimigo chamado Lula, chamado PT…”

    E vai me dizer que Lula pensa diferente em relação a São Paulo??? Tá bom, vá!!!

  20. Será que o Santander pensa assim?

    “Sucesso de Dilma deteriora economia, diz Santander a clientes ricos

     

    O Banco Santander enviou neste mês de julho de 2014 aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil.

    A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.

    O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa.”

    E depois, a desculpa esfarrapada:

    “O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. O texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.”

     

  21. Não tem nada a ver com ódio

    Este artigo esta mal poscionado e errado sobre esta questão. Eleição tem que ser posta como ela é com seus defeitos e qualidades dos candidatos e partidos. Este negócio de ódio é bobagem de uma análise errada e sentimental da eleição. Péssimo artigo; nem devia ter sido posto aqui; depõe contra o site.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador