Futebol, cerveja e carnaval: as paixões do brasileiro

Por jns

Do G1

Futebol é ‘maior paixão’ para 77% dos brasileiros, aponta pesquisa Ibope

Em segundo lugar aparece a cerveja, com 35%, seguida do carnaval (30%).
Encomendada pela AmBev, pesquisa ouviu mais de 1,9 mil pessoas.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope revela que a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%). Em segundo lugar, aparece a cerveja (35%), seguida de carnaval (30%), mulher (22%), churrasco (20%) e praia (13%).

Encomendada pela AmBev, a pesquisa entrevistou por telefone 1.969 mil pessoas, com idade acima de 18 anos, entre os dias 10 e 16 de julho, em todo o país. Os entrevistados responderam à pergunta: “Qual a maior paixão dos brasileiros?”. As respostas foram espontâneas.

[IMG]

A pesquisa mostra ainda que a família aparece em oitavo lugar, com 9%, empatada com carro e novela. Televisão, “estar entre amigos”, samba, seleção brasileira de futebol e viajar também foram citados pelos entrevistados.

Os últimos colocados no ranking das paixões são dinheiro, trabalho, música e igreja, com 1% cada.

Gênero
Embora homens e mulheres considerem futebol e cerveja como a paixão do povo brasileiro, eles divergem em alguns quesitos. Entre os entrevistados do sexo masculino, 33% apontaram a mulher como paixão nacional, contra 13% do sexo feminino.

Regiões
Segundo a pesquisa, as regiões brasileiras também influenciaram nas respostas dos entrevistados. Enquanto o carro é uma grande paixão na opinião dos brasilienses (20%), o tema é praticamente ignorado nas respostas dos nordestinos (4%). Já a praia aparece com 17% no ranking de paixões da região Nordeste, que conta com um vasto litoral, contra 12% no Centro-Oeste.

Em alguns casos, a pesquisa vai contra alguns estereótipos regionais. Em São Paulo, cidade com mais de 10 mil pizzarias, o churrasco (22%) é considerado paixão nacional, muito à frente da pizza (4%) e também dos pastéis de feira (2%).

O mesmo acontece em Minas Gerais, tradicional terra da cachaça. De acordo com os mineiros, a cerveja (46%) supera a bebida regional (7%)  quando se trata de paixão nacional. Para eles,  participar de “happy hour” (9%) e tomar cerveja (17%) depois do expediente são paixões.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador