A versão dos professores da escola de Isadora Faber

Manifestação de professores e pais da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho sobre a situação infernal criada pela página da família Faber, que está perturbando o cotidiano da escola e tornando a vida impossível para todos:

SOBRE O DIÁRIO DE CLASSE 

Peço que pesquisem mais a respeito e se possível ajudem a divulgar a visão da comunidade escolar, não é possível que internautas, telespectadores e intelectuais conheçam e compartilhem apenas uma versão desta história.

Somos professores da Escola Maria Tomázia Coelho, escola onde estuda a menina responsável pela “famosa” página do Facebook, intitulada Diário de Classe, e estamos trazendo um outro olhar sobre este, que no início era positivo e estimulou o rápido reparo na estrutura (não reforma, que seria muito maior, pois a escola tem apenas 7 anos), e passou a focar-se em ataques pessoais a professores e trabalhadores da escola. 

Quando a diretora chamou-a para alertar sobre o uso indevido das imagens de pessoas e sobre a referência a trabalhadores citando nomes, a aluna e sua mãe distorceram os fatos e espalharam a idéia de que a menina havia sido pressionada a acabar com a página. Depois disso as distorções tornaram-se corriqueiras e qualquer pessoa que se posicionasse contrária era, e é até hoje xingada, achincalhada e por fim bloqueada da tal página, não há nenhum elogio aos profissionais ou atividades da escola assim como inexiste a defesa ou comentário ponderando posicionamentos contra os trabalhadores por parte dos moderadores da página, como haviam dito outrora. Ou seja, de democrática ela não tem nada. 

Quando nós, trabalhadores da escola, demos entrevistas à mídia, as falas foram “editadas” e novamente sofremos as conseqüências do sensacionalismo e da visão unilateral difundida pelas mídias. As pessoas lêem e vêem as notícias como verdades, e não procuram conhecer a realidade ou ouvir outras versões dos fatos, criando assim uma legião de defensores da menina, e ao mesmo tempo “inquisidores” da escola. As ferramentas sociais hoje permitem que qualquer um se manifeste e o que poderia ser positivo acaba se tornando instrumento de acusações e injúrias, onde o acusado é culpado antes do exercício da defesa. 

Então resolvemos nos calar e continuar com nosso trabalho, que é e sempre foi realizado com competência e responsabilidade, mesmo sofrendo as pressões da mídia, dos internautas, de pessoas que anonimamente ligam para a escola e nos ameaçam, segurando a “onda” e a saúde emocional e física para seguirmos no propósito de transformar as crianças em cidadãos críticos, e prepará-los para o mundo do trabalho. 

Desde o início a preocupação com esta menina (13 anos) e o que poderia acontecer a ela foi tema de nossas conversas, o mesmo não aparece na prática da mãe da menina, pois no início desta semana houve um incidente em frente à escola que resultou em mais um BO contra sua família, culminando com a “pedrada”, que para muitos é questionável. 

Sobre os textos da página, que no início eram sim da menina e sua colega, hoje não condizem com sua escrita e discurso em sala de aula, qualquer pessoa pode ver a diferença. 

A página tornou-se fonte de ataques à classe dos professores, e aos funcionários públicos, em uma postagem desta semana ela escreve que nós só começamos a trabalhar depois da criação da referida página, ora veja só, a menina estuda desde a 1ª série na escola, que por sinal tem uma das melhores notas no IDEB (o que não aconteceria se não realizássemos nosso trabalho com seriedade), e tece comentários ofensivos como este? Onde será que estava essa mãe, que pouco aparecia na escola até esta página surgir, já com a filha na 7ª série? Como surge tão rapidamente esta vontade em “ajudar” e “fazer a diferença”, “lutar por uma educação de qualidade”? Todos nós da Escola Maria Tomázia queremos saber? Afinal é isso que todos nós queremos, alunos críticos e pais presentes, mas com respeito e diálogo amoroso.

A seguir alguns depoimentos e links para melhor compreensão:

Depoimento de uma mãe 08/11

A nossa verdade. ( BASTA! )
Venho por esta publicação solicitar a toda a comunidade, aos pais, alunos e responsáveis o apoio para dar uma basta aos transtornos que o DIÁRIO DE CLASSE vem trazendo. Pedindo a todas aqueles pais de alunos que se preocupam com a segurança , o bem estar e a educação nos primórdios dos bons costumes dos nossos filhos na escola Maria Tomázia Coelho, todos aqueles como e u estão preocupados com os derradeiros, transtornos e incômodos que vem nos causando, ocupando no nosso dia á dia as postagens neste blog ” Diário de Classe ”, mostrando para o Brasil e o mundo que há escola Maria Tomázia Coelho mais parece um campo de batalha do que uma instituição de ensino, que nossas crianças estão indo para a escola para promover discórdias, brigas e agressões entre ambos alunos no local de ensino, na escola tem que haver união para se ter educação de qualidade e respeito. 
E como toda a instituição de ensino tem problemas,mas como professores e comunidade,pais alunos e responsáveis zelam pela educação de qualidade de ensino e tem sido assim deste dos primórdios desta escola, mas agora devido a vários fatos não esclarecidos, meras especulações com fins de promoção e fama para ter mídia usando imagem distorcida da verdade. É isso que pais de alunos querem a escola dos nossos filhos ? acho que assim como eu,não queremos que isso continue … Vamos dar um ” BASTA ”. Sou mãe e não quero a vida da minha filha e dos filhos dos outros em risco. Quero uma educação de qualidade com direito a tranqüilidade da minha filha e dos demais na escola. Qual a finalidade de aprender ? não quero que a cada momento eu fique sabendo que um fato atípico aconteceu, antes não havia a necessidade de escoltar nosso filhos para a escola, agora temos que nos direcionar o nosso tempo de trabalho e dos afazeres de casa para buscar e traze-los porque não sabemos se eles chegarão bem em nossos lares. Será que isso está certo ? Todos nós temos direito de ir e vir e formar opinião própria. Quero e busco qualidade de vida e educação de qualidade para minha filha e para todos, quero melhor condições na escola, mas não preciso me promover nem aparecer para isso,façamos isso todos juntos adentrando na escola,conversando com professores trocando idéias,olho no olho,pessoalmente com os demais. E para melhorar a qualidade de ensino dos nossos filhos. Se cada um de nós tem o direito de formar opinião própria está é a minha vontade e quero educação de qualidade e não merchandise, mexerico a todo momento. E a verdade dos fatos que estão ocorrendo pelo o que me parece é que este blog Diário de classe de uma busca de qualidade de ensino se transformou uma busca pela fama pessoal própria a qualquer preço, sem racionalidade e bom senso, parece mais um site de fofocas,provocações e equívocos. É esta qualidade de ensino que queremos dar para os nossos filhos ? Creio que não… Peço as todos os pais e responsáveis para dar um basta, quero minha comunidade tranqüila novamente e o direito da minha filha e de todos estudarem na escola apenas buscando o aprendizado. VAMOS DAR UM BASTA, a verdade virá a tona, mas peço o apoio a todos os incomodados ou que se sentiram acuadas . Aprendemos tudo o que somos para poder ser o que queremos.

Depoimento de um pai dia 08/11

levei minhas filhas para a escola hoje á tarde e encontrei uma enorme confusão no colégio,era professora sendo agredida verbalmente por mãe de aluna,a mesma mãe colocando o dedo na cara de vários alunos,moradores da comunidade xingando esta mesma mãe,crianças assustadas chorando,câmeras do Fantástico filmando tudo isso,até declarações para repórter tive de dar…caos total!!e tudo isso por causa d e um blog irresponsável de uma menina que se diz a paladina do ensino público e da escola,seu discurso na internet é dizer que quer luta por melhores condições de ensino e talz.mas o que nos admira é que ela só escreve coisas negativas da escola nesse blog.é dessa maneira que ela quer melhorar a educação na sua escola e no Brasil?até quando vamos ter que conviver com as agressões desta família e de algumas pessoas que as rodeiam?esta família não sabe parar de falar bobagens e causar confusões para auto promover sua filha??pra mim já deu!ja estou cheio desta farsa!!enchi o saco!!

Depoimento e convite de uma mãe dia 08/11
Isto que esta acontecendo na escola em que meu filho estuda ja esta passando dos limites. Mães que conhecem a historia desta escola desde seu inicio, por favor vamos nos unir e resolvermos isto de uma vez por todas. Os nossos filhos precisam ter de volta a tranqüilidade para estudar e ter de volta a qualidade de ensino que esta escola sempre proporcionou aos nossos filhos. Vamos marcar uma reunião no horário noturno para buscarmos as soluções cabíveis a esta situação insustentável. Vamos juntos pais,mães e/ou responsáveis fazer um movimento em prol da escola para resolvermos, afinal somos nós que faremos a diferença. Saibam que isso não esta apenas prejudicando uma ou outra pessoa e sim todos os nossos filhos. Vamos agir antes que seja tarde demais e as coisas fiquem pior ainda. Aguardo pronunciamento de vcs!

Página da Escola
http://www.facebook.com/E.B.M.MariaTomaziaCoelho?ref=ts&fref=ts

Notícia sobre o IDEB da escola
http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/cmdca/?pagina=notpagina&menu=3&noti=7306

Artigo sobre o Diário de Classe
http://objethos.wordpress.com/2012/10/24/comentario-objethos-o-facebook-e-a-espetacular-construcao-unilateral-da-verdade/

Página criada por pessoas que foram excluídas do Diário de Classe
http://www.facebook.com/diariodeclassessc?ref=ts&fref=ts 

Página criada por outros alunos da escola

http://www.facebook.com/pages/Nossa-Verdade/347337152021899?ref=ts&fref=tsEbm Maria Tomázia CoelhoMora em Florianópolis, Santa CatarinaDe Florianópolis, Santa CatarinaFeminino

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Verdade

    Não adiantam quer esconder o sol com a peneira. As fotos postadas por Isadora Faber, fama por sí somente.

    Assim tivéssemos mais “Isadoras” em todo o Brasil e em todos os segmentos, inclusive político.

    QUEM ESTÁ SATISFEITO COM A SITUAÇÃO, DAS DUAS UMA: NÃO SABE O QUE ACONTECE REALMENTE OU ESTÁ GANHANDO DINHEIRO COM ISSO!

  2. A VERDADEA

    As fotos postadas por Isadora da escola, falam por si só!

    Outra coisa: QUEM ESTÁ CONTENTE COM A SITUAÇÃO, DAS DUAS UMA:

    NÃO SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE VERDADE OU

    ESTÁ GANHANDO MUITO DINHEIRO COM ISSO!

  3. Uma vergonha isso! Espaço
    Uma vergonha isso! Espaço público não tem essa de restrição por conta de imagem. Também é mto triste constatar q as pessoas que deveriam estar educando para uma postura de liberdade e liberação são as que tentam calar e oprimir. Brasil nunca vai pra frente mesmo com essa mentalidade de apelo à autoridade e de imposição da repressão através do poder da força do mais forte sobre o mais fraco. Muito triste mesmo essa mentalidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador