A Gol e a lógica da padaria

Nassif, um novo CAOS AEREO se aproxima. Na chamada ante-safra, empresas aéreas se adaptam para manter ou ampliar seus lucros. (nada mais justo). O fato é que demitem, devolvem aviões, e depois não há como repor a tempo, criando assim um caos nas suas malhas viárias, tendo como justificativas, falta de tripulante, avião em manutenção não programada etc….etc…….A Eliane vai fazer a festa e a culpa logicamente será do Governo e do LULA que permitiu essa gente “diferenciada” ter a oportunidade de viajar de avião.

A empresa moderna ou “viva o seu Manoel da Padaria!”

O seu Manoel da Padaria, quando a padaria está com poucos clientes, chama o Zezinho e diz: “olha, Zezinho, eu gosto muito de você, mas você vê que nem as moscas estão vindo aqui na padaria, vou ter de te mandar embora, meu filho, você me perdoe”.

Quando a padaria está “bombando”, ele chama o Zezinho e diz: “escuta cá, tu não tens um irmão ou um amigo que possa vir ajudar no balcão?”

As empresas “modernas” não seguem a lógica do Seu Manoel. A Gol, por exemplo, teve lucro recorde no primeiro trimestre, de R$ 110 milhões, 362% a mais que no mesmo período no ano passado.

A razão? O recorde de passageiros no mercado interno. Aumento de 25,48% em março, depois de outro aumento de 9, 34% num fevereiro sem carnaval. E a Gol tem 39% do mercado interno de passagens aérea. Passagens que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil aumentaram em até 65%.

Bom, e o que é que faz a Gol diante destes números espetaculares e da avalanche deDonas Regina nos aeroportos? Faz algo que o Seu Manoel da Padaria jamais faria.

Fechou, no primeiro trimestre,  1.100 postos de trabalho. E diz que isso vai economizar R$ 45 milhões para a empresa. Diz que boa parte estava vagas e que “só” cerca de 250 trabalhadores foram demitidos em fevereiro e março, não especifica se a cada mes ou em ambos.

A alegação é que precisa se proteger do aumento dos custos do petróleo. Mas como, se o lucro cresceu 362% e as despesas com combustíveis subiram 21,4%, no mesmo período

Espere aí, o que tem estes chefes de família a ver com este aumento do petróleo? Funcionário não bebe querosene de aviação, quem faz isso é o avião. Vão reduzir o número de vôos, com a passageirada “bombando” nos aeroportos? A taxa de ocupação, em março, foi 70,4%, maior que a do ano passado, que era de 65%, o que já é alto.

Então, em lugar de aumentar sua eficiência, fazer promoções especiais – a Gol sempre foi mestra nisso – a primeira providência é demitir. E piorar a vida dos passageiros.

Bem, o Seu Manoel da Padaria sabe que, com a padaria cheia, mandar o Zezinho embora é aumentar a confusão. E ver que o cliente, olhando a padaria em caos, pode ir parar na padaria do Seu Joaquim.

Mas a Gol, ao contrário do seu Manoel, pode por a culpa no Governo pelo caos nos aeroportos, não é?

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador